Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

AMAZONINO: "PROCESSO CASTROU MINHA VIDA PÚBLICA"

Manaus - Após ser absolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TER) no processo de cassação movido pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), o prefeito de Manaus Amazonino Mendes, (PTB), disse ontem que o processo de cassação do qual foi absolvido “castrou a sua vida pública”.


O prefeito disse ainda que não tinha dinheiro para usar em compra de votos, crime do qual foi acusado pelo MPE. “Vinha do ostracismo de seis anos fora do poder, sem condições financeiras. É ridículo imaginar que um homem sem condições econômicas fosse capaz de comprar a eleição. O episódio castrou a minha vida pública” – disse Amazonino Mendes, em tom de desabafo.
Amazonino Mendes disse não se sentir conmfortásvel mesmo com a decisão do TRE a seu favor e foi taxativo: " Enganam-seaqueles que acham que eu estou rindo porque ganhamos a ação no Tribunal. Não. Em mim estão todos os resíduios negros e pesados de uma ação que não poderia existir".
Amazonino falou ainda da vontgade soberana do povo que lhe proporcionou uma grande vitória nas urnas e arrematou dizendo que " essa foi a eleição mais limpa de toda a minha carreira política".

ALEAM DEVE APROVAR MEDALHA PARA OMAR AZIZ

Manaus - A Assembelia Legislativa do Amazonas (Aleam) deverá apreciar o pedido de autoria do deputado João Mendes da Fonseca Júnior, o Janjão (PMN) de conceder a Medalha do Mérito Ruy Araújo ao vice-governador Omar Aziz. (Foto levando benefícios as vitimas da enchente no interior).

A proposição está em análise nas comissões técnicas antes de chegar ao plenário para votação pelos deputados.
De acordo com Janjão, Omar Aziz possui uma larga folha de experiência e de serviços prestados à população amazonense em função da sua longa vida pública, o que o faz merecer da comenda outorgada pelo parlamento estadual.
A trajetória de Omar na vida pública começou na Câmara Municipal, quando se elegeu vereador. Depois foi deputado estadual, vice-prefeito de Manaus e vice-governador. Na Câmara Municipal, exerceu o cargo de presidente. (Aleam)

INAUGURADA A V FEIRA INTERNACIONAL DA AMAZÔNIA



Manaus - A quinta edição da Feira Internacional da Amazônia (FIAM 2009) começou hoje (25) na tenda especial do Studio 5 Centro de Convenções. A Feira atrai todos os anos grande número de empresários, turistas, investidores e autoridades de vários estados da Amazônia. O evento será aberto ao público geral a partir da próxima sexta-feira (27). Apesar da abertura oficial ter sido realizada nesta quarta-feira, desde o início desta semana estão ocorrendo seminários, exposições e mini cursos. Um dos atrativos tradicionais da Fiam é a Exposição de produtos e Serviços no pavilhão principal do Studio 5 de empresas do Pólo Industrial de Manaus (PIM), de projetos de instituições de ensino e pesquisa.

Confira a programação

A Feira é promovida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), por intermédio da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) e é realizada em parceria com os governos dos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia e Roraima. Participam como convidados os demais Estados da Amazônia brasileira: Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins.
Este ano, o objetivo é instituir boas práticas ambientais e diminuir o impacto causado à região pelas emissões de CO2 antes, durante e ao término do evento. Nesta edição, parte das etapas da exposição como montagem, realização do evento e desmontagem dos estandes serão neutralizadas pela primeira vez.
A neutralização durante a Fiam 2009 será através da quantidade de volume de emissão de CO2 (dióxido de carbono) gerado a partir das atividades realizadas durante a mostra de produtos científicos-tecnológicos. A análise será desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN), pelo Centro de Desenvolvimento Energético do Amazonas (Cedeam) e Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp).
- Não podemos falar de FIAM na Amazônia sem tocarmos na questão do meio ambiente-, ressaltou a coordenadora geral de Estudos Econômicos e Empresariais da SUFRAMA, Ana Maria Souza.

Números

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), coordenadora do evento informou que os números de parceiros, eventos paralelos, expositores e empregos gerados pela Feira Internacional deste ano já superaram os dados anteriores. Para os organizadores, esta é a prova de que o evento cresceu mais que nos últimos anos.
Um levantamento feito pela organização indentificou a realização de 14 seminários; 10 eventos paralelos; 300 estandes; 2.027 inscritos nos seminários; 300 expositores; 300 palestrantes; 219 jornalistas credenciados; 24 jornalistas convidados; mais de 200 pessoas envolvidas na organização e cerca de 500 empregos gerados. (P.Amazonia)

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Vazante e falta de chuva provocam desastre ecológico em Manaquiri



Manaquiri AM -São centenas de toneladas de peixes mortos. A cena se repete por todos os quarenta quilômetros do rio Manaquiri, distante três horas de Manaus. Na região, já são 200 quilômetros de rios e igarapés atingidos pela mortandade de peixes, que ocorre desde o último sábado (21). Em alguns lugares nem dá para ver a água. É possível navegar sobre cardumes inteiros que apodrecem na superfície.
O fenômeno natural foi causado pelo aumento da temperatura nos afluentes do Rio Solimões.
Sem água corrente, nem chuva, e sem nuvens para bloquear o sol, a água ficou muito quente. "O aumento da temperatura faz com que haja naturalmente uma diminuição do oxigênio disponível na água", explicou o biológo Efrem Ferreira.
No Município de Manaquiri, já são 14 mil ribeirinhos atingidos. A preitura suspendeu as aulas de 2,6 mil crianças que dependem de barcos para chegar às escolas. Os alunos que continuam estudando agora levam "toalhinhas", que servem como máscaras.
Com tanto peixe morto, o cheiro é insuportável. Além de conviver com o mau cheiro e ter ficado sem os peixes, base da alimentação, os ribeirinhos desta região ainda estão sem água para tomar banho, cozinhar e até para beber. O rio que passa em frente a casa deles está contaminado pelos peixes em decomposição.
Fonte: Daniela Assayag - TV Amazonas





,

GASODUTO EVITARÁ EMISSÃO DE 1,2 TONELADAS DE CO2-ANO



Manaus - O uso do gás natural na geração de energia elérica deve evitar a emissão de cerca de 1,2 milhão de toneladas de CO2 por ano na capital. A cerimônia de inauguração do gasoduto Urucu-Coari-Manaus acontece nesta quinta-feira (26) com a presença do presidente Luís Inácio Lula da Silva, Lula.
A obra de transporte do gás faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e está orçada em R$ 4,5 bilhões. O gasoduto substitui o óleo diesel e o óleo combustível pelo gás natural para geração de energia elétrica.
O gás de Urucu passará pelas cidades de Coari, Codajás, Anori, Anamã, Caapiranga, Manacapuru e Iranduba e Manaus, com mais de 700 km de extensão na fase inicial.
A primeira unidade a receber o gás natural é a Refinaria Isaac Sabbá (Reman), da Petrobras, com um consumo inicial de 77 mil m³/dia. Em janeiro de 2010, alcançará 253 mil m³/dia.

Primeira operação

A usina termelétrica Tambaqui (60 MW) será a primeira a utilizar gás natural para geração de energia elétrica em Manaus. A operação deve ocorrer já a partir do próximo dia 21 de dezembro desse ano.
Além de Tambaqui, as usinas Manauara (60 MW), Jaraqui (60 MW), Aparecida (152 MW), Mauá (268 MW), Cristiano Rocha (65 MW) e Ponta Negra (60 MW) irão utilizar o gás natural.

Capacidade

O gasoduto tem capacidade inicial para transportar 4,1 milhões de m³/dia. Com a instalação de duas estações de compressão intermediárias entre Urucu e Coari alcançará 5,5 milhões de m³/dia, a capacidade total contratada, em setembro de 2010.
A distribuição do gás natural para o consumidor final é responsabilidade da Cigás (Companhia Distribuidora do Amazonas), concessionária do estado.
Serviço
Extensão: 661 km de linha tronco e 140 km de ramais para atendimento a oito cidades
Capacidade: 4,1 milhões de m³/dia, inicialmente, atingindo 5,5 milhões de m³/dia com a instalação de duas estações de compressão até outubro de 2010
Investimento: R$ 4,5 bilhões
Ramais de atendimento: Coari, Codajás, Anori, Anamã, Caapiranga, Manacapuru e Iranduba; além de dois ramais para as usinas de Aparecida e Mauá, em Manaus.(P.Amazonia)


,

GOVERNO QUER ESFRIAR DISCUSSÃO DO PRÉ-SAL


Brasilia - O ministro Alexandre Padilha, de Relações Institucionais, afirmou nesta quarta-feira (25) que o governo está dialogando com as lideranças da base aliada na Câmara dos Deputados para tentar "baixar a temperatura" na discussão dos projetos do pré-sal. Das quatro propostas que tramitam na Casa, apenas uma foi votada em plenário e a oposição vem obstruindo a votação das demais.Leia mais notícias
O principal ponto de discórdia é a divisão dos royalties da nova camada de petróleo, que o governo insiste que deve ficar fora do debate. "Não podemos discutir o que será feito dos recursos sem antes garantir esses recursos. Temos que manter o foco sobre a definição do modelo de partilha. O governo vem dialogando para pedir para baixar a temperatura do debate. Não interessa a ninguém a disputa entre os Estados", disse.
O ministro cobrou ainda a manutenção do calendário de votação sem obstrução, conforme foi acertado com os lideres partidários. O governo enviou ao Congresso as quatro matérias referentes ao pré-sal com pedido de urgência. Diante das reclamações da oposição, o presidente da Câmara, Michel Temes (PMDB-SP), buscou um acordo com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a retirada do pedido de urgência. Em troca, ficou combinado que os projetos começariam ser analisados em plenário no dia 10 de novembro.
Governadores de Estados produtores de petróleo que hoje recebem uma fatia maior de royalties têm reivindicado que sua parte fique garantida. Enquanto os governadores de Estados não produtores fazem pressão para ter um pedaço maior dos recursos. (Fonte: Uol)

Copa 2014: Infraero descarta segunda pista para o Eduardo Gomes



Manaus – A construção da segunda pista de pouso e decolagem no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, não está prevista no cronograma de obras da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) para ocorrer até a Copa do Mundo de 2014. A informação foi dada ontem (24), pelo diretor de engenharia da Infraero, Jaime Henrique Parreira, durante audiência na Câmara dos Deputados. Segundo ele, a empresa seguirá com rigor o planejamento elaborado e por isso, a ampliação só deve ocorrer após 2014.
O presidente do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias, José Marcio Mollo, concordou com os parlamentares que a empresa terá problema com os prazos definidos para a Copa e as Olimpíadas. Ele destacou na audiência que o histórico da Infraero não recomenda otimismo em relação às obras dos aeroportos.
O deputado Lupércio Ramos (PMDB-AM), autor do requerimento de audiência, também afirmou que não acredita no otimismo que paira na Infraero em relação à pontualidade e à execução das obras no aeroportos até 2014.
O parlamentar ressaltou que o Brasil tem graves dificuldades para realizar obras de infraestrutura, desde a burocracia à própria execução.
Jaime Parreira, por sua vez, afirmou que a realização das obras dentro do prazo é um desafio possível de ser alcançado. "Grande parte dos projetos já estão em andamento, como o maior deles, que é o terminal de Guarulhos, o aeroporto onde haverá o maior volume de investimento. “O desafio é imenso, mas não é impossível de ser atingido." (P.Amazônia)

LULA CHEGA PARA PRESIDIR CÚPULA E INAUGURAR GASODUTO



Manaus – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega hoje à noite a Manaus e será recebido no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes pelo governador Eduardo Braga. Amanhã Lula e Braga tomam café juntos e às 10 horas, inauguram o gasoduto Ucuru-Manaus.
Para o governador Eduardo Braga, “da mesma forma como nos anos 60, no lançamento da pedra fundamental da Zona Franca de Manaus, a inauguração do gasoduto é outro marco histórico do Amazonas que vai mudar a sua própria história econômica e dou graças a Deus por isso está acontecendo no meu Governo”.
O governador Eduardo Braga está retornando a Manaus após uma viagem a Dubai, nos Emirados Árabes, onde participou da Cúpula dos Conselhos da Agenda Global do Fórum Econômico Mundial.

JUSTIÇA COM BOM SENSO - *Osny Araújo



Após quase cinco horas de uma reunião concorrida e tensa, com torcidas contra e a favor, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) absolveu ontem à noite, com o apertado escore de quatro a três, o prefeito de Manaus Amazonino Mendes (PTB) e o vice Carlos Souza (PP), no processo de cassação de mandatos formulado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), por compra de votos e captação ilícita de recursos, conhecido como a famosa “caixa II”. Acompanhei de perto o julgamento e entendo que o TRE agiu com Justiça e bom senso, mantendo na Prefeitura o candidato que venceu o pleito com uma larga vantagem de votos e não foram cem duzentos ou mil litros de gasolina que determinaram a esmagadora vitória de Amazonino Mendes, no segundo turno como o MPE tentou passar para a sociedade.
Não sou advogado do atual prefeito, mas, considero que a decisão do TRE mantendo no cargo o preferido eleito nas urnas, fez prevalecer também, a vontade popular que assim quis.
Se a decisão fosse pela cassação, certamente a vontade da grande maioria da população eleitoral de Manaus estaria sendo desrespeitada. Se o povo votou mal e quebrar a cara, ninguém tem nada a ver com isso. O erro é próprio do ser humano.
No caso da alegação do “caixa II”, parece ser essa questão matéria vencida, considerando que a prestação de contas de Amazonino Mendes foi aprovada pelo próprio TRE. Se houve a aprovação, é porque não foram detectados erros. Alguém pode dizer o contrário?
O fato é que esse pedido de cassação atrapalhou e muito a administração do município, exatamente pela incerteza da permanência ou não no cargo. Agora, aparentemente com tudo solucionado, o que se espera é que a tranqüilidade volte a reinar no seio da administração municipal e o trabalho possa ser desenvolvido com mais dinamismo. Manaus precisa disso mais do que nunca. Mãos à obra prefeito.
Apesar do placar apertado, com a absolvição dos acusados ter saído apenas na prorrogação e na cobrança de pênalti, com o voto de minerva da presidente do TRE desembargadora Graça Figueiredo, posso afirma com tranqüilidade de que o TRE praticou Justiça com bom senso. Isso mesmo, porque as leis existem, mas sabemos que são flexíveis e a sua aplicação deve ser com imparcialidade e conter uma grande dose de bom senso, para que injustiças não sejam cometidas em nome da Justiça.
A verdade, é que nesse festival de denúncias de crimes eleitorais e pedidos de cassação de mandatos partido do Ministério Público Eleitoral, essa foi mais uma derrota no Pleno do Tribunal Regional Eleitoral, o que poderá levar o MPE a uma reflexão para agir com mais cautela sobre a questão.
É claro que os crimes eleitorais precisam ser denunciados, investigados, apurados e os culpados punidos. Mas vamos ver que tipo de crime. Esse negócio de distribuir gasolina, por exemplo, todo político faz, uns mais, outros menos.
Seria o caso de uma cassação em massa, mas isso, não aconteceu nem no rumoroso caso do “mensalão” onde os acusados foram investigados e apareceram fortes indícios de culpa e ainda assim, fora o deputado Roberto Jefferson (PTB) autor da denúncia e do então ministro-chefe da Casa Civil, deputado José Dirceu (PT), ninguém mais foi cassado. Logo......
O Ministério Público já anunciou que vai recorrer da decisão. É um direito e um caminho natural das coisas. Ocorre, é que salvo engano e tenho observado isso com muito interesse, a decisão tomada pelos Tribunais Regionais Eleitorais, vem sendo mantidas pelo Supremo, o que leva a crer que a decisão tomada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, mantendo Amazonino Mendes e o vice Carlos Souza na Prefeitura de Manaus, é uma decisão definitiva, embora ainda passiva de um novo julgamento.

*Osny Araújo é jornalista e analista político.
e-mail: osnyaraujo@bol.com.br

FIAM: AMAZÔNIA E ITALÍA ASSINAM CARTA DE INTENÇÕES PARA O TURISMO

Manaus - A região Toscana da Itália ficou mais perto da Amazônia, pelo menos no que se refere às relações comerciais na área de turismo. É que hoje (24/11) pela manhã, em encontro realizado na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), foi assinada Carta de Intenções para futuro acordo de cooperação técnica entre os representantes institucionais das duas regiões. Pela Amazônia assinou a Carta a superintendente da SUFRAMA, Flávia Grosso e o diretor da Amazônia Agência de Desenvolvimento do turismo da Macro Região Norte (Adetur), José Raimundo da Silva Morais. Pela Região Toscana assinaram Ermanno Bonomi e Marcello Ulivieri.
A assinatura da Carta de Intenções foi antecedida da discussão de assuntos referentes à integração comercial para intercâmbio de operadores de turismo das regiões.
O encontro serviu também para o estabelecimento de visita técnica de Tour Operadores Italianos na Amazônia em março do próximo ano com data ainda a ser definida. Foi ainda pré-agendada a visita da Tour Operadores Brasileiros da Amazônia à Região Toscana, que deve acontecer de 25 de abril a 1º de maio de 2010, quando será realizada a Feira de Artesanato da Toscana. Fonte: Assessoria Suframa

PRESIDENTE FRANCÊS CHEGA AMANHÃ A MANAUS



Paris - O presidente francês, Nicolas Sarkozy, viajará na próxima quinta-feira a Manaus, para participar de uma reunião dos países amazônicos, como parte da intensa preparação da França para a Cúpula sobre o Clima de Copenhague, em dezembro. O governo da França afirma que seu objetivo é dar voz aos países mais vulneráveis, que são também os que menos contaminam o planeta. França e Brasil apresentaram dias atrás uma declaração única para a Cúpula de Copenhague que acontecerá em dezembro. Sarkozy quer obter o maior apoio possível ao texto assinado em 14 de novembro com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva.
A meta principal é a "redução de pelo menos 50% das emissões mundiais de gases de efeito estufa até 2050", em relação a 1990.
Lula e Sarkozy também sugerem no texto a criação de uma Organização Mundial do Meio Ambiente.
Esta organização seria encarregada do acompanhamento a longo prazo das decisões tomadas em Copenhague, mas também permitiria "nuclear todas as associações de defesa do meio ambiente", explicou a presidência francesa.
Sarkozy e Lula aproveitarão a reunião de quinta-feira em Manaus para pedir o apoio de Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia e Equador, os demais países amazônicos.
A França possui 700 km de fronteira com o Brasil através da Guiana, território francês de ultramar.

CARROS FLEX TERÃO IPI REDUZIDO ATÉ FIM DE MARÇO

Brasilia - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta terça-feira (24) que os carros classificados como "flex fuel", ou seja, movidos tanto a álcool quanto a gasolina, ou aqueles somente a álcool, terão uma alíquota menor do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) até o fim de março do ano que vem. Com a medida, o governo deixará de arrecadar mais R$ 1,3 bilhão. Mantega negou que o governo tenha anunciado a medida por conta das eleições presidenciais, marcadas para 2010. "O governo não se pauta pelo ano eleitoral. Estamos tentando enfrentar a crise. Não tem nada a ver uma coisa com a outra. A preocupação é em manter o estímulo à economia, e agora com responsabilidade ambiental", disse ele.
Segundo dados da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), mais de 80% dos carros comercializados no país de janeiro a outubro deste ano possuem a tecnologia "flex", ou seja, são bicombustiveis.
Com IPI reduzido, aparelhos podem ficar mais eficientes, diz Inmetro Governo mantém IPI menor para produtos da linha branca com baixo consumo Termina redução do IPI para carros novos IPI de veículos vai seguir cronograma e sobe a partir de outubro, diz Mantega . (G-1)


Meio ambiente

Mantega lembrou que, recentemente, o governo anunciou medidas de desoneração para linha branca (fogões, máquinas de lavar, tanquinhos e geladeiras) e combinou-as com o chamado "selo verde" - de economia de energia. "Vamos fazer algo semelhante para a indústria automobilística", explicou. Segundo ele, o objetivo é reduzir a emissão de gás carbônico nos próximos anos.
"Vamos combinar redução de tributos com uma menor emissão de carbono na atmosfera. O Brasil está muito preocupado com a questão ambiental. Estamos indo a Copenhague (Dinamarca) com propostas fortes de redução de emissões. Queremos um consumo menor de energias e emissão menor de carbono", acrescentou.

Alíquotas do IPI

Segundo Mantega, a alíquota do IPI para os carros flex até 1.0 permanecerá no patamar em que se encontra hoje, ou seja, em 3%. Sem a medida, retornaria gradativamente a 7% no início de 2010. "Vai permanecer em 3% até 31 de março do ano que vem, ou seja, por mais quatro meses. É um estímulo para os carros", afirmou.
De acordo com o ministro da Fazenda, os carros 1.0 movidos à gasolina, por exemplo, terão um IPI maior, pois a alíquota não deixará de subir nos próximos meses. Por isso, o IPI, que estava em 1,5% em outubro e avançou para 3% em novembro, subirá novamente para 5% em dezembro e para 7% de tributação no início do ano que vem.
Para os carros até 2.0, no modelo "flex", Mantega informou que a alíquota do IPI permanecerá em 7,5% até o fim de março de 2010, enquanto que, para os modelos movidos somente a gasolina, o IPI, que estava em 8% em outubro e que subiu para 9,5% em novembro, avançará para 11% em dezembro e para 13% em janeiro de 2010.

Caminhões

Para estimular a renovação da frota de caminhões brasileiras, que segundo o ministro Guido Mantega tem um tempo médio de uso de 18 anos, o governo também está anunciando a manutenção do IPI zerado até junho do ano que vem.
"Os caminhões permanecem com alíquota zerada até junho de 2010, de modo a estimular a renovação de frota de caminhões. Agora, as medidas já estão associadas a uma questão ambiental", acrescentou ele.

Novas medidas 'verdes'

O ministro Mantega disse ainda que, "no momento", o governo não estuda novos anúncios, além daqueles que foram feitos nesta terça-feira. Entretanto, não descartou novas medidas "verdes", ou seja, que estimulem um consumo menor de energia, ou emissão mais baixa de gás carbônico, no futuro.
"Um grupo de trabalho vai pensar a estratégia no longo prazo. O Brasil é um campeão nesta área. Fomos os primeiros a desenvolver a tecnologia do etanol e, também, os primeiros a fazer os modelos 'flex'. Temos um dos maiores índices de hidreletricidade do mundo. A situação mundial vai se agravando. Daí a preocupação de todos os países", disse ele.

PIONERISMO DO PAVILHÃO AMAZÔNIA NA FIAM 2009


Manaus - A Feira Internacional da Amazônia (FIAM 2009), que começa nesta quarta-feira e vai até o próximo dia 28, traz este ano uma vitrine exclusiva destinada à exposição e comercialização de produtos da região, com a promoção de eventos de responsabilidade social, ambiental e cultural. O Pavilhão Amazônia é uma área climatizada de mil metros quadrados, onde estarão expostos os principais produtos de micro e pequenas empresas, associações e cooperativas dos Estados do Acre, Amazonas, Roraima e Rondônia, produzidos a partir da utilização de insumos da biodiversidade amazônica.
A principal vitrine para a exposição de produtos da região terá atividades até o dia 29 de novembro e contará com vários estandes que apresentarão, entre outros produtos, confecções com fibras da Amazônia. “Esse é o ano das fibras no Brasil e o mercado internacional está muito interessado nestes produtos. É a oportunidade de mostrar as potencialidades da Amazônia nessa área”, destaca a coordenadora-geral de Desenvolvimento Regional da SUFRAMA, Eliany Gomes, enfatizando o desfile de modas de fibras do município de Parintins, que será aberto ao público no sábado, dia 28. Além do desfile de fibras, 12 micro e pequenas empresas do pólo de Confecções de Manaus estarão apresentando produtos com acessórios feitos a partir de matérias-primas regionais como juta, madeira, jarina entre outros.
Outra inovação do Pavilhão Amazônia ficará por conta do lançamento realizado por oito micro e pequenas empresas do Estado que estarão expondo cosméticos e fitoterápicos que utilizam matéria prima da biodiversidade amazônica. “É importante destacar a produção de pequenas e micro empresas, a partir de matérias primas regionais valorizando a biodiversidade regional e mostrar o potencial desses produtos para o mercado nacional e internacional” ressalta Eliany Gomes. Segundo ela, é importante não apenas mostrar essas potencialidades, mas, sobretudo, dar ao pequeno produtor a oportunidade de acesso a esse mercado.
Mas isso não é tudo, o pavilhão reserva ainda espaços à apresentação de propostas de questões de responsabilidade social, ambiental e cultural. onde serão expostos projetos organizações não governamentais, que contribuem para a melhoria das condições ambientais e sociais, beneficiando pequenas comunidades da região -, o pavilhão contará ainda com outros espaços de destaque: o Ambiental, onde serão abordados temas diversos sobre a importância da conscientização da população e os diversos meios de contribuir para evitar a degradação do meio ambiente; da Cidadania, destinado às instituições que atuam na área social e que irão expor seus produtos e divulgar seus trabalhos (Aids, drogas, prostituição infantil, idosos e outros); das Artes, com mostras de talentos regionais que tenham vinculação de resgate ou contribuição social e o Espaço Cultural, onde serão divulgados os livros que tratam sobre a temática regional.
Durante a programação, que ocorrerá de 26 a 29 de novembro, serão apresentados desfiles de modas, palestras, informações sobre mudanças climáticas, dicas de saúde, degustação e noites de autógrafos. Os eventos culturais serão divididos em apresentações de peças, sendo uma da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e uma da Escola Mamãe Margarida, além de exibições de dança de salão, voz e violão. O espaço será aberto à visitação do público de 27 a 29 de novembro.

Abertura

No dia 26, acontece a solenidade de abertura do Pavilhão Amazônia, que contará com a presença da superintende da SUFRAMA, Flávia Grosso, exclusivo para autoridades e convidados. Após a cerimônia de abertura, será apresentado um desfile de modas com fibras de Parintins. Em seguida, será realizado o lançamento do livro “Segredos dos Chefs” e de um guia em comemoração ao aniversário de dez anos da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
O lançamento de propostas de critérios para Certificação Sócio-Ambiental de Produtos da Biodiversidade Amazônica será uma das atrações do Pavilhão Amazônia, no dia 27, fruto da parceria entre a SUFRAMA e a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Governo do Estado do Amazonas - ADS. Também haverá o lançamento de livros da Editora Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) e da Valer, no estande Espaço da Cultura, bem como duas palestras sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável. A primeira terá como tema “A preservação local como esperança para futura geração” e será proferida por Elias Soares Junior, MSC da Biosonda Gestão Ambiental, enquanto o segundo palestrante do dia, Rogério Iório, do Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN), falará sobre e “Neutralização de Carbonos e Novo Mercado Verde”.
No sábado, 28, além das peças teatrais, haverá lançamento de livros da Editora Universidade Federal do Amazonas e o segundo lançamento da Valer, ambos os eventos no Estande Espaço da Cultura. No domingo, a programação será encerrada com o Choque de Cultura da APAE. Fonte: Assesoria Suframa

,

AMAZONINO E SOUZA LIVRES DA CASSAÇÃO



Manaus - O prefeito eleito de Manaus Amazonino Mendes e o vice-prefeito Carlos Souza escaparam da cassação pelo pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM), na noite de hoje (23). O julgamento durou mais de três horas na sede do TRE.
Amazonino Mendes e Carlos Souza foram acusados de compra de votos nas eleições de 2008.
Para o juiz federal Márcio Freitas, relator do processo, ficou comprovado que as cerca de 700 pessoas que receberam combustível não eram fiscais nem atuariam como delegados nas eleições que se realizariam no dia seguinte a distribuição da gasolina em um posto na Avenida Djalma Batista.
As mesmas irregularidades levaram a presidente do pleito, Maria Eunice Torres do Nascimento, a decidir pela cassação do prefeito Amazonino Mendes e o vice, Carlos Souza, mas eles permaneceram no cargo graças a uma liminar concedida com mandado de segurança.(TV-Amazonas)



,

terça-feira, 24 de novembro de 2009

TSE SUSPENDO JULGAMENTO DO GOVERNADOR DE RONÔNIA

Brasilia - O julgamento do processo de cassação do governador de Rondônia, Ivo Cassol (PP), e de seu vice, João Aparecido Cahulla (PPS), foi suspenso na noite desta terça-feira (24), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), após um pedido de vista do ministro Ricardo Lewandowski. Antes da suspensão, o relator do processo, Arnaldo Versiani, votou contra a cassação e o presidente da Corte, Carlos Ayres Britto, se posicionou favorável a perda do mandato de ambos. O caso está empatado em um voto a um e não tem data para voltar a ser julgado. No retorno, quatro ministros ainda terão direito a voto.
Cassol e Cahulla são acusados de compra de votos e abuso de poder econômico nas eleições de 2006. Em novembro de 2008, eles foram cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), mas continuam no governo por força de uma liminar do TSE. A ação julgada nesta noite tem origem no tribunal superior. Ou seja, não se trata de um recurso contra a cassação proferida pelo TRE-RO.
Autor da denúncia, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, destacou que testemunhas confirmaram que funcionários de uma empresa de vigilância que prestava serviços para o governo teriam sido abordados, durante a campanha, com propostas para que votassem em Cassol e em outros três candidatos em troca de R$ 100.
Primeiro a votar, Arnaldo Versiani chegou a concordar que houve compra de votos, mas declarou que não foi provado o envolvimento de Cassol com o ato ilícito. “São testemunhas de ouvir dizer, o que não prova a participação efetiva [de Ivo Cassol]”, disse o relator.
Ayres Britto, porém, iniciou a divergência ao considerar que está provado o envolvimento no governador com a possível fraude eleitoral. “Os dois candidatos [Expedito Júnior, candidato ao Senado, que foi cassado e Ivo Cassol] eram como unha e carne. Um a sombra do outro. O Estado é pequeno. Era impossível que as coisas não se passassem de comum acordo”, afirmou o presidente do TSE. Após o voto de Britto, o ministro Lewandowski pediu vista para ter mais tempo para analisar o caso.

Denúncia

De acordo com o procurador-geral da República, um inquérito da Polícia Federal confirmou, por meio da quebra de sigilo dos funcionários da empresa, "centenas de depósitos" de R$ 100 feitos em agências do Banco do Brasil entre a tarde do dia 28 e a manhã do dia 29 de setembro de 2006, uma semana antes do dia das eleições.
Segundo Gurgel, um funcionário do governo estadual foi identificado pelo circuito de imagens do Banco do Brasil como uma das pessoas que realizou os depósitos. “Além de confirmarem os depósitos, disseram que os envelopes não possuíam a identificação dos depositantes”, afirmou o procurador. “Os depoimentos dos diversos vigilantes são complementares e coesos entre si e comprovam a captação de sufrágios”, completou.
O procurador disse anda que ficou demonstrado o uso da Secretaria de Segurança Pública na tentativa de coagir testemunhas a mudarem seus depoimentos. “Houve participação direta de Ivo Cassol na tentativa de acobertamento da compra de votos”, observou. Gurgel acrescentou que a casa da mãe de uma das testemunhas chegou a ser alvejada e outras sofreram ameaças e tiveram de ser incluídas no programa de proteção a testemunha.
A mesma denúncia culminou na cassação do senador Expedito Júnior (PSDB-RO), que, no último dia 5, foi substituído no Senado por Acir Marcos Gurgacz (PDT-RO), segundo colocado no pleito para senador em 2006.

Defesa

Na defesa de Ivo Cassol, o advogado Eduardo Ferrão criticou a denúncia. “Trata-se de uma criação implacável e verdadeiramente diabólica do recorrente contra o meu cliente”, acusou. Para o advogado, o único vínculo entre o governador e o senador cassado é o fato de ambos terem sido companheiros de partido - na época da campanha pertenciam ao PPS. “Os candidatos procuram colar a imagem em quem está bem avaliado.”
Ferrão acrescentou que os pagamentos feitos às vésperas da eleição se referiam à quitação de despesas de campanha, como materiais gráficos. Ele negou que o dinheiro tenha sido destinado à compra de votos. O advogado classificou como “mentira” a declaração de que Cassol teria usado a estrutura da Secretaria de Segurança Pública do Estado para a coação de testemunhas.

Afastamento

Em maio, a Justiça Federal determinou o afastamento por 90 dias de Ivo Cassol e de quatro delegados da Polícia Civil de Rondônia. No mesmo mês, porém, uma liminar do Tribunal Regional Federal suspendeu a decisão inicial, garantindo a permanência do governador no cargo. O MP acusou Cassol de usar delegados para coagir testemunhas e obstruir investigações da PF.
Em nota divulgada em novembro de 2008, Ivo Cassol disse não ter cometido irregularidades. "Sou inocente! Em toda minha vida pública jamais utilizei de subterfúgios ilegais para vencer qualquer eleição, tanto para prefeito quanto para governador", dizia o texto.
A assessoria do governador também negou as acusações, ao dizer que não há provas contra Cassol. Segundo o governo, o alvo da acusação era o então senador Expedito Júnior, que teria declarado em sua prestação de contas que houve pagamentos a título de remuneração profissional. O nome do governador, segundo sua assessoria, teria sido incluído por constar no verso do “santinho” do ex-senador. (G-1)

LENDAS AMAZÔNICAS II - MAPINGUARI



O Mapinguari é um ser do mundo das fadas da selva Amazônica. Uma espécie de “monstro” lendário que muito se aproxima a um grande macaco de longa pelagem castanha escura. Sua pele assemelha-se ao couro do jacaré, com garras e uma armadura feita do casco da tartaruga. Seus pés têm formato de pilão e com uma boca tão grande que em vez de terminar no queixo estende-se até a barriga. É quadrúpede, mas, quando em pé, alcança facilmente dois metros de altura. O Mapinguari, também é conhecido pelos nomes de pé de garrafa, mão de pilão e juma. A lenda sobre a “besta malcheirosa” é uma das mais difundidas pelos indígenas.
A simples menção ao nome do Mapinguari é suficiente para dar calafrios na espinha da maioria daqueles que habitam a floresta.
Os cientistas que foram à Amazônia em busca do Mapinguari não tiveram sucesso. Entretanto, o ornitólogo estadunidense David Oren, ex-diretor de pesquisa no Museu Emílio Goeldi, em Belém, acredita que a lenda do Mapinguari é baseada no contato de humanos tiveram com os últimos representantes de preguiças-gigantes que habitavam o solo, que talvez ainda existissem na Amazônia. Procurou-os por mais de vinte anos, sem resultado.
Seria um mamífero pré-histórico, de mais de 12 mil anos, remanescente dos antigos bichos preguiça gigante. Talvez seja o último representante da fauna gigante da Amazônia brasileira.
Outros acreditam na origem do monstro num velho pajé amaldiçoado e condenado a viver para sempre vagando pelas selvas e nessa forma aterrorizante. Outros, ainda, justificam sua origem em índios com idade avançada e que foram desprezados por suas tribos.
Foram coletados relatos de índios em pontos remotos da mata nos estados de Rondônia, Amazônia e Pará, bem como de garimpeiros, nativos que avistaram a fera, com mais freqüência durante o dia. Há quem diga que o Mapinguari só anda pelas florestas de dia, guardando a noite para dormir. Relatos outros informam que ele só aparece nos dias santos e feriados.
Sua presença na floresta é marcada por gritos e um rastro de destruição.
Os relatos são semelhantes e afirmam que ao depararem com o tal Mapinguari o mesmo assume postura bípede e ameaçadora, exibindo suas robustas garras. Nos relatos de alguns índios a confirmação da eliminação de um fedor que dizem originar-se na barriga.
Ao andar pelas selvas, emite um grito semelhante ao dado pelos caçadores. Se um deles se encontra perto, pensando que é outro caçador e vai ao seu encontro, acaba perdendo a vida:
O Mapinguari, segundo informações jornalísticas, teria devorado vários indígenas no estado do Acre nos anos 80. Segundo alguns cronistas, o Mapinguari se alimenta apenas da cabeça das pessoas. Segundo outros, devora-as por inteiro, arrancando-lhes grandes pedaços de carne, mastigando-as como se masca fumo.
Contam também histórias de grandes combates entre o Mapinguari e valentes caçadores, porém o Mapinguari sempre leva vantagem e os caçadores felizardos que conseguem sobreviver muitas vezes lamentam a sorte: ficam aleijados ou com terríveis marcas no corpo para o resto de suas vidas.
Se pretenderes ir ao interior para conhecer as belezas da floresta amazônica, vai, mas com muito cuidado. Pois, além das belezas podes dar de frente com uma de suas assombrações, como o Mapinguari.
Fontes do texto: Painel de Mitos e Lendas da Amazônia - Franz Kreuter Pereira e vários sites destacando-se: Wikipédia.

LULA VEM A MANAUS INAUGURAR GASODUTO


Manaus - O presidente Lula estará em Manaus na próxima quinta-feira, 26 de novembro, para inaugurar o Gasoduto Coari-Manaus. A solenidade será realizada às 10 horas na Refinaria de Manaus.
Após a solenidade, o presidente e o governador do Amazonas, Eduardo Braga estarão reunidos para um almoço com os presidentes, convocados por Lula, para participar da Reunião da Cúpula dos Presidentes Amazônicos sobre Mudanças Climáticas.

Temática ambiental

Os debates em torno da temática ambiental inicia às 14horas. A Cúpula dos Presidentes Amazônicos sobre Mudanças Climáticas reúne-se no Hotel Tropical para unificar uma posição comum a ser levada para COP15 em Copenhage, na Dinamarca, no próximo mês.
No encontro está confirmada a presença dos presidentes da Venezuela, Hugo Chávez; da Colômbia, Alvaro Uribe; da Guiana Francesa (parte da União Europeia), Bharrat Jagdeo; da França, Nicolas Sarkozy; vice-presidente do Peru, Luis Giampietri; Ministro das Relações Exteriores do Equador, Fánder Falconí; além dos Ministros do Meio Ambiente da Bolívia e do Suriname.
A reunião é decorrente de um acordo assinado há uma semana entre o presidente Lula e Sarkozy para a redução de gases do efeito estufa. A mídia francesa será composta por 60 jornalistas.
Segundo a assessoria de Lula, há especulação de que o presidente do Brasil possa intermediar o Acordo de Cooperação Militar entre os presidentes da Venezuela e Colômbia com os Estados Unidos. O acordo permite que os EUA utilizem bases militares colombianas para reabastecerem aviões de carga.(Agecom)

PONTE SOBRE O RIO NEGRO SÓ EM OUTUBRO


Manaus - Um novo prazo de entrega da Ponte Sobre o Rio Negro, que vai ligar Manaus ao município de Manacapuru, está sendo estudado pelo governo do Estado. Estudos apontam o adiamento da data de entrega de março para outubro de 2010, quando toda a base da obra deverá estar concluída.
Segundo o secretário-geral da Região Metropolitana de Manaus, René Levy, pesquisas geológicas mostram que novas tecnologias e equipamentos terão que ser utilizados para fixar o concreto na rocha, abaixo do rio.
René Levy adiantou também que o trabalho também vai gerar novos custos, que ainda estão sendo discutidos entre governo e o Consórcio Rio Negro, que executa a obra.
A construção agora está recebendo o apoio de balsas que se transformam em canteiros de obra. O orçamento inicial previsto para a obra da Ponte Sobre o Rio Negro era de R$ R$ 574 milhões.(TV Amazonas)

JOÃO PEDRO É O NOVO PRESIDENTE REGIONAL DO PT



Manaus - Numa acirrada disputa interna, onde o maior adversário foi o deputado Sinésio Campos, líder da bancada do Partido na Assembléia Legislativa do Estado acumulando com a liderança do Governo na Casa, o senador João Pedro, suplente do ministro Alfredo Nascimento (PR), foi o grande vencedor e com isso, passará a dirigir o PT no Amazonas. Um fato interessante, é que a eleição do senador João Pedro para a presidência regional do PT, poderá aproximar muito o partido do pré-candidato ao Governo do Estado Alfredo Nascimento, considerando que a eleição de Nascimento para o Governo no próximo ano, dará a João Pedro o posto efetivo de senador.
Outro fator interessante nesse mosaico político, é que com a derrota do deputado Sinésio Campos, o Partido fica um pouco mais distante do governador Eduardo Braga, que segundo se comenta, trabalha a candidatura do vice Omar Aziz ao Governo do Estado, embora ainda não exista uma definição a respeito.

TRE JULGA HOJE CASSAÇÃO DE AMAZONINO E SOUZA


Manaus - O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) marcou para hoje, às 16h30, o julgamento do recurso contra a cassação do prefeito de Manaus (PTB), e do vice-prefeito, Carlos Souza (PP). Eles são acusados pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) de abuso de poder econômico e compra de votos na eleição de 2008.
A expectativa para o julgamento é grande em Manaus. O Ministério Público Eleitoral entrou com a ação por conta da distribuição de combustível na véspera da eleição do 1º turno para a Prefeitura de Manaus, no dia 4 de outubro de 2008.
No primeiro julgamento, ambos tiveram o mandato cassado pela juíza presidente do pleito em 2008, Maria Eunice Torres do Nascimento. Eles recorreram da decisão e permanecem no cargo por conta de uma liminar.
Se a cassação for confirmada, poderá haver outra eleição em Manaus em até três meses.

DONO DE BLOG CONDENADO NO CEARÁ


Fortaleza - Por conta do comentário de um internauta em seu blog, o estudante de jornalismo Emílio Moreno da Silva Neto, de 33 anos, morador de Fortaleza (CE), foi condenado pela Justiça cearense no mês de julho a pagar uma indenização de R$ 16 mil.
Emílio perdeu o prazo para recorrer e, no último fim de semana, recebeu uma notificação de penhora de bens para o pagamento do valor. Na foto reprodução da pagina inicial do blog.
O caso começou em março do ano passado, quando o universitário repercutiu em seu blog uma briga entre dois estudantes do Colégio Santa Cecília, na capital cearense. No comentário, um internauta insultou a diretora, uma freira chamada Eulália Maria Wanderley de Lima, e criticou sua atuação na intermediação da briga dos estudantes.
No segundo semestre do ano passado, a diretora da escola abriu uma ação por danos morais contra o blogueiro. Nas quatro primeiras audiências, segundo informações do Tribunal de Justiça do Ceará, o estudante compareceu e a diretora, não. Ela alegou viagens e outros compromissos profissionais.
Na quinta audiência, foi o estudante quem faltou, mas, ao contrário da diretora, não deu justificativas. Por conta disso, o juiz aceitou a ação e o condenou ao pagamento de 40 salários mínimos, o equivalente a R$ 16,6 mil na época. Emílio perdeu o prazo para recorrer e a ação transitou "em julgado" -- ou seja, não há mais possibilidade de recursos.
No último sábado, dia 21 de novembro, Emílio foi notificado sobre o mandado da Justiça de penhora de bens para pagar a quantia e tem possibilidade de tentar reverter a penhora.
O estudante afirma que não tem bens para serem penhorados e alega que tentou resolver o caso "amigavelmente". "O que eu realmente lamento é que não tenha havido um diálogo mais tranquilo, sem que houvesse a necessidade de uma ação na Justiça. Ofereci direito de resposta, apaguei de imediato o comentário. Enfim, acho que tudo isso é fruto de um grande equívoco. Lamento realmente."
Google é condenado a pagar R$ 850 mil a Barrichello por perfis falsos no Orkut Produtoras de games são processadas por violar patente nos EUA Goianos e sul-coreanos disputam a marca LG no Brasil

Exclusão do comentário

O advogado Helder Nascimento, que defende a diretora da escola, porém, diz que antes de protocolar a ação pediu para que o comentário fosse retirado. "Pedimos para retirar e ele não retirou dizendo que era cerceamento da liberdade de expressão. Solicitamos que informasse quem era o titular do e-mail e ele se recusou. Não podemos deixar um cliente ser violentado."
Na versão do blogueiro, cerca de dois meses após o post e o comentário um escritório de advocacia da capital cearense entrou em contato com ele.
"Eles queriam, por telefone, que eu identificasse o autor do comentário. (...) No início achei que fosse algo muito estranho. Uma pessoa me liga e pede a identificação de um comentarista do blog. Eu não passei. Consultei o sindicato dos jornalistas do Ceará, a assessoria jurídica deles e no início de setembro chegou o mandato de citação do 11º Juizado Especial Cível."
O estudante afirma que, embora não tenha passado a identificação de imediato, retirou o comentário do ar após o primeiro contato. "A minha intenção desde o princípio foi produzir conteúdo relevante e acima de tudo, local. Nunca tive a intenção de promover ataque nenhum a ninguém."
Segundo Emílio, o e-mail dado pelo internauta era falso.
O advogado da freira, Helder Nascimento, diz que a Justiça avaliou o caso como "violação do direito de imagem". "Ele (Emílio) é o responsável pelo blog e foram veiculadas matérias ofensivas à pessoa que é uma religiosa, uma freira. E isso foi interpretado como excesso na liberdade de expressão."

Mediação

Para o advogado, o blogueiro deveria ter bloqueado as ofensas. "O blog tem mediador que faz a filtragem. Se isso existe tem uma finalidade, não está ali à toa. Ele permitiu que fosse veiculada uma ofensa a outra pessoa. (...) Embora ele não se sinta responsável, tem uma responsabilidade que extrapola o querer dele."
O advogado avalia ainda que a internet "não é um campo ilimitado". "Há muita discussão sobre o uso da internet. Mas há limite técnico em todas as relações, inclusive na internet."
Emílio diz se sentir injustiçado pela sentença. "Me sinto tão vítima quanto a Irmã Eulália. Na minha inexperiência jurídica, fui usado por alguém que certamente e deliberadamente queria atacar a diretora da escola e usou meu blog e a minha boa fé pra isso. Acho importante ponderar isso. Me sinto usado por um anônimo e punido por algo que eu nunca queria que tivesse acontecido."
De acordo com o estudante, o blog existe desde 2006 e analisa a mídia local e o cotidiano de Fortaleza.
Para o blogueiro, casos como o dele poderiam ser evitados com uma legislação clara sobre a internet.
"Quero mobilizar e sensibilizar as pessoas que militam nas redes sociais da importância de discutirmos e pressionarmos nossas autoridades para uma legislação clara e que possa amparar quem produz conteúdo na rede. Toda vez que conto essa história para alguém as pessoas ficam impressionadas. Há muita desinformação sobre tudo isso.(G-1)

Apagões dos celulares e internet na mira da Câmara



Manaus - O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Luiz Alberto Carijó instalou hoje (23) uma comissão para fazer um diagnóstico sobre a prestação de serviço de internet em Manaus denominada “Comissão Especial dos Apagões de Internet”. O motivo são as constantes suspensões dos serviços, a baixa qualidade da conexão e a cobrança de preços elevados.
Na manhã desta segunda-feira, alguns usuários da Internet participaram de um protesto convocado pelo vereador Marcelo Ramos (PSB), presidente da atual comissão. De acordo com o parlamentar, a reunião foi marcada através de sites de relacionamento como twitter, orkut e blogs.
Para o vereador Marcelo Ramos, a cidade tem a pior, mais lenta e mais cara rede de internet do País. Segundo ele, no Amazonas as velocidades não ultrapassam 600 kbps, bem abaixo da banda larga nacional e a população paga até R$ 219,90 por uma velocidade de 300 kbps, enquanto que em outros estados paga-se R$ 34,90 por cada mega.
De acordo com o relator da Comissão, vereador Homero de Miranda Leão (PHS), o objetivo é buscar esclarecimentos sobre os problemas de internet hoje existentes.
- A comissão vai esclarecer quais são as dificuldades dessas empresas e, sobretudo cobrar-lhe soluções. O que não pode é continuar do jeito que está-, disse o parlamentar.
Homero lembra ainda que se os responsáveis pelas prestadoras de serviço se recusarem a prestar os esclarecimentos necessários, a comissão irá requerer a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).

Punição

Para o vereador Marcelo Ramos, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) também é responsável pelos problemas devido a falta de providências punitivas contra as empresas de internet e telefonia.
Os trabalhos da comissão serão realizados pelos vereadores Marcelo Ramos, Hissa Abrahão, Mirtes Sales, Cida Gurgel, Wilton Lira e Homero de Miranda Leão.(CMM)

PRESIDENTE TCHECO VISITA O AMAZONAS


Manaus - Com o objetivo de estreitar os laços políticos e comerciais, o governador do Amazonas em exercício, Omar Aziz, recebeu na manhã de hoje (23), o presidente da República Tcheca Václav Klaus, no Centro Cultural Palácio Rio Negro.
Acompanhado por uma comitiva composta por 55 membros, sendo 25 empresários e funcionários do primeiro escalão do governo, o chefe de estado tcheco veio movido pelo interesse de investir numa indústria produtora de cimento e de conhecer as políticas de desenvolvimento sustentável aplicadas no estado.
Outro setor que poderá ser alvo de investimentos daquele país é o de transporte.
- Sobre a possibilidade de instalar uma indústria de cimento aqui, vemos com bons olhos uma vez que temos uma grande demanda pelo produto e isso aumentaria a competitividade no setor, além de gerar novas oportunidades. Isso, claro, dentro das normas ambientais, outro setor que, aliás, é de grande interesse do presidente e dos empresários, disse Omar.
Segundo Omar, o fato de uma comitiva tão numerosa incluir o Amazonas no seu roteiro de prospecções, além de capitais como Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, sinaliza a importância econômica que o Amazonas alcançou.
- Nós temos aqui, no nosso Pólo Industrial, muitos incentivos que nos permitem formar parcerias importantes. Em relação à República Tcheca, ainda temos uma tímida agenda de acordos comerciais que, se tudo der certo, poderão ser expendidos em benefício da nossa economia, acrescentou o governador em exercício.
Durante a conversa reservada entre o presidente Václav Klaus, ministros e o governador em exercício, foi demonstrado, ainda, um grande interesse em oferecer a tecnologia do monotrilho, o VLT, sistema de transporte que o Governo do Estado começará a construir no ano que vem visando à ampliação da capacidade do sistema de massa da capital para a Copa de 2014.
Boa parte da delegação de empresários que veio com a comitiva tcheca atua nos ramos de infra-estrutura, como a construção de plantas industriais e de automatização.
A comitiva permanece no Brasil até a próxima quinta-feira (26). De Manaus segue para Brasília onde se reúne com o presidente Lula, ministros e representantes da Câmara e do Senado, além de passarem por São Paulo e Recife.(Agecom)

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

NEM TANTO AO MAR, NEM TANTO A TERRA - *Osny Araújo


Nunca fiz e nunca farei apologia aos crimes eleitorais, as maracutáias políticas, as falcatruas empregadas em épocas de campanha e por aí vai, mas não posso concordar com o festival de denúncias de crimes eleitorais, com pedidos de cassação de mandatos de prefeitos e vereadores no Amazonas, que vem sendo produzido em larga escala pelo Ministério Eleitoral, fazendo a alegria de muitos advogados.
Para se ter uma idéia mais clara dessa situação, da vulgaridade com a qual vem sendo feitas essas denúncias, somente este ano seis ou sete prefeitos e alguns vereadores já foram cassados, com uns retornando ao cargo e outros quatro ou cinco novos denunciados, inclusive pedindo a cassação de um ex-vereador de Manacapuru.
Como grande parte das denúncias é inconsistente e não se sustenta os denunciados recorrem e alguns conseguem reaver os seus postos. Isso prova a fragilidade das denúncias, como por exemplo, fornecimento de passagens a eleitores, prestação de outros tipos de favores por candidatos, especialmente no interior do Estado e a mais freqüente a compra de votos. Pergunta-se: Qual o candidato em sã consciência que nunca cometeu um delito desse tipo, que atire a primeira pedra.
Claro, que os crimes eleitorais precisam e devem ser investigados e os culpados punidos na forma da Lei, mas é também necessário o estabelecimento de critérios para a apuração das denúncias e a formulação do pedido de cassação, para que a coisa não caia no descrédito. Se isso vier a ocorrer, será muito ruim para a Justiça Eleitoral e por extensão para a própria democracia.
Outro ponto a ser analisado, é que existem denúncias envolvendo determinado prefeito porque teria ofertado alguma comunidade alguns poucos litros de gasolina para transporte ou mesmo para funcionar um gerador e o fato é caracterizado como crime eleitoral e o prefeito, às vezes eleito com uma grande diferença de votos é cassado, assumindo em seu lugar ou segundo colocado, além de provocar distúrbios na administração pela incerteza do processo ou mesmo pela mudança de prefeito. E a vontade popular aonde é que fica. Pergunta-se.
Diariamente as paginas políticas dos jornais locais anunciam que o MPE pede a cassação de mandato de mais um determinado prefeito, causando transtornos na administração e uma certa comoção na população. Isso não é bom.
Claro, que a Lei tipifica os crimes eleitorais, mas é preciso zelo na sua aplicação, até porque, todos sabem que as leis são flexíveis, passíveis de interpretações diferentes, por isso os recursos e naturalmente, as revogações de alguns atos pela própria Justiça em outra instância.
Entendo que é necessário que o MPE, antes de tornar pública a solicitação da cassação do mandato de um prefeito, que as denúncias sejam avaliadas e pesadas na sua gravidade, para que a partir daí seja solicitada o seu afastamento do cargo e perda dos direitos políticos, sem dar chance para que recursos possam devolver o cargo ao cassado, como via de regra ocorre.
Crimes eleitorais, cujas denúncias formuladas por adversários políticos de propaganda fora de tempo, doação de alguns poucos litros de combustível, passagem para transportar um doente para a capital em busca de saúde e outras coisinhas, não justificam os gastos públicos para a realização do trabalho, até porque, repito, todos cometem o mesmo tipo de delito, logo, todos teriam que ser cassados, do presidente da República até o mais humilde vereador brasileiro. A questão é, que queira ou não, chega a ser cultural.
Entendo que o Ministério Público Eleitoral está cumprindo o seu papel institucional ao acolher as denúncias, mas a partir daí, deve ter os cuidados necessários para analisá-las com os cuidados necessários para que em caso seja formulado o pedido de cassação, seja feito com substância e a certeza de que houve realmente um grave crime eleitoral, que a eleição foi fraudada, contrariando a vontade popular. Às vezes é necessário caminhar devagar com o andor, porque o santo poderá ser de barro.
Só para dar como exemplo, no mandato passado, se não me engano o município de Novo Ayrão, passou quatro anos sendo governador por dois prefeitos e tudo em função de recursos na Justiça. Outro caso interessante, que recordo, ocorreu no município de Rio preto da Eva quando o prefeito foi cassado falta cerca de três meses para cumprir o seu mandato, provocando a realização de uma “eleição-tampão”, com a sociedade pagando todos os seus custos. Um absurdo.
A verdade, é que particularmente este ano, o MPE parece mesmo que está com sede de cassação de mandatos e qualquer denúncia, por mínima que seja e às vezes nem justificando uma investigação mais profunda, o pedido de cassação ainda assim é formulado. É como se diz popularmente: Nem tanto ao mar, nem tanto a terra.

*Osny Araújo é jornalista e analista político.
e-mail: osnyaraujo@bol.com.br

AGRONEGÓCIO: CONAB LANÇA MAIS UM LIVRO - *Thomaz Meirelles


Depois de um ano da expedição da primeira publicação técnica especializada sobre o abastecimento alimentar e o agronegócio nacional, a Conab lançará neste mês o seu segundo livro. A obra é composta de artigos de gestores e técnicos da Casa e de convidados que se destacam em áreas relacionadas com a temática da nova publicação, como autoridades governamentais e empresários. Uma das novidades desta edição, intitulada “Agricultura e Abastecimento Alimentar: Políticas Públicas e Mercado Agrícola”, é a assinatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no prefácio. O livro foi elaborado em um momento de turbulência econômica enfrentada pelos países durante a crise mundial. As políticas de segurança alimentar adotadas pelo governo brasileiro e as perspectivas do mercado para os próximos anos estão entre os temas abordados. Desta vez, também se destaca a participação de técnicos das superintendências regionais, que fazem um panorama da realidade agrícola e da atuação da Conab nos respectivos estados. Este volume traz uma visão otimista para o mercado, já que a agricultura foi um dos setores menos atingidos pela recessão econômica e o único que cresceu na balança comercial em 2009, alcançando superávit. Os artigos abrangem espaço para discussões e debates que podem auxiliar o poder público nas decisões para superação de obstáculos e desafios futuros. O livro é confeccionado em papel couchê, policromia, e tem cerca de 500 páginas. Cada capítulo é ilustrado com fotos. As edições serão destinadas a comunidades científicas, bibliotecas públicas, órgãos dos três poderes da República, estados, municípios e parceiros institucionais. São mais de 60 artigos distribuídos em sete capítulos, com destaque para os estudos e diagnósticos sobre segurança nutricional e alimentar, Programa de Aquisição de Alimentos, mercado agrícola e setor sucroalcooleiro. Esta matéria foi produzida por Wêmily Batista, estagiário de jornalismo da Conab/Brasília, e publicado no Informativo “Folha da Conab” referente ao mês de outubro do corrente ano.

*Thomaz A P Silva Meirelles – administrador, funcionário público federal, especialista na gestão da informação do agronegócio. E-mail: thomaz.meirelles@hotmail.com

LULA DEFENDE DIREITO DO IRÃ EM PROGRAMA NUCLEAR


Brasilia - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira (23), durante encontro com o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, que reconhece o direito do país de executar seu plano nuclear para fins pacíficos e afirmou que o “Brasil sonha com um Oriente Médio” livre de armas do gênero.
"Reconhecemos o direito do Irã de desenvolver um programa nuclear com fins pacíficos e com respeito aos acordos internacionais e esse é o caminho que o Brasil vem trilhando. Não proliferação e desarmamento nuclear devem andar juntos. O Brasil sonha com um Oriente Médio livre de armas nucleares, como ocorre na América Latina", disse Lula.
Segundo Lula, "o Brasil encoraja assim vossa excelência a continuar o engajamento com países interessados de modo a encontrar uma solução justa e equilibrada para a questão nuclear iraniana". Contudo, o presidente negou que tenha interferido a favor do Irã nas negociações da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o programa nuclear do país.
"O Brasil não insiste. O Brasil tem um modelo de desenvolvimento de energia nuclear reconhecido pela ONU e pela agência que cuida da questão nuclear e conhecemos a polêmica pelo mesmo desenvolvimento no Irã. O que nós temos defendido há muito tempo é que o Irã possa produzir urânio para desenvolvimento de energia tanto quanto o Brasil tem feito, argumentou", disse.
Reconhecemos o direito do Irã de desenvolver um programa nuclear com fins pacíficos e com respeito aos acordos internacionais e esse é o caminho que o Brasil vem trilhando. Não proliferação e desarmamento nuclear devem andar juntos. O Brasil sonha com um Oriente Médio livre de armas nucleares, como ocorre na América Latina "
Ahmadinejad defendeu o programa nuclear iraniano. Segundo ele, seu país têm condições de enriquecer o urânio a 20%, mas que aceita comprar de outros países para evitar a polêmica, desde que as condições do comprador sejam respeitadas.
Ele reclamou que seu país está sendo ameaçado de todos os jeitos, inclusive militarmente, e que espera que a postura do presidente Lula ajude os demais países do ocidente a mudar de posição.

Conselho de Segurança

Ahmadinejad também disse apoiar uma candidatura do Brasil a um posto permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas, mesmo afirmando que espera uma reforma que leve o órgão a evitar que seus membros tenham poder de veto.
“Precisamos elaborar um novo plano, um novo modelo, para gerenciar o futuro do mundo. O Conselho de Segurança das Nações Unidas deve passar por mudanças fundamentais. O conselho fracassou nos últimos 60 anos. Falhou devidamente ao poder de veto, que está restrito a um monopólio de um número restrito de países”, disse o presidente iraniano.
Referindo-se a Lula como "bom amigo", o presidente do Irã manifestou gratidão ao presidente brasileiro pela acolhida e lembrou os desafios dos dois países em relação às mudanças em curso no mundo. "Brasil e Irã são dois países importantes e atuam em duas regiões bastante sensíveis do mundo. O mundo hoje enfrenta desafios de dimensões formidáveis. Tem havido um crescente ceticismo, falácias, e também vemos a continuidade de políticas por nações que desejam manter e continuar seu domínio no mundo", discursou o presidente iraniano.
Precisamos elaborar um novo plano, um novo modelo, para gerenciar o futuro do mundo. O Conselho de Segurança das Nações Unidas deve passar por mudanças fundamentais. O conselho fracassou nos últimos 60 anos. Falhou devidamente ao poder de veto, que está restrito a um monopólio de um número restrito de países
,Ahmadinejad defendeu a parceria entre Brasil e Irã para construir um "mundo sem guerras". "Um mundo distante da hostilidade, um mundo onde não haja ocupações nem guerras, um mundo distanciado da injustiça, um mundo repleto de paz, amizade, fraternidade entre nas nações do mundo."

Saiba mais

Ministro da Agricultura descarta vender terras a empresários do Irã No Congresso, protestos contra Ahmadinejad começam antes da visita Manifestantes protestam em Brasília contra visita do presidente do Irã
,Ahmadinejad se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Itamaraty, em Brasília, por volta de 12h30, para a assinatura de acordos comerciais e diplomáticos com o Brasil.
Desde 2008, os dois presidentes já se encontraram em duas oportunidades. A primeira foi no Equador e a segunda, nos Estados Unidos. Esse é o terceiro encontro entre Lula e Ahmadinejad. O iraniano também tem encontro marcado nesta segunda com os presidentes da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), e do Senado, José Sarney (PMDB-AP).
Ahmadinejad chegou a Brasília na manhã desta segunda-feira (23) em sua primeira visita oficial ao Brasil. Cerca de cem manifestantes favoráveis e contrários à presença do presidente iraniano no país realizaram um protesto na Esplanada dos Ministérios. Uma das pistas que dão acesso à Praça dos Três Poderes chegou a ter o trânsito interrompido momentos antes da chegada de Ahmadinejad.
Os dois presidentes assinaram três acordos. Um para aumentar a cooperação comercial entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Câmara de Comércio e Indústria do Irã, outro na esfera diplomática, que suprime a exigência de visto para passaportes diplomáticos, e mais um para estimular as trocas culturais entre as duas nações.
Também foram assinados memorandos de cooperação e entendimento nas áreas de Minas e Energia, Ciência e Tecnologia, Comércio Exterior e entre os bancos centrais dos dois países. Irã e Brasil também firmaram um convênio na área da agricultura entre a Embrapa e a Organização para Pesquisa e Educação e Extensão Agrícola do Irã.
Lula disse que o Brasil vai fazer uma parceria com o Irã em projetos de energia elétrica. Além disso, disse que levará ao Irã “a experiência brasileira de veículos movidos a gás e etanol”. De acordo com o presidente, membros do governo vão ao Irã para avaliar oportunidades de negócios.(G-1)

Servidores do TRT entram em greve


Manaus – Cerca de 80% dos servidores da Justiça do Trabalho no Estado entraram em greve por tempo indeterminado na manhã desta segunda-feira (23), em Manaus. Eles reivindicam a aprovação do plano de cargos e carreiras e reajuste salarial até o dia 15 de dezembro, além da não aprovação da lei federal que prevê o congelamento dos salários de todos os servidores por dez anos.
Eles estão reunidos desde as 8h de hoje, em frente ao prédio do Tribunal Regional do Trabalho, na Avenida Djalma Batista, bairro Chapada, zona Centro-Sul da cidade.
Segundo o diretor do Sindicato dos Servidores, Raimundo Lúcio da Silva, 60% das varas do trabalho estão com os serviços paralisados e não têm previsão de retorno. Ele informou que os servidores ficarão acampados na frente do prédio durante toda a semana, de 8h às 18h, até que as reivindicações sejam atendidas.
De acordo com Raimundo da Silva, os outros servidores que somam cerca 20% não aderiram a greve para manter parte dos serviços em atividade.
Os servidores colocaram faixas no prédio e estão com um carro de som informando a população que passa pelo local sobre o motivo da paralisação.

PLENO DO TRE DEVE JULGAR AMANHÃ PROCESSO CONTRA AMAZONINO


Manaus - Após adiamento motivado por um erro de digitação da pauta no Diário Oficial do Estado (DOE), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) remarcou para esta terça-feira (24) a sessão de julgamento do processo de cassação do prefeito Amazonino Mendes (PTB) e do vice, Carlos Souza (PP).
Amazonino e Carlos Souza recorrem de decisão da presidente do pleito de Manaus em 2008, Maria Eunice Torres do Nascimento, que cassou os mandatos de prefeito e vice e rejeitou recurso da defesa porque, segundo ela, o documento foi entregue após o prazo previsto. O processo voltou ao TRE após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Eles foram acusados pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) de abuso de poder econômico e compra de votos, por conta da distribuição de combustível na véspera da eleição do 1º turno para a Prefeitura de Manaus, no dia 4 de outubro de 2008.
Na semana passada, o prefeito Amazonino Mendes afirmou que pretende usar todos os recursos possíves para se manter no cargo.
Vários cenários políticos podem se estabelecer na cidade caso a cassação de Amazonino Mendes seja confirmada. A primeira possibilidade é de o segundo colocado nas eleições de 2008, o ex-prefeito Serafim Corrêa (PSB) assumir o cargo, já que houve segundo turno. Outra hipótese é a anulação total da eleição de 2008 e realização de nova votação. Uma terceira possibilidade seria a realização de disputa em segundo turno entre Serafim Corrêa (PSB) e o vice-governador Omar Aziz (PMN).
De acordo com o TRE-AM, o juiz Márcio de Freitas, relator do processo, entrou de férias no último dia 20, e em seu lugar assume a juíza Maria Lúcia Gomes de Souza.
Fonte: Portal Amazônia

domingo, 22 de novembro de 2009

CPI DA VIOLÊNCIA QUER OUVIR PROMOTOR


Manaus - O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Violência Urbana, deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), afirmou estar interessado em ouvir o promotor de justiça Walber Nascimento. Ele disse que, após reunir-se com a equipe da CPI, quer ouvir o magistrado. As informações são do jornal A Crítica.
Em sua visita a Manaus, o deputado ouviu depoimentos de autoridades locais envolvidas nas investigações do Caso Wallace.
Walber Nascimento foi afastado por 90 dias porque teria aceitado de presente um carro New Beetle de Flávio Coelho, o “Flavinho da 14”, que seria traficante. Flavinho é sobrinho de Luiz Alberto Coelho, o “Bebeto da 14”, também acusado de tráfico de drogas, morto em fevereiro deste ano.
Bebeto é um dos investigados pela Força-tarefa que averigua o suposto envolvimento do ex-deputado estadual Wallace Souza e seu filho Raphael Souza com uma organização criminosa.
O promotor Walber Nascimento afirmou que não comentaria o assunto e só o tratará no Tribunal.

Sabino Castelo Branco

Paulo Pimenta foi questionado se ouviria o deputado federal Sabino Castelo Branco (PTB-AM). Ele estava na casa de Wallace quando a polícia cumpriu o mandato de busca e apreensão, onde foram encontradas armas de posse restrito e munição.
“Como nenhum fato contra o deputado Sabino chegou a CPI, ele não precisa ser ouvido no momento. Vamos convocar sim a produtora do programa Canal Livre – apresentado pelos irmãos Carlos, Wallace e Fausto Souza-, Vanessa Lima”, explicou Pimenta.(Aleam)
Imprimir | Comentar | Enviar para amigo

MOTOTAXISTAS TERÃO LINHA DE CRÉDITO


Manaus - O deputado estadual Adjuto Afonso (PP) solicitou abertura exclusiva de linhas de crédito da Agência de Fomento do Amazonas (Afeam) para a compra de novas motocicletas para os profissionais que estejam devidamente cadastrados em suas associações no Amazonas. Uma das exigências para a regulamentação da profissão em Manaus é a frota nova de até quatro anos de uso.
O parlamentar é presidente da Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação (Coft) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Afonso acredita que a iniciativa dará condições efetivas para que os profissionais possam desenvolver suas atividades de forma mais eficiente e segura. O deputado afirma também que a frota renovada vai trazer benefícios econômicos e sociais para o Estado.
- A concessão exclusiva de linha de crédito específica aos mototaxistas e motofretistas contribuirá para o desenvolvimento socioeconômico do Estado, principalmente na melhoria da qualidade de vida do cidadão e do bem estar, além do recolhimento dos impostos correspondentes-, explicou.

Fundo

Adjuto lembra que no dia 27 de maio deste ano, o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, anunciou a Federação Nacional dos Mototaxistas que o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), por meio da resolução nº 600, instituiu linha de crédito especial: o FAT Moto-frete, no valor de R$ 100 milhões.
Para ele, como a Afeam é o agente de fomento à economia do Estado, ela poderá acessar esses recursos
- Tenho certeza que em breve esses profissionais vão poder contar com esses recursos para renovar seus veículos e proporcionar mais segurança e um serviço eficiente à população-, informou Adjuto.(Assessoria parlamentar)

LULA: "QUESTÕES DOS ESTADOS PREVALECEM EM ELEIÇÕES


Brasilia - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste domingo (22), após votar na eleição do PT, que não tem “mais ilusão” com a possibilidade de o projeto nacional do partido sobressair em relação às questões estaduais no que diz respeito à formação de alianças.
“Eu não tenho mais ilusão quando se trata de disputas locais, por mais que a gente oriente as pessoas de que o que deve prevalecer é o projeto nacional, normalmente o que tem acontecido é que cada um olha para o seu umbigo e prevalecem as questões dos estados”, afirmou.
A declaração foi feita em referência às disputas regionais entre partidos da base aliada do governo federal. Lula declarou também esperar que a possível candidata do PT a sua sucessão nas eleições de 2010, a ministra Dilma Rousseff, tenha mais de um palanque nos estados em que partidos aliados tenham mais de um candidato ao governo estadual.

Saiba mais

Filiados do PT vão às urnas para escolher o novo presidente do partido Crítica a viagens é preconceito contra mulher, diz Dilma
,“O que é importante é que se houver divergências dentro da base aliada nos estados, que isso não seja impeditivo, para mim. [A ideia é a de] Dilma ter dois ou mais candidatos apoiando sua candidatura”, disse Lula.
“Na prática, você não tem como fazer dois discursos pedindo voto para dois candidatos diferentes. Eu penso que as pessoas podem apoiar. Tivemos experiência em Pernambuco, quando [houve] dois candidatos a governador no mesmo palanque. O resultado foi sucesso extraordinário”, completou Lula, referindo-se ao pleito de 2006, no qual contou com o apoio de dois candidatos rivais na disputa pelo governo pernambucano.
A ministra Dilma também alertou sobre a necessidade de se levar em conta, no momento da formação das alianças, as realidades locais. "Eu sempre acho que não pode ser fundamentalista. Tem essa ótica nacional que ela sobrepõe necessariamente, mas há de se levar em conta as realidades locais porque os interesses locais são legítimos", disse.
A petista acrescentou que, se os interesses locais vão prevalecer ou não, espera "que seja uma decisão não da instância nacional ou da instância estadual, mas de um congresso acima tanto do nacional quanto do local".
Também na sede do Diretório Nacional do PT, o presidente nacional do partido, deputado Ricardo Berzoini (SP), disse que, apesar das dificuldades regionais para a formação de alianças com o PMDB, o objetivo do PT é aumentar as parcerias estaduais entre as legedas.
"Desde o começo da conversa com o PMDB há uma consciência dos dois partidos de que é impossível ter alianças nos 27 estados. Nosso objetivo agora, trabalhando as conversas com os nossos diretórios nacionais e com o PMDB, é aumentar o máximo o número de estados com alianças", disse Berzoini.(G-1)

sábado, 21 de novembro de 2009

VASCÃO RECEBEU COM MUITA FESTA FAIXA CARIMBADA


Rio - Na festa da taça, Portuguesa vence e carimba a faixa do Vasco
Fellype Gabriel faz 1 a 0 para a Lusa, que não consegue retornar à Série A. Time cruzmaltino recebe troféu de campeão da Segundona
O resultado não mudou a vida do Vasco na Série B do Campeonato Brasileiro, mas num dia no qual apenas a festa da taça estava programada, a Portuguesa carimbou a faixa de campeão do time cruzmaltino ao vencer por 1 a 0, neste sábado, no Maracanã. O ex-Flamengo Fellype Gabriel deu a vitória aos paulistas, que apesar dos três pontos conquistados deixaram o Maracanã sem chances de voltar à elite, devido aos resultados de Guarani, Ceará e Atlético-GO.
Na última rodada, que acontece no próximo sábado, as duas equipes apenas cumprirão tabela. O Vasco vai a Minas Gerais enfrentar o Ipatinga, e a Portuguesa, que está na sexta posição, recebe o já rebaixado Campinense, no Canindé.
Sol, calor, título e acesso garantidos. Esses fatores determinaram a atuação do Vasco no primeiro tempo da partida. Assim, a equipe mostrava claramente um ritmo mais lento em relação às partidas anteriores, fazendo com a equipe pouco ameaçasse a Portuguesa. Mais interessado, pois entrara em campo ainda com chances de subir para a Série A, o time paulista era quem buscava o ataque.
Visivelmente desgastado, o Vasco apostava na troca de passes para chegar ao ataque, mas não mostrava articulação e coordenação suficientes para isso. Do outro lado, a Portuguesa tentava imprimir velocidade nos contra-ataques. No entanto, encontrava dificuldades em vencer a defesa cruzmaltina.
Diante de um jogo pouco movimentado, que deixou a torcida quase calada, o primeiro chute a gol do Vasco aconteceu aos 29 minutos do primeiro tempo, com Elton, que recebeu um passe de Fumagalli. Mas antes de chegar à meta de Muriel, a bola explodiu em Thiago Gomes.
Em sua primeira partida pela Série B, Tiago mostrou que não sentiu a inatividade, aparecendo bem em duas oportunidades, aos 37 e 42 minutos da primeira etapa. Na primeira, espalmou para for a um chute de Marco Antônio, de fora da área. Na segunda, mostrou reflexo numa tentativa de Héverton.
Nem mesmo o tempo de descanso foi capaz de dar novo gás ao Vasco, que voltou do intervalo mantendo seu ritmo lento, apesar da movimentação pedida por Dorival Júnior à beira do campo. Ainda mais inquieto, Vagner Benazzi, treinador da Portuguesa, se estimulava seus jogadores a aproveitar a falta de mobilidade do adversário.
E logo em seguida, a Portuguesa fez valer sua maior motivação, abrindo o placar aos 26 minutos, num bonito lance de Fellype Gabriel. Ele recebeu dentro da área, passou por dois marcadores e, dentro da grande área, chutou para fazer 1 a 0.
Apenas depois da desvantagem no placar o Vasco acelerou o ritmo, investindo em jogadas pelas pontas. A torcida, assim como aconteceu durante todo o Brasileiro, procurou incentivar a equipe, gritando "é campeão". No entanto, nem mesmo assim o time da casa conseguiu reunir forças para empatar.(G.Esporte)

Regularização fundiária é essencial para reduzir desmatamento


Manaus – A regulamentação fundiária é fundamental para implementar mecanismos de Redução de Emissões para o Desmatamento e Degradação (REDD). O alerta foi dado pelo procurador federal da Advocacia Geral da União (AGU), Carlos Alberto Barreto, no segundo dia do Fórum de Diálogos.
O evento reúne especialistas em economia de baixo carbono de vários países para discutir estratégias de uso do solo e das florestas. O objetivo é a redução das emissões de gases de efeito estufa.
Segundo o procurador, a ausência de regulamentação fundiária pode gerar problemas futuros para os estados que implantaram projetos de manejo florestal. Ele afirmou que a falta de regularização vai criar um embróglio futuro e um balanço negativo para os investidores internacionais.
O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marcelo Dutra, lembrou que o conceito de REDD só será aplicado em áreas regularizadas. Por isso, há a necessidade de discussão sobre a definição de um marco regulatório nacional que contemple aspectos como esse e o da estruturação agrícola.
O fórum acontece até hoje (21) no Hotel Da Vinci e conta com a participação de representantes de governos da China, África do Sul, Indonésia, Índia, Egito, México, Brasil e Estados Unidos. A finalidade do evento é dar andamento ao Programa da InWent - que visa à realização de fóruns internacionais de diálogo sobre os temas Cidades Sustentáveis, Eficiência Energética e Uso de Terra e Floresta.(Fonte:Ibama)