Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

PARAQUEDISTAS SALTAM SOBRE O ENCONTRO DAS ÁGUAS


Manaus - O Encontro das Águas, um dos principais cartões postais de Manaus, foi o cenário para pouso dos pára-quedistas João Tambor, Paulo Gesta e Luigi Cani, ontem (15), no evento que marca o início de uma nova fase da modalidade esportiva no Amazonas, com o projeto "Manaus, cidade do Paraquedismo".
Uma balsa parada exatamente no Encontro das Águas recebeu os esportistas, que desde ontem, cooperam com Organizações Não-Governamentais que cuidam da floresta para fazer a compensação das emissões de carbono.
Vim pela primeira vez a Manaus em abril deste ano. A experiência que tive foi maravilhosa. A visão que temos no salto é deslumbrante - disse o pára-quedista João Tambor.
Manaus é a segunda maior área de salto do País, só perde para a cidade de Boituva, interior de São Paulo.(P.Amazonia)

Homem desaparece na selva perto de Manaus

Manaus - O servidor da gerência de ofidismo da Fundação de Medicina Tropical, Benedito Rocha dos Santos, de 51 anos, está desaparecido na floresta desde sábado (12).
De acordo com informações da filha dele, Elida Fernandes dos Santos, Benedito estava no sítio de propriedade dele, localizado no Ramal do Pau Rosa- no quilômetro 21 da BR 174, rodovia Manaus Boa Vista,onde foi passar o final de semana com os filhos.
No último sábado, Benedito e os filhos saíram para caçar. Eles marcaram um ponto de encontro,mas Benedito não apareceu.A família acredita que ele tenha se perdido na floresta.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para o resgate na manhã de hoje. Os soldados fizeram busca por todo o dia, mas até esta noite, o funcionário público não havia sido encontrado.(Fonte:NH)

Circulação do vírus da gripe A diminui em Manaus


Manaus - Durante a reunião da tarde de ontem (15) do Comitê Estadual de Prevenção e Controle da Influenza A, a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) revelou que a circulação do vírus da Gripe A na capital diminuiu. Segundo o diretor da FVS, Bernardino Albuquerque, a atual situação da doença permanece em 67 casos confirmados.
O objetivo é manter a fiscalização ativa até o final do ano, no período onde há maior probabilidade de circulação do vírus, devido à ocorrência de chuvas e umidade no mês de novembro-, destacou Albuquerque.
Ele informou que a FVS já inspecionou 42 escolas particulares, de ensinos fundamental e médio, em Manaus. Segundo ele, as escolas estão aderindo às recomendações para evitar a proliferação do vírus da gripe A.
Albuquerque afirmou que a antecipação do ano letivo nas instituições de nível superior na capital deverão ser adotadas pelos gestores das universidades. A FVS já recomendou a redução do ano letivo para evitar novos casos de gripe A entre os alunos.

Resultados negativos

O diretor-técnico da FVS também disse que houve um declínio no percentual de confirmação de casos da influenza, conhecida como gripe suína.
Ele afirmou que no último final de semana, o órgão recebeu cinco resultados de exames do Instituto Evandro Chagas (PA) e todos apresentaram amostras negativas. Ainda não houve casos confirmados nos municípios do interior do estado.
Bernardino Albuquerque anunciou ainda que equipes da Fundação de Vigilância em Saúde realizarão inspeção nos shoppings da capital dentro dos próximos dias, para orientar a população sobre os cuidados para prevenir a nova gripe.(P.Amazonia)

Receita abre consulta a lote da malha fina

Brasília - A Receita Federal do Brasil abriu hoje (16), às 9h, consulta ao lote residual do Imposto de Renda Pessoa Física 2005. Dos 20.995 contribuintes, 12.856 tiveram imposto a pagar, totalizando R$ 34.035.807,60. Terão direito à restituição 6.013 contribuintes, que receberão um montante de R$ 6.327.126,58, e 2.126 não tiveram imposto a pagar nem a receber.
O valor estará disponível para saque na rede bancária a partir do dia 23 de setembro e terá correção de 56,95%, correspondente à variação da taxa Selic no período. Para saber se teve a declaração liberada o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet (www.receita.fazenda.gov.br), ou discar o ReceitaFone, no número 146.

DEMOCRATAS QUEREM CPI PARA INVESTIGAR MST


Brasília - O requerimento de abertura de uma comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) no Congresso para investigar denúncias de repasses de recursos públicos e do exterior ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) foi protocolado hoje (16) na Secretaria-Geral do Senado. A senadora Kátia Abreu (DEM-TO) e o líder do DEM na Câmara, Ronaldo Caiado (GO), ambos representantes da bancada ruralista, entregaram o pedido.
A CPMI pretende investigar denúncias publicadas pela revista Veja e pelo jornal O Estado de S. Paulo de repasses feitos pela administração pública federal e entidades estrangeiras a cooperativas e associações ligadas ao MST para supostamente financiar “invasões de prédios públicos e propriedades rurais”, disse a senadora.
Entre essas entidades, de acordo com as denúncias, estariam a Associação Nacional de Cooperativa Agrícola (Anca), a Confederação das Cooperativas de Reforma Agrária do Brasil (Concrab), o Centro de Formação e Pesquisas Contestado (Cepatec) e o Instituto Técnico de Estudos Agrários e Cooperativismo (Itac). “O Congresso tem que apurar o envolvimento de autoridades públicas, inclusive que respondem a processos judiciais por formação de quadrilha, que repassaram recursos públicos ao MST com o objetivo de promover invasões de propriedades rurais e prédios públicos”, afirmou a democrata.
O requerimento teve o apoio de 192 deputados e 34 senadores. Para dar andamento a um pedido de abertura de comissão mista de inquérito são necessárias as assinaturas de, no mínimo, 171 deputados federais e 27 senadores. Agora, o próximo passo para a instalação dos trabalhos é a leitura do requerimento pelo presidente do Senado e do Congresso, José Sarney (PMDB-AP), em sessão do Congresso Nacional.
A partir da leitura, os partidos e blocos com representação na Casa terão cinco dias úteis para apresentarem os nomes dos 17 deputados e 17 senadores que conduzirão dos trabalhos de investigação da CPMI. Caso alguma legenda deixe de fazer a indicação caberá ao presidente do Congresso fazer as indicações.Fonte: Agência Brasil

terça-feira, 15 de setembro de 2009

CAMPANHA NACIONAL CONTRA O PÓLIO SERÁ LANÇADA NO AM

Brasilia - O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, estará na Comunidade de Paricatuba, município de Irandubano, no próximo dia 18 de setembro, para o lançamento da Campanha Nacional contra Pólio no Amazonas.
Após o lançamento, o ministro visitará, acompanhado do governador Eduardo Braga, o Centro de Saúde da comunidade e as ruínas do antigo leprosário e presídio localizados em Paricatuba.
Este ano o tema da Campanha é “Não dá pra vacilar. Mais uma vez, tem que vacinar”. Esta segunda etapa tem como meta vacinar cerca de 14,7 milhões de crianças menores de cinco anos em todo o País.
No Amazonas a meta é vacinar mais de 366 mil crianças, sendo 198.172 mil no interior do Estado. Manaus precisa vacinar 168.188 mil crianças, o que corresponde a 46% da população alvo, diz a Gerente do Programa de Imunização da Fundação de Vigilância em Saúde, Maria Izabel Nogueira do Nascimento.
Na primeira etapa da campanha, em junho, o Estado ultrapassou a meta do Ministério da Saúde, que era de 95% da população alvo, chegando a atingir 95,67% de cobertura vacinal.(Fonte:MS)

MUNICÍPIOS TERÃO USINAS A GAZ ESTE ANO

Brasilia - As usinas termoelétricas movidas a gás natural localizadas em Anamã (a 168km de Manaus), Anori (distante 200 km da capital), Codajás (a 237 km) e Caapiranga (a 140 km), municípios que estão no traçado do gasoduto Urucu-Manaus, vão entrar em operação em dezembro deste ano. No segundo trimestre de 2010 será a vez da usina de Coari (a 368 km) e no quarto trimestre do mesmo ano Iranduba (a 34 km) e Manacapuru (a 68 km).
O cronograma foi repassado pelo ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, em resposta a um requerimento formulado pela deputada federal Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).
A parlamentar manifestou preocupação com a demora na construção das sete usinas do trecho do gasoduto de 661 quilômetros que, no início, vai transportar 5,5 milhões de metros cúbicos de gás natural do Urucu até Manaus.
Segundo ela, a divulgação do cronograma é importante para que os municípios possam se programar.
- A chegada do gás será fundamental para baratear o preço da energia e promover o desenvolvimento econômico beneficiando uma população de quase 250 mil habitantes, afirmou Vanessa.
Para a deputada, a proposta de construção das usinas nos municípios foi fundamental para viabilizar o Estudo de Impacto Ambiental (EIA/Rima) do projeto.(Congresso em Foco)

PREFEITURA LANÇA PACOTE DE OBRAS NA Z. LESTE

Manaus -O prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, lançou ontem (14) à noite um pacote de obras de infraestrutura da zona Leste da capital. O lançamento foi feito no anfiteatro da praça de alimentação do bairro Jorge Teixeira, onde mais de cinco mil pessoas estiveram presentes para acompanhar o início das obras. Assim que o prefeito entregou a ordem de serviço, os trabalhos foram iniciados.
“Esse pacote é só o começo. Passei seis meses trancado no gabinete para resolver problemas administrativos. Agora, estou voltando às ruas para arrumar a cidade”, disse Amazonino.
Na zona Leste, o pacote de obras vai percorrer 1.701 ruas e avenidas das 56 comunidades, distribuídas nos seis bairros daquela área da cidade. Serão mais de 3,5 milhões de metros quadrados de ruas pavimentadas.
Acompanhado do ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, e de secretários municipais, Amazonino disse que os tratores e máquinas não vão parar até que os trabalhos na zona Leste esteja concluídos.
Depois disso, o “Prefeitura nos bairros” será levado às demais zonas da cidade, completando os preparativos de Manaus para a Copa do Mundo de 2014.

Água

Amazonino também conversou com moradores que reclamaram estar sem água em suas casas. O prefeito ouviu as queixas e disse que vai trabalhar para que todos os moradores de Manaus tenham água nas torneiras de casa. “Não tiro o direito das pessoas de duvidarem, mas, sou um homem que enfrenta os desafios. Por isso asseguro que vou me empenhar para que o problema da falta de água seja solucionado”, garantiu.
O prefeito acrescentou que em breve vai tomar banho junto com o povo, nas ruas. “A água vai chegar às casas e vamos tomar banho nas ruas, todos juntos, para comemorar”, brincou Amazonino.

Apoio de Lula

Ao lado do prefeito Amazonino Mendes, o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, disse que as obras e serviços levados à zona Leste têm apoio do presidente Lula. “Ele (Lula) sabe das dificuldades vividas pelo povo de Manaus, por isso garantiu ao prefeito Amazonino o apoio para realização das obras”, revelou.
Ainda segundo o ministro, todo o sistema de transporte coletivo de Manaus será recuperado. “Eu e o prefeito Amazonino já conversamos com o presidente, que garantiu recursos para resolvermos o caos no transporte coletivo de Manaus”, acrescentou Alfredo.

Prourbis

Além dos serviços de pavimentação, Amazonino lançou outro programa que prevê a realização de uma série de obras que vão melhorar a qualidade de vida dos moradores do bairro Jorge Teixeira – o Prourbis (Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Socioambiental de Manaus), o maior projeto de urbanização da região Norte do Brasil, que será coordenado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). Dividido em duas etapas, o Prourbis vei beneficiar pelo menos 40 mil pessoas.
Na primeira fase, 15 mil moradores dos bairros Jorge Teixeira III e João Paulo serão contemplados com a construção de 204 unidades habitacionais para as pessoas que vivem em áreas de risco. Além disso, 12 mil quilômetros de ruas e calçadas serão pavimentadas.
O programa prevê, ainda, a melhoria urbanística e paisagística com a arborização pública e construção de áreas de lazer, implementação de rede de esgoto, drenagem e tratamento sanitário. A população também contará com uma Creche Municipal, uma Casa da Mulher, um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), um Centro de Referência de Apoio à Saúde (Cras) e um Parque Público, onde a Prefeitura realizará um trabalho de revitalização da orla do Mindu.
Nesta fase do Prourbis, serão investidos 100 milhões de dólares, sendo que metade dos recursos serão financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o restante será uma contrapartida da administração municipal.
A previsão é que a primeira etapa da obra inicie até o fim de 2009 e tenha duração de 2 anos. A Prefeitura só está aguardando o resultado da análise do Tesouro Nacional porque, como se trata de recurso internacional, é necessária a aprovação do Governo Federal.
A segunda etapa do plano alcançará mais 25 mil pessoas do Monte Sião, Valparaíso, Bairro Novo e Comunidade Arthur Virgílio, também na zona Leste de Manaus.(P.Amazônia)

CONAB paga subvenção a extrativistas do Amazonas

Brasilia - A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) liberou o pagamento da subvenção federal aos extrativistas dos municípios de Borba, Canutama, Carauari e Itacoatiara, no Amazonas, amparados pela Política de Garantia de Preços Mínimos dos produtos da sociobiodiversidade (PGPM Bio).
Ao todo, foram pagos mais de R$ 70 mil para aproximadamente 80 toneladas de borracha e castanha-do-brasil. A ação beneficiou 215 extrativistas vinculados às associações de produtores da região.
Os recursos do programa são destinados exclusivamente aos extrativistas, quando o valor dos produtos, no momento da comercialização ficam abaixo do preço mínimo fixado pelo governo federal. No caso da borracha, o preço é R$ 3,50 o quilo e da castanha-do-brasil é R$ 52,49, cada cem litros. (RC)

FACHADAS DO COMÉRCIO CENTRAL SERÃO REVITALIZADAS


Manaus - Os proprietários de comércios que funcionam em prédios de arquitetura histórica e contemporânea do Centro de Manaus terão que realizar adequações das fachadas como ajuste de toldos, vãos de acesso, mudança de cores e despoluição visual.
A determinação faz parte do Programa de Revitalização do Centro de Manaus (Promanaus) que prevê intervenções a médio, curto e longo prazos, com o propósito de reordenar todo o conjunto de vias do Centro comercial da cidade.
Na manhã de ontem (14), arquitetos do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) saíram às ruas do Centro de Manaus, para orientar os lojistas sobre o programa de revitalização das fachadas dos prédios.
A ação desta segunda-feira teve início na rua Dr. Moreira, onde os técnicos do Implurb identificaram mais de 60 lojas instaladas em prédios de arquitetura histórica e contemporânea que necessitarão passar por adequações.
Para orientar os lojistas, o Implurb elaborou um "Manual de Placas" contendo os parâmetros para a instalação dos engenhos publicitários nas fachadas das edificações históricas e não históricas do Centro de Manaus.
- O lojista receberá de graça, sem qualquer custo, o projeto todo pronto necessário para que ele promova as adequações, além de contar com toda a orientação técnica necessária à execução do projeto - explicou o presidente do Implurb, Bosco Saraiva.
A estimativa da prefeitura é de que até dezembro de 2010, todo o processo de readequação das fachadas já esteja concluído pelos lojistas.(Semcom)

DESCULPAS ...

Caros amigos e leitores.
Como todos puderam notar,este blog está há uma semana desatualizado, mas o fato não foi proposital e sim, em função das cinscunstâncias de comunicação pela immensidadão da Amazônia.
Como sou jornalista,tenho viajado muito e no interior do Amazonas, a comunicação via ingternet ainda não é das mais confiáveis e as dificuldades para acesso são muitas, o que me impossibilitou de atualizar o blog como costumeiramente faço.
Essa foi a razão da desatualização momentânnea do blog,(blog do Osny Araújo - Jornalismo Eclético) que a partir de agora retorna a realdiade, esperando a compreensão dos leitores, com um sincero pedido de desculpas.(Osny Araújo)

terça-feira, 8 de setembro de 2009

IBAMA APREENDE MADEIRA ILGAL EM MANICORÉ


Manaus - Várias toras de madeira abandonadas em mais de 30 pontos da área urbana do distrito de Santo Antônio do Matupi, sul do município de Manicoré (a 333 quilômetros de Manaus), chamaram a atenção dos fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que estão na região realizando a operação Kaaetè 2.
Ao todo, foram apreendidas 737 toras de espécies como angelim, cedro, cumaru, ipê, jatobá, maçaranduba, dentre outras, totalizando aproximadamente 1,7 mil metros cúbicos de madeira em tora e 342 metros cúbicos de madeira serrada.
O volume de madeira apreendida equivale a 150 caminhões utilizados para o transporte de toda carga apreendida. Uma madeireira que estava operando sem licença teve o maquinário lacrado e a madeira apreendida pelo Ibama.
A Operação Kaaetè 2, deflagrada pelo Ibama do Amazonas, em parceria com o batalhão da Policia Militar Ambiental, tem como objetivo coibir as atividades ilegais de desmatamentos e a extração ilegal de madeira da floresta Amazônica que vem ocorrendo de forma indiscriminada por pecuaristas e madeireiros da região do Sul do estado do Amazonas.(Fonte Ibama-AM)

GUARDIÕES DO VERDE EM MANAUS TERÃO CERTIFICADOS


Manaus - No Dia da Árvore, comemorado no próximo dia 21, a Prefeitura de Manaus concede o Certificado de Guardião do Verde às pessoas que trabalham ou residem na Avenida Grande Circular (zona Leste) e estão envolvidas com a proteção e a preservação das árvores que são plantadas no local.
Todas serão oficialmente convidadas a participar no dia 21 de uma festa em via pública, com a realização de show musical e distribuição de mudas, em local ainda a ser definido.
No evento também haverá plantio de 600 mudas, com tamanhos variando entre 80 centímetros e 1,5 metro, ao longo da via.
Organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), a festa será marcada também pela participação das empresas parceiras - entre as quais as redes de supermercados DB e Carrefour - além dos comerciantes da área, que estão fazendo a doação de mudas em seus estabelecimentos.
- Queremos marcar a data com uma distribuição recorde de mudas à população, afirma o secretário municipal de Meio Ambiente em exercício, Adilson Cordeiro. Segundo ele, a Grande Circular é um dos maiores corredores viários da cidade e estará recebendo mudas num tamanho ideal, mais preparadas para as intempéries climáticas.(P.Amazonia)(

OS CAMPEÕES DO FICANI


Itacoatiara AM – O 25º Festival da Canção de Itacoatiara (Fecani) consagrou como grande campeã a música “Dança” de Sidney Resende. A composição foi defendida por Mácia Siqueira, que ganhou por melhor intérprete.
Sabádo (05) foi o último dia de eliminatória do Festival. Doze músicas foram classificadas para a final, que aconteceu neste domingo (06), em Itacoatiara (a 170 km de Manaus).
O segundo lugar ficou para a música Oriente amazônico (O paraiso de Milton), de Zé Beto Correa, interpretada por Zé Beto Correa.
Farois, de Candinho, foi interpretada por Lili Andrade e recebeu o terceiro lugar.

INTERIOR FESTEJOU COM CIVISMO O DIA DA PÁTRIA


Santa Izabel do Rio Negro (AM) - Alunos das escolas do município de Santa Isabel do Rio Negro, no interior do Amazonas, desfilaram nesta segunda-feira, 7 de Setembro, pedindo valorização pela vida.
Mas de 1.500 mil alunos saíram as ruas da cidade para comemorar o Dia da Independência do Brasil. Com faixa e frases de valores à vida como “Diga não as drogas" e "Ame o meio ambiente" eles chamaram atenção das autoridades para o problema de suicídios que vem ocorrendo no município. Nos últimos três anos já foram mais de 20 mortes causadas por suicídios. Este ano cinco já foram registrados.
O município de Santa Isabel do Rio Negro distante da capital do estado 620 km em linha reta e 772 quilômetro via fluvial, com população de 10.561 habitantes, com 4.220 habitantes na zona urbana e 6.341 na zona rural.
Mas de 1.500 mil alunos saíram as ruas da cidade para comemorar o Dia da Independência do Brasil.
Da mesma forma que o município de Santa Izabel do Rio Negro, festejou com muito civismo o Dia da Pátria, 7 de Setembro, todos os municípios do Amazonas tiveram o mesmo comportamento patrótico e o civismo tomou conta das rus das nossas cidades interioranos, com belos desfiles, o que demonstra claramente o civismo e o patriotismo do interioranos do Amazonas. Foto: Regis Goes

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

CAMPANHA "FICHA LIMPA" NAS RUAS

Manaus -Após ultrapassar a arrecadação de 1 milhão de assinaturas para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular sobre a Vida Pregressa dos Candidatos, a Campanha Ficha Limpa inicia uma nova fase de mobilização, cujo objetivo é coletar 300 mil assinaturas no período que iniciou (dia 7 de agosto) até o próximo dia 7 de setembro. Em Manaus, segundo a articuladora da Campanha, Rosiete Barros, a meta é atingir 5 mil assinaturas até o prazo final que termina em dezembro. Ela informou que o objetivo da Campanha é impedir a candidatura de políticos condenados por crimes graves. No entanto, para que seja enviado ao Congresso Nacional, é necessário 1,3 milhão de assinaturas. O Projeto de Lei defende que haja uma condenação criminal por improbidade administrativa para que ocorra a inelegibilidade. No caso dos políticos que detém foro privilegiado, a proposta é que a inelegibilidade decorra tão somente do recebimento da denúncia, explicou Rosiete Barros. O documento deve dar entrada no Congresso para que a nova legislação entre em vigor nas eleições de 2010. Para intensificar ainda mais a Campanha Ficha Limpa e alcançar a meta nacional de 1,3 milhão, durante as ações do movimento Grito dos Excluídos, será organizado um mutirão para coletar assinaturas. Quem preferir antecipar a assinatura deve comparecer ao Centro de Formação Arquidiocesano do Amazonas (Cefam), avenida Joaquim Nabuco, 1023, Centro, com o Titulo de Eleitor em mãos.

ZONA LESTE VAI FESTEJAR O DIA DA ÁRVORE


Manaus - Para marcar a passagem do Dia da Árvore, a ser comemorado no próximo dia 21 com uma ação inédita na avenida Grande Circular, entre a bola do São José I e a bola do Produtor, no Jorge Teixeira, zona Leste. Além do plantio de 600 mudas, com tamanhos variando entre 80 centímetros e 1,5 metro, ao longo da via, a data será marcada pela concessão do Certificado de Guardião do Verde às pessoas que trabalham ou residem na avenida e estão envolvidas com a proteção e a preservação das árvores que são plantadas no local.
Todas serão oficialmente convidadas a participar no dia 21 de setembro, de uma festa em via pública, com a realização de show musical e distribuição de mudas, em local ainda a ser definido.
- Queremos marcar a data com uma distribuição recorde de mudas à população, afirma o secretário municipal de Meio Ambiente em exercício, Adilson Cordeiro.
Segundo ele, a Grande Circular é um dos maiores corredores viários da cidade e estará recebendo mudas num tamanho ideal, mais preparadas para as intempéries climáticas. Serão utilizadas árvores regionais que estão sendo cultivadas nos viveiros de mudas da Prefeitura de Manaus. Entre as espécies a serem plantadas, estão a jutairana, pau pretinho e açaí.
No momento, os técnicos da Divisão de Educação Ambienta da Semmas estão trabalhando no levantamento das pessoas, com a aplicação de questionários entre os moradores e comerciantes instalados ao longo da avenida.
- Naquela área existem muitas pessoas que fazem plantio e manutenção de mudas por conta própria e de forma voluntária. São essas pessoas que a Semmas quer chamar como parceiras no trabalho de arborização em prol de uma Manaus Mais Verde, afirmou Adilson.(Semcom)

RODOVIÁRIOS FEDERAIS OPERAM NAS BRs


Brasilia - A Operação Independência, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), realziada desde o dia 4 em todo o país, com o objetivo de reduzir o índice de acidentes de trânsito durante o feriado prolongado de 7 de Setembro.
Até terça-feira (8), vão trabalhar na operação 9,3 mil policiais, 2 mil viaturas, 10 mil bafômetros e 700 radares medidores de velocidade. A ação da PRF será realizada nos 65 mil quilômetros de rodovias federais, mas será intensificada nas cidades de Porto Alegre e Sapucaia do Sul (RS), por onde devem circular cerca de 200 mil veículos diariamente, por causa da 32ª Exposição Internacional de Animais (Expointer) que vai até domingo no Parque Assis Brasil em Esteio, região metropolitana de Porto Alegre.
Também haverá maior fiscalização em Belém (PA), uma das cidades brasileiras com o maior número de mortes por acidentes de trânsitoe no Amazonas, na BR-174, ligando Manaus a Boa Vista.(Ag.Brasil)

EXCLUÍDOS DIRÃO NÃO AO PORTO DAS LAJES


Manaus - Com o tema “Vida em primeiro lugar – A força da transformação está na organização popular”, a 15ª edição do Grito dos Excluídos acontece na tarde hoje (7) em Manaus. Na capital amazonense, o movimento luta pela não construção do Porto das Lajes
A manifestação será realizada a partir das 15h na Bola do São José I (próximo ao terminal 5) e terminará no Shopping Grande Circular.
O Grito dos Excluídos tem o objetivo de denunciar todas as formas de injustiças e de corrupção presentes na sociedade e também de anunciar os sinais de esperanças e de transformação por meio da unidade da organização popular.
De acordo com a organização do evento em Manaus, o movimento do Grito dos Excluídos será um momento de estudo e de organização do processo de mobilização social. Álém disso, o evento estará focado na luta pela não implantação do Terminal Portuário das Lajes, na Comunidade Colônia Antônio Aleixo, saúde, sistema de transporte de qualidade, corrupção e defesa da água como bem comum.(P.Amazonia)

Agronégócio: Borracha, o início de um resgate?- *Thomaz Meirelles


Em março passado, em Brasília, técnicos da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Valdelino Cavalcante e Rosa Castro), acompanhados do Manuel Cunha (Presidente do Conselho Nacional dos Seringueiros), estiveram participando de reunião com representantes do Ministério do Meio Ambiente (Cláudia Calorio) e da Fazenda (Francisco Erismar) para acertar detalhes sobre a compatibilização das subvenções pagas pelo Governo do Estado do Amazonas (R$ 0,70 kg) e Governo Federal (R$ 3,50 kg). Após discussões, ficou definido que a subvenção paga pelo estado não será considerada para efeito de cálculo no pagamento da subvenção federal. Tal decisão é, sem dúvida alguma, uma grande vitória dos seringueiros, pois, a partir desta safra, já receberão, no mínimo, R$ 4,20/kg pela borracha/cernambi comercializada (R$ 3,50 + R$ 0,70 = R$ 4,20 kg). A reunião também contou com a presença de técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Carlos Eduardo, Djalma Fernandes, Humberto Pennacchio e Ianelli Loureiro).

Borracha já comercializada

A atual safra de borracha está praticamente finalizada, restando, apenas, aproximadamente 40 toneladas para ser comercializada. É certo, também, que a borracha já comercializada, em decorrência da crise mundial, foi negociada por R$ 2,00 kg, portanto, abaixo do preço mínimo fixado pelo governo federal. O CNS está defendendo o pagamento da diferença do preço mínimo (R$ 3,50 kg), ou seja, está pleiteando o pagamento de R$ 2,00 kg pela borracha já vendida para as Usinas. Este assunto ainda está sendo debatido dentro do governo, entretanto, particularmente defendo que as vendas efetuadas e comprovadas (Nota Fiscal, CPF regular, certidões do INSS e FGTS e Declaração de Aptidão ao Pronaf) a partir da publicação da Lei n. 11.775, de 17 de setembro de 2008, devam ser objeto de análise visando beneficiar o público extrativista com o pagamento da subvenção federal.

Dados sobre a produção de borracha

O presidente da ADS, Valdelino Cavalcante, ao apresentar o Programa de Subvenção Estadual destacou que apenas 10% do potencial produtivo de borracha estão sendo explorado no Amazonas. Disse, também, que apenas 40% da produção de borracha permanecem no Estado para processamento, 20% segue para o Pará e 40% para o Acre, em forma de cernambi. Destacou que a expectativa para a safra 2009/2010 é de 1.100 toneladas, com valor de subvenção estimado em dois milhões de reais, beneficiando 1.968 famílias. Ao final, listou os municípios que recebem a subvenção estadual (Jutaí, Juruá, Carauari, Itamarati, Eirunepé, Boca do Acre, Pauini, Lábrea, Canutama, Manicoré, Borba e Itacoatiara); confirmou a instalação de uma usina na cidade de Manaus e, ainda, ratificou a vinda da indústria de pneus Levorim com demanda mês estimada em 300 toneladas.

Figura do atravessador

Não sou daqueles que defendem a total extinção dessa categoria, embora reconheça que, na imensa maioria dos casos, ela é altamente insensível na negociação com o verdadeiro produtor rural. Penso que devemos inseri-los legalmente no processo a fim de que possa continuar contribuindo no escoamento da produção e, de forma justa, também ser remunerado por essa importante atividade. Quando falo nesse assunto, sempre me lembro positivamente do Regatão Social de Envira, implementado pelo deputado Luiz Castro e prefeito Rômulo. Aproveitando a preocupação do deputado Silas Câmara quanto à falta de recursos financeiros para que o extrativista possa esperar o pagamento da subvenção (sempre demorado), volto a lembrar que o problema é facilmente resolvido caso o instrumento de apoio à comercialização, integrante do PAA, chamado de “Formação de Estoque pela Agricultura Familiar” possa contemplar produto não alimentício. Atualmente, só contempla alimentos. Como sempre disse o nobre amazonense Eurípedes Lins, “é por aí o caminho”.

*Thomaz A P Silva Meirelles – administrador, funcionário público federal, especialista na gestão da informação do agronegócio. E-mail: superbox@argo.com.br / thomaz.meirelles@hotmail.com

domingo, 6 de setembro de 2009

BRASIL BATE A ARGENTINA E JÁ ESTÁ NA COPA


Rosário ARG - Primeira chamada. Destino: África do Sul. Os argentinos rezaram, pediram ajuda divina antes da partida. Nada adiantou. Os deuses do futebol são brasileiros. Com direito a aplausos dos torcedores hermanos e gritos de "olé" dos brasucas, o Brasil carimbou o passaporte para a Copa do Mundo de 2010 neste sábado, em Rosário, com uma atuação de gala, que misturou talento e frieza. Sem cair na provocação e no clima de guerra da torcida, a seleção venceu a Argentina por 3 a 1 e garantiu uma das quatro vagas sul-americanas para o Mundial com três rodadas de antecedência devido à derrota do Equador por 2 a 0 para a Colômbia e a do Uruguai por 1 a 0 para o Peru. Luís Fabiano, autor de dois gols, assumiu a artilharia das eliminatórias com nove, superando o boliviano Botero, que tem oito. O zagueiro Luisão fez o outro gol brasileiro. Dátolo descontou. Com o resultado, a Argentina ficou em uma situação delicada. Em quarto lugar com 22 pontos, ainda vai enfrentar Paraguai e Uruguai fora de casa nos três jogos que restam na competição.
Dunga conquistou a terceira vitória sobre os argentinos desde que assumiu a seleção brasileira, em 2006. E o Brasil confirmou a superioridade nesta década. Foram dez duelos, com seis vitórias brasileiras, dois empates e duas derrotas. Além disso, acabou com duas enormes invencibilidades dos nossos hermanos. Eles não perdiam uma partida em casa há 41 jogos. E foi a segunda derrota da Argentina como mandante na história das eliminatórias em exatas 50 partidas. A outra havia sido para a Colômbia, em 1993, por 5 a 0.
Na próxima quarta-feira, o Brasil encara o Chile, em Salvador, em um jogo festivo, que vai servir para comemorar a classificação. A Argentina vai até Assunção para enfrentar o Paraguai.
A vaga para a Copa do Mundo premiou um momento abençoado da seleção brasileira. A equipe comandada por Dunga está invicta há quase 15 meses. Desde então, foram 18 jogos, com 14 vitórias e quatro empates. O Brasil vem de dez vitórias consecutivas: Peru, Uruguai, Paraguai e Argentina nas eliminatórias; Egito, Estados Unidos (duas vezes), Itália e África do Sul pela Copa das Confederações; e o amistoso contra a Estônia.
Diego Maradona, que foi um velho freguês dos brasileiros como jogador, manteve a tradição também como técnico. Com a camisa argentina, ele enfrentou seis vezes o Brasil e só conquistou uma vitória. Foram três triunfos brasileiros e dois empates. Após assumir a seleção em outubro do ano passado, substituindo Alfio Basile, Maradona tem três derrotas e seis vitórias em nove partidas.
Com os três gols contra os argentinos, a seleção chegou aos 100 na era Dunga. São ainda 33 vitórias, dez empates e quatro derrotas. Luis Fabiano é o artilheiro neste período, com 19 gols.
Representante da Conmebol carrega a garrafa que foi jogada por torcedores no campo O clima hostil no Gigante de Arroyito foi notado antes da partida. Uma bomba foi atirada no goleiro Julio César quando ele fazia o aquecimento perto da torcida argentina. O susto foi grande, mas ainda bem que não passou disso. Pouco depois, quando os jogadores reservas do Brasil se dirigiam para o banco, uma garrafa de água foi jogada em direção a eles pelos torcedores. Não acertou ninguém. Dunga pegou o objeto com tranquilidade do chão e o entregou a um representante da Conmebol, que levou a garrafa até o quarto árbitro.
Kaká deu o primeiro toque na bola. Mas foi a Argentina quem começou a mil por hora. A seleção arriscava ao deixar Messi com uma certa liberdade no meio-campo. Mas o entusiasmo dos nossos hermanos não refletia em boas jogadas. O Brasil, assustado, também não criava e procurava esfriar a partida.
O primeiro lance de perigo aconteceu aos 12 minutos. Messi recebeu livre na entrada da área e chutou no ângulo direito de Julio César. O goleiro só observou a bola sair muito perto da trave. Kaká passou, então, a pedir com gestos para a seleção brasileira marcar mais à frente. Mas o problema era que Messi continuava livre. Aos 17, ele deu uma arrancada, passou por quatro brasileiros e foi travado na hora do chute por Maicon. Foi por pouco. O Brasil estava acuado em campo. Em um mesmo lance, Lúcio e Kaká receberam cartão amarelo. Os dois, com isso, estão fora da partida contra o Chile, na próxima quarta-feira, em Salvador. Assim como Luis Fabiano, que pouco depois também foi advertido pelo árbitro.
Mas a seleção brasileira tem estrela. Luis Fabiano sofreu uma falta na intermediária. Elano cobrou para a área e Luisão, livre de marcação, cabeceou no canto esquerdo de Mariano Andujar. Brasil 1 a 0, aos 24 minutos. Foi o segundo gol do zagueiro em cima dos argentinos. Em 2004, na final da Copa América, o brasileiro também havia feito um de cabeça. E o gol saiu justamente na jogada mais ensaiada por Dunga nos treinos.
O jogo esquentou. Após uma falta em Kaká, Mascherano foi para cima de Robinho. O árbitro Oscar Ruiz chamou os dois. E deu uma bronca no brasileiro, que pouco antes havia pedalado em uma jogada na lateral. O atacante não ficou nada feliz com o questionamento. Alegou que estava tentando o drible.
Mas a seleção respondia na bola. Kaká foi até a linha de fundo e tocou para Maicon. O lateral chutou rasteiro. Mariano Andujar espalmou para o meio da área e Luis Fabiano, com toda tranquilidade, só tocou para o fundo da rede. Brasil 2 a 0, aos 30 minutos. Na comemoração, os jogadores brasileiros chutaram a bola para o meio da torcida argentina, que ficou calada. Foi o oitavo gol do Fabuloso.
Com a vantagem, os barulhentos torcedores brasileiros começaram a fazer a festa. Logo veio o grito de "ei, ei, ei, Maradona é nosso rei" em ironia ao ídolo e técnico local. Em seguida, o tradicional "mais um, mais um". Julio César fez o primeiro milagre aos 37 minutos. Tevez cruzou para a área, e Maxi Rodriguez chegou tocando rasteiro. Com os pés, o camisa 1 evitou o gol. A resposta veio em uma outra cobrança de falta. Elano cobrou, Luisão e Luis Fabiano fecharam pelo meio e o goleiro Andújar se esticou assustado para evitar o terceiro gol. E o primeiro tempo terminou com o Brasil soberano em campo e os torcedores argentinos em total silêncio. Maradona caminhou para o vestiário preocupado e coçando a cabeça.
Veio o segundo tempo e as provocações dos torcedores brasileiros continuavam. O grito agora para os argentinos era de "eliminados". Maradona fez uma substituição no time. Saiu Maxi Rodriguez e entrou Aguero, genro do treinador. Nada adiantou. A Argentina continuava com a maior posse de bola, mas não tinha criatividade para chegar ao gol brasileiro. O chute de Véron na arquibancada (a bola passou por cima da proteção que existe atrás do gol) retratava bem como estava a partida.
Mas aos 19 minutos, Datolo acertou uma bomba de fora da área. Um chute de muito longe, cruzado, que entrou no ângulo esquerdo de Julio César. O goleiro brasileiro, que ainda tocou na bola, nada poderia fazer. A Argentina diminuía e incendiava, novamente, a partida: 2 a 1. Maradona, que não parava de roer as unhas, beijou um crucifixo que levava no pescoço. Tinha fé na virada. Tudo em vão.
A resposta veio em grande estilo, três minutos depois. Kaká arrancou no contra-ataque e deu um passe perfeito para Luis Fabiano. O Fabuloso, com toda categoria, tocou por cima do goleiro Andujar. Brasil 3 a 1. Foi o nono gol do atacante, que assumiu a artilharia das eliminatórias. Na comemoração dos jogadores reservas, os argentinos jogaram uma pedra para o campo, que acertou Juan. Ele caiu no chão e foi carregado pelos companheiros para o banco. A comissão técnica da seleção ficou revoltada. Américo Faria pegou a pedra e levou até o quarto árbitro.
O jogo seguiu. Mas a Argentina se entregou. Maicon chutou cruzado e Ramires, de carrinho, quase marcou o quarto. O meia, que havia entrado na partida, chegou atrasado no lance. Dunga, então, chamou Adriano para entrar no lugar de Luis Fabiano. A torcida brasileira foi à loucura e começou a gritar "o Imperador voltou". Conhecido como carrasco dos argentinos, o atacante entrou em campo. Mas a sua entrada serviu apenas para deixar os argentinos ainda mais assustados. O Brasil estava mais uma vez garantido na Copa do Mundo.(TV Globo)

FERIADÃO LEVA MUITA GENTE AO INTERIOR


Manaus - A população manauara começou a deixar a capital nas últimas horas de sexta-feira (4), para aproveitar o fim de semana prolongado nos municípios vizinhos. Os destinos que lideraram os passeios foram as cidades de Itacoatiara, Presidente Figueiredo, Careiro da Várzea e Iranduba.
O movimento maior foi na saída de Manaus pela barreira que dá acesso às rodovias BR-174 e AM-010. Na manhã de hoje, mais de 300 carros passaram pelo local. A fiscalização do posto policial instalado na área informou que o fluxo de veículos deve aumentar consideravelmente amanhã e domingo, dia 6.
Ainda na barreira, os fiscais da Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos do Estado do Amazonas (Arsam) autuaram dois ônibus da empresa Ministério Gerando Vidas, porque estavam trafegando com a lotação muito a cima da permitida. Os veículos só puderam seguir viagem depois que a irregularidade foi corrigida.
No porto do São Raimundo e no porto da Ceasa, os usuários das balsas optaram fazer a travessia nas primeiras horas do dia para evitar tumulto e confusão no trajeto. Foi o caso da professora Raimunda Araújo, 48, que aproveitará o feriado na comunidade Puru Puru, no município de Careiro Castanho (distante à 110 quilômetros). A Superintendência Estadual de Navegação, Portos e Hidrovias (SNPH) espera que cerca de 6.500 veículos realizem a travessia até a próxima segunda-feira (7).(Em Tempo)

AMAZONAS É 13º EM MORTES COM A GRIPE SUÍNA


Manaus - O balanço dos Estados que apresentam os maiores índices de mortalidade por gripe A, divulgado ontem (4), pelo Ministério da Saúde, colocou o Amazonas na 13ª posição do ranking, que inclui os 27 estados brasileiros.
As autoridades de saúde se preocupam agora com o período do fim do ano, nos meses de novembro e dezembro, quando chega o período chuvoso amazônico que em tese favorece a disseminação do vírus da H1N1 na região.
O campeão foi o Paraná, com o número de 190 mortes para cada mil habitantes, um índice maior que o do Estado de São Paulo, que tem o maior número de mortes absolutas no País e maior que o índice de mortalidade de países como Argentina e México, que ficam logo atrás do Brasil em número de mortes.(A Crítica)

MANAUS TERÁ MONOTRILHO PARA A COPA


Manaus - A exemplo das demais cidades brasileiras que sediarão jogos da Copa de 2014, o governo do Amazonas apresentou, ontem (4), durante audiência pública realizada na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o sistema de transporte coletivo Monotrilho como a opção escolhida para atender a demanda de usuários do serviço em Manaus e, ao mesmo tempo, cumprir uma das exigências da Federação Internacional de Futebol (Fifa).
De acordo com os técnicos da empresa de consultoria responsável pela elaboração do projeto, a Pricewaterhouse, o novo sistema tem capacidade para atender 170 mil pessoas por dia e, com isso, deve reduzir o tempo de deslocamento dos passageiros em até 1 hora.
O modelo, um tipo de metrô de superfície que trafegará em via exclusiva suspenso em vigas, tem ainda a vantagem de desobstruir as ruas e de contribuir com a preservação do meio ambiente por meio de tecnologia que inibe a emissão de poluentes e de ruídos. A primeira etapa ligará a Cidade Nova ao Centro de Manaus, tendo como eixo a Avenida Constantino Nery.
Os gastos para realização da obra são estimados em R$ 995 milhões, com fontes de financiamento que incluem recursos do Estado e do Governo Federal, além de BNDES, BID e iniciativa privada. A expectativa é que a primeira etapa esteja concluída em meados de 2013.
Na segunda fase da obra, prevista para 2014, está prevista a extensão da linha até o Largo da Matriz. A longo prazo, a intenção é fechar um anel ligando todas as regiões da cidade.

Opções

A solução duradoura de mobilidade urbana levou em consideração a crescente elevação da frota de veículos – na média de 8%, a maior do País entre as grandes capitais – e de ônibus, em torno de 7,3%, e a necessidade de liberação de espaços para a circulação de carros e de pedestres.
Além do Monotrilho, foram estudadas as opções de metro subterrâneo, considerada inviável pelos altos custos demandados pela extensão dos lençóis freáticos, e VLT (Veículo Leve sobre Trilho), sistema de ônibus em faixas exclusivas, descartado por ocupar grande espaço público e impor desapropriações em grandes áreas.
O atual sistema de ônibus apresenta elevada sobreposição de linhas e restrições físicas para a ampliação da capacidade de fluxo de passageiro das principais avenidas da cidade.
Em conversa com o presidente Luis Inácio Lula da Silva, ontem (4), o governador Eduardo Braga apresentou o projeto de mobilidade urbana de Manaus para a Copa de 2014. O Governo Federal vai lançar o PAC da Mobilidade Urbana para as cidades que sediarão a Copa de 2014 no Brasil.
- O presidente está maravilhado com o nosso projeto, com o metrô de superfície e o sistema BRT (Bus Rapid Transit), que são corredores com linhas expressas para alimentar o metrô. Ele deu sinal verde para continuarmos com o projeto - disse. O governador garantiu que o metrô de superfície vai estar pronto até a Copa.(Portal Amazonia)

CMM CONSTATA PRECARIEDADE NAS ESCOLAS MUNICIPAIS

Manaus - O maior problema constatado nas escolas públicas da capital é a falta de infra-estrutura. A fiscalização foi feita pela Comissão de Educação da Câmara Municipal de Manaus (CMM) em 14 escolas da rede municipal de ensino, localizadas nas zonas Norte, Leste e Sul. A maioria apresentaram precariedade relacionada a falta de porta nos banheiros, infiltrações, falta de material didático e segurança para as crianças.
A assessoria da Secretaria Municipal de Educação (Semed) informou que as instituições visitadas pelos parlamentares compreendem aos prédios alugados pela Prefeitura para comportar os alunos durante a reforma das escolas. Conforme o órgão, cerca de 100 escolas funcionam em prédios alugados na capital. Segundo a assessoria, as obras de infra-estrutura não podem ser realizadas porque a legislação municipal impede a existência dos reparos em prédios particulares.
A secretaria de educação nega que haja ausência de material didático nas escolas. A assessoria afirmou que a pasta mantém a reserva técnica de livros onde existem mais de 3 mil exemplares.

Reforma

A Semed informou ainda que o período de chuva é o agravante para que as reformas nas escolas aconteçam no período das férias escolares e, por isso, a solução encontrada foi transferir os alunos para os prédios alugados pela prefeitura. O atraso das obras está relacionado a demora na licitação das empresas que são contratadas para efetuar o serviço.

Visita

A comissão de vereadores visitou as escolas Presidente Campos Salles, Nestor Nascimento, Mario David Andreazza, São Pedro, Centro Municipal de Educação Integrada (Cmei) Homero Coimbra Monteiro, Leonor Uchoa Amorim, Dr. Vicente de Mendonça Dias, Profª Ana Cristina Aquino de Melo, Sabá Raposo, Cândido Portinari, Coronel Jorge Teixeira de Oliveira, Carlos Gomes, Cmei Fábio Lucena e Profª Dulcinéia Tinoco.

Relatório

O vereador Ademar Bandeira (PT) pretende apresentar um relatório ao prefeito Amazonino Mendes, onde deve constar as falhas de infra-estrutura e serviços encontradas nas escolas públicas municipais.
A Semed pretende entregar duas escolas em setembro deste ano: a escola Vicente Mendonça Júnior, no bairro Nova Vitória e a escola Leonor Uchoa Amorim, no bairro São José, na zona leste de Manaus.(CMM)

SEGREDOS E MISTÉRIOS DA HISTÓRIA AMAZONICA


Com uma riqueza natural sem proporção, a Amazônia, cujo dia foi comemorado ontem (5), preserva uma história de milhões de anos. Ainda assim, detalhes sobre quem viveu nessa área, o que comiam e o que faziam os ancestrais do atual povo amazônico até chegarmos aos dias atuais não são fatos totalmente conhecidos. As informações são da Agência Brasil.
Para tentar entender melhor a história da Amazônia, muitos são os estudos realizados na região. Exemplo disso são as pesquisas sobre os impactos da ocupação e do desenvolvimento na Floresta Amazônica, nos últimos 500 anos.
Parte da história da ocupação da Amazônia também passa pela África, como comprova pesquisa realizada pela Universidade Federal de Pernambuco. O estudo descobriu que uma das colônias africanas mais ricas, criada pelos portugueses - a vila de Mazagão, no Marrocos - foi transferida para a Amazônia.
Isso aconteceu por ordem do rei de Portugal, no século 18, para por fim às constantes invasões e saques que a vila de Mazagão sofria de outros povos interessados na riqueza desses marroquinos.
A escolha pela Amazônia foi uma estratégia e aliou a necessidade de impedir os conflitos constantes com o desejo da coroa portuguesa de garantir a posse e o domínio da Amazônia brasileira. Depois de um tempo de pesquisa, a localização de restos da primitiva igreja e vestígios de outras unidades funcionais comprovaram a existência da Vila de Mazagão Velho exatamente onde hoje está o estado do Amapá.

Fósseis gigantes

Outra curiosidade histórica está no Amazonas. O maior estado do País em termos territoriais ainda guarda segredos nunca antes estudados. Em Eirunepé, no sul do estado, por exemplo, fósseis de animais gigantes que viveram há milhares de anos na região viraram enfeites exóticos em casas de ribeirinhos e de comunitários. Possivelmente, a falta de pesquisas e de orientações sobre o que essas peças representam, deixaram muitos desses objetos sem a devida importância histórica.
Entre os megafósseis encontrados no Amazonas, estão os do Toxodon - um gigante herbívoro, similar ao atual hipopótamo-, e os do crocodilo Purussaurus - que segundo cientistas, podia chegar a 18 metros de comprimento. A responsável pelo laboratório de Paleontologia da Universidade Federal do Amazonas, Rosemery Silveira, explicou que é considerado fóssil todo e qualquer vestígio de ser vivo preservado em rocha, ou seja, petrificado, e com idade superior a 11 mil anos.
- Ainda falta entender melhor como esses grupos de vertebrados evoluíram na América do Sul e por isso as pesquisas no campo da paleontologia são fundamentais - destacou.

Sítios arqueológicos

Outras pesquisas revelam que a maior riqueza de fósseis no Amazonas está na área do Rio Juruá. Essas águas seguem justamente até o estado vizinho do Acre, onde já foram identificados mais de 200 geoglifos - sítios arqueológicos construídos há pelo menos 2 mil anos.
Um geoglifo é uma marca na terra que, por suas dimensões, só é percebida se vista do alto. O desenho impresso no solo mede de 100 a 300 metros de diâmetro. Essas estruturas de terra se apresentam em formato de círculos, retângulos e outros.
Os geoglifos já fazem parte de uma lista do Instituto Nacional de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que recomenda à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) o tombamento dessas estruturas.
Assim como as Pirâmides do Egito e as ruínas de Machu Pichu, no Peru, os geoglifos do Acre poderão se tornar patrimônio cultural da humanidade.

Lições da história

Para a arqueóloga do Museu da Amazônia Helena Lima, as curiosidades aqui citadas são apenas alguns exemplos de que a Amazônia concentra muitas informações que precisam ser melhor divulgadas.
- Precisamos descobrir, estudar e pesquisar muitas coisas, mas o mais importante é divulgar esse conhecimento. Tudo isso precisa chegar nas escolas e nas comunidades para que se possa de fato aprender as lições que essa história tem para nos ensinar - resumiu.
Estudar a história da Amazônia poderá contribuir, por exemplo, para entender melhor como se processaram as mudanças climáticas na região, a contar do período pré-histórico até os dias atuais. Além disso, o país pode descobrir se a floresta sempre foi detentora da vasta riqueza biológica tão cobiçada atualmente.(Ag.Brasil)

CRÍTICAS AO PRÉ-SAL

São Paulo - Os movimentos sociais, sindicatos e a Federação Única dos Petroleiros (FUP) questionam os termos dos projetos de lei do governo federal que vão determinar os critérios para a exploração de petróleo da camada pré-sal. Contrários às propostas do Executivo, apresentaram à Câmara dos Deputados um projeto de lei alternativo, o PL 5891/2009, por meio do qual sugerem que a Petrobras seja 100% estatal.
O projeto alternativo também propõe o monopólio estatal de todas as etapas da produção do petróleo, o fim das rodadas de licitações e a retomada dos blocos petrolíferos que já foram leiloados. “A nossa proposta ela restabelece o que está previsto na Constituição. Ou seja, que o monopólio seja exercido pela União por meio da Petrobras”, explica o coordenador-geral da FUP, João Antonio de Moraes.
A Federação Única dos Petroleiros liderou o processo de elaboração do projeto alternativo e representa 11 dos 17 sindicatos petroleiros do país. “A Petrobras é que desempenharia o papel da nova empresa pública [Petro-Sal], prevista no projeto do Executivo. Não haveria a necessidade da criação da nova empresa, uma vez que a Petrobras seria uma empresa 100% estatal e pública e caberia a ela todo esse papel”, diz Moraes.
O projeto alternativo, encaminhado à Câmara no último dia 27, apresenta mudanças também em relação ao funcionamento do Fundo Social Soberano. “A proposta do Executivo destina recursos para investimento em infraestrutura e a rentabilidade do fundo será aplicada na áreas sociais. Na nossa, a totalidade dos recursos do fundo será aplicada para questões sociais. Não só o rendimento", destaca Moraes.
Os movimentos sociais e os petroleiros, que apresentaram a proposta alternativa por intermédio do deputado Fernando Morroni (PT-RS, criticaram o processo de discussão do projeto do Executivo. “O governo não chamou os movimentos sociais para discutir. As três mil pessoas que foram chamadas para que ele apresentasse o projeto não foram chamadas nenhum dia antes para debater. A não ser os governadores que estão interessados nos royalties ”, afirma Antonio Carlos Spis, petroleiro e representante da Central Única dos Trabalhadores (CUT) na coordenação dos Movimentos Sociais.
Apesar das críticas, as entidades apontam aspectos positivos no projeto do governo. O destino social de parte da renda da exploração do petróleo e o modelo de partilha, no lugar da concessão, são vistos pelos movimentos como avanços. No entanto, as entidades entendem que contratos mais vantajosos poderiam ser implementados.
“Esse contrato de partilha é avançado em relação ao de concessão. Mas os argumentos utilizados pelo governo para adotá-lo são os mesmos que sugerem e justificam a adoção de um contrato mais vantajoso ainda para o Estado. Que seria o contrato de serviços, utilizado nas maiores produções no mundo, nos países de maior reserva”, destaca Ronaldo Pagatto, do movimento Consulta Popular e da campanha O Petróleo Tem Que Ser Nosso.
Além do deputado Ferando Morroni, que assina o projeto de lei alternativo, outros 23 parlamentares subscreveram o documento. Entre as entidades que colaboraram na elaboração do projeto, estão o Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a Via Campesina e a CUT.(Ag.Brasil)

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

O PODER E A IMPORTANCIA DA COMUNICAÇÃO -*Osny Araújo


Andei viajando na semana passada por alguns municípios do Amazonas e pude sentir o real poder e importância da comunicação, mesmo com os jornalistas tendo os seus diplomas rasgados por uma decisão do Superior Tribunal Federal - STF.
Por onde andei, observei que a sociedade, não apenas dos grandes centros urbanos, mas especialmente os interioranos, estão muito ligados com os acontecimentos mostrados pela mídia, o que demonstra claramente o interesse de todos pelos acontecimentos, especialmente os políticos em função os constantes escândalos que vem ocorrendo nos bastidores de Brasília, especialmente os últimos registrados no Senado Federal.
Isso me deu a certeza de que os brasileiros de todos os pontos do País estão atentos a esses fatos e no interior do Amazonas, as parabólicas estão captando tudo e nada mais passa despercebido dos nossos irmãos interioranos, que graças à moderna tecnologia.
Diante disso, é interessante que os nobres senadores que se preparam para tentar a reeleição ano que vem, fiquem atentos e passem a ter um comportamento ético e compromissado com o País, a fim de que não sejam cassados pelo voto popular. Mesmo assim, muitos já estão na corda bamba e não deverão permanecer com as mordomias que o Senado Federal oferece aos seus senadores.
A prova disso, é que os nossos irmãos interioranos, nas sedes municipais ou mesmo nas comunidades, aonde o sinal televisivo chega através às parabólicas, acompanham interessados a vida nacional e naturalmente, os escândalos políticos que afloram em Brasília, especialmente no Senado Federal com a blindagem que o Governo Lula faz ao presidente da Casa, José Sarney, mesmo que para isso tenha provocado um racha no seu Partido, o PT, que perdeu a sua referência e igualou-se por baixo aos demais.
Mas o grande comentário que se ouve no interior amazonense, foi à transformação do Augusto Plenário do Senado, outrora admirado e respeitado em campo de futebol pelos nobres senadores e todos comentam a distribuição de cartões vermelhos distribuídos recentemente pelo senador paulista do PT Suplicy ao presidente José Sarney e ao secretário geral da Casa, Heráclito Fortes.
Como as eleições ocorrerão no que vem os senadores, especialmente os da chamada base aliada do Governo, que formam na tropa de choque em defesa do indefensável José Sarney, do PMDB, precisam mudar radicalmente de comportamento, caso contrário, darão com os burros nágua nas urnas. O povo está de olho e deseja ver um Senado novamente conceituado e trabalhando para o País e não trabalhando apenas para defender de forma corporativista, senadores envolvidos em escabrosos escândalos, com repercussão até internacional, como foi o caso recente dos atos secretos.
O povo também acompanhou com interesse a maneira como o chamado Conselho de Ética, presidida pelo senador Duque, do OPMDB do Rio de Janeiro, os arquivamentos da coleção de processos contra o presidente Sarney, ficando tudo o dito pelo não dito. Ou seja, a tropa de choque entrou em campo e salvou o todo poderoso Sarney e com isso ficou estabelecida a parceria eleitoral entre o PT e o PMDB para as próximas eleições.

*Osny Araújo é jornalista e analista político.
e-mail: osnyaraujo@bol.com.br

Passagem de ônibus poderá ficar mais barata

Manaus - Prefeito diz que redução de tarifa de ônibus é questão de tempo
O prefeito de Manaus, Amazonino Mendes (PTB) afirmou ontem (1º) que o reajuste da tarifa do transporte coletivo em Manaus pode ser reduzida. Segundo ele isso será uma questão de tempo.Amazonino disse à imprensa na tarde de ontem, após a solenidade que marcou o início do Programa “Sua Prefeitura”, que só deixou que aumentasse o valor de R$ 2 para R$ 2,25 para corrigir erros de administrações passadas, e que, segundo ele, começaram a ser consertados com o “Choque de Ordem” implementado pela prefeitura com a regulamentação da meia-passagem estudantil.
- Eu vou baixar a tarifa do ônibus. Fui obrigado a dar o aumento em função dos erros das administrações passadas. A redução do preço da passagem é uma questão de tempo, assegurou Amazonino.
O deputado federal Francisco Praciano e o vereador José Ricardo Wendlig, ambos do PT, deram entrada em Ação Popular no Fórum de Justiça Henoc Reis, a fim de que a tarifa volte a R$ 2,00.(Semcom)

SARNEY TRABALHA PARA PMDB APOIAR DILMA


Brasília - No que depender da força política que exerce no PMDB, o presidente do Senado, José Sarney (AP), fará de tudo para que o partido consolide a aliança com o PT para a eleição da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, numa eventual candidatura à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2010. Apesar disso, o peemedebista afirmou em entrevista que vai ao ar às 22h no programa 3 a 1, da TV Brasil, que sua aliança com Lula não interfere na forma como conduz o Senado Federal.
Sarney acrescentou que parte da crise enfrentada no comando da Casa deve-se justamente ao apoio à continuidade das políticas implementadas nos oito anos de governo petista. “Se depender de mim [Dilma terá o apoio do partido] e eu estou pagando um pouco por isso, justamente porque eu defendo que a melhor solução para o PMDB é acompanhar o acordo que tem com o presidente Lula e acompanhá-lo na sucessão para dar prosseguimento ao que ele está fazendo.”
Durante a entrevista, Sarney evitou comentar sobre os potenciais candidatos presidenciais que já têm os nomes divulgados pela imprensa. Especificamente sobre Dilma Rousseff, no entanto, ele disse que a ministra representa “a continuidade do governo Lula” e, na medida em que as ações implementadas estão dando certo se faz necessário prosseguir.
Sarney foi objetivo nas avaliações sobre a classe política atual. “ Confesso que sinto que estamos diminuindo muito de qualidade”, disse no 3 a 1. Para ele, a queda da qualidade dos políticos, também constatada pelo senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) em entrevista à Agência Brasil quando estava no comando da Casa, não pode ser ater ao número de suplentes que hoje ocupam boa parte das 81 cadeiras no Senado.
O pano de fundo, na sua avaliação, é a falta de vontade que existe no Congresso de realizar a reforma política, assunto que sempre vem à tona nos momentos de crises do Executivo ou do Legislativo para logo ser esquecido.
“Os congressistas não fazem a reforma política porque cada um tem a ideia que conseguiu para ser eleito dentro deste sistema e se mudar ele não consegue ser eleito [novamente]. Então ele não muda, e o resultado é que continuamos dentro dessa realidade”, analisou.
Por conta da indisposição de se atualizar o sistema eleitoral, José Sarney ressaltou que hoje o país se sustenta na pessoa do Presidente da República. “Ele é o ponto de coesão nacional porque as instituições estão em frangalhos, inteiramente dissociáveis. No dia em que nós tivermos um presidente que for 'tantan', aí isso aqui vira uma bagunça que não tem tamanho.”
Ele ressaltou que a degradação dos Três Poderes ocorre há tempos. Ele ressalvou, entretanto, que a capacidade de lidar com as crises dos presidentes Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso e de Lula foram fundamentais para aguentar as consequências do enfraquecimentos dessas instituições até o momento.(Fonte:NH).

ANORI DESTRUÍDA PELAS ÁGUAS


Em viagem de trabalho estive recentemente em Anori, município banhado pelo rio Solimões e fique com pena do município, face aos estragos sofridos pela última grande enchente.
Segundo depoimento dos moradores, a metade da cidade foi atingida pelas águas, deixando um saldo muito negativa para ser cuidado pela prefeita Sansuray, que começa a percorrer os gabinetes oficiais em Manaus e Brasília em busca de recursos para reconstruir a cidade, que tem menos de 20 mil habitantes.
Vivendo praticamente de repasses do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços ( ICMS) e Fundo de Participação dos Municípios (FPM), considerando que não existem outras fontes de recursos, uma vez que a cidade não possui industrias e o seu comércio é pequeno, só mesmo com ajuda oficial para promover a sua reconstrução.
O valor dessa reconstrução ainda está sendo avaliada pela Prefeitura, mas serão alguns milhões de reais para que tudo volte como era antes, inclusive com a pavimentação das ruas, completamente destruídas pela força das barrentas águas do Solimões.
Aos poucos a cidade vai retomando a normalidade, com o comércio reabrindo suas portas e a população começando a trabalhar na reconstrução do que foi salvo das águas, deixando para a Prefeitura a grande obra de reconstrução da cidade, que por falta de recursos ainda não começou.
A produção primária do município, a base da várzea está deficitária. Com o início da vazante os produtores ribeirinhos já começam a semear as ferteis áreas de várzeas, mas sómente daqui há tres ou quatro meses os primjeiros furtos serão colhidos, como feijão de praia, hortaliças, melância, juta e malva etc.(Osny Araújo)

AMAZONAS ASSINA EMPRÉSTIMO COMPLEMENTAR COM O BID

Manaus - O Centro Cultural Palácio da Justiça serviu de palco, na manhã da terça-feira, dia 1º de setembro, para a assinatura de um empréstimo complementar de US$ 77 milhões concedido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) ao Governo do Amazonas. O montante vai ser usado para atingir metas da primeira etapa do Programa de Recuperação Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) que não puderam ser concluídas diante da valorização do real diante do dólar nos últimos anos.
Para o governador do Amazonas, Eduardo Braga, a participação do BID nesse “programa de valorização da vida” serve para evidenciar o comprometido trabalho que vem sendo realizado pelo Governo do Amazonas no resgate do social e preparação do Estado para o futuro.
Ao falar sobre a importância do programa para a cidade, Braga lembrou que mais de US$ 600 milhões estão sendo investidos nas obras, mas destacou que o Prosamim não pode ser medido apenas por números, estatísticas ou materiais de trabalho, mas sim pelo cuidado que o Governo dá às pessoas.
“Este programa já beneficiou mais de 14 mil famílias, que foram retiradas de áreas de risco, levadas para locais mais dignos e passaram a ter acesso às políticas públicas.
Depois de agradecer publicamente o comprometido apoio de toda a diretoria do BID, do presidente Lula, do ministro Guido Mantega, e demais órgãos de governo envolvidos no apoio ao projeto, Braga apontou a necessidade do Prosamim ser mantido pelos próximos anos.
“Com a manutenção desse projeto nós chegaremos a 2014, como sede da Copa, com uma cidade muito mais bonita. Com mais cinco anos de trabalho teremos todo o perímetro urbano de Manaus todo saneado”, afirmou o governador, destacando que o Prosamim também serve para provar que “é possível, sim construir algo digno para as pessoas excluídas”, basta ser perseverante, "não desistir nunca".

Metas

Iniciado em 2006, o PROSAMIM é um programa que busca a melhoria das condições ambientais e de saúde dos moradores da capital amazonense por meio de ações de reordenamento urbano e a recuperação ambiental das áreas de igarapés.
Na primeira fase do programa, o foco esteve na Bacia de Educandos, abrangendo os igarapés do Quarenta, de Manaus, Bittencourt e Mestre Chico.
As ações foram voltadas para a recuperação ambiental e requalificação urbanística, compostas de sistemas de drenagem; coleta e disposição de esgotamento sanitário; sistemas de água potável; coleta de lixo; reassentamento de famílias que habitavam em áreas de risco; construção de soluções habitacionais para as famílias reassentadas e regularização da posse do solo; além de ações de organização comunitária e de educação sanitária e ambiental da população.
A execução de parte do projeto exigiu o investimento de US$ 200 milhões, sendo US$ 140 milhões por parte do BID e US$ 60 milhões de contrapartida do Governo do Amazonas.
Com essas ações o programa contabiliza quase 10 mil famílias reassentadas, 969 unidades habitacionais edificadas, 56,84 quilômetros de redes de esgoto e 10,60 quilômetros de redes de distribuição de água potável construídas.
Para dar continuidade ao trabalho, o Banco aprovou em 2008 o segundo empréstimo pelo valor de US$ 154 milhões, para financiar o PROSAMIM II.
Até o momento já foram beneficiados pelas obras do Prosamim os igarapés do Franco, Bombeamento, São Raimundo, Educandos, Quarenta, 13 de Maio – na Colônia -, Cachoeirinha, Cajual, Mestre Chico, Bittencourt e de Manaus.(Agecom)

INCRA mostrou reforma agrária na Câmara de Manicoré


Manicoré AM - A Sessão solene realizada semana passada pela Câmara Municipal de Manicoré, com a presença da superintendente do INCRA no Amazonas, Maria do Socorro Marques Feitosa, para discutir a reforma agrária naquele município do Madeira, terminou com homenagem ao INCRA pelas ações de reforma agrária que a autarquia vem desenvolvendo em seis projetos de assentamentos tradicionais e três em vias de criação.
A reunião, foi proposta pelo vereador Ruy Alencar de Freitas Junior., presidente em exercício da Casa e contou com a participação de lideranças sociais e representantes dos assentamentos, que ouviram atentamente as explanações da superintendente Socorro Feitosa, garantindo que a reforma agrária sustentável é uma realidade no município.
Dos nove vereadores que integram o legislativo municipal, sete estavam presentes e todos se manifestaram a respeito das ações que vem sendo realizadas pelo INCRA no município, considerando essa participação importante para o desenvolvimento socioeconômico da região.
O grande ponto destacado pelos edis, foi à entrega da primeira etapa das casas no Projeto de Assentamento Agro Extrativista Jenipapos e a criação de três novos assentamentos de reforma agrária sustentável o Baetas, Fortaleza e Acará.
Para os vereadores, que ainda duvida do trabalho do INCRA em Manicoré, agora está vendo a realidade e aproveitaram a oportunidade para reivindicar da superintendente o retorno de uma representação da instituição no município, considerando que hoje os trabalhos estão subordinados a Unidade Avançada de Humaitá.
NOVOS RUMOS
Antes de se manifestar especificamente sobre as ações desenvolvidas pelo INCRA em Manicoré, Socorro Feitosa, falou dos novos rumos que a reforma agrária vem tomando no Estado, desprezando a criação de projetos de assentamentos tradicionais e partindo para trabalhar a reforma agrária de maneira sustentável, com o reconhecimento das populações tradicionais, como os varzeiros, extrativistas, através de PAEs, RDs e Resexes e até Projetos de Assentamento Florestal – PAF, demonstrando com isso, os cuidados que o INCRA tem com o meio ambiente.
Após essa introdução, a superintendente se debruçou sobre a reforma agrária dentro do município de Manicoré, onde o INCRA atua com seis projetos e está criando mais três. Nos assentamentos já existentes, o INCRA atua numa área de 614.231,3000 há, para 1.553 famílias assentadas, com investimentos em créditos apoio inicial, habitação e infra-estrutura da ordem de R$ 15.850.255.000,00, além de expedição de Declaração de Aptidão ao Pronaf – DAP, o que proporcionou a contratação de 59 financiamentos no valor global de R$ R$ 807.425,03.
Socorro Feitosa falou ainda das dificuldades enfrentadas pelo INCRA para efetivar as ações e ressaltou as parcerias com os movimentos sociais, prefeituras e órgãos federais e estaduais ligadas ao setor primário e ao meio ambiente.
MOVIMENTOS SOCIAIS
No dia seguinte a reunião da CMM, a superintendente Socorro Feitosa est3ve reunida no Centro Recreativo e Esportivo dos Professores de Manicoré – Crepom com as lideranças dos assentados, das frentes comunidades e movimentos sociais, onde mais uma vez, o trabalho de reforma agrária em Manicoré foi mostrado com riqueza de detalhes.
Na reunião, alguns acordos e compromissos foram definidos, especialmente no que diz respeito à conclusão das construções das casas com recursos do Crédito Habitação, além de uma reivindicação feita pelos assentados que a superintendente prometeu discutir com as autoridades do Estado, relacionada à inclusão dos assentamentos sustentáveis, como os PAEs no Bolsa Floresta, que é um programa do Governo do Estado, considerando que os créditos do INCRA para a reforma agrária, atingem a todas as modalidades de assentamentos, como as Florestas estaduais, PDS e RDS.(Fonte Ascom INCRA-AM)

CATEDRAL METROPOLITANA DE BELÉM É REABERTA


Belem - Depois de uma grande restauração, a Catedral Metropolitana de Belém deve reabrir as suas portas hoje (1º). Segundo a Agência Pará, do governo estadual, essa é a igreja mais antiga da capital, com quase 238 anos, e recebeu investimentos de R$ 14 milhões.
Além da restauração de telas e pinturas e da aquisição de novos sinos, a catedral passa a oferecer rampas, plataformas e banheiros para pessoas com deficiência. Também foram instalados equipamentos de iluminação de baixo custo e o telhado, que apresentava goteiras e infiltrações, foi consertado.
Para Roseane Norat, diretora do Departamento de Projetos da Secretaria de Estado da Cultura, o restauro artístico foi o maior desafio, pois envolveu pinturas do século 19 de artistas consagrados, que fazem parte do acervo da catedral, entre outras que estavam bastante deterioradas.
Uma das novidades para os visitantes é o Memorial da Catedral, que tem painéis e objetos de acervo que contam um pouco da história da igreja e o processo de restauro. (G-1)

Livro sobre o PIM será apresentado na Câmara dos Deputados


Manaus - Pesquisadores do Instituto de Inteligência Socioambiental Estratégica da Amazônia (I-Piatam) apresentam, nesta quarta-feira (02), às 8h30, na Câmera dos Deputados, em Brasília, o livro Impacto virtuoso do Pólo Industrial de Manaus sobre a proteção da floresta amazônica: Discurso ou Fato?
Durante o encontro, os organizadores do livro, os professores doutores Alexandre Rivas, José Aroudo Mota e José Alberto da Costa Machado irão expor o resultado de pesquisas que comprovam que a existência do PIM contribui para inibir as atividades com maiores potenciais devastadores da floresta no Estado do Amazonas.
- A obra foi estruturada com base em diferentes metodologias econométricas, avaliadas por especialistas internacionais, que permitiram uma base teórica eficaz para aqueles que defendem o PIM. A sua existência foi capaz de atenuar o desmatamento no estado do Amazonas em 70% a 86% entre 2000 e 2006, explica Rivas, coordenador do I-Piatam.
A apresentação da obra em Brasília foi uma iniciativa da Frente Parlamentar Ambientalista, que tem como objetivo apoiar programas e demais ações governamentais e não-governamentais que promovam o desenvolvimento sustentável.

CMM ARQUIVA LICENÇA PATERNIDADE

Manaus- Os vereadores votaram ontem, cinco projetos de parlamentares vetados pela Prefeitura de Manaus. Eles mantiveram os vetos a três projetos, entre eles, o de autoria do verador Gilmar Nascimento (PSB) sobre a licença paternidade de funcionários públicos do município. Após o parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), o projeto foi arquivado pelos vereadores no plenário.
Outra proposta, de autoria de Gilmar Nascimento, também permaneceu vetada pelos parlamentares. O projeto obrigava escolas públicas e privadas da capital a instalar equipamentos de filmagens em suas dependências.
O último veto e mantido pelos vereadores foi o referente ao projeto de lei de autoria do vereador José Ricardo (PT) cuja ementa é disponibilizar para a comunidade os acervos das bibliotecas escolares da rede pública de ensino. Caso aprovado, as bibliotecas da Rede Pública de Ensino poderiam ser usadas pelos moradores vizinhos das escolas.

Aprovação

O projeto da vereadora Glória Carrate (PMN) teve o veto derrubado. A proposta dispõe sobre a obrigatoriedade dos agentes da guarda municipal a participarem de cursos de segurança escolar.
Outro projeto que teve o veto derrubado foi o do vereador Jaildo dos Rodoviários (PRP) que institui o dia 10 de outubro como o Dia dos Aventureiros. O projeto recebeu parecer contrário ao veto na CCJR e o plenário decidiu aprovar o parecer, mantendo o projeto de lei.(fonte CMM)

terça-feira, 1 de setembro de 2009

LULA E O PRÉ-SAL

Brasilia - Após a cerimônia, em entrevista à imprensa, Lula voltou a comentar o marco regulatório do pré-sal, apresentado na segunda-feira. O presidente comentou a votação, pelo Congresso Nacional, em caráter de urgência.
“Já estamos há um ano trabalhando neste projeto, ele não é de agora, é de outubro do ano passado. (...) Agora, a bola é do Congresso Nacional. Quem sou eu, um humilde presidente, para ter interferência no debate. A urgência é para facilitar”, afirmou. “Nós não podemos jogar fora essa oportunidade. A gente não pode nem ser precipitado nem ser lento.”
O governador do Espírito Santo, que está no grupo de estados que mais produzem petróleo, esteve na reunião de domingo, com Lula, em que pediu que o presidente concentrasse a regulamentação do marco regulatório em apenas um projeto e não estipulasse um prazo para a tramitação no Congresso - o caráter de urgência.
Durante anúncio do novo marco regulatório do pré-sal, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse que o governo entende que as riquezas da exploração do petróleo devem ser divididas entre todos os estados e municípios brasileiros, mas que "os estados com fronteira com os campos de petróleo do pré-sal terão tratamento diferenciado".
Lula assinou quatro projetos de lei que serão enviados ao Congresso em regime de urgência. A distribuição de royalties do pré-sal, alvo de desavença entre estados produtores e o governo, que queria acabar com a participação especial, vai ser feita pelo Congresso Nacional.
Apesar de nova estatal, Petrobras ‘será fortalecida’, diz Lula em coluna Lula repete Getúlio Vargas com nova estatal, dizem especialistas Greenpeace entrega faixa de protesto a Lula durante evento do pré-sal A pedido de aliados, Lula prevê urgência constitucional a projetos do pré-sal Lula diz que reservas da camada pré-sal darão novo Dia da Independência ao país Governadores resistentes à proposta do governo chegaram atrasados a evento

Meio ambiente

Durante o discurso, o presidente abordou o meio ambiente e a importância da discussão sobre o clima: “Todos têm que se preocupar com a questão climática”.
ula disse que é preciso que seja discutida uma maneira de os países pobres “ganharem” com os créditos de carbono, mas que os ricos diminuam a emissão de gases. “Hoje a questão climática não é mais de jovens. É de sobrevivência da humanidade. É de vantagem competitiva para que empresário”, disse.
Na segunda-feira, durante a cerimônia de lançamento do marco regulatório do pré-sal, um manifestante do Greenpeace subiu ao palco e mostrou uma faixa para a plateia com os dizeres: “Pré-sal e poluição: não dá para falar de um sem falar de outro”. Depois, Lula recebeu a faixa.
No discurso e na entrevista concedida após a cermiônia, Lula anunciou ainda um novo modelo de hidroelétrica que está sendo desenvolvido pelo governo. "É uma engenharia que o mais radical ambientalista não vai reclamar", disse o presidente, que acresceu que a estrutura é semelhante a uma plataforma da Petrobras, "sem vestígio de obra".

País do século 21

Durante o discurso na cerimônia, Lula convidou os empresários alemães a “fazerem uma reflexão sobre o Brasil” e afirmou que o país “encontrou com seu destino”. “O Brasil não quer ser mais o país do futuro”, disse.
O presidente voltou a mencionar a “revolução da educação” e disse que se o século 19 foi da Europa, o século 20 foi dos Estados Unidos e da China, o Brasil “vai ter que aprender a fazer a lição e ser o país do século 21”.(G-1)

REAJUSTE DO MÍNIMO TERÁ IMPACTO DE R$ 8 BI

Brasília - O impacto do salário mínimo no Orçamento de 2010 será de aproximadamente R$ 8 bilhões se for considerado o novo aumento previsto para o ano. A informação é do ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo.
Ele apresentou hoje (1º) cálculos que mostram que para cada R$ 1 de aumento no salário mínimo o impacto chega a R$ 196,4 milhões e a cada 1% de aumento chega a R$ 913,1 milhões . O reajuste foi calculado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do ano passado.
Embora, na proposta, o salário mínimo tenha sido elevado de R$ 465 para R$ 505,90, Paulo Bernardo lembra que nesses casos o valor deve ser arrendondado para cima no Congresso Nacional. O Projeto de Lei Orçamentária (LOA) de 2010 foi entregue ontem (31) à noite ao presidente do Congresso Nacional, senador José Sarney (PMDB-AP). O prazo para a entrega é o último dia de agosto.
À saída do gabinete de Sarney, o ministro lembrou que outro fator de alteração no valor do salário mínimo deve ser o índice de crescimento da economia do ano anterior, a ser considerado após a divulgação pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) dos valores revisados do PIB em novembro.
Quanto ao orçamento, Bernardo disse que a proposta entregue ao Legislativo "tem uma visão otimista sobre o desempenho da economia em 2010", tanto que prevê uma receita primária de R$ 853 bilhões e despesas de R$ 802 bilhões. Os investimentos federais, segundo ele, estão estimados em R$ 46 bilhões e os investimentos das empresas estatais em R$ 97 bilhões.
Paulo Bernardo afirmou que a LOA estima crescimento de 4,5% para o PIB de 2010 e que tem muita gente apostando em crescimento de 5%. "Por prudência ficamos nos 4,5%".(Ag.Brasil)

BRAGA ABRE SEMANA DA PÁTRIA

Governador Eduardo Braga abriu oficialmente na manhã de hoje (1) a Semana da Pátria no Estado. O evento começou com a tradicional corrida do fogo simbólico. As escolas se revezaram para levar a tocha das ruas do Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus, até a pira olímpica do Ginásio Amadeu Teixeira.
A Primeira dama, Sandra Braga, representou a mulher amazonense. O vulto estadual foi representado pelo secretário de governo José Melo e o vulto nacional prestou uma homenagem ao falecido senador Jefferson Péres.
Mihares de estudantes participaram da abertura. Alunos de 174 escolas que foram premiadas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) por terem atigido nota satisfatória no índice de desenvolvimento da educação básica. A Semana da Pátria termina no dia 7, com desfile militar.

ELEIÇÃO DE COARI JÁ TEM JUIZ


Manaus - A eleição para escolha do novo prefeito de Coari (a 368 quilômetros de Manaus), marcada para o dia 20 de setembro, será presidida pelo juiz Flávio Henrique Freitas.
O prefeito Rodrigo Alves e o vice-prefeito Leondino Menezes, além de dois vereadores, foram cassados pela Justiça Eleitoral por abuso de poder econômico durante a campanha eleitoral de 2008.
O juiz disse que disponibilizou seu sigilo telefônico e solicitou o acompanhamento da votação pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), para evitar suspeições. “Conduzirei a eleição com transparência”, concluiu.
Os custos estimados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para a realização da nova eleição é de R$ 60 mil, a serem gastos na condução de funcionários e das urnas eletrônicas até o município.

Título de Eleitor pela Internet


Manaus – Após mais de um ano de testes realizados em Brasília, o Amazonas já dispõe do serviço de emissão do título eleitoral pela internet.
O procedimento é simples. Basta o eleitor acessar a página do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) na internet, fornecer os dados solicitados, emitir o comprovante de cadastro e comparecer à sede do tribunal após o prazo de cinco dias úteis para receber o documento.
Segundo o diretor do órgão, Renato Frazão, apesar da facilidade, o eleitor não tem procurado o serviço. Há quase um mês disponível, somente 126 pessoas fizeram o cadastro via Internet.
Atualmente o sistema está disponível apenas na capital, mas de acordo com Frazão, em breve estará disponível também para o interior. (RC)

A CLARO NO ESCURO

Desde dezembro que trabalho com um telefone celular da operado Claro. Até pouco tempo, não tinha motivos para reclamações, mas de uns dez a quinze dias para cá, a coisa está insuportável.
O sistema sai e entra no ar e as reclamções dos amigos que trabalham com a mesma operadora, fazem reclamações semelhantes.
Já tentei entrar em contato com a Companha, mas não consegui nenhuma resposta satisfatória.
O certo, é que os clientes da Claro estão no escuro em termos de telefonia móvel. O que todos esperam é que a Companhia consiga resolver esse problema técnico, para que os celulares da opradora possam voltar a funcionar bem, como era até num passado muito recente.(Osny Araújo)

TRADICIONAL É CAMPEÃ DA CIRANDA EM MANACAPURU


Manacapuru AM - A Ciranda Tradicional é a campeã do XIII Festival de Ciranda de Manacapuru (município a 68 quilômetros a oeste de Manaus), realizado no último fim de semana. A vencedora obteve 138,7 pontos à frente da Flor Matizada, que conquistou o segundo lugar com 138,0 pontos. A Guerreiros Mura ficou em terceiro lugar, com 134,8 pontos. Durante a apuração, a cada anúncio de pontuação, tornava-se evidente que a disputa do título ficaria entre as cirandas Tradicional e Flor Matizada, o que deixou as duas torcidas apreensivas.
Em relação a pontuação de melhor cordão, Guerreiros Mura obteve 19,7,Tradicional 19,7 e 19,8 para Flor Matizada.
Todas as três agremiações que desfilaram e dançaram no Parque do Ingá, não sofreram penalização em relação ao tempo, pois elas se apresentaram dentro do limite estabelecido, que é de 2h o mínimo e 2h35 o máximo.
As cirandas fizeram durante três dias um grande espetáculo, contagiando a todos que estiveram no Parque do Ingá, lotado durante as três noites. Na sexta-feira (28) a ciranda Guerreiros Mura abriu o festival com o tema "Amazônia encantada: Uma utopia cabocla", na segunda noite foi a vez da ciranda Tradicional que levou para arena a história do bairro da Terra Preta, "Terra Preta: Mãe terra de alma indígena dos caboclo cirandeiros". A ciranda Flor Matizada fechou a festa no domingo, 30, celebrando a humanidade no Parque do Ingá "Da infância a terceira idade, a Flor Matizada celebra a humanidade.

Torcida

A Ciranda Tradicional levou o título de melhor torcida do Festival de 2009, em segundo lugar ficou a Flor Matizada e em último a Guerreiros Mura.
- Isso foi a resposta que a torcida nos deu. Quero parabenizar a todos, pois sem eles e a população do bairro Terra Preta não ganharíamos este título, afirmou o presidente da Ciranda Tradicional, Filadelfo Pereira.
A Tradicional fez uma homenagem ao bairro Terra Preta, local onde foi fundada com o tema: "Mãe Terra de Alma Indígena Caboclo Cirandeiro" O vermelho e dourado empolgou quem estava dançando e assistindo. O cenário amazônico cedeu espaço à uma alegoria, que representa a réplica da Escola Estadual José Seffair berço da ciranda Tradicional.
Os cirandeiros dançaram um pout-pourri de cirandadas antigas mostrando que as tradições culturais e folclóricas do bairro ainda estão vivas e nasceram naquela escola.(TV Amazonas)