Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

PORTO CHIIBATÃO DEVE SER
VISTORIADO AINDA HOJE

Manaus - Autoridades dos ministérios públicos do Trabalho (MPT) e do Estado (MPE) prometeram estar, hoje à tarde, no Porto Chibatão, no bairro Colônia Oliveira Machado, zona sul de Manaus, para reavaliar as condições da estrutura do porto privado não afetada pelo deslizamento e, se possível, rever a decisão judicial de manter suspensas as atividades portuárias.
A informação é do advogado da empresa, Márcio Luiz Sordi. Segundo ele, esta visita técnica foi um pedido feito pelo Porto Chibatão e pelo sindicato dos trabalhadores de cargas. Hoje, pela manhã, dezenas de trabalhadores estiveram em frente à sede do TRT para pedir uma 'reconsideração' à decisão judicial que foi decretada na semana passada.
Por causa da interdição do porto, pelo menos 3 mil homens estão sem trabalhar há 12 dias e, segundo o diretor financeiro do Sindicargas, Ronaldo Souza, existem dois navios e 36 balsas atracadas no meio do Rio Negro à espera da reativação do porto privado.
Laudo Técnico
Segundo o advogado do Porto Chibatão, esse pedido de recondideração teve como base um laudo técnico, feito por uma empresa de goelogia, sediada em Manaus - ele não quis informar o nome da empresa e nem dos especialistas que assinam o laudo - o qual garante que a estrutura do porto não afetada pelo deslizamento tem perfeitas condições para a movimentação de carretas e caminhões pesados.
"O MPT foi duro com o Porto Chibatão. O que queremos, agora, é que o órgão seja compreensivo à sitiuação dos milhares de trabalhadores que correm o risco de perder seus empregos", afirmou. Ronaldo Souza, do Sindicargas, informou que a empresa garantiu o pagamento dos funcionários em outubro, mas não há certeza de pagamento do mês de novembro, enquanto o porto estiver fechado.
"Estamos preocupados com o futuro dos trabalhadores, porque está chegando o Natal e milhares de famílias dependem desses salários", disse.(Manoreporter)



Nenhum comentário: