Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

VASCÃO VENCE E DISPARA DE NOVO


Natal - Disparou de novo. Após três rodadas com o risco de perder a liderança da Série B para o Guarani, o Vasco despachou o ABC, no Estádio Frasqueirão, em Natal, por 3 a 2, nesta terça-feira, pela 31ª rodada, e ampliou a vantagem na ponta da competição. Beneficiado pela derrota do time de Campinas para o Paraná, por 2 a 0, o Cruzmaltino agora tem quatro pontos a mais que o rival na luta pelo título. Fernando, Carlos Alberto e Fumagalli marcaram os gols do triunfo que levou o Vasco aos 63 pontos. Gaúcho e Júnior Negão descontaram para o ABC, que contou com o apoio de mais de 11 mil torcedores, mas não evitou a quarta derrota consecutiva. Na tabela, a situação é dramática: com 31 pontos, ocupa a vice-lanterna, a quatro do Bahia, primeiro fora do Z-4.
Na próxima rodada, o Vasco recebe o Bahia, sábado, às 16h10m, no Maracanã. No mesmo dia e no mesmo horário, o ABC vai até Campinas encarar mais uma parada duríssima: o Guarani, no Brinco de Ouro da Princesa.
Com o Vasco querendo garantir o acesso o mais rápido possível, e o ABC em situação desesperadora na luta contra a degola, a partida começou movimentada. Aos dois minutos, Ernani deu o primeiro chute a gol em cobrança de falta e isolou. Em seguida, Gaúcho deu o troco na mesma moeda e ao menos assustou Fernando Prass. A diferença na tabela, no entanto, deixava claro os riscos que o time potiguar passava ao tentar jogar de igual para igual. Com muitos espaços na defesa, o castigo veio já aos sete minutos: Fumagalli fez boa jogada pela direita e cruzou na área. Augusto Recife cortou pela linha de fundo, mas na cobrança de escanteio Titi desviou no primeiro pau e Fernando, livre na pequena área, abriu o placar. Com uma avenida para atacar, Paulo Sérgio se mandou para a frente e cruzou com perigo aos 10. Gaúcho evitou a conclusão de Élton. Dois minutos depois, a jogada se repetiu, Carlos Alberto conseguiu a cabeçada, mas Tiago salvou o ABC. A disposição ofensiva do lateral-direito, porém, deixou Amaral em situação desconfortável na defesa.
Mano a mano com o veloz Ricardinho, o volante foi driblado aos 13 e cometeu pênalti. Gaúcho bateu, fez o gol, mas o árbitro Wilson Luiz Semene identificou invasão e mandou voltar. Na repetição, cobrança idêntica e empate no placar. Em mais um duelo entre Amaral e Ricardinho, aos 19, por pouco o ABC não conseguiu a virada. Três minutos depois, Bruno Barros foi quem levou perigo ao gol de Fernando Prass em chute rasteiro. Mal na partida, o Vasco acordou aos 27. Élton serviu Ernani, que encarou e foi derrubado por Audálio na área. Pênalti convertido por Carlos Alberto. O ABC buscou a reação imediata. Aos 32, Junior Negão fez jogada de pivô de futsal para cima de Fernando, girou bonito e acertou a trave. Com domínio territorial, o Vasco desacelerou a partida e administrou o resultado. Aos 44, os cariocas ainda tiveram a chance de ampliar, mas Nilton errou a cabeçada na pequena área após cruzamento de Paulo Sérgio.

Precisão de Fumagalli após gol-relâmpago

Na volta para o segundo tempo, o ABC não perdeu tempo. Logo aos 13 segundos, Júnior Negão recebeu de Bruno Barros na área, limpou a jogada e acertou em cheio o canto direito de Fernando Prass: 2 a 2. A igualdade deixou o jogo mais pegado. Marcando forte, as duas equipes reduziam os espaços para a criação de jogadas ofensivas e cometiam muitas faltas. E foi desta maneira que o Vasco voltou a ficar em vantagem. Aos 14, Alexandre Oliveira derrubou Carlos Alberto próximo da área. Fumagalli assumiu a cobrança e marcou seu primeiro gol com a camisa cruzmaltina. Novamente em jogada de bola parada, o time carioca assustou mais uma vez. Aos 18, Paulo Sérgio chutou com efeito e obrigou Tiago a fazer bela defesa. A superioridade mais uma vez deixou os vascaínos acomodados, e o ABC partiu para o abafa. Aos 29, Júnior Negão desperdiçou boa oportunidade ao tentar encobrir Fernando Prass. Dez minutos depois, um lance incrível: após cruzamento na área, Salmir se enroscou com Ernani e perdeu o gol na frente de Fernando Prass. A bola, no entanto, sobrou limpa para Zé Eduardo, na pequena área, mas o jogador potiguar acertou a zaga cruzmaltina e prolongou o calvário do ABC. (G.Esporte)

CANDIDATURA DILMA TEM APOIO OFICIAL DO PMDB


Brasilia - O presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), e o presidente licenciado do PMDB, deputado Michel Temer (PMDB-SP), confirmaram nesta terça-feira (20), após jantar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio da Alvorada, o anunciado acordo eleitoral que prevê a união dos dois partidos para sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A chapa anunciada pelos dois partidos terá a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, como candidata à presidência e o vice dela será indicado pelo PMDB em 2010. "Tivemos hoje uma conversa com o presidente Lula, ministros dos dois partidos e líderes do Congresso para formalizar um compromisso político que tem o objetivo de caminharmos juntos em 2010. Esse compromisso político vai trazer alguns pontos básicos desse processo que vamos divulgar amanhã", disse Berzoini ao sair do jantar. Eles informaram que os partidos irão divulgar na manhã desta quarta-feira (21) um documento com vários pontos que delimitam a aliança e demonstram a necessidade de ouvir as bases dos partidos nos estados. Segundo Temer, esse documento vai informar que todos os partidos do arco de alianças do governo Lula serão convidados a formar a coalizão de governo para 2010 e que todos participarão da elaboração do programa de governo e da coordenação da campanha da ministra Dilma.
"Destacamos desde já que a chapa majoritária tem a composição do PT e do PMDB como composição que nós definimos como a dos dois maiores partidos da coalizão que sustenta o governo Lula e que nós pretendemos que sustente a candidatura da ministra Dilma Rousseff", disse o presidente petista.

Aliança nos estados

Temer e Berzoini fizeram questão de frisar que os dois partidos se esforçarão para repetir a mesma aliança nos estados, mas que as divergências não devem comprometer o compromisso firmado nesta terça-feira. "No PMDB temos um grande patrimônio dos nossos companheiros nos municípios e nos estados. Então, num dos últimos pontos dessa nota [que será divulgada na quarta-feira] surgirá a ideia de que nós vamos com isso consultar os vários companheiros nos estados e tentar solucionar em conjunto as questões entre PT e PMDB tentando reproduzir esse pré-acordo que fizemos aqui nos estados", disse Temer. Questionado se as divergências estaduais podem comprometer o acordo firmado com Lula, o presidente do PMDB disse que não. "Não acredito nisso no PMDB. Mas, temos que prestar atenção nas questões regionais. Acredito que o fato de hoje foi muito significativo", salientou.
Temer negou ainda que ele será o vice na chapa encabeçada por Dilma. "[Esse] nome é fruto das circunstâncias políticas do PMDB no ano que vem", afirmou.

PT e PMDB fecham acordo para candidatura de Dilma em 2010
PMDB indicará vice, mas apenas no ano que vem. Partidos tentarão repetir dobradinha nos estados.(G-1)

terça-feira, 20 de outubro de 2009

ASSALTOS CONTANTES NO D. PEDRO


Manaus - O cojunto residencial D. Pedro, de classe média alta, situado num dos pontos mais nobres de Manaus, próximo ao estádio Vivaldo Lima, vem sendo frequentemente visitado por assaltantes, de dia e de noite, fato que vem deixando os seus moradores em prolvorosa.
Apesar de estar numa área, onde também estão a Delegacia Geral de Polícia, Polícia Federal, Cavalaaria, Rocam e ficar ainda paróximo de uma Delegacia de Polícia no Alvorada, nas imediações do Pro-Menor D.Bodsco, o fato não intimida os assaltantes que continuam agindo livre e impunenente pelas ruas do residencial.
Os bandidos, utilizando-se, principalmente de motocicletas, abordam a qualquer hora os pedestres e vão levando tudo o que tem.Mas não são apenas os pedestres as vitimas dos assaltantes.

Eles também estão atacando bares, restaurantes e lanchonetes, como ocorreu recentemente com o restaurante Pedágio, um dos pontos mais tradicionais e conhecidos do conjunto, que foi assaltado as 20 horas da última quinta feira, com os ladrões levando a renda e ainda alguns pertences defregues que começavam a chegar.
A polícia apesar de avisada pelo proprietário, até o momento parece que ainda não identificou nenhum dos tres asaltantes, que agiram de arma em punho, empunhando engatilhada para o proprietário umapistola 765.
Está na hora da Polícia agir com mais rigor, talbvez com um policiamento mais ostncivo no conjunto,a fim de que os seus moradores possam voltar a viver com tranquilidade.

Está feito o registro. Com a palavra a Secretaria de Segurança Pública, que precisa entre outras coisas, colocar uma dessas muitas câmeras que estão instaladas na cidade, para também monitorar as ações dos bandidos naquela área nobre da capital.

A BRUXA ESTÁ SOLTA - *Osny Araújo


A bruxa da cassação da Justiça Eleitoral está solta e fazendo miséria pelo Brasil a fora, correndo atrás de políticos desonestos, que cometerem crimes eleitorais na campanha passada.

Num passado recente, esses cassações, quando ocorriam. Isso mesmo, quando ocorriam, era em fim de mandato, mas agora, a coisa está andando com mais celeridade e os culpados punidos em tempo hábil, como temos observado através da mídia.

Isso significa dizer, que a partir das próximas eleições, os políticos candidatos, deverão ser mais éticos e praticar minimamente a honestidade, para que a competição eleitoral seja feita em igualdade de condições e não se prevalecendo de meios ilícitos para conquistas votos. Cuidado, como se vê a Justiça Eleitoral está de olho.

No Amazonas, cerca de quatro ou cinco prefeitos, não sei bem, já foram cassados e outros estão na mira da Justiça Eleitoral, inclusive de municípios importantes, como Manaus, Parintins e Manacapuru, além de vereadores, o que está deixando essa turma de barba de molho e com insônia nas noites quentes do Amazonas.

Acho interessante, como cidadão, que isso aconteça. É preciso que os políticos tratem à política com mais seriedade e a sociedade com o devido respeito que merece. Vencer eleições com métodos escusos, não é legal.

No passado fui um crítico severo da morosidade da Justiça Eleitoral nas questões dos processos de cassações. Agora, estou elogiando a sua presteza, a celeridade das suas ações e a punição em tempo recorde dos culpados, considerando que em apenas dez meses, vários prefeitos eleitos utilizando subterfúgios já perderam os mandatos e direitos políticos e outros, certamente terão o mesmo destino.

Não. Não se trata de perseguição política. Trata-se simplesmente de Justiça,do cumprimento da Lei, tanto é que a ação da bruxa caçadora de políticos corruptos, não acontece apenas no Estado do Amazonas.

Ela anda percorrendo o País e tem feito várias vitimas, nas diferentes regiões, fato que representa um grande avanço no processo político-eleitoral brasileiro, especialmente em termos de Justiça e isso é muito bom para a democracia.

Na sua sanha de promover e distribuir Justiça, a bruxa chegou à capital paulista e de uma cajadada só, cassou treze dos cinqüenta e cinco vereadores da capital paulista. Certamente um recorde difícil de ser batido.

Tenho consciência de que nem todos os acusados de falcatruas nas eleições passadas serão cassados, mas, o que está acontecendo, pode ser visto como um bom começo e naturalmente, vai inibir a prática de atos ilegais nos próximos pleitos, caso contrário, a bruxa entrará em ação.

Não sou adepto de cassação de mandatos políticos apenas pelo fato de cassar. O que não posso concordar é com comportamentos antiéticos e ilegais para conquistar votos e conseqüentemente postos eletivos. Isso é crime e se é crime, precisa haver punição, até para que essa prática imoral possa em curto prazo ser inibida e quem mais sabe, mais tarde, extirpada da nossa história política.

Aos poucos as coisas vão mudando em nosso País. Já temos assistido a prisão de juízes, promotores, grandes e influentes empresários, inclusive banqueiros, o que demonstra que o Brasil está buscando novos caminhos, rumo a um futuro mais promissor, com mais dignidade, menos corrupção, mais respeito à sociedade e a Justiça temida, pois cabe a ela a aplicação da lei, para que o Brasil não continue no concerto das nações visto como o País da impunidade.

Nesse campo, muitas coisas ainda precisão ser feitas e ajustadas, mas, a determinação da Justiça Eleitoral, com esse elenco de cassações de políticos corruptos, pode ser vista sim, com o primeiro grande passo para que as coisas realmente aconteçam no Brasil e a impunidade, possa começar a ter os seus dias contados em nossa história.

*Osny Araújo é jornalista e analista político.
e-mail: osnyaraujo@bol.com.br

PRÊMIO CHICO MENDES TEM NOVA EDIÇÃO

Brasilia - O Ministério do Meio Ambiente promove neste ano a oitava edição do Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente, criado em 2002, pela extinta Secretaria de Coordenação da Amazônia (SCA), com o objetivo de valorizar e incentivar pessoas, instituições e organizações sociais que desenvolvem trabalhos voltados para a conservação dos recursos naturais da Amazônia. Foram estabelecidas cinco categorias para a inscrição de propostas: liderança individual, organização da sociedade civil, negócios sustentáveis, educação ambiental, município, e saúde e meio ambiente. As inscrições são gratuitas, devem ser feitas, obrigatoriamente, por meio de Sedex e endereçadas ao Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente, Caixa Postal 10805, CEP: 70306.970 – Brasília-DF.
O julgamento dos trabalhos será feito por uma comissão de notório saber na área ambiental, que levará em consideração critérios de efetividade, impacto social e ambiental, potencial de difusão, originalidade, adesão e participação social. À exceção da categoria município, cujo primeiro colocado não receberá premiação pecuniária mas somente diploma honorífico, as demais categorias serão contempladas com diploma e R$ 28.000,00 (vinte e oito mil reais) em espécie, valor sobre o qual serão cobrados todos os tributos previstos em lei. A premiação será em dezembro, em Brasília, com a presença do ministro de Meio Ambiente Carlos Minc.
Atualmente coordenado pelo Departamento de Articulação de Ações da Amazônia (DAAM), vinculado à Secretaria Executiva do MMA, o prêmio vem ganhando adesão de um público cada vez maior. No ano passado recebeu 101 inscrições, praticamente o dobro dos 53 inscritos na primeira edição. Figuram entre os contemplados o Instituto Sócio-Ambiental (ISA), Instituto Internacional de Educação Ambiental (IEB), Grupo de Trabalho Amazônico (GTA), Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Universidade Federal do Acre, o pesquisador Philip Fearnside, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), a atual senadora e ex-ministra de Meio Ambiente Marina Silva, dentre outros.
A iniciativa tem sido um incentivo aos trabalhos desenvolvidos por pequenas organizações de extrativistas, indígenas e agricultores familiares comprometidas com a preservação do meio ambiente na Amazônia. Dentre essas organizações foram contempladas a Associação de Moradores e Produtores do Projeto de Assentamento Chico Mendes (AC), Associação Indígena Vyty-Caty (MA), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lucas do Rio Verde (MT), dentre outras. Mais informações sobre o prêmio podem ser obtidas no www.mma.gov.br pelos telefones (61) 3105 2078/3105 2093, ou pelo e-mail: premiochicomendes@mma.gov.br.(Fonte Assessoria MMA)

OPOSIÇÃO TENTA HOJE CRIAR A CPI DO MST


Brasilia - Os partidos de oposição fazem nesta terça-feira (20) mais uma tentativa de criar uma CPI para investigar o repasse de dinheiro público ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A senadora Kátia Abreu (DEM-TO) e o deputado Ônix Lorenzoni (DEM-RS) dizem já ter o número necessário de assinaturas para a instalação da CPI. Eles pretendem protocolar o requerimento de criação da comissão às 16h.
Para o pedido de CPI mista, são necessárias 171 assinaturas de deputados e 27 de senadores. Uma vez protocolado, o pedido deve ser lido e votado no Congresso. A leitura do requerimento deve ocorrer nesta quarta-feira (21). O prazo para retirada de assinaturas acaba também na quarta-feira, à meia-noite.
Sem-terra destroem mais de mil pés de laranja no interior de SP Ministro nega que governo repasse recursos para o MST
Essa é a segunda tentativa de criação de uma CPI para investigar o MST. No último dia 30, um pedido da bancada ruralista de instalação de uma comissão chegou a ser lido em plenário, mas 15 parlamentares retiraram suas assinaturas do documento antes do fim do prazo, o que inviabilizou a criação da CPI.
A nova tentativa de investigar o movimento ganhou força depois que integrantes do movimento destruíram parte de um laranjal com um trator na Fazenda Santo Henrique, em Borebi, no interior de São Paulo, há quase duas semanas.
A ação do MST foi criticada por senadores de oposição e governistas, além do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros e pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes. “Isso [a destruição do laranjal] é mais uma ação do MST irracional e ilegal e com financiamento público, que é o que mais traz indignação à população”, disse a senadora Kátia Abreu.
Convidado a falar sobre o repasse de verbas públicas ao MST, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, negou em depoimento no Senado no último dia 13 que recursos de sua pasta sejam repassados ao movimento. Ele contestou levantamento divulgado na semana passada pelo líder do DEM, Ronaldo Caiado (GO), de que o ministério teria repassado entre 2004 e 2008 mais de R$ 115 milhões a entidades que seriam ligadas ao movimento.

SUPERMERCADOS: TODOS OS CAIXAS NA HORA DO PIQUE


Manaus - O projeto de lei 1.376/2009, de autoria do vereador Arlindo Júnior (PMDB), que obriga os supermercados e hipermercados de Manaus a colocar, à disposição dos consumidores todos os caixas em funcionamento no horário de pico foi sancionado pelo prefeito Amazonino Mendes e publicado no Diário Oficial do Município do último dia 13. Os caixas deverão funcionar de segunda à sexta-feira, a partir das 17 horas. Os estabelecimentos têm um prazo de 60 dias para se adequarem à Lei.
O estabelecimento que descumprir a lei terá o alvará de funcionamento suspenso, pelo prazo de 30 dias, após a segunda reincidência. Os supermercados correm ainda o risco de ter o alvará de funcionamento cancelado, caso os proprietários descumpram a Lei. A obrigação também deve valer para os atendimentos aos sábados, domingos e feriados, durante todo o período de expediente.
- É comum a gente ir aos supermercados e ver aquelas filas enormes nos caixas por que, de um total de 30 caixas, por exemplo, apenas 10 ou 15 estão funcionando-, disse o vereador Arlindo Júnior.Fonte: Portal Amazônia,

BC QUER COMBATER FALSIFICAÇÃO DE DINHEIRO


RiO - Qualquer pessoa pode detectar a autenticidade de uma cédula de dinheiro. Em todas as notas, estão impressos sinais perceptíveis ao tato e aos olhos. Além da marca d'água, as notas têm partes em alto relevo e desenhos que são vistos contra a luz.
Ensinar os cidadãos a reconhecer esses códigos, combatendo a falsificação está entre os objetivos de uma campanha do Banco Central, lançada hoje (19), que também quer incentivar os homens, principalmente, a deixarem de guardar moedinhas em casa.
Embora não se saiba exatamente quantas cédulas falsas estão em circulação, o BC informou que, neste ano, foram apreendidas 251 mil notas sem valor. No ano passado, foram recolhidas 528 mil. As cédulas mais falsificadas são as de R$ 50, correspondendo a cerca de 60% das apreensões, em maior parte, realizadas na Região Sudeste. A recomendação para quem receber uma dessas notas é entregá-las em qualquer agência bancária.
Com a campanha, além de incentivar o cidadão a reconhecer os sinais de autenticidade, o governo quer “naturalizar” o procedimento. “Às vezes, o comerciante fica constrangido de olhar a nota na frente do cliente. Mas isso tem que ser uma coisa normal, uma questão de segurança. Todo mundo deve olhar a nota”, enfatizou o chefe do Departamento de Meio Circulante do BC, Anthero Meirelles, no Rio.
A exibição de peças publicitárias na televisão, no rádio, em filmes, em revistas e na internet, custará cerca de R$ 12 milhões. Haverá também peças reeditadas, incentivando a circulação de moedas, com foco principal no público masculino. De acordo com pesquisa do BC, os homens das classes A e B guardam cerca de 30% das moedas que recebem, percentual superior ao de homens de outras classes de renda.
De acordo com Meirelles, uma das explicações para os homens dispensarem o uso das moedas em relação às mulheres seria a resistência em usar um porta-níquel. “As mulheres, em geral, andam com bolsas, o que facilita. O homem chega em casa, tira as moedas do bolso, coloca num cofrinho. Temos que ter um processo educativo para incentivá-los a levarem as moedas consigo”, destacou.
O hábito do brasileiro de não usar ou guardar as moedinhas provoca escassez das peças em circulação, dificultando várias operações do comércio e gerando mais custos ao governo, que acaba tendo que produzir mais unidades. No país, atualmente, existem cerca de 15 bilhões de moedas, sendo cerca de 80 para cada pessoa. No entanto, a metade, cerca de 7,5 bilhões delas estão fora de circulação.Fonte: Agência Brasil

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

SÓ A CAIXA PERMANECE EM GREVE


Manaus - As agências da Caixa Econômica Federal na capital continuam com as atividades paralisadas desde o dia 24 de setembro. Os funcionários do Banco da Amazônia aceitaram a proposta dos executivos em reunião realizada hoje (19). Eles aceitaram a proposta de direito na participação nos lucros e resultados da instituição e um abono no valor de R$ 500.
Os bancários da Caixa Econômica não conseguiram um acordo e os executivos ajuizaram o dissídio no Tribunal Superior do Trabalho (TST) para desqualificar o movimento grevista, mas a liminar foi negada. A greve deve continuar e somente na quarta-feira (21), em Brasília deverá ocorrer uma audiência conciliatória para resolver o problema.
Os funcionários da Caixa em Manaus realizam audiência no final da tarde de hoje (19) . O sindicato da categoria informou que 70% dos serviços estão disponíveis nas casas lotéricas, em terminais do Banco do Brasil e em terminais da própria caixa, e ainda pela internet. As pessoas que recebem benefícios devem comparecer as loterias com o cartão cidadão e solicitar a operação.(P.Amazonia)

GASODUTO COLOCA O AMAZONAS NA ROTA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL


Brasilia - A Ministra Chefe da Casa Civl da Presidência da República, Dilma Rousseff - responsável pela viabilização do projeto do gasoduto Coari-Manaus -, participou no último sábado (17) do Programa de Rádio "Fala Governador" com o Governador do Amazonas Eduardo Braga.
Durante a Participação por telefene, a Ministra falou da Importânncia da Chegada do Gás de Urucu à Manaus, ocorrida há duas semanas.
De acordo com a Ministra Dilma, a chegada do Gás de Urucu a Manaus deve ser comemorada porque coloca o Estado na Rota do Desenvolvimento Sustentável, beneficiando ainda mais o Pólo Industrial de Manaus (PIM).
- Nesse momento que nos aproximamos de Copenhague – reunião que vai ser realizada em dezembro para a elaboração de um substituto para o protocolo de Kioto - Manaus sai da era do maior poluidor que é o óleo diesel e passa ao consumo de um combustível muito menos poluente para a geração de energia elétrica, que é o gás-, destacou Dilma, lembrando que todos saem ganhando com a utilização de uma matriz energética limpa. -O Amazonas dá mais um passo importante na direção do desenvolvimento sustentável-, completou a ministra.
Dilma lembrou, ainda, que o Amazonas detém a segunda maior reserva de gás natural do Brasil, com 52 bilhões de metros cúbicos, atrás apenas do Rio de Janeiro.
- A entrada do gás natural possibilitará desenvolver industrias não poluentes e servirá para mostrar ao mundo que é possível promover o desenvolvimento sem derrubar uma árvore-,disse.(Fonte: Portal Amazônia)

MUTIRÃO ARCO VERDE E TERRA LEGAL JÁ ATUA EM LÁBREA





Lábrea AM -Os três dias de mutirão Arco Verde e Terra Legal, realizado nos dias 15,16 e 17 deste mês na cidade de Lábrea, na calha do rio Purus, o único município amazonense citado no rol dos que mais desmataram na Amazônia, aconteceu com muito sucesso e grande participação.
Presentes representantes do Governo do Estado, através de vários órgãos e do Governo Federal, como Ministério do Desenvolvimento Agrário, Incra, MAPA, CONAB, ICMBio, Sebrae, INSS, Embrapa, Sipam, Exercito, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Idam, Ipaam, Iteam, ADS, Arquidiocese, Movimentos Sociais, Prefeitura e Câmara Municipal de Lábrea, os trabalhos transcorreram com normalidade, apesar dos muitos debates travados e das oficinas realizadas com a participação da comunidade.
O coordenador nacional do Programa Terra Legal, Carlos Mário Guedes e Guedes, explicou detalhadamente o que é o Mutirão Arco Verde e Terra Legal, segundo ele “ é uma proposta do Governo Federal, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário com vistas à regularização fundiária e a integração de políticas públicas na Amazônia legal, com a participação dos governos estaduais e municipais, com o objetivo de trabalhar na região um modelo de desenvolvimento produtivo e sustentável”.
A missão de campo que já está sendo realizada em Lábrea pelo Terra Legal, pode ser vista como o ponto mais importante para a identificação de terras a serem legalizadas para os posseiros que as ocupam.
O mais difícil da operação deverá ser encarado pelos técnicos do INCRA, no início do próximo mês quando entrarão na área de conflito, situada no sul de Lábrea, área, onde estão situados os conhecidos grileiros, ocupando de forma ilegal terras pública, em prejuízo às comunidades tradicionais e ribeirinhas que habitam há anos o local.
Em Lábrea, além dos parceiros institucionais, o Terra Legal firmou parceria com o Conselho Nacional de Seringueiros, que figura dessa forma como a primeira entidade devidamente cadastrada para ajudar na identificação das populações extrativistas e está habilitada a expedir através da Secretaria da Agricultura Familiar, as Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP), o que dará direito a acessar o crédito e outras políticas públicas que possam incentivar a produção.
INTERPELAÇÃO JUDICIAL
Uma das primeiras medidas a serem tomadas pela coordenação nacional do Terra Legal, segundo o seu titular Carlos Mário Guedes e Guedes, será a interpelação judicial de sites que atuam como mediadores de compra e venda de terras na região, onde está pontuado o município de Lábrea.
Guedes e Guedes afirmou que através da Procuradoria Federal do INCRA, o Terra Legal vai acionar a Justiça e cobrar esclarecimentos sobre essas negociatas pela internet, algumas com extensão de até 70 mil hectares, áreas inexistentes no cadastro das terras ido município.
O coordenador Carlos Guedes, considerou “muito bom” o lançamento do Mutirão em Lábrea e garantiu que o Programa Terra Legal, só deixará o município quando todos os problemas fundiários estiverem equacionados. “Nós ficaremos até o final e vamos resolver os problemas. Não deixaremos nada pela metade” garantiu Guedes e Guedes.
No sábado, o governo federal, Através o coordenador nacional do programa, Carlos Guedes e Guedes, assinou com o prefeito Gean Campos de Barros, um Pacto de Compromisso, para que todas as ações minuciosamente discutidas durante os três dias possam ser realizadas.
TÍTULOS DE TERRA
Aproveitando o Mutirão Arco Verde e Terra Legal, a superintendência Regional do INCRA representada no ato pela superintendente Maria do Socorro Marques Feitosa fez a entrega de 63 Títulos Definitivos de Terra, para assentados dos projetos Paciá e Umari, além de inscrições do CCIR, os técnicos do INCRA receberam requerimentos para a liberação das DAPs e para certidão junto ao INSS para efeito de aposentadoria rural.
Além disso, o INCRA participou ainda de oficinas, onde a servidora Adriana Lima, mostrou com riqueza de detalhes o que é a reforma agrária e como se pode desenvolver a agricultura familiar de forma sustentável e de como os assentados, poderão ser beneficiados com outras políticas do Governo, como através do Programa de Aquisição de Alimentos, porte parte da CONAB e também com a comercialização de 30 por centro da merenda escolar da agricultura familiar, de acordo com Lei Federal, o que dará a certeza de que a produção terá mercado e preços garantidos.
Paralelo a isso, o mutirão da documentação que vem sendo executado pelo MDA/INCRA, durante três dias, emitiram mais de mil documentos, entre CPF, Certidão de Nascimento, Carteira de Identidade e Carteira do Trabalho.(Fonte:Ascom-INCRA-AM)

IMPLANTAÇÃO DO MONOTRILHO QUESTIONADA NA CMM


Manaus- A audiência pública proposta pelo vereador José Ricardo (PT) na Câmara Municipal de Manaus (CMM) questionou o modelo de monotrilho (metrô de superfície) proposto pelo Governo do Estado para a Copa do Mundo 2014. Manaus é uma das cidades-sedes do evento esportivo e deverá ganhar também o BRT, modelo de transporte coletivo semelhante ao Expresso.
Na abertura da audiência que aconteceu ontem (16) na CMM, o representante da Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan), Rodrigo de Oliveira e o técnico da empresa responsável pelo projeto do sistema de monotrilho PriceWaterhouseCoopers, Luís Martorelli, fizeram uma apresentação dos dois sistemas que operarão integrados: o monotrilho e o BRT, este sob responsabilidade da prefeitura de Manaus.
A previsão da Seplan é que as obras do monotrilho iniciem em abril de 2010. A pouca quantidade de itinerários do sistema de metrô foi uma das preocupações dos representantes da sociedade civil organizada e dos parlamentares presentes na audiência. De acordo com a PriceWaterHouseCoopers, serão construídas sete estações entre o Terminal 3 (Cidade Nova) e a praça da Matriz, no Centro.

Orçamento

O vereador José Ricardo questionou ainda o investimento orçado para a implantação dos dois sistemas de transporte. De acordo com ele o obra é estipulada na ordem de R$ 1 bilhão cada.
- Esse valor é equivalente ao orçamento anual da prefeitura de Manaus-, disse.
A falta de informação sobre a integração dos sistemas monotrilho e Bus Rapid Transit (BRT) também foi questionada pelos participantes da reunião. O representante da Seplan reafrimou que os dois sistemas estão unificados após acordo entre o prefeito Amazonino Mendes (PTB) e o governador Eduardo Braga (PMDB).

Saiba mais sobre o sistema de monotrilho

Rodrigo Oliveira também defendeu a opção pelo monotrilho, destacando o baixo impacto no ambiente urbano da cidade, a confiabilidade e atendimento da demanda e os benefícios na melhoria da qualidade de vida da população.
- A Copa do Mundo de 2014 é um catalisador no sentido de trazer soluções para a mobilidade urbana e para outras áreas de interesse social de Manaus-, alegou Oliveira.

Tarifa

O representante da Secretaria Estadual de Planejamento informou ainda que a passagem do monotrilho ficaria em torno de R$ 2,50 e quando houvesse a integração (monotrilho e BRT), a passagem passaria a ser cobrada no valor de R$ 3,50 por trecho, totalizando cerca de R$ 7 ida/volta.
Morador da zona Norte da cidade, o comunitário Moisés Aragão, que integra o Fórum pela Ética e Políticas Públicas, questionou se realmente o sistema BRT irá beneficiar a população, já que o antigo Expresso só causou prejuízo ao "bolso da população".
Aragão afirmou que se o valor da passagem for elevado não resolverá a vida da maioria dos manauaras, que não possui muitos recursos.(P.Amazônia)

MERCADO PREVÊ MANUTENÇÃO DOS JUROS

Brasilia - O mercado melhora projeção para o PIB em 2009 e 2010 Mercado prevê aumento maior dos juros no ano que vem Mercado prevê inflação maior e juros mais altos em 2010 Após quase 6 meses, mercado deixa de prever queda do PIB neste ano Mercado prevê queda menor do PIB neste ano, mas vê inflação em alta em 2010 Mercado melhora estimativa para o PIB de 2009, mas ainda vê retração Mercado mantém previsão de que BC interromperá ciclo de cortes de juros
O mercado financeiro manteve a previsão de que o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, que se reúne nesta terça e quarta-feiras (20 e 21), deve manter a taxa básica de juros da economia brasileira inalterada em 8,75% ao ano. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (19) por meio do relatório de mercado, também conhecido como focus, fruto de pesquisa com analistas do mercado financeiro.
Se confirmada a expectativa, será a segunda manutenção seguida dos juros básicos da economia brasileira, após cinco cortes consecutivos promovidos pela autoridade monetária. Mesmo assim, em 8,75% ao ano, a taxa Selic seguiria no seu menor patamar da história.
O mercado passou a prever, porém, um aumento maior do juros no próximo ano, visto que a estimativa para a taxa Selic no fim de 2010 passou de 10,25% para 10,50% ao ano. Foi a quarta semana consecutiva de aumento na projeção do mercado financeiro para a taxa de juros no fim do ano que vem.

Trajetória dos juros

A expectativa dos analistas é de que os juros sejam mantidos em 8,75% ao ano, pelo menos, até julho de 2010, quando avançariam para 9,25% ao ano. Em agosto do ano que vem, segundo a previsão do mercado, a taxa Selic subiria para 9,50% ao ano, e, em setembro, passaria para 9,75% ao ano. Já em outubro de 2010, a taxa de juros, ainda segundo os analistas do mercado financeiro, seria elevada para 10,25% ao ano e, em dezembro, para 10,50% ao ano.
A perspectiva de aumentos de juros maiores em 2010 passou a acontecer após a divulgação do relatório de inflação do terceiro trimestre pelo BC, ocorrida no fim de setembro. No documento, a autoridade monetária prevê um aumento da inflação em 2010 e 2011, impulsionado pelos gastos públicos.

Inflação

No Brasil, vigora o sistema de metas de inflação, pelo qual o BC calibra a taxa básica de juros para atingir metas pré-determinadas. Para 2009, 2010 e 2011, a meta central é de 4,50%, com um intervalo de tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. Deste modo, o IPCA pode ficar entre 2,50% e 6,50% sem que a meta seja formalmente descumprida.
Segundo a pesquisa feita pelo BC com os economistas do mercado financeiro, a previsão para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deste ano subiu de 4,29% para 4,30%. Para 2010, a expectativa do mercado para o IPCA avançou de 4,40% para 4,41% na semana passada.

PIB

O mercado financeiro melhorou, na última semana, a sua projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) deste ano. Na semana passada, passou a prever um crescimento de 0,12%, contra uma projeção anterior de um crescimento de 0,10%.
A melhora nas expectativas do mercado, que, por seis meses, acreditou em queda do PIB em 2009, acontece depois de o IBGE ter informado que o PIB do segundo trimestre deste ano cresceu 1,9% na comparação com os três primeiros meses de 2009, o que tirou a economia brasileira da chamada "recessão técnica.
Para o Produto Interrno Bruto (PIB) de 2010, a projeção do mercado financeiro permaneceu em 4,8% de crescimento. Este número é maior do que a estimativa que consta na proposta de orçamento federal para o ano que vem (de crescimento de 4,5%).

Taxa de câmbio

Na semana passada, dado que foi informado nesta segunda-feira (19), a projeção do mercado financeiro para a taxa de câmbio no fim de 2009 caiu de R$ 1,76 para R$ 1,70 por dólar. Para o fim de 2010, a previsão recuou de R$ 1,80 para R$ 1,75 por dólar.
Já a projeção dos economistas do mercado financeiro para o superávit da balança comercial (exportações menos importações) em 2009 caiu de US$ 25,8 bilhões para US$ 25,6 bilhões.
Em 2008, a balança comercial teve superávit de US$ 24,7 bilhões, com forte queda de 38,2% frente ao ano de 2007, quando o resultado positivo somou US$ 40 bilhões. Para 2010, a previsão do mercado financeiro para o saldo da balança comercial recuou de US$ 17,3 bilhões para US$ 16,5 bilhões de resultado positivo.
No caso dos investimentos estrangeiros diretos, a expectativa do mercado financeiro para o ingresso de 2009 ficou estável em US$ 25 bilhões na última semana. Para 2010, a projeção de entrada de investimentos no Brasil subiu de US$ 31 bilhões para US$ 32 bilhões.(G-1)

AGRONEGÓCIO: "NEM PROTEGE, NEM DEIXA PRODUZIR" -* Thomaz Meirelles


Em março passado, o deputado federal paranaense, e atual ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, dentro de sua lucidez, competência técnica e seriedade foi extremamente feliz ao fazer várias afirmativas relacionadas às questões ambientais e produtivas. O atual ministro do MAPA afirmou que a legislação ambiental que foi construída em nosso país “nem protege, nem deixa produzir”. Disse, também, que “é um absurdo que o Código Florestal proíba que se plante em várzea”. Stephanes ainda afirmou que, ao mapear o território nacional, constata-se que, só em reservas indígenas, a área equivale a cinco estados do Paraná. Ele enfatizou que reservas ambientais, indígenas, quilombolas etc, respondem por mais de 70% do território nacional. Ou seja, dos 8,5 milhões de quilômetros quadrados do território brasileiro, sobram apenas 23% para a atividade agropecuária. No Amazonas, penso que o percentual disponível, caso ainda exista, deve ser bem menor (nosso zoneamento econômico-ecológico precisa ser finalizado urgentemente). Em relação ao efeito estufa, Reinhold disse que a soja e a cana seqüestram mais do que emitem carbono. Não há razão, em função do efeito estufa, para o Paraná perder um hectare de produção. O ministro lembrou que toda soja do País é produzida em apenas 3% do território brasileiro, e que todos os grãos do Brasil são produzidos em 6% do território nacional.

“Empresas de fertilizantes é que ganham”

Reinhold Stephanes, nascido em Porto União, lembrou que o Brasil, apesar de ser um grande produtor de alimentos, importa 70% dos fertilizantes usados na produção agrícola gerando aumento no custo de produção. Ele disse que “sempre que a agricultura ganha, o ganho acaba ficando com as empresas de fertilizantes. Esse é um problema estrutural que tem que ser enfrentado”. Porém, o ministro lembrou que há uma série de estudos, considerados estratégicos pelo governo federal, para que o País se torne menos dependente dessas importações.

Ministro de vários governos

Formado em economia, com especialização em Administração Pública na Alemanha, e em desenvolvimento econômico pela Cepal/ONU, é de berço humilde, pois é filho de pequenos produtores rurais do Paraná (Sr. Oswald e Dona Lili), trabalhou durante oito anos no Ministério da Agricultura, participou da criação da Embrapa (empresa reconhecida mundialmente), diretor do INCRA e secretário de agricultura do Paraná. Ainda no âmbito do Paraná, foi secretário de Administração e, também, de Planejamento e Coordenação-Geral. Na área da previdência, foi presidente do INPS (atual INSS). Foi ministro do Trabalho e Previdência Social (1992), ministro da Previdência e Assistência Social (1995) e atualmente está no Ministério da Agricultura, ou seja, foi ministro do Collor, Fernando Henrique e, hoje, do presidente Lula. É, sem dúvida alguma, um dos grandes nomes do PMDB para fazer parte da chapa presidencial, em parceria com o PT, nas eleições do próximo ano. Afinal de contas, e por questões de representatividade e potencialidade dentro da economia nacional, já está no momento do agronegócio e da agricultura familiar indicar um nome para o Palácio do Planalto. Pela idoneidade, capacidade técnica e experiência adquirida nos cargos públicos que exerceu e ainda exerce, tenho a firme convicção de que o nome deputado Reinhold Stephanes deve fazer parte da agenda do PMDB para 2010. Ter sido chamado para ser ministro dos três últimos presidentes é, indiscutivelmente, um fato inédito e um grande diferencial.

*Thomaz A P Silva Meirelles – administrador, funcionário público federal, especialista na gestão da informação do agronegócio. E-mail: superbox@argo.com.br / thomaz.meirelles@hotmail.com

domingo, 18 de outubro de 2009

PROMOTORES COMPROVAM REGALIAS A PRESOS

Manaus - Os promotores de Justiça Carlos Fábio Monteiro, integrante da força-tarefa, e Antônio José Mancilha, titular da promotoria do Controle Externo da Atividade Policial (Proceap), comprovaram durante visita aos alojamentos do Quartel da Polícia Militar (PM), que os presos custodiados no batalhão, estão recebendo regalias.
De acordo com Carlos Monteiro, entre os presos que estariam sendo beneficiados com o tratamento diferenciado, estão o deputado cassado Wallace Souza, o filho dele, Raphael Wallace Souza e o ex-prefeito de Coari Adail Pinheiro. Eles estariam sendo tratados como oficiais da PM e não como presos comuns, uma vez que o prédio da PM não possui estrutura carcerária.
O promotor Antônio José Mancilha elaborou um relatório sobre a visita que aponta que o prédio possui entre outras diferenças comparadas as condições de cadeias comuns, instalações com duas camas e uma rede, armários embutidos nas paredes, um televisor, além de uma mesa e dois ventiladores.
Carlos Fábio declarou que o local foge as normas prisionais e está em desacordo com a Lei de Execusões Penais. Segundo ele, tara-se de um alojamento para oficiais e não tem nem mesmo carcereiros.(Noticia na hora)

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

EMPRESÁRIOS A FAVOR DA BR 319


Manaus - Os empresáiros amazonenses resolveram juntar suas forças aos políticos e partir em defesa da total recuperação da BR 319, a famosa Manaus-Porto Velho, importante rodovia de integração rebgional e nacional, umavez que Manaus, é a única capital brasileira fora do eixo-rodoviário nacional.
Prato preferido dos ambientalistas que são contrários a sua recuperação, inclusive, do fanático ministro Minc, do Meio-Ambiente, que vem travando uma briga quase pessoal com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, que trabalha pela recuperação da BR, inclusive com recursos diosponilizados, uma vez que a obra está inserida no PAC, os empresparios promjetaram entrar na briga.
Dentro dessa ótica, o presidente da Associação Comercial do Amazonas, Caetano Antonácio, anunciou que o Conselho Diretor da centenária institutição, já tem um completo relatório, a ser entregue nos próximos dias aos auditores do Tribunal de Contas da União - TCU, inteiramente favorável a recuperação da BR-319, que se não fossem os impecílçios criados pelos fanáticos ambientalistas já estariam com as opbras em fase de conclusão.
Antes de chegar a Porto Velho, capital do Estado de Rondônia, a BR-319, corta os municípios do Careiro-Castanho, Humaitá e dá acesso a outros municípios.

CASSADO PREFEITO DE ITACOATIARA


Manaus - O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) acaba de confirmar a cassação do prefeito Antônio Peixoto (PT), do município de Itacoatiara, a 170 quilômetros de Manaus.
Assume no seu lugar os segundo colocado na eleição de 2008, Donmarques de Mendonça(PR).
De acordo com o TRE, Antônio Peixoto foi cassado por 4 votos a 1, por abuso de poder econômico e apresentação de notas frias na prestação de contas da campanha.
A cassação do mandato de Antônio Peixoto foi proposta pelo Ministério Público Eleitoral (MPE). A juíza relatora do processo, Joana Meirelles, pediu a cassação do mandato de prefeito, e a inelegibilidade de Peixoto por três anos.
O deputado Sinésio Campos, presidente do PT e o prefeito cassado informaram que o partido vai recorrer da decisão junto ao Supremo Tribunal Federal (STF).

NA MIRA

Na mira da Justiça Eleitoral, estão os prefeitos Bi Garcia (PSDB) e seu vice, Messias Cursino, de Parintins, um dos mais importantes colégios eleitorais do Estado e do prefeito de Manacapuru, Edson Bessa, por terem cometido crimes eleitorais durante a campanha.
Como se vê, este ano a ustiça Eleitoral está atuando com mais celeridade e já aplicou várias cassações em políticos eleitos nas últimas eleições.

VASCÃO GOLEIA E SE MANTEM NA PONTA


Rio - Depois de um primeiro tempo ruim, em que foi vaiado pela torcida que foi a São Januário, o Vasco se encontrou em campo na segunda etapa e construiu a goleada por 4 a 1 sobre o Vila Nova, na noite desta terça-feira (assista aos principais lances no vídeo ao lado). A vitória garante ao time da Colina a manutenção da liderança da Série B do Campeonato Brasileiro com 60 pontos, um à frente do Guarani, que derrotou o Duque de Caxias por 2 a 1, em Campinas. A equipe goiana segue com 36 pontos.
No último jogo do Vasco em São Januário, na derrota para o Figueirense, os torcedores vaiaram muito a equipe. Mas, desta vez, Nilton, Amaral, Titi e Élton balançaram a rede e transformaram os apupos em aplausos. Nena descontou para o Vila.
Na próxima terça-feira, dia 20, às 21h, o Vasco enfrenta o ABC em Natal. No mesmo dia, o Vila Nova encara o Figueirense em Goiânia.

Golaço

Embalado pelo grito da torcida, o Vasco tomou a iniciativa da partida desde o apito do árbitro. O ímpeto cruzmaltino foi recompensado com um gol logo aos sete minutos. Paulo Sérgio cobrou escanteio da direita, e Nilton acertou um belo voleio. Um golaço: 1 a 0. O lance fora iniciado em um passe errado do ex-vascaíno Alex Dias no meio de campo. No minuto seguinte, o Vila assustou com o atacante Nena. Após cruzamento da direita, o jogador do time goiano subiu mais do que a zaga e desviou de cabeça. Fernando Prass defendeu com segurança.
Para Paulo Sérgio, pressão da torcida é normal: 'O Vasco é time de massa'
Mesmo vencendo, jogadores vascaínos lamentam vaias da torcida

Homenagem ao Rio-2016

Com um esquema muito defensivo, o Vila Nova tinha dificuldades para armar jogadas no campo de ataque. O Vasco tinha mais posse bola, mas não encontrava facilidade de penetrar na defesa adversária. Em uma cochilada da zaga cruzmaltina aos 26 minutos, no entanto, os goianos chegaram ao gol de empate. Após cobrança de lateral na direita, Otacílio se livrou de Nilton com facilidade e cruzou rasteiro para Nena, que, atrás do zagueiro Titi, chutou da entrada da pequena área e venceu Fernando Prass.
Aos 33 minutos, Nilton quase marcou seu segundo gol na partida. O volante recebeu bom lançamento de Fumagalli na direita, levou a marcação para o meio e chutou de perna esquerda. O goleiro Juninho se esticou e defendeu. O time vascaíno saiu de campo no intervalo entre vaias e gritos de incentivo da torcida.(G-1)

DILMA ADMITE DEIXAR O GOVERNO EM FEVEREIRO


Brasilia- A ministra-chefe da Casa Civil e provável candidata do PT para concorrer à Presidência em 2010, Dilma Rousseff, afirmou nesta terça-feira (13), pouco antes do início de um jantar com a cúpula do Partido da República (PR), que “há a possibilidade” de deixar o governo em fevereiro do ano que vem para cuidar da candidatura.
“Se eu for a candidata, é uma possibilidade. Mas nessas coisas não se discute a hipótese. Eu não posso ficar discutindo a hipótese do meu nome porque isso não é muito correto. Eu acho que tem de aguardar para ver como ficam essas definições daqui pra frente”, argumentou a ministra.
Na semana passada, a ministra se reuniu com a cúpula do PDT e também tratou da sucessão eleitoral em 2010. Ela tem se reunido com as bancadas dos principais partidos que dão sustentação ao governo no Congresso para articular a aliança para a disputa presidencial e possíveis palanques nos estados.
Em procissão do Círio de Nazaré, Dilma elogia 'Minha Casa, Minha Vida' Marco Aurélio Garcia confirma que vai coordenar programa de governo de Dilma 'Marina Silva não representa o projeto de Lula', diz Dilma
“O PR é da base do governo, eles me fizeram um convite, eu estou comparecendo ao jantar e vamos discutir todas as questões da conjuntura e vamos discutir as consequências do processo que vai levar à sucessão do presidente Lula de uma ótica de como é que damos continuidade a esse projeto”, disse a ministra.
Questionada sobre as declarações do presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), de que o PMDB já tinha a vaga de vice na chapa encabeçada pela ministra garantida, Dilma disse que não poderia comentar o tema.
“Eu não posso assumir uma posição dessas, porque eu teria que assumir que sou a pessoa indicada e eu não posso fazer isso ainda, uma vez que o PT não se reuniu para fazer isso. Mas, o Berzoini pode falar sobre um vice na chapa do PT, ele está ‘mandatado’ para isso, afinal ele é o presidente do PT”, explicou a ministra. Foto: Marcello Casal Jr./ABr.

INCRA CONTESTA PESQUISA ENCOMENDADA PELA CNA


Brasilia - O presidente do Incra, Rolf Hackbart, contestou nesta terça-feira (13) os dados apresentados pela pesquisa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), realizada por meio do Ibope, na qual afirma que 37% dos assentamentos brasileiros não são produtivos. Segundo Hackbart, o último Censo Agropecuário divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) contraria essa tese, ao mostrar que a agricultura familiar - na qual os assentamentos de reforma agrária se inserem - embora ocupe apenas 24,3% da área total dos estabelecimentos agropecuários, é responsável por 40% do Valor Bruto da Produção gerado.
"O interesse da pesquisa é dizer que a reforma agrária não é viável. Nós afirmamos que a reforma agrária é um caminho para desenvolvimento do país de forma sustentável", afirma.
Hackbart chama atenção para o fato de a pesquisa da CNA trabalhar com uma amostra de apenas mil domicílios, quando existe mais de um milhão de famílias assentadas em 80 milhões de hectares. "Essa amostra não é representativa da realidade da reforma agrária", sustenta. Além disso, a metodologia adotada não está claramente definida.
"O assentamento Caxangá, que eles visitaram, é Projeto Integrado de Colonização da década de 70. Ele já está incorporado à região metropolitana de Recife e não pode mais ser considerado como um assentamento", explica.

Produção

Como exemplos da produção de alimentos em projetos de reforma agrária, o presidente do Incra listou alguns estabelecimentos produtivos que estiveram presentes na 6ª Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária, realizada de 7 a 12 de outubro, no Rio de Janeiro. A Cooperoeste, por exemplo, que reúne 15 assentamentos do município de São Miguel do Oeste, em Santa Catarina, produz 330 mil litros de leite por dia.
Outros exemplos, apenas para citar alguns, são os projetos de assentamento extrativista Praialta Piranheira, em Nova Ipixuna, que fabrica cosméticos de forma sustentável, e os assentamentos extrativistas Ilha do Meio, Ilha Queimada e Ilha Baiano, em Afuá, que são grandes produtores de açaí. "Em Sergipe, a maior produtividade de leite do estado fica no assentamento Barra da Onça e a maior produtividade de milho é do assentamento Oito de Outubro", cita.
Apesar de listar esses exemplos, Hackbart ressalta que os dados de produção não são suficientes para medir o sucesso da reforma agrária. "Nossa grande missão é reduzir a violência, promover a cidadania e garantir o acesso a direitos básicos", define.

Acesso à cidadania

O assentamento de famílias, na visão do presidente do Incra, é o primeiro passo para conquista da cidadania, uma vez que muitos desses assentados estão tendo acesso, pela primeira vez, às políticas governamentais. "De 2003 a 2008, nós construímos 144.407 casas e reformamos outras 122.588. Foram 21 mil quilômetros de estradas construídos e 16 mil reformados. Além disso, 108 mil famílias passaram a ter acesso à água e outras 183 mil receberam energia elétrica", enumera.
Quanto ao dado apresentado pela CNA/Ibope de que 75% dos assentados não teriam acesso a créditos do governo federal, Hackbart pondera que, de 2003 a 2008, foram disponibilizados R$ 4 bilhões em crédito para moradia e instalação de famílias. No mesmo período, R$ 415 mil famílias tiveram acesso à Assessoria Técnica, Social e Ambiental (Ates) e mais de 500 mil assentados foram atendidos pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera).
Hackbart defende que ainda muito pode ser feito pela reforma agrária e pelo desenvolvimento de projetos de assentamento. No entanto, a missão de acelerar o acesso à cidadania dos assentados tem como grande desafio a mudança cultural. "É difícil convencer um prefeito a construir escola em um assentamento, normalmente, ele prefere fazer num bairro na cidade", argumenta.(Ascom BSB)

terça-feira, 13 de outubro de 2009

INCÊNDIO: LOJISTAS COBRAM RESPOSTA DA SUFRAMA

Manaus - Os lojistas que foram prejudicados com o incêndio no shopping Cecomiz na última sexta-feira (09), fizeram uma manifestação em Manaus. Eles pediram apoio às autoridades para tentar resolver a situação após o incidente. A estimativa de prejuízos somam R$ 30 milhões.
Cerca de 52 lojas foram destruídas no incêndio, deixando mais de três mil pessoas desempregadas. Os lojistas que possuem estabelecimentos no bloco não atingido pelas chamas também cobraram um posicionamento da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) durante o protesto.
A Associação dos Lojistas do Cecomiz (Alomiz) prevê que a reabertura de algumas lojas do Cecomiz, do pavilhão que não foi afetado pelo incêndio aconteça na quinta-feira (15).
A assessoria da Suframa informou que ainda não há nenhum posicionamento a respeito da situação dos lojistas do shopping. Segundo a assessoria, a superintendente da autarquia, Flávia Grosso não se pronunciou oficialmente sobre a liberação do terreno ou a respeito das providências a serem tomadas após o incêndio.
O laudo definitivo das Polícias Civil e Federal sobre as causas do incêndio deverá sair dentro de 30 dias.)P.Amazonia).

Braga quer manter vôos Manaus-Caracas

Manaus - Em reunião com os ministros venezuelanos do Poder Popular para Ciência, Tecnologia e Indústrias Intermediárias, Jesse Chacon, e do Poder Popular para Indústrias Básicas e Mineração, Rodolfo Sanz, o governador do Amazonas, Eduardo Braga, pediu que eles intercedessem junto ao presidente da Venezuela, Hugo Chaves, para que o vôo entre Manaus e Caracas não seja cancelado.
No entendimento de Braga, este vôo direto marca o início da parceria econômica firmada com a Venezuela, que tende a ser ampliada. “Queremos avançar, mas antes de tudo não podemos andar para trás e perder esta ligação direta com a capital do País”, frisou o governador.
Durante o encontro, que teve a participação da superintendente da Suframa, Flávia Grosso, Braga determinou que fosse criada uma comissão formada pelos secretários estaduais de Planejamento, Denis Minev, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Nádia Ferreira, e a reitora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Marilene Corrêa, para realizar um estudo de viabilidade econômica, social e ambiental de possibilidade de parcerias com a Venezuela.
“As propostas virão a partir deste estudo e serão apresentadas aos presidentes dos países”, disse Braga.(Agecom)

OPOSIÇÃO DIZ TER ASSINATURAS PARA A CPI DO MST


Brasilia - Tarso diz que MST responderá por danos em fazenda Prefeito de cidade alvo de invasão do MST reclama de custos com sem-terra Em cinco anos, governo repassou R$ 115 milhões a entidades ligadas ao MST Sarney diz que MST não pode ser criminalizado, mas critica excessos Deputados retiram assinatura e CPI mista do MST é arquivada Congresso cria CPI para investigar repasses de verba ao MST
A oposição informou nesta sexta-feira (9) diz já ter assinaturas para pedir a criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito para investigar o repasse de recursos para entidades que seriam ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Apesar de já ter o número, os deputados e senadores que trabalham pela investigação vão decidir na próxima terça-feira (13) quando será feito o protocolo.
Para viabilizar a CPI mista são necessárias 171 assinaturas na Câmara e 27 no Senado. Segundo o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), o requerimento já conta com o apoio de 172 deputados e 34 senadores. Na próxima terça-feira, ele se reúne com o líder do partido na Câmara, Ronaldo Caiado (GO), e com a senadora e presidente da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Kátia Abreu (DEM-TO), para discutir a estratégia no tema.
Na semana passada, um pedido de investigação chegou a ser lido em uma sessão do Congresso, mas 15 deputados retiraram as assinaturas do requerimento e a CPI mista não pode ser instalada.
Segundo Onyx, desta vez a busca por apoios foi mais cautelosa e os apoios estão garantidos até o fim. “Agora fizemos um controle mais rígido. Cada parlamentar foi procurado e assinamos de um por um para ter a segurança de que não corremos o risco de repetição daquele episódio”.
A criação da CPI mista ganhou força após a ação de integrantes do MST de destruírem um laranjal em uma fazenda invadida em Borebi (SP). A área destruída, segundo o MST, era pública e tinha sido grilada pela empresa. Após o conflito, uma ordem judicial determinou a desocupação da área pelo movimento, o que já foi realizado.
Em nota a coordenaçãio geral do MST garante não temer a instalação da CPI para investigar o movimento. A fota que ilustra a mat´peria, mostra um dos momentos da destruição de um laranjal no interior de São Paulo, pelo MST.(G-1)

CASSEL NÃO TEME CPI PARA O MST


Brasilia - O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, negou nesta terça-feira (13) que recursos de sua pasta vão parar nas mãos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Ele contestou levantamento divulgado na semana passada pelo líder do DEM, Ronaldo Caiado (GO), de que o ministério teria repassado entre 2004 e 2008 mais de R$ 115 milhões a entidades que seriam ligadas ao movimento.
“Não se sustenta a idéia de que o governo federal financia este movimento social. Na semana passada, um deputado aqui da Casa divulgou que R$ 115 milhões
teria sido repassado ao MST. Isso não é verdade. Os recursos que ele afirmou irem para o MST foram destinados à Ematers de vários estados ou fazem parte de convênios do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)”, disse Cassel.

Saiba mais

Cassel é esperado no Senado para explicar repasses do governo ao MST Lula critica ‘cena de vandalismo’ do MST, mas se diz defensor de manifestação Oposição diz já ter assinaturas para realizar CPI do MST Tarso diz que MST responderá por danos em fazenda Prefeito de cidade alvo de invasão do MST reclama de custos com sem-terra
Cassel ironizou as acusações feitas por Caiado de que as entidades listadas atuariam como “laranjas” do MST. Ele destacou que os recursos foram repassados a empresas estaduais de Rondônia, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Ele afirmou não saber que Ivo Cassol (PP-RO), Yeda Crusius (PSDB-RS) e Aécio Neves (PSDB-MG) eram “simpatizantes” do MST.
Ele participa na manhã desta terça-feira (13) de uma audiência pública na Comissão de Agricultura do Senado para debater o tema. Cassel afirmou que os recursos repassados pelo ministério são alvos de auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU), do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Ministério Público. Destacou ainda que duas CPIs, da Terra e das Organizações Não Governamentais, também analisaram convênios e contratos da pasta sem encontrar irregularidades.
“O nosso ministério e o Incra são os órgãos mais fiscalizados da Esplanada. Somos fiscalizados com lupa”, afirmou o ministro.
A oposição diz já ter assinaturas necessárias para propor uma CPI mista sobre o MST. O ministro disse que o governo não tem medo, mas criticou a iniciativa. “O governo não teme a CPI, mas é indesculpável que se criou um ambiente falso com dados errôneos para criar um ambiente favorável para a CPI”.
Cassel fez novamente críticas à ação de integrantes do MST que participaram na semana passada da destruição de um laranjal em Borebi (SP). “Foi um ato grotesco, injusto e as pessoas envolvidas tem que ser punidas. Não podemos flertar com este tipo de atitude”.(G-1).

ALTERADO TRÂNSITO NA BOLA DO COROADO


Manaus - Um afunilamento de faixa no sentido Rotatória Coroado-Campus Universitário da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), zona Sul de Manaus, está sendo realizado hoje (12), desde às 7h. Essa alteração acontece devido ao posicionamento de guindaste próximo à pista para o lançamento de pré-moldados que vão compor a trincheira da passagem de nível das avenidas Rodrigo Otávio e Ephigênio Salles.
O procedimento será executado somente durante o dia e o prazo para conclusão desta etapa da obra está previsto para o próximo domingo (18). Agentes de trânsito, fiscais da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e funcionários da Camargo Corrêa vão estar envolvidos na operação.
O Instituto Municipal de Transportes e Trânsito (IMTT) vai definir amanhã (13) o destino do ponto de ônibus em frente ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), conforme disse ontem (11) a assessoria de imprensa do órgão. A construção do viaduto do Coroado levou ao Instituto ceder uma área de aproximadamente quatro hectares.(Semcom).

Mais um parecer contra Bi e Messias


Parintins AM – Já está nos autos da Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (Aime) o parecer do Ministério Público Eleitoral de autoria da promotora Christiane Correia. O Site submeteu o parecer, com mais de 30 páginas, à análise de um especialista em Direito Eleitoral que considerou o texto objetivo, firme e muito bem fundamentado.
A representante ministerial pede a cassação do diploma do prefeito, do vice e a inelegibilidade da primeira-dama Michele Garcia por compra de voto, abuso do poder econômico, entre outros crimes eleitorais.
O parecer denuncia, por exemplo, a distribuição de cestas básicas por funcionários da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semast) devidamente uniformizados, elenca depoimentos de testemunhas que afirmam terem sido convidadas para distribuição de kits num evento realizado num hotel da cidade com a presença de funcionários municipais e da primeira-dama, revela ainda que moto-taxistas foram obrigados a usar coletes com logomarcas da administração municipal e prossegue citando uma série de fatos, considerados pelo Ministério Público crimes eleitorais.
Por fim, a promotora pede que seja cassado o diploma do prefeito Bi Garcia (PSDB) e do vice Messias Cursino (PDT) e a inelegibilidade da primeira-dama Michele Valadares.
Advogado desconhece parecer, mas diz que Bi está tranqüilo.
O site ouviu ontem o advogado do prefeito Bi Garcia, Fábio Cardoso, que disse desconhecer o parecer da promotora Christiane Correia, que é datado de 19 de agosto de 2009. O advogado, no entanto, afirma que os itens elencados pela coligação formada pelos partidos PMDB/PT/PMN/ denunciados à Justiça e que constam no parecer do Ministério Público Eleitoral a maioria já foi julgado improcedente pela própria Justiça Eleitoral.
Fábio Cardoso disse que a Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (Aime) não prospera e que há, por parte do parte do prefeito e do vice total tranqüilidade. “O prefeito confia na Justiça e está tranqüilo”, afirmou.(Site Tadeu de Sousa)

A CAMPANHA ESTÁ NAS RUAS - *Osny Araújo


Em ano pré-eleitoral tudo é motivo para que os políticos, pré-candidatos, se esforcem para estar em vários lugares, locais que só conheciam, por ouvi dizer e vagas informações, mas hoje, chegam por lá, com a história do município, da cidade ou mesmo do lugarejo na ponta da língua e os nomes completos das pessoas importantes e lideranças locais. Tudo para impressionar o pobre eleitor.
Tenho viajado muito pelo interior do Amazonas e encontrado com vários políticos. Promovem reuniões com lideranças, discutem os problemas dos municípios e fazem um monte de promessas. Coisas de político e que conhecemos muito bem. Tudo em busca do voto, se eleitos, só voltarão a aparecer num outro ano pré-eleitoral.
Nas festas tradicionais dos municípios, os políticos provocam engarrafamentos, mas esse fato, não ocorre apenas por aqui, pelas barrancas das nossas cidades interioranas. Os considerados políticos de ponta, também utilizam o mesmo artifício na caça aos votos, em grandes centros urbanos e políticos do País.
Agora mesmo, no famoso círio em honra a Nossa Senhora de Nazaré, em Belém, sem nenhuma dúvida a maior manifestação religiosa do norte brasileiro, por lá estavam os políticos interessados nos votos dos paraenses e dos brasileiros que foram prestar a sua homenagem a Virgem de Nazaré.
Lá em Belém, o cordão dos romeiros políticos foi puxado pela ministra Dilma Roussef, pré-candidato do PT a presidência da República, onde além de propagar a sua fé, como a mais ardorosa e nova devota de Nossa Senhora de Nazaré, aproveitou a oportunidade para encontros políticos, objetivando alicerçar a sua candidatura à sucessão do presidente Lula, em 2010.
Não sei se esse velho expediente ainda utilizado pelos políticos nos dias de hoje, surtem os efeitos do passado. Entendo que não. Ainda existem os eleitores que caem nessas conversas e visitas interesseiras, mas a grande maioria do povo brasileiro, felizmente e com as bênçãos da Virgem de Nazaré, está mais politizada, graças à velocidade com a qual a informação chega hoje com facilidade a todos os locais do mundo.
Ontem, foi à festa do Círio de Nazaré, em junho, aqui no Amazonas, será o Festival Folclórico de Parintins e por lá, certamente veremos políticos com as cores de Caprichoso e Garantido, trocando de lado a cada apresentação e no final, todos darão uma de “garanchoso”, este sim, o boi dos políticos, ou seja, de quem não tem convicção e só faz as coisas por interesse.
È bom lembrar, que estamos apenas no início de uma campanha eleitoral que certamente será das mais acirradas, quer no âmbito estadual.
A luta será grande, a batalha acirrada e no centro de todas as atenções, estará o eleitor, por isso, deve tomar muito cuidado para não se deixar iludir por falácias e falsas promessas.
Claro que os políticos têm todo o direito de promover suas campanhas, só que e o eleitor, também têm o direito de ouvi-los e analisa-los e votar nos melhores candidatos. Aqueles que tiveram propostas mais coerentes com a realidade e que possam trazer benefícios para a sociedade como um todo.
Para os políticos é tempo de pre-campanha e para o eleitor, é o momento de prestar muita atenção nos atos dos que tem mandato e querem continuar e nos novos que querem entrar, para que o voto possa ser exercido com liberdade e responsabilidade. O que o eleitor não deve fazer é ficar alheio ao processo. É preciso participar, a final, em tempo de eleição, todo mundo é igual, uma vez que o voto ainda tem o mesmo peso para pobres e ricos, doutores ou não. A arma do voto, felizmente é a mesma e com o mesmo poder, por isso, é preciso saber utiliza-la.

*Osny Araújo é jornalista e analista político.
e-mail: osnyaraujo@bol.com.br

PRISÃO DE WALLACE NA PM É QUESTIONADA


Manaus - permanência do ex-deputado estadual Wallace Souza, no 1º Batalhão de Policiamento de Choque (1º BPChoque), localizado no km 17, da estrada AM-010 (Manaus-Itacoatiara), deverá ser questionada hoje (13), pelos membros da força-tarefa, composta pelo Ministério Público Estadual (MPE/AM) e Polícia Civil (PC).
De acordo com o promotor de Justiça, Carlos Fábio Monteiro, a petição solicitando a transferência do ex-parlamentar para um batalhão de polícia deveria ter sido autorizada pelos juízes de uma das duas varas onde tramitam os processos no qual Wallace figura como réu, Mirza Telma de Oliveira - da 1ª Vara do Tribunal do Júri Popular (1º TJP) -, ou Mauro Antony- da 2ª Vara Especializada em Crimes de Uso e Tráfico de Entorpecentes (2ª Vecute) -, que decretaram os pedidos de prisão contra Souza, e não pelo juiz da Vara de Execuções Criminais (VEC), Luis Carlos Valois.
Em entrevista ao jornal A Crítica, Monteiro não descartou a possibilidade de Wallace ser transferido para alguma unidade prisional de segurança fora do Amazonas.
- Cabe ao Estado dar condições de segurança ao preso, mas se não há um estabelecimento que apresente infraestrutura adequada e segurança ao detento, a transferência dele para um outro local com segurança, é uma possibilidade a considerar, destacou.(A Crítica)

AGRONEGÓCIO: LIMITES E MERCADO - Thomaz Meirelles


O Decreto nº 6.959, de 15 de setembro de 2009, ampliou o mercado institucional para os agricultores familiares, enquadrados no Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), negociarem a produção de alimentos. O PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) poderá contar com recursos dos ministérios do Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Agrário e Educação (FNDE/PNAE) para compra da produção familiar dentro dos limites estabelecidos. A aquisição de alimentos para atendimento da alimentação escolar teve o limite fixado em até R$ 9 mil por ano civil e será executada pelas prefeituras e estados, por meio das secretarias de educação, dispensando o procedimento licitatório, desde que os preços sejam compatíveis com os vigentes no mercado local. Os gêneros alimentícios devem ser comprados diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou suas organizações, priorizando os assentamentos da reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e comunidades quilombolas.

Dispensa do Percentual

O Presidente Lula determinou que, do total dos recursos financeiros repassados pelo FNDE, no âmbito do PNAE, no mínimo 30% (trinta por cento) deverão ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios diretamente do produtor rural, entretanto, as prefeituras poderão ser dispensadas da obrigatoriedade dos trinta por cento quando presente uma das seguintes circunstâncias: I – impossibilidade de emissão do documento fiscal correspondente; II – inviabilidade de fornecimento regular e constante dos gêneros alimentícios e III – condições higiênico-sanitárias inadequadas. Na análise das propostas e na aquisição, deverão ser priorizadas as propostas de grupos do município. Em não se obtendo as quantidades necessárias, estas poderão ser complementadas com propostas de grupos da região, do território rural, do estado e do país, nesta ordem de prioridade. Nesse aspecto, o Amazonas precisa intensificar o processo de organização da agricultura familiar sob pena de passarmos a adquirir produtos de outros estados, o que deverá ocorrer.

Definição de preço

Na definição de preços para a aquisição dos gêneros alimentícios da agricultura familiar, a entidade executora deverá considerar os Preços de Referência praticados no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos, de que trata o Decreto nº 6.447/2008. Entende-se por Preço de Referência o preço médio pesquisado, em âmbito local, regional, territorial, estadual e nacional, nessa ordem. Nas localidades em que não houver definição de preços no âmbito do PAA, os preços deverão ser calculados com base em um dos seguintes critérios.

Até R$ 100 mil

Quando o valor da chamada pública, que é obrigatória, da aquisição dos gêneros alimentícios for de até R$ 100 mil por ano deve ser considerada a média dos preços pagos aos agricultores familiares por 3 (três) mercados varejistas, priorizando a feira do produtor da agricultura familiar, quando houver, ou os preços vigentes de venda para o varejo, apurado junto aos produtores, cooperativas, associações ou agroindústrias familiares em pesquisa no mercado local ou regional.

Acima de R$ 100 mil

Deve ser observada a média dos preços praticados no mercado atacadistas nos 12 (doze) últimos meses, em se tratando de produto com cotação nas Ceasas ou em outros mercados atacadistas, utilizando a fonte de informações de instituição oficial de reconhecida capacidade; ou preços apurados nas licitações de compras de alimentos realizadas no âmbito da entidade executora em suas respectivas jurisdições, desde que em vigor; ou, os preços vigentes, apurados em orçamento, junta a, no mínimo, 3 (três) mercados atacadistas locais ou regionais. A atualização dos preços deverá ser realizada semestralmente. Até R$ 100 mil, a aquisição poderá ser feita de grupos formais e informais. Acima de R$ 100 mil, somente de grupos formais. O produtor deve ter a DAP e o grupo formal deve estar em dia com o INSS, FGTS, Receita Federal e Dívida Ativa da União. A proposta deve envolver o CAE, o CMDRS e o CONSEA. A qualidade dos alimentos deve seguir as recomendações da Vigilância Sanitária, Ministério da Saúde e do MAPA.

Doação sobe para R$ 4,5 mil

O PAA operacionalizado pela Conab também teve reajuste nos valores de compra da produção familiar. Na Compra com Doação o valor subiu para R$ 4,5 mil/ano. Na Formação de Estoque foi para R$ 8 mil/ano (liquidação financeira). Na Compra Direta, subiu para R$ 8 mil/ano (cumulativo com a modalidade de “Doação”). As primeiras operações de 2009 serão realizadas em Carauari, Tapauá e Novo Aripuanã.


*Thomaz A P Silva Meirelles – administrador, funcionário público federal, especialista na gestão da informação do agronegócio. E-mail: superbox@argo.com.br / thomaz.meirelles@hotmail.com

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

MAIS DE 2 MILHÕES DE PESSOAS NO CÍRIO DE NAZARÉ EM BELÉM


Belem - Cerca de 2 milhões de pessoas participam neste domingo, 11, em Belém, da procissão do Círio de Nazaré, considerada uma das maiores da América. A celebração começou pouco depois do amanhecer com a missa realizada pelo arcebispo Vicente Zico, em um palco montado nos arredores da catedral.
Desde a madrugada, milhares de fiéis já disputavam por um lugar para participar do Círio. Os participantes se empurram e se esforçam para chegar o mais próximo possível da imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Além disso, os religiosos também tentam tocar na "corda das promessas" durante a romaria que representa a viagem da santa.
Na procissão, a imagem da Santa Peregrina pôde ser vista dentro da berlinda decorada com flores rosas, puxada pelos 400 metros de corda dos promesseiros. A berlinda chegou ao final do evento sem uma parte da corda, que devido ao esforço se partiu.
A tradição católica atribui curas e outros milagres à Nossa Senhora de Nazaré, o que faz brasileiros e turistas de diversos locais participarem da procissão que pode durar até 10 horas. Neste domingo, a romaria durou cerca de seis horas - os primeiros passos da procissão foram dados às 6h35 e a missa de encerramento acabou às 13h20. Após fazer o percurso entre a Catedral da Belém e a Praça Santuário de Nazaré, a imagem ficará exposta para veneração dos fiéis durante 15 dias.
Segundo a assessoria de imprensa do evento, a 217ª edição do Círio de Nazaré ocorreu sem problemas. As polícias Militar e Civil e o Corpo de Bombeiros não foram localizados para informar prossíveis incidentes que tenham ocorrido na procissão.

Ciclo

Antes de chegar a Belém, a imagem da santa passou pelo Círio das Águas, romaria que consiste em transportá-la de barco pela Baía do Guajará, desde a cidade de Icoaraci. As embarcações começaram o percurso às 9h de sábado e acabou cerca de três horas depois, após percorrer 18 quilômetros.
De acordo com a Secretaria de Turismo do Pará (Patur), os brasileiros são a maioria no número de turistas que participa do Círio. Pesquisa feita em 2008, 17,9% eram do Maranhão, 15,3%, de São Paulo, 15,3%, do Ceará, 14,9%, do Rio de Janeiro e 12,8%, do Amazonas.
No dia 26 ainda haverá a Procissão do Recírio - última romaria de todo o evento Círio de Nazaré. Em 2004, o evento foi oficializado como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Manaus

Em Manaus, onde a devição a Nossa senhora de Nazaré aumenta a cada ano, até em função da grabnde colonia paraense radicada em Manaus,o Círio, reuniu aproximadamente 40 mil pessoas, que acompanharam com muita fé e devoção a procissão.
Grande romaria, com m8uitos pagadores de promessa, saiu pela manhã do Santuário de Fátima, na Praça 14 de Janeiro, até a Igreja de Nosssa Senhora de Nazaré, no bairro de Adrianópoles, onde o aarcebispo metropolitano de Manaus, D. Luiz Soares Vieira, celebrou missa solene, com intensa e emocionada participação dos fiés.

DIA DA CRIANÇA:ATÉ O SÉCULO PASSADO ERAM PEQUENOS ADULTOS



(Foto: AFP)"Maria, 9 anos, pastora. João, 10 anos, aprendiz de sapateiro." Assim eram registradas as crianças escravas nos inventários e testamentos do Brasil do século XIX, sempre com uma profissão associada ao nome.
E não eram apenas as escravas que precisavam trabalhar antigamente. Na Idade Média e mesmo nos séculos XVIII e XIX, logo que começavam a andar e a falar, os pequenos já aprendiam algum ofício, mesmo que doméstico. "As crianças eram encaminhadas para o mundo do trabalho realmente muito cedo", explica Mary Del Priori, historiadora e autora de "A História da Criança no Brasil" (Ed. Contexto).
Elas brincavam, competiam e conviviam com os adultos, segundo os estudos do historiador francês Philippe Ariès. As roupas, inclusive, eram parecidas. "Elas eram vistas como miniadultos", disse em entrevista ao G1 Ricardo Barros, historiador, mestre pela USP e professor do Colégio Paulista.
A substituição do trabalho pela escola começou a acontecer no final do século XIX e no começo do XX. No Brasil, a grande maioria das crianças ficava longe da escola. "As escolas públicas só vão ganhar a característica de ser um local para um amplo número de crianças no século XX, e isso por conta da luta de anarquistas e comunistas, notadamente imigrantes. No início, as escolas eram proibidas para crianças negras ou filhos de escravos", disse Mary Del Priori.

Leia mais notícias sobre o Dia das Crianças

Foto: Sajjad Hussain/AFP Crianças brincam na rua de Mumbai, na Índia, em 2007 (Foto: Sajjad Hussain/AFP)A autora ainda conta que as primeiras crianças de rua foram trazidas ao Brasil pelos padres jesuítas no século XVI. Elas eram tiradas das cidades portuárias portuguesas e trazidas à colônia para trabalhar.
Outra característica que mudou foi a mortalidade infantil. Somente na segunda metade do século XIX os médicos começaram a se preocupar realmente com o fato de as crianças morrerem cedo e terem muitas doenças. Mary Del Priori resume: "Eu diria que a criança brasileira no passado era uma sobrevivente, diferentemente de hoje, que a criança tem atenção do pediatra, do psicólogo, do orientador educacional e dos pais."

Criação da data

Em 1954, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou uma resolução aconselhando os países a escolherem um dia para celebrar a infância. Em 20 de novembro de 1959, a ONU aprovou a Declaração dos Direitos das Crianças, e esta data passou a ser usada por muitos países para celebrar o Dia das Crianças.
No Brasil, a data de 12 de outubro foi institucionalizada em 1924 por decreto do então presidente, Arthur Bernardes. Mas, segundo o professor Barros, ela não era quase comemorada até os anos 1960, quando duas grandes marcas de produtos infantis se juntaram para fazer uma campanha que ficou conhecida como a “Semana do Bebê Robusto”.
"As marcas incentivavam a saúde e a aparência das crianças, que poderiam ser aprimoradas, é claro, com seus produtos. Assim, foi criado o hábito de se presentear nessa data.(G-1)

APARECIDA DEVE RECEBER 400 MIL FIÉS


Aparecida SP - A tradicional Festa da Padroeira, que acontece anualmente em Aparecida, a 180 km de São Paulo, deverá reunir no fim de semana e no feriado 400 mil pessoas. Conforme o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, responsável pela festa, o dia mais movimentado deverá ser a segunda-feira (12), quando deverão visitar a cidade mais de 137 mil fiéis.
Os destaques da festividade são as missas, novenas e shows que agitarão o santuário. Nesta sexta-feira (9), haverá cinco missas, romaria e novenas com o bispo de Santo Amaro, Dom Fernando Antonio Figueiredo, e o bispo de Campo Limpo, Dom Luiz Antonio Guedes.
No sábado, será a vez dos bispos Dom Pedro Luiz Stringhini (auxiliar de São Paulo) e Dom Joércio Gonçalves Pereira encabeçarem as novenas.
O domingo será mais agitado, com a preparação para o dia de Nossa Senhora Aparecida. Às 21h, haverá uma procissão que sai da rampa das confissões e vai até o Porto do Itaguaçu.
A segunda-feira é o grande dia: já à zero hora acontece a vigília mariana (reza de terço durante toda a madrugada) e, às 10h, acontece a missa principal, celebrada pelo Cardeal Geraldo Majella Agnelo. Às 16h acontece a procissão solene, que percorrerá o santuário desde a basílica até a Tribuna Sul.
Logo após o fim do cortejo, começa o espetáculo de fogos de artifício e, em seguida, show em Louvor a Nossa Senhora Aparecida, com o padre (e cantor) Fábio de Melo.