Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Estado poderá ter programas de desenvolvimento
financiados com recursos externos


Manaus - O Amazonas poderá contrair empréstimos externos para melhorar as condições urbanísticas, ambientais, sociais e também de saúde da população. Isso porque o governo do estado entregou ao Grupo Técnico da Comissão de Financiamentos Externos do Ministério do Planejamento, GTEC-Cofiex, uma carta-consulta para que dois projetos de desenvolvimento sejam financiados com recursos externos. Um deles é o Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus - Prosamim III - e o outro o Programa de Saneamento de Maués - ProsaiMaués. O secretário-adjunto de Assuntos Internacionais do Ministério, Carlos Eduardo Lampert, explica como tramita o processo de solicitação do governo do Amazonas, até a aprovação do financiamento.
"O primeiro passo é que se apresente uma carta-consulta, que é uma espécie de um resumo de um projeto, ou seja, é um projeto bastante resumido onde eles (estado) dizem o que querem fazer, como fazer, e quanto custa o que eles querem fazer. Isso é avaliado aqui no âmbito do governo brasileiro, aí depois é submetido à Cofiex e caso seja aprovado na Cofiex você começa a trabalhar com os bancos financiadores para preparar o projeto, e aí depois isso tem que ser submetido ao Senado e uma vez o Senado aprovando, isso aí é efetivamente contratado e aí se passa a executar."
Segundo o secretário-adjunto de Assuntos Internacionais do Ministério, o Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus deve receber duzentos e oitenta milhões de dólares, dinheiro que vai ser financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, o BID. Em contrapartida, o governo do Amazonas vai investir cerca de cento e vinte milhões de dólares. O Programa de Saneamento de Maués também vai receber de recursos do BID, mais de vinte e quatro milhões de dólares, e o estado deve aplicar outros dez milhões de dólares. Os dois investimentos vão garantir a implantação do sistema de abastecimento de água e coleta de lixo na cidade na capital amazonense. O dinheiro também vai ser usado para a melhorar as condições de moradia da população de Manaus, com o reordenamento urbano e regularização fundiária.(Amazonas Noticias)






Nenhum comentário: