Pesquisar este blog

sábado, 13 de novembro de 2010

AÇÃO DE INTERAÇÃO SOCIAL
PARA CIDADANIA NO IRANDUBA


Fonte: J. Ray, da Ascom
Iranduba, AM - Uma ação da Prefeitura de Iranduba em conjunto com o Grupo Interdisciplinar de Estudos Socioambientais e de Desenvolvimento de Tecnologias Sociais na Amazônia, popularmente chamado de Grupo Inter-Ação, ligado à Universidade Federal do Amazonas - UFAM, realizará cinco mil atendimentos no município neste sábado, dia 13, das 8 às 12 horas.
Para o prefeito Nonato Lopes, o fato será de fundamental importância para o município, especialmente para as populações mais carentes, sem muitas condições e oportunidades para participação em ações como essa e nesse momento que chega o município, com os nossos, parceiros, no caso específico, a Universidade Federal do Amazonas para o desenvolvimento desse trabalho que pela primeira vez ocorre no município de Iranduba, que certamente deixará bons resultados.
O ato denominado 1º Dia de Interação Social para a Cidadania de Iranduba vai oferecer gratuitamente orientações sobre assuntos previdenciários, cortes de cabelos, expedição de Carteiras de Identidade e do Trabalho e Previdência Social, atendimentos médico e jurídico, palestras sobre diabetes e tabagismo e, ainda, aferição de pressão arterial.
Quem for ao Ginásio Professora Maria da Glória Alves Sales, nas dependências da Escola Isaias Vasconcelos, onde as atividades estão sendo desenvolvidas, também vai assistir a uma exposição de recicláveis, oficinas de arte com teatro, dança e fanfarra e atividades socioeducativas envolvendo crianças.
O Inter-Ação, criado em 2001, é vinculado ao Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Amazonas-UFAM e ao CNPq/Diretório 5.0. Atua na área de Ciências Sociais Aplicadas, na produção de estudos sobre a dinâmica socioambiental e na elaboração de subsídios para a formulação de políticas públicas, desenvolvendo atividades de pesquisa e extensão universitária em vários municípios da região amazônica.
O grupo também está inserido na equipe executora do Parque Tecnológico para inclusão social da UFAM, cujo objetivo é implantar o Parque Tecnológico de Inclusão Social sob bases sustentáveis, a partir de uma Rede de Inovação e Extensão Tecnológica para desenvolvimento econômico, cultural e político dos povos da Amazônia.
Segundo a vice-coordenadora do Inter-Ação, assistente social Silvana Barroso, o contato com uma Pedagoga de Iranduba motivou a vinda do grupo ao município.
Recebemos um convite da Pedagoga Gláucia Florêncio, que vem montando com os Gestores e Professores a Agenda Ambiental nas Escolas - disse, acrescentando que o 1º Dia de Interação Social para a Cidadania de Iranduba será também, a primeira de uma série de atividades programadas para o município, promovida pela Prefeitura e parceiros.
Na entrevista, a vice-coordenadora do Grupo Interação também apontou os resultados positivos alcançados pela equipe nesses nove anos de atuação.
Os estudos, propostas e ações que desenvolvemos junto com a comunidade já se tornaram políticas públicas na parte de geração de renda, na questão dos recursos hídricos, energia elétrica, etc, destacou Silvana Barroso, afirmando que esse trabalho já está produzindo resultados positivos na ampliação da produção acadêmica com parcerias até internacionais.
Trabalhamos principalmente com as comunidades ribeirinhas, desenvolvendo ações de forma concreta e contínua, finalizou Silvana Barroso, explicando que o Grupo Inter-Ação trabalha, sobretudo, a potencialização dos saberes da população local.



Nenhum comentário: