Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

O CRIADOR E A CRIATURA

                                                                              *Osny Araújo

O presidente Lula mais uma vez demonstrou o seu grande prestígio e enorme carisma político. Ele, o criador, elegeu a criatura (Dilma) com mais de 55 milhões de votos, com o presidente carregando nos ombros uma candidatura fabricada e complicada para vencer uma eleição, mas ele conseguiu e com mérito.
Enquanto isso, a oposição ganhou corpo no Estado, com muitos governadores eleitos e poderá ser um complicar para a primeira mulher eleita presidente do Brasil, fato que representa sem nenhuma dúvida um grande avanço.
O que esperar da nova presidente? Qual o País que queremos? O que vai mudar nas nossas vidas? São perguntas que começam a ser formuladas pelos eleitores, até porque, segundo o dito popular, nunca se mente tanto como antes de uma eleição e depois de uma pescaria.
O que se espera, é que a nova presidente, que foi guerrilheira e agora eleita para o maior posto da República, nascida em Minas e com parte da sua vida feita no Rio Grande do Sul, ou seja, uma mistura de pão de queijo com chimarrão, possa desenvolver um Governo de paz e progresso, olhando com responsabilidade para a economia, política externa, veja com carinho a saúde, educação, segurança, geração de emprego e renda e por aí vai.
Se depender do Congresso, a 40ª presidente do Brasil, não deverá ater muitas dificuldades, bem menos dos que as enfrentadas por Lula, pois terá de sobra apoio no Senado e na Câmara dos Deputados, mas em contra-partida, terá bem do seu lado um partido perigoso, que adora o Poder, que é o PMDB, que sem nenhuma dúvida deverá ficar com um grande número de ministério, além da vice-presidência da República com a eleição do deputado do PMDB paulista Michel Temer. O PMDB está mais do que nunca sócio do Poder e isso, poderá gerar um certo desconforto para a presidente eleita.
Outro fator interessante, é que Dilma Roussef sucederá na presidência do País, nada mais nada menos que um mito. Isso mesmo é dessa forma que se vê o presidente Lula, um cara diferente, um sujeito com jeitão e comportamento de povo, um cara afável e bom de briga e Dilma terá que fazer muita coisa para que possa montar um Governo realmente com a sua cara e não seja apenas a criatura criada politicamente por Lula.
No campo nacional, o PSB, que cresceu muito nestas eleições, com vitórias para o Governo em vários estados, certamente disputará espaço político com o PT e poderá ser mais um divisor de águas no futuro Governo Dilma.
Aqui pelo Amazonas parece que está tudo bem. Dilma Roussef deu uma verdadeira surra de votos em Serra o que demonstra que o Amazonas foi fiel ao Governo Lula, em função das boas cosias realizadas em favor do Amazonas e espera que esse comportamento, essa boa parceria estabelecida entre o Estado e o Governo Federal, que caminhou também satisfatoriamente com Lula, tenha seqüência no futuro Governo que se instalará no País no dia primeiro de janeiro de 2011.
Entre as várias promessas feitas pela então candidata ontem eleita presidente da República, está a conclusão das obras de recuperação da BR-319, a nossa Manaus-Porto Velho, importante rodovia de integração regional e que colocará o Amazonas interligado ao eixo-rodoviário nacional, prejudicado pelo fanatismo dos ex-ministros do Meio-Ambiente Marina Silva e Carlos Minc. A mulher prometeu, vamos aguardar que ala cumpra com a promessa.
Além da BR, precisamos de mais portos, de um aeroporto digno de uma metrópole que será sede da Copa do Mundo, Luz Para Todos precisa caminhar com maior celeridade no Estado, a Zona Franca de Manaus, precisa e deve ser preservada, até pela grande importância que esse modelo de desenvolvimento socioeconômico tem no combate ao desmatamento.
Estamos na torcida para que Dilma Roussef faça o melhor governo da história brasileira, governando para todos, sem revanchismo e regionalismo, afinal, todos somos brasileiros e o Pais, é dividido em várias regiões, mas os sentimentos são iguais, todos respiram brasilidade e torcem pela nossa seleção nos jogos da Copado Mundo. Boa sorte, presidente Dilma Roussef, a primeira mulher eleita para o cargo mais cobiçado e elevado da República. (Com publicação simultânea nos sites Amazonianarede, Tadedesouza e Jornalismo Eclético)

*Osny Araújo é jornalista e analista político.
,E-mail: osnyaraujo(bol.com.br)

Nenhum comentário: