Pesquisar este blog

sábado, 6 de novembro de 2010

Professor dá dicas para alunos que vão
participar do Enem que começa hoje


Eband
São Pasulo - Neste final de  de semana, 4,6 bilhões de estudantes devem fazer a prova do Enem (Exame Nacional de Ensino Médio). A prova garante pontos em alguns vestibulares e pode ainda valer uma vaga em 83 universidades públicas do país. O professor Miguel Castro, diretor editorial do Sistema COC de Ensino, é um grande entusiasta do exame e aconselha aos alunos que levem a avaliação a sério e aproveitem para se preparar para os vestibulares, como a Fuvest e a Unicamp.
“Eu particularmente gosto muito desta prova. Desde o ano passado ela aumentou tanto a qualidade quanto a profundidade dos temas, considerados fundamentais em alguns vestibulares”, diz. Apesar disso, “é uma avaliação mais leve, que exige leitura, interpretação e conhecimento, sobre mundo, meio ambiente, questões sociais, democracia, problemas de natureza pública, de saúde pública, entre outros”, completa.
O professor Castro lembra ainda que a redação aplicada no Enem segue os modelos da Fuvest e Unicamp. “Faça a prova como um grande simulado, vale a pena levar a sério”, aconselha.
Alimentação
O exame conta este ano com 90 questões divididas nos dois dias. No sábado, as provas serão de ciências da natureza e humanas, cada uma com 45 questões. No domingo, os candidatos serão avaliados em matemática e linguagens, cada prova com 45 questões, além da redação. O exame começa às 13h (horário de Brasília) e tem duração de quatro horas e meia no sábado e uma hora a mais no dia anterior.
O longo tempo de prova torna o Enem um exame bastante cansativo, conforme explica o professor, por isso, ele recomenda alguns cuidados com alimentação, com a mente e o corpo durante todo o final de semana. “Eu acho que os cuidados variam de aluno para aluno, mas acredito que acordar por volta de 8h ou 9h e tomar o café da manhã com calma, podem ajudar neste preparo".
O educador acredita que essa alimentação deve ser leve. O estudante não deve ficar satisfeito, mas sem comer demais e também deve ingerir bastante água.
Descanso
Não estudar ou revisar matérias no dia da prova também estão entre as dicas do educador. “Não vejo motivos para revisão de última hora, você já treinou na véspera do jogo então, você pode estar relaxado e fazer o melhor”, aconselha. Ele explica ainda que o Enem é um exame que exige interpretação e conhecimento geral, formados ao longo do ano a partir de leituras e também de acompanhar o noticiário.
Por isso, na manhã da prova, “vida normal, eu não encheria minha cabeça de dúvidas. Ao revisar você pode criar dúvidas, o que psicologicamente é muito ruim”, alerta. Mas diz que ler notícias na internet ou jornais, escutar uma boa música “MPB por exemplo”, podem ajudar até mesmo no exame. “De repente ali pode estar a resposta para alguma questão”, ensina.
Castro ensina ainda que o Enem é uma prova favorável ao aluno, “não tem pegadinhas, não vai te derrubar por causa da memória, por causa de uma data ou número. Vale a pena ler até a última hora”. O professor explica ainda que a atenção é fundamental, pois a maioria das questões tem a resposta no próprio enunciado.
Hora do exame
Atenção com o horário do exame e o local da prova também são fundamentais nos dias de exame. Nas cidades maiores, como São Paulo, o aluno deve pesquisar o local do Enem e cuidar para chegar pelo menos com uma hora de antecedência. “Este final de semana em São Paulo pode ser complicado, por conta da Formula 1, que pode causar muito engarrafamento. É importante pensar nisso”, alerta.
Além disso, o estudante deve preparar o material necessário para realização do exame, que é caneta preta – se possível levar mais uma de reserva; documentos pessoais e o cartão de prova. Castro também recomenda que o candidato leve bastante água, se quiser, uma fruta fácil de comer, como maçã; chocolate “não muito forte para dar uma animada” ou barras de cereal.
Depois da primeira prova
O professor explica que cada pessoa reage aos dias de prova de uma forma. “É uma coisa bastante pessoal”, mas ele recomenda que o aluno não faça passeios, baladas ou vá a eventos na noite de sábado, pois ainda há a segunda fase do exame.
“Recomendo uma boa noite de sono e repetir a fórmula do sábado, acordar até 9h, tomar um bom café e encarar com naturalidade”, diz. Ele diz que não aconselha nem mesmo ficar falando sobre a prova. “Tentar dormir bem, desligar, pois a prova é cansativa”, conclui.
A prova do Enem será aplicada nos dias 6 e 7 deste mês. Neste ano, por questões de segurança o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) restringiu que os alunos levem lápis, borracha, lapiseira, apontador e grafite. Além disso, relógio e celular também estão proibidos.
Revisão do exame
Neste final de semana, alguns cursos pré-vestibular vão comentar a prova em seus sites. O Sistema COC de Ensino apresentará flashes a partir das 18h e logo após os professores se encontram para debater o exame. Os educadores do Anglo também devem comentar as provas, a partir das 18h. Os dois cursos vão transmitir as aulas pela internet.












Nenhum comentário: