Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Batalhão Ambiental faz grande apreensão de
carne de peixe-boi e pirarucu no Solimões



 Com infoirmações da Acritica Amazônia

Manaus - Pirarucu além de estar abaixo do tamanho previsto em lei, se encontra no período do defeso.
Três embarcações foram apreendidas por volta das 5h deste domingo, no município de Codajás – a 240 quilômetros de Manaus –, durante a “Operação Badajós”, desencadeada pelo Batalhão Ambiental da Polícia Militar (BPAMB).
Um total de 800 quilos de pirarucu, 10 tartarugas, 150 quilos de peixe-boi, 20 quilos de carne de paca, além de 50 metros cúbicos de madeira – tábuas de azimbre -, foram apreendidos durante a ação da polícia.
De acordo com o cabo do BPAMB, S. Anjos, os comandantes das três embarcações assinaram um Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO), mas terão que pagar multas pesadas em virtude do transporte de peixe-boi – cuja caça é proibida por lei -, e das mantas de pirarucu, que além de estarem abaixo do peso estipulado por lei, também se encontra dentro do período de defeso.
Os comandantes das três embarcações não informaram quanto irão ganhar com a comercialização do material, mas asseguraram que a carne seria comercializada em restaurantes de Manaus.
Ainda segundo o militar, o peixe- boi estava totalmente esquartejado, acondicionado dentro de uma caixa de isopor. Ele estima que o animal seria adulto, em virtude da nadadeira encontrada dentro da caixa.O material apreendido, de acordo foi doado à instituições de caridade.

Nenhum comentário: