Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Filhotes de peixe-boi são
resgatados no interior


Manaus - Dois peixes-bois estão em reabilitação, um no Parque Aquático Robin C. Best do Inpa e outro no Centro de Preservação e Pesquisa dos Mamíferos Aquáticos (CPPMA). Os filhotes são dois machos de aproximadamente dois e cinco meses resgatados pela Equipe Amiga do Peixe-boi, nesta quarta-feira (28).
O filhote de dois meses foi resgatado por um ribeirinho da comunidade do Caburi, a duas horas de distância do município de Parintins, distante à 420 Km de Manaus. O comunitário levou o animal para a sede do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) em Parintins, onde acionaram a Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa) para realizar o traslado.
O pesquisador da Ampa, Diogo Souza, chegou na tarde desta quarta-feira (28) em Manaus com o filhote. Para o resgate, a Ampa contou com o apoio do Ibama e dos tripulantes do barco “Príncipe do Amazonas”. O peixe-boi é um macho, aparentemente saudável. Pesa 12kg, o normal para a idade, e mede 1,05cm. Segundo relato do ribeirinho que o entregou ao Ibama, ele foi encontrado enrolado em uma malhadeira.
O peixe-boi está recebendo os cuidados necessários para a sua reabilitação pela Equipe Amiga do Peixe-boi patrocinada pelo Programa Petrobras Ambiental, e agora passará por um período de quarentena para que ele se adapte a vida em cativeiro. Conforme o veterinário da Ampa/LMA Anselmo d’Affônseca, esse é um período importante para o sucesso da reabilitação.
Outro filhote foi resgatado pelo Centro de Preservação e Pesquisa de Mamíferos Aquáticos (CPPMA), situado na Usina Hidrelétrica de Balbina, no município de Presidente Figueiredo, distante de Manaus 107 km. O pequeno, de aproximadamente cinco meses, foi encontrado no município de Itapiranga, distante 356 km de Manaus, por pescadores.
Na última terça-feira (27), o coordenador do Centro de Preservação e Pesquisa dos Quelônios aquáticos (CPPQA) de Balbina e amigo do peixe-boi, Paulo Henrique de Oliveira, saiu em uma pequena embarcação com destino à Reserva de desenvolvimento Sustentável (RDS) Uatumã para buscar o filhote em Itapiranga.
A Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa) atua em parceria com o Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) e com o CPPMA resgatou mais um filhote de peixe-boi (Trichechus inunguis), batendo recorde de resgate, se comparado ao ano anterior. Este é o décimo primeiro exemplar da espécie encaminhado ao Parque Aquático Robin C. Best do Inpa.
Os números para que a população possa entrar em contato em casos semelhantes são: o Batalhão de Policiamento Ambiental, 3214-8904 e 190; o do Ibama, 3613-3094, da Ampa 3184-3882 e CPPMA 3647-1904.





Nenhum comentário: