Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

AMAZONAS DA A DILMA A MAIOR
VOTAÇÃO PROPORCIONAL DO PAÍS

Com informações do Portalamazonia

Manaus - candidata Dilma Rousseff (PT) teve 80,56% dos votos válidos dos amazonenses no segundo turno das eleições neste domingo (31). Os números do Amazonas representam a maior vitória percentual da petista em um estado da Federação.
A petista da Coligação "Para o Brasil Seguir Mudando" foi eleita a primeira presidente do Brasil em uma disputa histórica com o candidato tucano José Serra que obteve 19,44% da preferência dos eleitores no Estado.
Durante a campanha eleitoral, Dilma ressaltava sua biografia, afirmando que sua candidatura não era “fruto de ambição pessoal”. Ela chegou a citar que o Brasil queria experimentar um olhar feminino cuidando das pessoas e um jeito mais sensível de governar.
A presidente eleita contou com o engajamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante toda a campanha. Ele participou de vários comícios e declarou repetidamente o apoio à candidata, o que inclusive rendeu a ele multas por propaganda eleitoral antecipada.
Dilma disse que, caso vencesse, governaria em homenagem a todas as mulheres, em especial para sua mãe, Dilma, e sua filha, Paula.
BiografiaDilma Vana Rousseff, 62 anos, nasceu em 14 de dezembro de 1947, na cidade de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. Filha de uma professora e de um imigrante búlgaro. É formada em economia.
Integrou organizações de esquerda clandestinas, foi presa e torturada. Ajudou a fundar o Partido Democrático Trabalhista (PDT). Filiou-se ao PT em 2001. Foi secretária de estado no Rio Grande do Sul, ministra da Casa Civil e de Minas e Energia no Governo Lula.
Antes de tornar-se candidata, Dilma revelou que estava se submetendo a um tratamento contra um linfoma, câncer no sistema linfático, que havia descoberto em abril de 2009 a partir de um nódulo na axila esquerda, em um exame de rotina, em fase inicial.
Dilma concluiu o tratamento de radioterapia e disse estar curada. Ela chegou a raspar o cabelo devido às sessões de quimioterapia, o que a fez usar peruca durante sete meses. Boletim médico de agosto deste ano indicou que o estado de saúde da presidente eleita é considerado “excelente”.
Ainda em 2008, ela é alçada à condição de candidata pelo presidente Lula. Em 31 de março deste ano, deixou a Casa Civil para trabalhar no período pré-eleitoral.
Cresceu nas pesquisas e chegou a ter mais de 50% dos votos válidos, mas oscilou negativamente dias antes do segundo turno, após a revelação dos escândalos de corrupção na Casa Civil e da entrada do tema do aborto na campanha. Tentou esclarecer as dúvidas levantadas sobre a sua posição ao tema, dizendo abertamente defender a vida.
Sem nunca ter disputado uma eleição, ela é a partir deste domingo (31) a primeira mulher a chegar ao mais alto cargo do país.,



,

Nenhum comentário: