Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de novembro de 2010

IPAAM lança campanha
"Pescador fique legal"


Fonte: Agecom
Manaus - O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) lançou hoje as 9 horas na Feira da Panair, a versão 2010 da Campanha Pescador Fique Legal de combate à pesca predatória e de orientações para o período do Defeso.
Orientações para os pescadores da Balsa do Peixe e dos barcos de pesca da Feira da Panair, localizada no bairro Colônia Oliveira Machado, zona Sul de Manaus, e também para os feirantes e consumidores do local, além de panfletagem e afixação de cartazes, são as atividades que darão a largada à Campanha que se prorrogará por todo o período do Defeso, até março de 2011.
Além das orientações e panfletagens na Feira da Panair, grupos formados por servidores do Ipaam, do Ministério da Pesca e Aquicultura e da Secretaria de Produção Rural (Sepror) estarão orientando e distribuindo panfletos também nas Balsas do São Raimundo, no Porto da Ceasa e junto aos barcos da Manaus Moderna no Centro de Manaus.
Os vendedores de pescado serão orientados a comprar peixes criados em cativeiro e a fazerem o transporte legal do pescado mediante comprovação por meio da guia de transporte, documento que também serve para que o consumidor saiba se está comprando peixe adquirido legalmente.
Os pescadores também serão orientados sobre as espécies que estão em fase de reprodução e que por isso mesmo não deverão ser pescadas, bem como o período de reprodução.
A partir da próxima quinta-feira, 15 de novembro, entram no Defeso a Matrinxã, a Pirapitinga, a Sardinha, o Aruanã, o Pacu e o Mapará. O Tambaqui já está no Defeso desde primeiro de outubro.
A gerente de controle de pesca do IPAAM, Nonata Lopes, lembra que a pesca do Pirarucu é proibida durante todo o ano e só podem ser comercializados exemplares criados em projetos de piscicultura.
A data de lançamento da Campanha foi definida no dia 26 de outubro em reunião ocorrida na sala de Treinamento do Ipaam com 33 participantes de 27 instituições representativas do setor pesqueiro. Segundo Nonata Lopes, esta é a terceira edição da Campanha que “vem dando certo, porque é cada vez maior o número de entidades que tem participado e contribuído com suas experiências”.
A Campanha Pescador Fique Legal tem a participação do IBAMA, SDS/Ceuc, Capitania dos Portos, Arsam, Polícia Militar do Amazonas, Amazonastur, Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento, Secretaria de Produção Rural; Sindicato dos Armadores, Pescadores e Proprietários de Barcos de Pesca do Estado do Amazonas; Superintendência do Ministério da Pesca e Aquicultura, Federação de Pesca do Estado do Amazonas (Fepesca) e de Sindicatos e Colônias de pescadores, dentre estas a de Manaus, Careiro da Várzea, Careiro Castanho e Lábrea. Também confirmaram participação as prefeituras do Careiro Castanho e Careiro da Várzea, Itapiranga, Manaquiri, Manicoré e Manacapuru.
Origem da campanha
A Campanha Pescador Fique Legal nasceu da necessidade de orientar os pescadores, comerciantes de pescado e consumidores do produto para a necessidade de observar o Defeso - período de reprodução das espécies de peixe no qual a pesca é proibida para assegurar a existência do recurso pesqueiro.
Particularmente para os profissionais da pesca, dar conhecimento sobre as normas que disciplinam a atividade no Estado do Amazonas, dente elas os tamanhos mínimos permitidos na pesca de algumas espécies. Para os usuários deste recurso alimentar, o objetivo é orientar para a forma de adquirir peixe legal na fase do Defeso e como saber se o peixe é oriundo de manejo de pesca e de piscicultura.
A Campanha reforça a filosofia do Ipaam de orientar e esclarecer aqueles que desenvolvem atividades de impacto ambiental para que se evitem os erros e as ilegalidades. No caso específico da pesca, para que se evite a pesca predatória que leva prejuízos à subsistência dos ribeirinhos, reduz o mercado de trabalho dos trabalhadores da pesca e provoca a escassez deste recurso alimentar para os consumidores.








Nenhum comentário: