Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

PAI GANHA NA JUSTIÇA E SEAN VIAJOU PARA OS ESTADOS UNIDOS

Rio  -“Meu coração está vazio e partido porque está faltando o nosso amor”, disse Silvana Bianchi, a avó materna do menino Sean Goldman, de 9 anos, após o embarque do neto com o pai biológico, o americano David Goldman, para os Estados Unidos nesta quinta-feira (24).
Silvana disse que este vai ser o pior Natal que a família vai passar e que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) foi uma "covardia".
“Levar a criança no dia de Natal é um crime hediondo. Ele foi separado da irmã (Chiara, de 1 ano e 3 meses), isso é uma covardia”, criticou a avó de Sean.
Segundo ela, o menino ficou apavorado com o assédio da imprensa ao chegar esta manhã ao Consulado Americano, no Centro do Rio. A avó disse que temeu que Sean fosse pisoteado.
O governo americano, por outro lado, criticou a superexposição do garoto pela família brasileira na chegada ao consulado no Rio. “A avó, o advogado, a família, o padrasto e outros parentes de Sean tiveram total acesso ao consulado pela garagem, mas recusaram. O doutor [Sérgio] Tostes [advogado da família], quando falamos que não precisava aquilo, disse que eles eram livres para fazer o que quisessem”, afirmou Orna Blum, porta-voz da Embaixada dos EUA.
David Goldman e o filho Sean embarcam para os Estados Unidos (Foto: Marcelo Carnaval / Agência O Globo)
Sean passou a tarde de quarta-feira (23), seu último dia no Brasil, brincando com seis amigos no apartamento da família brasileira, de acordo com Silvana.
“Ele está muito triste de ir embora e ficou muito assustado com toda aquela confusão. Ele estava muito nervoso. Teve febre de 38,5 graus à noite e vomitou quando chegamos ao Consulado. Ele está realmente muito abalado”, relatou a avó.
Dizendo-se "descrente" e "com vergonha" da Justiça do país, ela disse mais uma vez que, a seu ver, os direitos de Sean foram trocados por interesses econômicos e comerciais do Brasil. Ela diz que já está ansiosa para voltar ver o neto.
Sean deixa o consulado americano acompanhado do pai Sean chega ao consulado americano Sean viaja para os EUA em avião fretado com o pai nesta quarta, diz advogado Pai biológico de Sean chega ao consulado americano Consulado dos EUA emite comunicado oficial sobre caso Sean Goldman Imprensa americana discute vitória judicial do pai de Sean Goldman Estou chocada, triste, decepcionada e envergonhada, diz avó de Sean Goldman
“Estamos providenciando tudo para visitá-lo o mais rapidamente possível. Não tenho condições de morar nos Estados Unidos. Não posso largar família e tudo para trás, mas sempre que possível irei lá ver meu neto.” Depois, voltou a criticar a decisão que determinou a partida de Sean. “Que Deus tenha piedade da alma d Gilmar Mendes”.
O presidente do STF, Gilmar Mendes, decidiu na terça-feira (22), que o Supremo não tinha competência para julgar o caso e suspendeu a liminar que garantia permanência do garoto Sean no Brasil.
Em suas reclamações, a avó de Sean se refere a uma reportagem publicada pela BBC Brasil, que disse que o “Senado americano aprovou por unanimidade a extensão do programa de isenção tarifária que beneficia as exportações brasileiras e de mais 131 países, depois que o STF determinou a entrega do menino Sean ao seu pai”.
'Lutamos o quanto pudemos', disse advogado da família materna
Durante coletiva concedida na manhã desta quinta, o advogado da família materna do menino Sean, Sérgio Tostes, informou que foi feito de tudo para que a transição para o pai americano dele, David Goldman, fosse a mais suave possível. No entanto, ainda segundo advogado, Sean estava nervoso e teve febre durante a madrugada.
“Lutamos o quanto pudemos, mas não conseguimos mantê-lo com a família. Tentamos que a avó acompanhasse Sean aos Estados Unidos, mas as autoridades americanas negaram esse direito”, contou ele, se referindo a Silvana Bianchi.
O advogado negou que o consulado americano tenha oferecido à família que entrasse com o carro na garagem do prédio, para evitar a exposição de Sean.
Ainda segundo Tostes, a avó entregou a David Goldman um documento com características e peculiaridades sobre o menino. De acordo com o advogado, o único contato que Silvana e David tiveram foram poucos momentos antes de entregar o garoto.
“Silvana pediu que David tomasse conta do neto dela. O pai foi extremamente
atencioso com Sean”, afirmou.
Tostes disse que Sean se despediu da irmã dizendo que voltaria em breve.
De acordo com o advogado, as autoridades americanas não quiseram discutir a possibilidade de visitas da família materna a Sean nos Estados Unidos. Por isso, a avó deve permanecer no Brasil e aguardar “que a situação fique mais clara”, para embarcar para os EUA.
Segundo Tostes, a família vai contratar um advogado americano para que o caso continue sendo acompanhado. “Vamos contratar alguém que acompanhe o caso de perto. Espero reciprocidade do governo americano, assim como a Justiça brasileira fez”, disse.
Ao fim da entrevista, Tostes afirmou que fez vários contatos com o governo brasileiro, mas que não recebeu nenhuma resposta objetiva. Ele fez um apelo para que o presidente Lula se manifeste sobre o caso. (G-1)

Nenhum comentário: