Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de julho de 2010

MORRE EM S. PAULO EX-DEPUTADO WALLACE SOUZA

S.Paulo – Morreu na tarde de hoje (27) o ex-parlamentar Wallace Souza, no Hospital Bandeirantes, em São Paulo. Wallace sofreu paralisação do fígado, pulmão e rins na noite de ontem (26), e por volta de 15h50 teve parada cardíaca devido a uma infecção generelisada. Acusado de chefiar uma organização criminosa e de ter envolvimento na trama para assassinar a juíza federal Jaíza Fraxe, o ex-deputado foi transferido para o hospital na capital paulista em março deste ano, onde estava internado desde o dia 11 de julho na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
De acordo com informações da TV Amazonas, a morte de Wallace Souza foi confirmada pela assessoria do irmão dele, o vice-prefeito Carlos Souza. O laudo sobre o estado de saúde do ex-parlamentar apontava que ele sofria de uma de hispertensão portal e arterial, além de uma enfermidade pulmonar crônica exarcebada pelo pneumonia e retenção de líquido devido a uma ascite (barriga d’água) em grau elevado, com dez litros de água acumulados, e infecção generalizada.
A primeira internação de Wallace Souza aconteceu no dia 02 de novembro do ano passado, quando ele disse sofrer de dores no abdômen e tórax. Na época, ele estava detido no 1º Batalhão de Polícia de Choque, no Km 17, da AM-010, e teve a tranferência autorizada pelo juiz da Vara de Execuções Criminais (VEC), Luís Carlos Valois. No local, ele foi interrogado pelo Ministério Público do Estado (MPE), advogados e pelo juiz da 2ª Vara Especializada em Crimes de Uso e Tráfico de Entorpecentes (Vecute), Mauro Antony.
Devido ao estado de saúde, no dia 10 de fevereiro deste ano, o juiz da Vara de Execuções Penais, Celso Antunes, assinou a prisão domiciliar de Wallace. O magistrado havia declarado que levou em conta que o ex-parlamentar tinha uma doença incurável, agravada em razão de infecção hospitalar. No dia 16 do mesmo mês ele teve alta, e deixou a Beneficente Portugesa para cumprir pena em casa.
No dia 12 de março, Wallace foi internado novamente em um Pronto Socorro particular no Centro de Manaus, onde foi detectado uma infecção no abdômen, que comprometia as funções renais do ex-parlamentar. Ele passou a ser medicado com antibióticos fortes e foi levado para a Unidade Intensiva de Tratamento (UTI). Segundo informações da assessoria do Hospital, apesar do agravamente, ele seguia consciente.
Cerca de um mês depois, no dia 18 de março, um jato particular equipado com uma UTI transferiu o ex-deputado para o Hospital Bandeirantes, em São Paulo. Na capital paulista, ele foi atendido médico Tércio Jezini, especialista em doenças do abdômen. No domingo seguinte (21), ele recebeu alta da unidade de tratamento intensivo, sendo encaminhado no dia 4 de maio para a a unidade coronariana do Hospital, após sofrer uma arritmia cardíaca.
No início do mês passado, os familiares de Wallace informaram que ele sofreu paralisação dos rins, além da infecção generalizada, o que o fez voltar para a UTI. Ele sofreu ainda complicação no pulmão, causada por bactérias, passando a respirar com a ajuda de aparelhos.
Investigação
De acordo com o promotor do Ministério Público do Estado (MPE), Alberto Nascimento, o processo que investiga a participação do ex-deputado Wallace Souza em uma organização criminosa em Manaus deve continuar através da apuração do envolvimento dos outros acusados, como o filho dele, Raphael Souza.
O promotor soube da morte por notícias veiculadas na imprensa local. De acordo com ele, a morte de Wallace não prejudicará "em nada" os andamentos das investigações da organização criminosa e do caso intitulado pela imprensa local por "Caso Wallace". Ele informou que no próximo dia 10 de agosto uma audiência pública, às 9h da manhã no Fórum Enock Reis, definirá os novos rumos do caso.(TV Amazonas)



Nenhum comentário: