Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

O OTIMISMO DO GOVERNADOR- *Osny Araújo


Quero encerrar 2009 e entrar em 2010, falando neste artigo sobre o otimismo do governador do Amazonas Eduardo Braga (PMDB), com relação à sócia-economia do Estado, que segundo ele, deverá ser um dos anos mais promissores do seu Governo, segundo anunciou durante uma entrevista prestada a uma rede de TV da capital amazonense. Braga, que governa o Estado por duas vezes seguidas e que se prepara para deixar o cargo dentro de alguns meses para se desincompatibilizar a disputar o Senado da República, durante a entrevista demonstrou alegria e esbanjou otimismo com relação ao futuro.
O governador abordou as questões sociais, econômicas, políticas e naturalmente climáticas, oportunidade em que demonstrou certa frustração com o resultado final da Cúpula da Dinamarca e considerou que a crise econômica que assolou o mundo, tenha atrapalhado o conclave, fazendo com que os países ricos resistissem muito ao projeto global, deixando a questão para a discussão do próximo ano, no México.
No social, ele falou das muitas obras do seu Governo e enalteceu o Prosamim. Segundo ele, esse é o maior projeto social que o Estado já realizou e no futuro, os políticos que se arvorarem contra o projeto, pagarão muito caro eleitoralmente. Vamos esperar para ver.
Na economia, o otimismo foi ainda maior. Garantiu que o Pólo Industrial de Manaus vai continuar a deslanchar e prognosticou grandes vendas nacionais e internacionais para o pólo de duas rodas e vaticinou muito dinheiro público e privado entrando na economia em função das grandes obras que serão executadas na capital a partir de 2010, na preparação da cidade para os jogos da Copa de 2014, da qual será uma das sub-sédes.
Disse ainda que deixará o estado economicamente enxuto para o seu sucessor, fator que deverá refletir positivamente na próxima administração, inclusive no que diz respeito à capacidade de endividamento.
Claro que numa entrevista dessas de fim de ano e em época pré-eleitoral, a conversa não poderia encerrar falar de política, até porque, 20190 será ano eleitoral e todas as especulações estarão voltadas desde o início do ano de como as articulações políticas ocorrerão com vistas às próximas eleições.
Como se sabe, Braga é aliado de primeira linha do presidente Lula de quem é amigo. Lula tem um candidato ao Governo do Amazonas, o senador-ministro Alfredo Nascimento (PR) e Braga, mesmo após uma reaproximação com Nascimento vem demonstrando que o seu apoio ao Governo do Estado poderá ser dado ao vice-governador Omar Aziz (PMN).
Para observadores políticos esse comportamento não estaria sendo bem visto pelo presidente, por isso, um encontro em Brasília já estaria agendado para os primeiros dias de Janeiro onde, naturalmente, o prato principal será política e conseqüentemente a sucessão no Estado do Amazonas. Vamos ver como Braga sairá dessa sinuca de bico que ele mesmo se meteu. É difícil, mas tem jogador que consegue.
Com mestrado e doutorado em política, na entrevista o governador não deu pistas exatas de qual será o caminho que seguirá nas eleições de 2010 e nem mesmo abordou a possibilidade real da sua candidatura ao Senado, tida por todos os seguimentos políticos como absolutamente certa.
Com muito jogo de cintura, qualidade inerente aos bons políticos, garantiu que até março as coisas deverão ficar devidamente alinhavadas, uma vez que as alianças ainda vêm sendo costurados, até porque, as possibilidades são muitas e citou que no Amazonas, tanto o governo do Estado (PMDB) e a Prefeitura de Manaus (PTB) e os possíveis candidato Alfredo Nascimento (PR) e Omar Aziz (PMN), são todos aliados do Governo Lula.
Em minha opinião, como a sucessão está congestionada de aliados do Governo Federal, com dois nomes disputando, Nascimento e Omar o apoio de Braga, penso que mesmo respeitando a regionalização política, o martelo deverá ser batido pelo presidente Lula.
Se isso ocorrer realmente, Alfredo Nascimento deverá ser o grande beneficiado. Com isso, o PR poderá ganhar um governador e perder um senador para o PT com a efetivação do suplente João Pedro no posto. Por isso, melhor que se faz agora é esperar. FELIZ ANO NOVO A TODOS e que os nossos sonhos possam ser realizados em 2010.Lembre-se: nas festas de final de ano se dirigir não beba e se beber, não dirija.

*Osny Araújo é jornalista e analista político.
e-mail: osnyaraujo@bol.com.br

Nenhum comentário: