Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Na Cúpula Mundial de Prefeitos
 Amazonino tem se destacado


Com informações da Semcom
Cidade do México - A participação doprefeito de Manaus, Amazonino Mendes, na Cúpulo dos Prefeitos no México, tem sido bem destacada e o prefeito da maior e mais opreservada capital da Amazônia tem conquistados pontos importantes a nível internacional, o que certamente dará bons frutos futuros para a região.
Ontem, o prefeito de Manaus, foi eleito um dos 13 representantes da América Latina para compor o Bureau Executivo da organização Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), uma entidade internacional representativa dos municípios. O prefeito se encontra no México participando da Cúpula Mundial dos Municípios e irá participar ainda da Cúpula Mundial dos Prefeitos, no próximo domingo (21). Amazonino representa também a Federação Latino Americana de Cidades e Associações de Governos Locais (Flacma), como vice-presidente pelo Brasil.
De acordo com Amazonino, consolidar a Flacma dentro da CGLU trará mais representatividade para as propostas que serão apresentadas na COP 16. “Vou tomar posse como um dos treze membros da América latina junto ao bureau executivo da CGLU. Esse organismo universal possui assento na discussão da COP 16 e nas propostas de caráter internacional para a climatologia e problemas ambientais”, disse o prefeito.
Paralelo à Cúpula Mundial de Municípios, o prefeito participou de uma mesa redonda com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), onde, juntamente com outros prefeitos, trocou experiências sobre a governabilidade das cidades sob o prisma da sustentabilidade. “Foi um encontro de intercâmbio de desenvolvimento mútuo com as bênçãos do BID. Ainda não é nada concreto, foram levantadas perspectivas. Em relação a Manaus, apresentamos o interesse especial quanto a higienização e limpeza dos igarapés. Temos mais de 150 canais que cortam a cidade de Manaus. Seríamos uma cidade ímpar e especial com esse tipo de trabalho”, contou.
Cultura local
A cultura local como instrumento de inclusão social, desenvolvimento sustentável e geração de riqueza passou a ser um dos pilares da sustentabilidade que compõe a Carta Compromisso da CGLU. O documento deverá nortear a definição de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável dos governos locais dos 193 países integrantes da CGLU. A carta será aprovada durante a Cúpula Mundial de Prefeitos, que se acontece no próximo domingo (21), na Cidade do México.
A inclusão da cultura como elemento dinamizador de políticas públicas foi um dos pontos da reunião do Bureau Executivo da CGLU, realizada na última quarta-feira (17), já com a presença do prefeito Amazonino Mendes, no México.
Junto com a carta compromisso, deverá ser referendado também o Manifesto da Cidade de 2030. “A cultura é um dos elementos fortes dos países em desenvolvimento e, no caso da Amazônia, a conservação da diversidade cultural, especialmente as culturas locais dos indígenas, podem fortalecer os governos locais dentro das suas políticas de governo”, defendeu o prefeito Amazonino Mendes.
O Manifesto da Cidade de 2030, assinado por Manaus, trará os compromissos assumidos pelos governos locais para os próximos 20 anos. A finalidade é reduzir as emissões de gases que causam o efeito estufa, com enfoque na questão da limpeza urbana, arborização, conservação de biodiversidade, entre outros. Os prefeitos que participam da cúpula defenderam a adoção de medidas locais como forma de vencer a batalha contra o aquecimento global.



Nenhum comentário: