Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

TREMOR DE TERRA ATINGE PRES. FIGUEIREDO



Presidente Figueiredo AM - Moradores da cidade de Presidente Figueiredo ( fotos:  cidade E -  Urubuí D)  sentiram um tremor de terra por volta das 12h (horário de Manaus) desta quarta-feira (30).
Dois equipamentos do Serviço Geológico do Brasil (SGB) registraram o abalo, mas ainda não foi possível identificar a magnitude do tremor na escala Richter. Segundo Marco Antônio Oliveira, do SGB, sismógrafos instalados na estação de Pitinga, no Amazonas, e de Rondônia indicaram o evento por volta das 12h (horário local).
 "A intensidade do evento foi registrada com mais intensidade na Venezuela. Por esta razão, não é possível determinar onde foi o epicentro do tremor."
Oliveira disse ao G1 que quatro horas antes do abalo ser percebido em Presidente Figueiredo, um tremor de terra foi registrado no Chile. "A magnitude deste evento atingiu 5 graus na escala Richter. Também não sabemos se o tremor no Chile refletiu no Amazonas."
A região onde o tremor foi sentido fica na Reserva Indígena Waimiri atroari, perto da Hidrelétrica de Balbina, no Rio Uatumã, na Bacia Amazônica. "Uma equipe de técnicos deve ser enviada ao local na próxima semana para avaliação dos possíveis estragos provocados pelo tremor."
O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do Amazonas não receberam reclamações sobre o abalo. Segundo informações de moradores de Presidente Figueredo, muros e paredes de algumas casas sofreram rachaduras. Não há informações sobre feridos.(G-1)

Nenhum comentário: