Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

CÃES E GATOS COMEÇAM A SER VACINADOS


Manaus - Começa hoje em toda a cidade, através o Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), dará início a 30ª e última campanha de vacinação anti-rábica do ano, na capital. A ação se estenderá por 30 dias úteis, devendo ser encerrada no dia 09 de fevereiro de 2010.
Nesta campanha, o secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato, estima que serão vacinados pelo menos 190 mil animais domésticos, entre cachorros e gatos, de todas as zonas da cidade.
A última campanha, ocorrida em agosto deste ano, vacinou mais de 24,7 mil animais e se restringiu somente aos bairros da Zona Sul de Manaus.
Para atuar no processo de vacinação, a Semsa contratou 250 agentes. Os agentes foram selecionados por meio de Processo Seletivo realizado no mês passado, pela Secretaria.
Conforme explicou a diretora do CCZ, Simone Fernandes Lima, os vacinadores já foram devidamente capacitados para atuar na campanha que inicia nos próximos dias. Qualquer animal com mais de 4 meses pode ser vacinado.
O secretário Francisco Deodato ressalta que apesar de Manaus não ter registro de raiva humana desde 1985 e de raiva animal desde 1987 é fundamental que as pessoas continuem vacinando seus animais.
A raiva é uma doença causada pelo vírus Lyssavirus e não tem cura. A vacina, aplicada em cães e gatos, é a única forma de evitar o contágio e a transmissão para humanos. Na foto a cadela Pyti, residente no D. Pedro II.(Semcom)

Nenhum comentário: