Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de julho de 2010

DANÇA GANHARÁ MESTRADO NA UEA

Manaus - A qualquer momento, a Reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) poderá publicar o edital para o primeiro curso de pós-graduação em Dança no Amazonas, o mestrado em Dança-Educação. “O edital já está pronto e em processo de aprovação pela Reitoria, e estamos aguardando apenas a sua publicação”, explica a coordenadora do curso de Dança, da graduação, Lia Sampaio.
A professora conta que o mestrado será realizado em 13 meses, com alguns módulos tendo aulas, inclusive, nos fins de semana, em alguns meses, e um intensivo no período de recesso da graduação na UEA. Ao todo, o curso disponibilizará 50 vagas, número que a coordenadora considera bom para a realidade local.
“Queremos ver se atendemos a maior demanda possível, porque sabemos que, em geral, há uma desistência absurda. Queremos atender os profissionais que estão atuando nas redes estadual e municipal e também os egressos da UEA, para que eles deem continuidade aos seus estudos e revitalizem a dança local”, justifica Lia.
A coreógrafa e bailarina Yara Costa, que é mestre em Performance Artística-Dança pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa (FMH-UTL), em Portugal, foi escolhida para ser a coordenadora do mestrado. Ela conta que o curso já vinha sendo planejado há muitos anos. “A Ítala (Clay, antiga coordenadora de Dança da UEA) começou a escrevê-lo e, neste ano, finalmente vamos dar início”, ressalta.
Conhecimento acadêmico
Yara frisa que o conhecimento acadêmico é de extrema importância para o desenvolvimento da produção artística local. “O conhecimento teórico se reflete no que nós fazemos em dança, por isso é importante realizar pesquisas e ampliar o conhecimento teórico”.
Ela conta que a coordenação do curso realizou, em 26 de junho, no miniauditório da Escola Superior de Artes e Turismo da UEA, um encontro com profissionais e graduados em dança, com a presença da crítica de dança do jornal “O Estado de S. Paulo” e professora do curso Comunicação das Artes e do Corpo e do Programa em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Helena Katz, para falar da importância da dança como campo de conhecimento.
“Queremos começar com o pé direito”, comenta, referindo-se ao fato de Helena Katz ser uma das prováveis professoras convidadas dos módulos do mestrado. Além de Yara, o corpo docente será composto por mais três professores. Outros acadêmicos convidados serão Lúcia Lobato e Lenira Rengel.
“Ao todo serão 11 disciplinas, entre elas História e Cultura, Psicologia, Metodologia do Ensino da Pesquisa em Dança, Técnicas Corporais, Processo Criativo voltado para Dança Educação, Semiótica e Dança-Educação”, detalha.





Nenhum comentário: