Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Viaduto do São José fica pronto em agosto de 2011


Manaus  – O prefeito Amazonino mendes anunciou ontem o início das obras do comeplexo viário da Bola do São José e garantiu que a inauguração deverá ocorrer em agosto do próxcimo ano.
O Complexo Viário da rotatória do São José, na zona Leste de Manaus, deve ser entregue dentro de 12 meses. A promessa foi divulgada nesta quarta-feira (25), em coletiva de imprensa com o prefeito Amazonino Mendes. A obra está orçada em 56 milhões foi iniciada oficialmente na cerimônia de hoje. Com a construção, o trânsito no local deve sofrer alterações.
De acordo com a Prefeitura, as obras começam a ser executadas a partir desta quarta-feira. Oficialmente, o prazo para conclusão da obra foi fechado em 18 meses, mas Amazonino disse que dentro de um ano a obra já deve ser entregue. “Em agosto do ano que vem, a população pode cobrar”, assegurou o prefeito. O complexo viário que será construído está localizado em uma das áreas de maior concentração de tráfego de veículos da cidade.
Na próxima semana já devem começar a instalação dos canteiros de obras e dos tapumes na área. Por enquanto correm os trâmites de liberação da área pelas concessionárias de água, energia e telefonia. Para os trabalhos, as estruturas das redes serão desviadas, em um tempo estimado de 30 a 60 dias. Durante este período, os pré-moldados que serão usados na construção devem ser preparados em um outro canteiro de obras.
Trânsito
Os transtornos no trânsito devem começar somente daqui a três meses, por volta da metade de outubro, segundo o titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Américo Gorayeb. Para minimizar os problemas nas vias de acesso ao local, uma equipe permanente de agentes de trânsito será colocada no local para orientar motoristas. “Nada vai ser feito sem aviso prévio. Quando formos fazer qualquer mudança todos serão avisados com antecedência”, assegurou o secretário.
A interdição total das ruas foi negada pelo titular do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), Walter Cruz. Ferramentas como passarelas provisórias para auxiliar a passagem de pedestres e rotas e horários alternativos serão criados pelo IMTT para ajudar no fluxo de trânsito durante o período das obras. Uma das mudanças será a restrição de cargas e descargas de veículos pesados apenas para o período da noite. (Semcom)
MUNICÍPIO  ARRECADOU
MAIS EM JULHO
Manaus - A arreação municipal de Manaus teve aumento de mais de 20% em relação ao ano passado. Entre os fatores que contribuíram para o bom resultado estão os incentivos repassados às indústrias durante a crise econômica mundial nos anos de 2008 e 2009. Segundo a Secretaria Municipal e Finanças e Controle Interno, apesar de positivo, o número não obteve o mesmo vigor dos meses anteriores.
Ao todo, foram contabilizados no mês de julho arrecadação de R$169,89 milhões. Um dos setores que ajudou a impulsionar a economia foi a construção civil. O aumento da arrecadação se deve também aos tributos federais, como o Fundo de Participação dos Municípios e o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica, que contribuíram com 25% da arrecadação. Outros 35% do montante são referentes aos tributos estaduais IPVA, ICMS e royaltes da Petrobrás. Os impostos municipais como ISS, IPTU e ITBI representaram 11% da arrecadação.
A lei orçamentária prevista para 2010 de mais de 2 bilhões de reais, o município ainda precisa arrecadar cerca de R$ 1 bilhão para cumprir a meta estabelecida.





Manaus viveu ontem o
dia mais quente do ano

Manaus - A capital amazonense viveu ongtem o seu dia mais quente do ano. A temperatura alcançou O 35,5 ºC em Manaus, de acordo com informações do Instituto Nacional de Metereologia (Inmet).
Para todo o Estado, no entanto, a previsão que a temperatura alcance 37°C, sem ventos ou pancadas de chuvas, ainda segundo com informações Inmet.
E vai continuar quente, de acordo com a previsão do tempo para Manaus e o Amazonas. A temperatura máxima prevista para esta quinta-feira (26) é de 34°C , com mínima de 25°C. Essa máxima se mantém até o sábado (28).
Em toda a região, apenas as cidades de Palmas, no Tocantins, e Porto Velho, em Rondônia, onde mais se registram focos de queimadas em todo o País, tiveram um dia mais quente que em Manaus: ambas, 37ºC.





quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Com base na ficha limpa TRE indeferiu
a candidatura de Edilson Gurgel

Manaus - Cassado do cargo de deputado estadual da Assembléia Legislativa do Esgtado e envolvido em vários processos, inclusive de enriquecimento ilçicito, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) indeferiu na tarde desta terça-feira (24) a candidatura a deputado federal de Edilson Gurgel Noronha. Ele já foi cassado quando ocupava o cargo de deputado estadual, no ano passado.
O pedido de indeferimento da candidatura a deputado federal foi feito pela juíza Joana dos Santos Meirelles, relatora do processo, com base na Lei da Ficha Limpa. Por unanimidade, o pleno do TRE acatou o pedido.
Ele foi condenado por pagamento de serviços particulares com verba da Câmara Municipal de Manaus (CMM) quando exercia o mandato de vereador.
Edilson Gurgel também tem uma condenação pela justiça comum, por enriquecimento ilícito. Ele está inelegível por um período de oito anos.(Foto: Blog da Floresta)



GOVERNO FEDERAL PODERÁ
INTERVIR EM PORTOS DO  AM

Brasilia - O Governo Federal está anunciando a possível intervenção em cinco portos no Amazonas. Um documento autoriza a constituição de uma comissão para definir parâmetros técnicos e metodologia para a União retomar os portos de Manaus, Tabatinga, Coari, Itacoatiara e Parintins, no Norte do País.
Porto de Manaus está entre os que receberão intervenção do governo federal. Foto: Raimundo Valentim São Paulo - O governo federal decidiu intervir na administração de alguns portos estaduais que descumpriram regras previstas em contrato ou cuja operação tem afetado a competitividade do País. A intervenção tem graus diferenciados, como a retomada total da concessão de cinco portos do Estado do Amazonas ou a maior participação da União na gestão de Paranaguá e Rio Grande, na Região Sul. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
A primeira medida para aumentar o controle sobre os portos nacionais surgiu em 3 de agosto com a Portaria n.º 200, do Ministério dos Transportes. O documento autoriza a constituição de uma comissão para definir parâmetros técnicos e metodologia para a União retomar os portos de Manaus, Tabatinga, Coari, Itacoatiara e Parintins, no Norte do País.
O principal é o Porto de Manaus, responsável pela metade da carga - boa parte para atender a Zona Franca - que entra na capital por meio de navios. O segundo é Itacoatiara, que tem ganhado destaque no agronegócio como nova alternativa para escoar a produção de grãos do norte de Mato Grosso. Mas, como a capacidade do porto é pequena, quem tem feito o transporte são os terminais privados de grupos como o Amaggi. Os outros portos são regionais e atendem mais a população local.
No caso dos portos do Sul, o ministro da Secretaria Especial de Portos (SEP), Pedro Brito, explica que o governo terá maior participação na gestão de Paranaguá e de Rio Grande, por meio de um forte programa de investimentos para ambos os terminais. Na verdade, a medida faz parte de um plano diretor que vem sendo desenhado para o setor portuário brasileiro e define os portos estratégicos para a economia. Entre eles estão Santos (SP), Paranaguá (PR), Rio Grande (RS), Rio de Janeiro e Itaguaí (RJ), Vitória (ES) e Itaqui (MA). Em todos, quem vai definir os investimentos para melhorar a operação portuária será a SEP.(D24AM)

INCRA abre portas para o manejo florestal
em Assentamentos de Manacapuru

A Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, com a superintendente Maria do Socorro Marques Feitosa representrada pelo chefe da Divisão de Obtenção de Terras, agrônomo Ronaldo Santos, anunciou em reunião de trabalho realizada na cidade de Manacapuru, a possibilidade dos assentados em projetos de reforma agrária do INCRA, utilizarem O INCRA – utilizarem madeira manejada nos assentamentos daquele município.
A reunião foi articulada pelo prefeito Ângelus Figueira durante uma reunião com a superintendente do INCRA naquela cidade, quando ela mostrou ao prefeito as ações que a instituição desenvolve no município, com o objetivo de estreitar ainda mais a parceria entre o INCRA e a Prefeitura. Nesse encontro, o prefeito conversou com a superintendente sobre a possibilidade de planos de manejo de madeira nos assentamentos, o que motivou a reunião, onde a questão começou a ser discutida entre vários órgãos ligados a terra e ao meio-ambiente.
O evento foi solicitado pelo prefeito Figueiras à Secretaria de Meio Ambiente do Estado (SDS). O INCRA – como gestor fundiário principal das terras na região - é peça fundamental neste processo. As entidades e setores de classe do setor florestal do município estiveram presentes e fizeram suas considerações sobre o assunto.
De acordo com os Engenheiros Agrônomos Ronaldo Santos (Chefe da Divisão de Obtenção de Terras) e Thaia Souza, do Serviço de Meio Ambiente, o INCRA possui recursos para investir na elaboração dos projetos de manejo florestal e no treinamento dos assentados, mas há necessidade de divulgar este recurso nas comunidades e associações dos assentamentos.
“Neste caso, o ideal é que as comunidades dos assentamentos se organizem e façam a proposta para que possamos enviar os técnicos à área, avaliar o potencial e preparar um edital para que empresas especializadas elaborem o plano de manejo. Assim, damos entrada com pedido de licença ambiental junto ao IPAAM e então começarmos o manejo”, lembrou Santos.
A Agrônoma Thaia Souza, complementa: “deve-se lembrar, ainda, que estimulamos apenas o manejo florestal comunitário de baixo impacto, isto é, aquele cuja quantidade de madeira retirada é mínima, respeita a legislação e proteção dos recursos naturais. Manejos em área de uma única família não é interessante para a coletividade”.
A Superintendente do INCRA, Socorro Feitosa, lembra que “no município de Manacapuru o INCRA já beneficiou 4.900 famílias em cinco assentamentos. Cabe não somente oferecer o acesso à terra a quem de fato precisa, mas também dar chance das pessoas utilizarem os recursos naturais de forma correta, agregando ganhos econômicos e melhoria de vida às famílias de Manacapuru”- finalizou Feitosa.
Participaram da reunião, além da Prefeitura e do INCRA, as Associações do setor de Manacapuru, a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (SDS), o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), a Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), o Instituto de Terras do Amazonas (ITEAM) e o Instituto de Desenvolvimento do Amazonas (IDAM).(Fonte:Ascom, INCRA-AM)






Justiça determina derrubada
 da obra do Shopping Popular

Manaus – A Procuradoria da República no Amazonas divulgou ontem a decisão judicial que determina a demolição da obra do Shopping Popular, conhecido como camelódromo, construída no Porto de Manaus. A decisão foi tomada na última sexta-feira (20), 18 dias após decisão que embargava a obra por irregularidades no repasse de autorizações de órgãos competentes e de agressão ao patrimônio histórico da cidade.
A determinação foi expedida pelo juiz da 3ª Vara Federal no Amazonas, Ricardo Sales, que entendeu que as intervenções da área do Porto, mesmo com caráter provisório, devem ser comunicadas e obter autorizações legais dos órgãos e autoridades envolvidas na fiscalização da área portuária. A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), que iniciou o processo judicial, alegou que o projeto não foi submetido à deliberação nem do órgão, nem do Conselho Administrativo do Porto (Aduana) e da Receita Federal.
Outra irregularidade estaria relacionado a proximidade ao Porto de Manaus, considerado patrimônio histórico tombado em 14 de outubro de 1987. A construção do shopping, segundo laudo da Antaq, impediria a visibilidade da orla do Rio Negro e do prédio da Alfândega de Manaus.
Para garantir o cumprimento da decisão judicial, o juiz Ricardo Sales determinou que pelo menos dois agentes da Polícia Federal compareçam e permaneçam no local da construção, já que no dia 13 deste mês, foi constatado que a obra continuava a ser empreendida, em descumprimento da decisão judicial que pedia a paralisação dos trabalhos. Entre os serviços que haviam continuado estavam o levantamento da estrutura de ferro da cobertura e de paredes de alvenaria.
São réus no processo judicial o Município de Manaus, a Sociedade de Navegação Porto e Hidrovias do Estado do Amazonas (SNPH) e a Estação Hidroviária do Amazonas S/A.
Shopping
O camelódrono definitivo, intitulado shopping Boothline, deve ser construído na Praça XV. A estrutura será construída no mesmo prazo de adequação e custará R$ 36 milhões. O empreendimento terá capacidade para 2,2 mil boxes. Os empresários e ambulantes ainda estudam o valor da taxa de condomínio do local. Fotos: No  primeiro plano aspectos da obra e no segundo, a maquete do projeto.(P.Amazonia)



 

terça-feira, 24 de agosto de 2010

TRE INDEFERIU 74 CANDIDATURAS NO AMAZONAS

Manaus - Dos 530 pedidos de registro de candidaturas para as eleições deste ano no Amazonas, 74 foram negados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM).
O PTN foi o partido com maior número de candidatos com registro negado pelos juízes eleitorais nas eleições de 2010. Os dados estão no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Nove candidatos da legenda que disputavam o cargo de deputado estadual pelo PTN tiveram os pedidos de registro negados pelo TRE-AM. Seis candidatos a deputado estadual, um a deputado federal e um a vice-governador pelo PV também tiveram o registro negado e o PMDB teve cinco candidatos ao cargo de deputado federal com registro negado, um ao cargo de deputado estadual e uma candidatura indeferida por renúncia.
Esses candidatos tiveram o pedido de registro impugnado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), a maioria por falta de documentação, e não conseguiram sanar os problemas apontados durante o processo de avaliação dos juízes, mas podem recorrer e concorrer às eleições sub judice.
Dos 427 candidatos que tiveram o registro aprovado, 50 estão sub judice. A maioria porque teve o deferimento do registro questionado pelo MPE junto ao TSE, outros porque não aceitaram a decisão do colegiado que negou-lhes o direito de disputar as eleições.
Estão sub judice os candidatos ao Senado Fernando Valente (PRB) e Francisco Castelo (PCB). Dos dois, apenas os suplentes de Valente recorreram da decisão do TRE-AM. Os suplentes de Castelo não recorreram.
Além desses, sete candidatos a deputado estadual e dois candidatos a deputado federal entraram com recurso junto ao TSE contra o indeferimento de seus registros de candidatura.







Casos de hepatite A crescem mais de 1000% no Brasil

Rio - A doença que poderia ser evitada com cuidados simples teve um crescimento impressionante nos últimos dez anos. Saiba como se prevenir.
A vizinhança de áreas contaminadas como a da Zona Oeste do Rio de Janeiro paga um preço: a doença, que prolifera no esgoto e na sujeira. Indiara Vicente não sabe direito o que é hepatite A, mas o filho dela já teve.
“Ele foi urinar e a urina estava muito escura e a vista, muito amarela. Eu não conhecia”, admite a desempregada Indiara Vicente.
A médica do laboratório de hepatite da Fiocruz, Lia Lewis, nos acompanhou na visita à comunidade e explicou à moradora: “A hepatite A normalmente se pega por alimentos, por água contaminada com fezes e às vezes pelas mãos”.
Hepatite é uma inflamação do fígado, causada por vírus. A do tipo A é a mais branda. Depois que for contaminada uma vez, a pessoa fica imune. Os casos de hepatite A aumentaram 1000% em dez anos e chegaram a 180 mil em todo o país, de acordo com o Ministério da Saúde.
“Quanto mais casos notificados mais mostra que nós temos duas preocupações: dar visibilidade, mostrar para a população e inclusive mostrar os processo da prevenção”, alerta Dirceu Greco, do Ministério da Saúde.
Mesmo em ambientes desfavoráveis, algumas medidas simples de higiene podem ajudar a pessoa a evitar a contaminação. Lavar as mãos com água e sabão antes de comer e depois de ir ao banheiro é uma delas. Os alimentos também precisam ser lavados.
“Se vai consumi-los de forma crua é preciso colocar uma colher de sopa de água sanitária em 5 litros de água e mergulha a alface, as frutas e deixa lá por 10 minutos”, diz a médica do laboratório de hepatite da Fiocruz Lia Lewis.(Bom dia Brasil)



Brasil espera  receber 600 mil
turistas na Copa do Mundo 


,Rio - O país espera que 600 mil estrangeiros venham em 2014 prestigiar a Copa do Mundo. Além disso, segundo pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas a pedido do Ministério do Turismo, 3 milhões de brasileiros deverão circular pelo país para assistir aos jogos. O estudo levou em conta um levantamento realizado na África do Sul durante o Mundial naquele país. Foram entrevistadas 4.837 pessoas de 69 países.
Entre os estrangeiros que foram à Copa neste ano, a maioria é homem, solteiro e tem renda e escolaridade altas. O gasto médio no país foi de R$ 11.400 e 87% deles pagaram a viagem com recursos próprios.
A pesquisa mostrou que a maioria dos turistas saiu da Europa e da América (especialmente dos Estados Unidos e México) e que cada um deles visitou, em média, quatro cidades durante o período de sua estada no país

INCRA VAI GEOREFRENCIAR 22
PROJETOS DE REFORMA AGRÁRIA

Manaus, AM - A superintendente do INCRA-Amazonas, Maria do Socorro Marques Feitosa, assinou ontem, contratos para medicação e demarcação topográfica (georeferenciamento) em 22 projetos de reforma agrária no Estado.
O traqbalho se desenvolverá em 13 municípios, Autazes, Borba, Canutama, Humaitá, Apuí, Guajará, Manacapuru, Manicoré, Tapauá, Careiro, Tabatinga, Carauari,
 e Lábrea, no valor global de R$ 3.961.133,00, beneficiando diretamente 2.292 famílias assentadas ou beneficiadas pela reforma agrária no Amazonas, envolvendo projetos tradicionais (PA), Projetos agro-extrativistas (PAE) e Projetos de Desenvolvimento Sustentáveis (PDS).
O processo licitatório foi feito através de pregão eletrônico e dez empresas se habilitaram ao trabalho, sendo sete do Amazonas, uma de mato Grosso, uma de Roraima e uma de Goiás, que assinaram os contratos com a superintendência, em ato testemunhado pelos chefes de Divisões do INCRA, Omar Oliveira (Administração), Adriana Lima (Desenvolvimento - substituta), José Brito (Fundiária) e Ronaldo Santos (Obtenção).
Antes da assinatura dos contratos, numa conversa com os empresários vencedores do “pregão”, Socorro Feitosa, pediu o empenho de todos para que os contratos sejam fielmente cumpridos, garantindo que o INCRA com a sua equipe de fiscalização estará atenta em todo o processo do trabalho que deverá ser iniciado nos próximos dias.
A superintendente lembrou ainda as dificuldades naturais da região, da importância no cumprimento dos prazos e garantiu total apoio do INCRA para a realização do trabalho e recebeu dos empresários o compromisso de que todas as normas contratuais serão prontamente cumpridas, a fim de que as ações possam ser desenvolvidas sem problemas para as partes envolvidas, ou seja, o INCRA e as empresas.
O próximo passo será para as assinaturas das ordens de serviços para que as obras possam ser iniciadas e a partir daí, as empresas contratadas terão o prazo de seis meses, ou seja, 180 dias para a realização do trabalho. (Ascom, INCRA-AM)





Empresa que constrói "camelódromo" questiona embargo

Manaus - Laudo da Antaq aponta que obra impede a visibilidade do Rio Negro e do prédio da Alfândega de Manaus
Após a Justiça Federal determinar no ultimo dia dois de agosto o embargo das obras de construção do shopping popular provisório, Road Way, no Porto de Manaus, conhecido como ‘camelódromo’ o grupo Uai, responsável pelo empreendimento tenta chegar a um acordo com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) e o Ministério Público Federal do Amazonas (MPF/AM). A obra está orçada em R$ 8 milhões e abrigará 1,7 mil vendedores ambulantes.
A paralisação do camelódromo foi feita com base no laudo elaborado por arquitetos da Antaq. O laudo aponta que a construção do shopping impede a visibilidade da orla do Rio Negro e do prédio da Alfândega de Manaus. Segundo a Antac, a irregularidade gera prejuízos ao patrimônio histórico da cidade.
O diretor do grupo Uai, Elias Tergilene, disse que a obra foi discutida durante mais de um ano com representes dos camelôs, órgãos do comércio, Prefeitura e Instituto do Patrimônio Histórico do Amazonas (IPHAM). De acordo com ele, o projeto foi aprovado por todos os órgãos envolvidos.
“Não dá para entender como uma entidade que nunca se manifestou e aparece há menos de 40 dias da inauguração do empreendimento e embarga a obra. O laudo foi feito após a construção do shopping, por pessoas que desconhecem a realidade do local. Todos os órgãos envolvidos aprovaram o projeto”, disse Elias.
Com o embargo da obra, os camelôs que se preparavam para se mudar para o novo espaço no mês que vem, estão preocupados com o rumo que a história possa ter. A camelô Socorro Freitas indignada diz que o ‘camelódromo’ vai trazer conforto e legalidade para os ambulantes.
“Por muitos anos fomos descriminados, por trabalharmos ilegalmente, agora que temos a chance de melhores condições de trabalho tentam acabar com isso, um absurdo”, reclamou Socorro.
O sindicato dos camelôs de Manaus deve se reunir com os trabalhadores ainda esta semana para decidir o que será feito para recorrer à decisão.
O reinício das obras do shopping popular não tem data marcada, enquanto isso, trabalhadores e a empresa responsável devem apelar também para o governo municipal.
Prefeitura
Em abril deste ano, o Ministério Público Federal do Amazonas (MPF/AM) já havia recomendado que a Prefeitura de Manaus suspendesse qualquer procedimento para a instalação do ‘Camelódromo’ no Porto de Manaus e no prédio em ruínas da Booth Line, tombado pela União e Estado, no Centro.
A Prefeitura de Manaus considera o ‘Camelódromo’ como saída para reorganizar o passeio público do Centro de Manaus que é ocupado, irregularmente, pelos vendedores ambulantes.
Segundo o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), o shopping popular provisório, o ‘Camelódromo’, deve abrigar cerca de 2,3 mil vendedores, numa área de 15 mil metros quadrados do Porto de Manaus. (Ana Paula Sena - Manoreporter)



EUA investigam Igreja Universal
por remessas de R$ 420 milhões


Nova York,EUA - A Igreja Universal do Reino de Deus é investigada nos EUA sob suspeita de ter praticado os crimes de lavagem de dinheiro e conspiração, similar ao que o Código Penal brasileiro chama de formação de quadrilha.
Dois doleiros brasileiros disseram a promotores americanos ter remetido ilegalmente o equivalente a R$ 420 milhões do Brasil para Nova York, no período entre 1995 e 2001. As remessas eram na razão de R$ 5 milhões por mês, segundo a dupla.
O depoimento dos doleiros foi feito no âmbito de um acordo de delação premiada em Nova York. É uma negociação na qual criminosos tentam reduzir suas penas oferecendo informações que podem ajudar a desvendar novos crimes.
Os investigadores americanos tentam descobrir o que a Universal teria feito com esses recursos nos EUA.
A apuração é feita em caráter sigiloso e tem entre os seus alvos o bispo Edir Macedo e a tesoureira da igreja em Nova York, Regina da Silva.
Silva já foi indiciada pela Promotoria de Nova York noutra investigação sob acusação de ter praticado os crimes de apropriação indébita, falsificação de documentos, falso juramento e fraude.
Ela simulou ter feito assembleias em duas igrejas da Universal (Brooklyn e Queens) para levantar empréstimo de US$ 22 milhões.
DOLEIROS
A investigação americana sobre a igreja é um subproduto da maior operação já feita pela PF contra doleiros, realizada em 2004. Chamada de Farol da Colina (referência à empresa americana que abrigava a conta dos doleiros, a Beacon Hill), ela resultou na prisão de 62 doleiros.
Numa casa de câmbio em São Paulo, a Diskline, a PF achou um CD com arquivos de computador que fazia referência a uma suposta funcionária da Universal, batizada de "Ildinha/Fé".
Ilda, segundo investigação do Ministério Público Federal, "era encarregada de levar as malas de dinheiro para a empresa Diskline".
A casa de câmbio Diskline era a fachada de dois dos maiores doleiros do país, segundo a PF: Marcelo Birmarcker e Cristina Marini Rodrigues. São eles que fizeram o acordo de delação em Nova York e contaram ter remetido perto de R$ 420 milhões para os EUA a mando da igreja.Bimarcker e Marini Rodrigues operaram três contas no Merchants Bank de Nova York, nas quais teria passado dinheiro sem origem da Universal. Eram contas abertas em nome de empresas criadas em paraísos fiscais: a Milano Finance Inc., Pelican Holding Group e Florida Financial Group.
CONTA CONGELADA
As três contas movimentaram US$ 851 milhões apenas em quatro anos, entre 1998 e 2002, segundo perícia feita pela PF. Quando a polícia deflagrou a Farol da Colina, uma corte de New Jersey determinou que o saldo das três contas fosse congelado. À época, em 2004, os doleiros tinham US$ 1,32 milhão.
A Promotoria de Nova York começou a investigar as supostas remessas da Universal por uma razão simples: dinheiro sem origem da igreja teria passado por um banco que opera naquela cidade, o Merchants.
Pode parecer uma motivação fraca para uma investigação dessa envergadura, mas foi por essa razão que o deputado Paulo Maluf (PP-SP) virou réu numa ação em Nova York e teve sua prisão internacional decretada.(Bol).



TRE solicita ajuda da PM
para as eleições deste ano


Manaus -  O Governo do Amazonas vai atender, dentro do possível, por meio da Secretaria de Segurança Pública, a solicitação feita pela desembargadora Graça Figueiredo, presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), de que 3,5 mil policiais atuem no dia do pleito, ou seja, 3 de outubro. De acordo com Scarpellini, a solicitação de reforço é normal para o período, mas garantiu que em todos os municípios do Estado, existem comandos da Polícia Militar. “Esses homens serão enviados para reforçar os trabalhos no dia das eleições”, afirmou ele.
“Esse pedido partiu de um relatório entregue pelos juízes das comarcas e nós estamos estudando para atender da melhor maneira possível”, disse Graça Figueiredo afirmando que o Exército também deve participar das operações durante as eleições junto com a PM.
Scarpellini ressaltou que a Polícia Militar do Estado conta com 7600 homens, no total.
Tanto Graça Figueiredo quanto Geraldo Scarpellini confirmaram que ainda vão acontecer outras reuniões sobre o tema para que as instituições cheguem a um denominador possível.(Amazonas Noticias)

Prefeitura fecha retorno em tres avenida


Manaus  – Os retornos das Avenidas Darcy Vargas, Ephigênio Salles e Boulevard Álvaro Maia, em Manaus, já tiveram o fechamento estipulado pela Prefeitura. De acordo com a Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), dentro de 30 dias os antigos retornos serão transformados em canteiros centrais.
Atualmente os retornos estão fechados com barreiras de concreto, os conhecidos dentes de dragão. Os trabalhos, que fazem parte do plano de gestão de trânsito Biênio 2010/2012, contará com a renovação da sinalização horizontal e vertical, e implementação de faixas de pedestres.
Parte dos trabalhos devem ser realizados durante o dia, como nas Avenidas Darcy Vargas e Ephigênio Salles. Já no Boulevard Álvaro Maia os serviços devem acontecer durante o período da noite.

Passageiros resgatados de
barco encalhado no Purus

Lábrea, AM - Um barco recreio que faz linha entre Lábrea e Manaus encalhou em um banco de pedras no rio Purus. Todos os passageiros já foram resgatados. O incidente aconteceu próximo ao município de Canutama, a 1274 quilômetros de distância da capital, via fluvial.
A embarcação saiu de Manaus na última terça-feira (17) e deveria ter chegado à Lábrea ontem (22). Segundo informações, o barco ficou preso nas pedras desde a última sexta feira. A embarcação não chegou a afundar, mas continua presa.
Os bancos de pedras são comuns na região do rio Purus em época de vazante e podem representar perigo para a navegação nesta época do ano. (TV-Amazonas)
Incêndio que destruiu sete quilômetros
de floresta foi controlado em Apuí

Apuí, AM - O incêndio que destruiu mais de sete hectares de floresta no município de Apuí (a 476 quilômetros de Manaus) foi finalmente controlado nesta segunda-feira (22), de acordo com informações dos brigadistas do Corpo de Bombeiros que atuam na localidade. No município, há mais de 27 focos de queimadas sendo combatidos.
O incêndio destruiu aproximadamente sete quilômetros da área rural do município, o equivalente a três mil campos de futebol. A queimada teria sido provocada por agricultores que tentavam expandir suas áreas de plantio na estrada vicinal Cupuaçu, a 57 quilômetros da cidade, na última quinta-feira (19), mas saiu de controle.
De acordo com o professor Raimundo Nogueira de Lima, que mora na comunidade, fogo começou por volta do meio-dia, após uma derrubada de árvores.
No município, os focos de incêndio já queimaram plantações, pastagens, cemitério e até animais. A principal preocupação das autoridades nesse momento é evitar que o fogo afete moradias, já que também há focos de queimadas na área urbana.
A fumaça pode ser vista a vários quilômetros de distância e dificulta a visibilidade no local. Na semana passada o município já sofria com outras queimadas.
Os trabalhos na tentativa de controlar o fogo tem se intensificado. A titular da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SDS), Nádia ferreira, explica que o combate às queimadas, quer seja em Manaus ou no interior do Estado, depende de um esforço conjunto não só das instituições que tenham competência legal para conduzir o processo, mas também do envolvimento de toda a sociedade.
- Foi criado o Plano Estadual de Prevenção e Controle às Queimadas e Incêndios Florestais do Amazonas, que tem por objetivo reduzir em 20 por cento os focos de calor nos 22 municípios que tiveram os maiores índices em 2009. Uma forma positiva de se envolver é fazer a capina dos terrenos de forma antecipada, destacou a secretária.
Desde a última semana, a SDS articulou com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Corpo de Bombeiros e Polícia Federal, uma ação de reforço no município de Apuí, para evitar os focos de queimadas.
Em Manaus, a campanha de combate às queimadas foi antecipada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), como estratégia para evitar o acúmulo de denúncias.
No interior, as ações tiveram início no mês abril, sob o comando da SDS, em 23 municípios do Amazonas. A ideia da ação integrada é a de, a partir do trabalho articulado ao do Corpo de Bombeiros e demais órgãos, permitir que a fiscalização municipal chegue mais rapidamente aos locais das ocorrências, permitindo assim um processo de notificação e autuação dos infratores.
Outra meta também é permitir que os serviços de disque-denúncia dos órgãos - Semmas (08000-92-2000), Ipaam (2123-6761) e Corpo de Bombeiros (193) possam trabalhar de forma integrada, no combate aos focos de queimadas.(TV Amazonas)





segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Anac libera uso de celular em voos da TAM


Brasilia - A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) permitiu que passageiros da TAM possam usar celulares em seus voos. A companhia, no entanto, depende da certificação operacional da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
As ligações de celulares atualmente só podem ser realizadas com o avião no chão e com portas abertas. A TAM pretende instalar o sistema em três aviões que farão voos domésticos, para testar o serviço e sua aprovação entre os passageiros.
O mecanismo desenvolvido pela OnAir (empresa que disponibiliza sistema de uso de celular em aviões) permite que até 12 passageiros façam ligações ao mesmo tempo.
Para envio de mensagens de texto, não há restrições. Como smartphones também funcionarão a bordo, os passageiros poderão acessar e-mails e navegar na internet. Segundo a companhia aérea, o mecanismo garante total segurança aos passageiros, pois impede que o sinal dos celulares cause interferência nos comandos da aeronave.
Durante decolagens e pousos, os passageiros deverão desligar seus aparelhos eletrônicos. A TAM, que entrou com o pedido na Anac há mais de um ano, informa que o sistema passa a fornecer sinal sem interferência quando o avião atingir 3 mil metros de altitude. De acordo com a Anac, não houve pedido de liberação de uso de celulares em voos por outras empresas aéreas.

CNBB lamenta não aplicação
plena da Lei da Ficha Limpa

Brasilia - A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lamentou que quatro dos 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) não tenham aplicado plenamente a Lei da Ficha Limpa. É o que afirma o organismo em nota divulgada após reunião do Conselho Episcopal de Pastoral (CONSEP), entre os dias 17 e 19 de agosto, em Brasília.
“A conquista da Lei da Ficha Limpa mobilizou o povo brasileiro na esperança de ver banidas as práticas da corrupção no cenário político do País. Nesta perspectiva, a sociedade almeja a sua plena aplicação nas eleições de 2010”, afirma o texto da presidência da CNBB.
Segundo o organismo, é “histórico o fato de que 25% dos pedidos de impugnação tenham sido acatados pelos Tribunais Regionais Eleitorais”.
Até o momento, foram 169 negações de registros de candidaturas que alcançaram candidatos aos cargos de Governador, Senador, Deputado Federal, Estadual e Distrital.
Ao lamentar que quatro TREs não tenham aplicado plenamente a Lei da Ficha Limpa, os bispos afirmam estar “seguros de que seus eventuais equívocos serão reparados pela posição segura do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)”.
A CNBB diz esperar “das instâncias do Poder Judiciário que têm a missão institucional de arbitrar as controvérsias em torno da aplicação da lei, marcadamente do Tribunal Superior Eleitoral e Supremo Tribunal Federal, o mesmo empenho efetivo que houve no Congresso Nacional na aprovação da iniciativa popular”.



PESQUISA MOSTRA OMAR NA FRENTE DE ALFREDO

Manaus- O candidato Omar Aziz (PMN) lidera a disputa para o governo do Amazonas, com 49% das intenções de voto em terceira pesquisa registrada pelo instituto Perspectiva Tecnologia da Informação, divulgada neste domingo (22). O candidato do PR, Alfredo Nascimento vem em segundo com 34,1%.
Já os candidatos, Herbert Amazonas (PSTU) tem 1,6%, Luis Navarro (PCB), 0,8%, Hissa Abrahão (PPS), 0,8% e Luís Carlos Sena (PSOL), 0,9%. Os eleitores que não sabem dizer em quem votariam somaram 8,9%. Brancos e Nulos aparecem com 3,9%.
Disputa para o Senado
Na disputa para o senado, Eduardo Braga (PMDB) lidera a pesquisa com 82,7% das intenções. A candidata Vanessa Grazziotin (PCdoB) aparece em segundo com 39,3% da intenções, seguida por Artur Neto com 39%. Jefferson Praia tem 5,9% das intenções, Marilene Corrêa 4,1%, Evandro Carrera 1,9% e Tarcísio Leão 0,5%. Indecisos somam 18,2% e brancos e nulos 8,4%.
Pesquisa Presidencial
Na mesma pesquisa, a candidata Dilma Rousseff (PT) lidera a disputa presidencial no Amazonas com 67,3% das intenções dos votos. A candidata Marina Silva (PV) aparece em segundo, com 14,2% e em terceiro, José Serra (PSDB) com 10,7%. Os eleitores indecisos ou que não souberam responder somam 5,4%. Outros candidatos têm 0,7% da preferência dos eleitores. A alternativa brancos/nulos alcançou 1,7%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 15 a 22 de agosto. O instituto de pesquisa entrevistou mil pessoas das cidades de Manaus, Manacapuru, Parintins, Itacoatiara,Tefé, Maués, Humaitá, Iranduba,Tabatinga, Manicoré, Autazes e Careiro Castanho, configurando uma margem de erro de 3,1%, com grau de confiabilidade de 95%.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 23.505/2010 no dia 11/08/2010 e no Tribunal Regional Eleitoral sob número 21.686/2010.



Desafio de Futsal
BRASIL VENCE ARGENTINA DE GOLEADA

Manaus- A Seleção Brasileira de Futsal estreou em solo amazonense com goleada na manhã de ontem  (22) em Manaus. O time venceu os “hermanos” por 6 a 1, pela primeira partida do Desafio Internacional, na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, em Manaus.
O jogo amistoso contra a Argentina levou o torcedor manauara a vibrar com todos os lances da partida. O próximo confronto entre os dois times será no dia 24 de agosto em Anápolis (GO).
Na quadra com mais de 10 mil torcedores, os brasileiros Lenísio, Dieguinho, Neto, Valdin e Thiaguinho fizeram a alegria da torcida, marcando 6 gols contra apenas um do argentino Pablo Belsito.
Primeiro Tempo
A equipe Argentina mantinha a posse de bola no início do primeiro tempo, assustando logo nos primeiros segundos do jogo com chute de Pablo Belsito na trave. Depois de um contra-ataque, Lenísio marcou o primeiro gol para o Brasil.
Depois do gol, o Brasil dominou a partida. Aos 11min29, o ala Dieguinho entrou livre na área e, mesmo sem ângulo, chutou para ampliar a vantagem brasileira. Apenas 50 segundos depois, a bola foi rolada para o fixo Neto, que emendou de primeira e marcou o terceiro gol brasileiro.
Sem reação, a Argentina contou com a sorte para diminuir o placar. Aos 19min37, o fixo Pablo Belsito arriscou e, após desvio, a bola enganou o goleiro Tiago, que não evitou o primeiro tento argentino. No lance seguinte, porém, o Brasil ampliou novamente o placar, com um gol do ala Valdin, que fechou o placar parcial em 4 a 1.
Segundo Tempo
No segundo tempo, os argentinos encaixaram melhor a marcação sobre o Brasil. Mesmo assim, os brasileiros conseguiam criar jogadas de perigo, principalmente em chutes de longa distância. A dificuldade, no entanto, era vencer o goleiro Elias, que fez boas defesas e segurou o placar.
Aos 31min49, o arqueiro argentino se esforçou, mas não conseguiu evitar o quinto gol brasileiro, que começou em um contra-ataque rápido da Seleção Brasileira. A bola chegou até Dieguinho, que, percebendo Elias adiantado, chutou, mas o goleiro conseguiu espalmar a bola para o lado.
O ala Valdin, mesmo saindo atrás de um defensor portenho, conseguiu dar um toque e ampliar a vantagem. Atuando de forma tranqüila, o Brasil voltou a ampliar o marcador no fim do jogo, aos 39min40, em cobrança de pênalti convertida pelo ala Thiaguinho.(Portal Amazonia)-Foto: Cristiano Borges/CBFS)




domingo, 22 de agosto de 2010

Raphael Souza é condenado a 5
 anos em regime semi-aberto 

Manaus - O juiz federal José Gustavo Serra condenou o filho do ex-deputado Wallace Souza, Raphael Souza, a cinco anos e nove meses no regime semiaberto, pelos crimes de fraude processual e coação de testemunhas, no processo que investigou uma trama para matar a juíza federal Jaiza Fraxe, no ano passado. A informação foi confirmada pelo advogado de Raphael, Carlos Henrique de Souza.
Além de Raphael, o juiz também sentenciou o tenente-coronel da Polícia Militar (PM) Felipe Arce Rio Branco a dois anos e seis meses no regime aberto e o policial civil João Bosco Sarraf, a um ano de detenção, também no regime aberto.
No mesmo processo, também, constava como réu o ex-deputado Wallace Souza, falecido no mês passado, por conta de uma doença crônica no fígado. Mesmo internado num hospital de São Paulo, ele teve a prisão preventiva decretada, em março deste ano, pelo juiz José Gustavo. Ontem, o advogado de Raphael explicou que o processo de Wallace já havia sido extinto.
José Gustavo é juiz da Justiça Federal de Montes Claros, município de Minas Gerais. Em dezembro do ano passado, o processo envolvendo o plano para matar a juíza foi remetido à Justiça Federal mineira a pedido do Ministério Público Federal (MPF) por envolver um crime contra um juiz federal do Estado do Amazonas.
Nos dias 17 e 18 de maio passado, o magistrado esteve no Amazonas para ouvir os depoimentos de testemunhas e réus do processo, incluindo o ex-segurança de Wallace Souza, Moacir da Costa, o ‘Moa’. Em 2008, ‘Moa’ denunciou que um grupo ligado a Wallace tinha um plano para matar Jaiza Fraxe.
De acordo com ‘Moa’, a juíza era responsável por um processo do tenente-coronel Felipe Arce, amigo de Wallace e Raphael Souza, na ação penal de falsificação de documentos da Previdência, crime que foi descoberto na operação ‘Centurião’ da Polícia Federal (PF).
Em depoimento à polícia, ‘Moa’ disse que Raphael chegou a conversar com o pai que Jaíza Fraxe “merecia levar um susto”. Já Wallace, segundo ‘Moa’, afirmou que “o serviço deveria ser bem feito”. De acordo com o ex-segurança de Wallace, em depoimento à Justiça, pai e filho chegaram a contratar dois homens para assassinar a magistrada. Um deles desistiu e foi morto.
No inquérito da PF enviado à Justiça Federal, o delegado Josafá Batista afirmou que tanto Raphael quanto o ex-deputado tentaram corromper testemunhas e fraudar documentos para fugir das denúncias de ‘Moa’. Com base nessas investigações, o MPF denunciou Wallace, Raphael, Felipe Arce e Bosco Sarraf.
A denúncia também foi apresentada contra o ex-policial militar Whatila Silva da Costa e o soldado da PM Railey Lima Viana, o ‘Ralinho’, mas o juiz absolveu os dois.
O advogado de Raphael Souza, Carlos Henrique, contestou a sentença e afirmou que vai recorrer. “Não existem provas materiais contra o Raphael”, alegou.(P.Amazonia)

Shoppings de Manaus terão que
dispor de ambulatório médico


Manaus - A partir de outubro deste ano todos os shoppings centers de Manaus serão obrigados a disponibilizar, a funcionários e usuários, de postos de saúde para atendimento emergencial. O projeto de autoria do presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Homero de Miranda Leão (PHS) foi sancionado pelo prefeito Amazonino Mendes em 11 de agosto e entra em vigor no prazo de 120 dias.
Conforme o projeto de lei, todo shopping center ou centro comercial deve dispor de um posto de saúde aparelhado com, no mínimo, um desfibrilador, um aparelho de pressão, um aparelho de eletrocardiograma e um balão de oxigênio. O projeto prevê ainda que todo centro comercial a ser construído na cidade de Manaus tenha em sua planta de construção uma sala destinada a implantação de um posto de saúde de atendimento emergencial.
Os estabelecimentos comerciais, por sua característica de grande circulação de pessoas, deve também dispor de pessoal treinado para garantir o suporte à vida por meio da utilização dos equipamentos de primeiros socorros. “Nunca se sabe quando a saúde vai ‘pregar’ uma peça, por isso é importante que todos os mecanismos possíveis de manutenção da vida estejam à disposição para que o socorro possa ser imediato. Com a procura cada vez maior das pessoas por shoppings e centros comerciais fica clara a necessidade de adequação e qualidade de atendimento, no caso de alguma eventualidade. Se trata de uma prevenção necessária”, afirmou.(Amazonas Noticias)

Brasil e Argentina tem desafio no Futsal em Manaus

Manaus- A Seleção Brasileira de Futsal Brasil abre daqui a pouco o Desafio Internacional de Futsal contra a Argentinha, na Arena Amadeu Teixeira, em Manaus a partir de 9 horas (horário local), em estádio lotado, já que os ingressos estáo esgotados. No histórico de jogos entre as duas seleções, são 46 vitórias brasileiras, um empate e duas derrotas.
O desafio será complicado para a Seleção Brasileira. Os argentinos vêm com uma equipe renovada e prometem dificultar as ações dos hexacampeões mundiais. "Faz pouco mais de um ano que não jogamos contra os argentinos. Empatamos o penúltimo jogo e ganhamos o último, o que nos faz crer que será uma partida difícil. A Argentina vem com um elenco diferente e eles têm duas características marcantes: são aguerridos e têm qualidade, isto já torna o confronto equilibrado", comentou o técnico Marcos Sorato.
A média de idade do elenco é de pouco mais de 26 anos, um dos mais jovens já convocados por Marcos Sorato. "Talvez seja a convocação em que mais reunimos atletas jovens, mas eles estão sempre apoiados por experientes, por isso a importância de atletas como Lenísio, Falcão, Tiago, Carlinhos e Neto. São jogadores que disputaram Copa do Mundo de Futsal e ajudam os meninos na adaptação", destacou.
As duas nações voltam a se enfrentar na terça-feira (24/8), em Anápolis, em Goiás.





AMAZONAS PODERÁ TER
NOVOS MUNICÍPIOS

Manaus – A criação de novos municípios deve ser incluída na pauta de discussões da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O motivo é um Projeto de Lei protocolado junto à Mesa Diretora, defendendo a aplicação da medida no Estado. A justificativa é que, com um maior número de municípios, o repasse de verbas federais cresceria para o Amazonas.
A propositura, apresentada pelo deputado Eron Bezerra (PCdoB), explica que as dimensões do Estado fazem do aumento na quantidade de municípios uma necessidade. Com uma área de 1.577.820,2 km², o Estado é dividido em 62 municípios. O parlamentar defende que outros estados, como Rondônia, tem área de 224,3 mil km² e 52 municípios. A diferença desta distribuição implicaria na dificuldade de aplicação dos recursos em serviços públicos de comunidades afastadas das sedes das cidades.
O aumento no número de municípios foi defendido também pelo deputado Liberman Moreno (PHS), que chamou de “vergonha” o fato do Estado ter poucas cidades, em comparação com outros territórios menores. Para o parlamentar, o desenvolvimento de regiões cobra a emancipação de grandes regiões. A criação de novas unidades orçamentárias reordenaria a divisão de recursos, abrindo espaço para investimentos.
Além da aprovação do projeto, um plebiscito deve ser realizado com a população, após levantamento socioeconômico e cartográfico do Estado, para o diagnóstico das áreas a serem mudadas.
Verba federal
De acordo com Eron, um dos exemplos a ser analisados na questão de repasse de verbas é o Estado de Minas Gerais. Com área menor que do Amazonas, o Estado possui 853 municípios. Esse número influencia no montante total de repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), recebido do Governo Federal. Minas receberia mais de R$ 5 bilhões de FPM, enquanto o Amazonas teria repassado cerca de R$ 500 milhões.
Mudanças
Atualmente, a decisão pelo aumento de municípios seria do Congresso Nacional, e não da Assembleia Legislativa. Apesar disso, os deputados disseram defender o debate e a cobrança por avanços nos processos indicados ao Governo Federal. Eron afirmou ainda que a Assembleia pode usar da legislação que autoriza a criação de municípios em período de lei complementar definido pelo Congresso Nacional. “Como o Congresso Nacional nunca editou a lei complementar, consequentemente, vale a outra regra geral”, afirmou.





sábado, 21 de agosto de 2010

VASCÃO DA GAMA COMEMORA HOJE 112
 ANOS DE MUITAS CONQUISTAS E HISTÓRIA

Rio - Neste sábado, 21 de agosto de 2010, o Club de Regatas Vasco da Gama completa 112 anos de existência. Durante toda a sua história de conquistas, o Gigante da Colina se tornou um dos maiores clubes do mundo. Marcado sempre pelo pioneirismo, foi um dos que mais lutou pela presença de negros e pobres no futebol.
O Vasco foi o primeiro clube a conquistar o Campeonato Sul-Americano, vencendo de forma invicta em 1948, o único time brasileiro a conquistar a Taça Libertadores da América no seu centenário, em 1998, e deu origem a uma das viradas mais marcantes da história do futebol, na conquista da Copa Mercosul em 2000. Isso sem contar a famosa fábrica de artilheiros em São Januário com Roberto Dinamite, Romário e Edmundo.
Na comemoração do aniversário do clube, o presidente Roberto Dinamite comentou o atual momento e os objetivos para os próximos anos do Vasco da Gama.
- Nas comemorações desses 112 anos, quero reafirmar o compromisso dessa gestão, da qual me orgulho em fazer parte, de devolver a torcida vascaína não só o melhor clube de futebol do país, mas também um Vasco que seja referência no trato com as causas sociais. O esporte é uma poderosa ferramenta de transformação e inclusão e nós estamos trabalhando para fazer desse projeto uma realidade – disse o presidente com exclusividade ao site oficial.
Parabéns Vasco, pelos seus 112 anos! Fonte: Site oficial do Vasco









,
Datafolha:
Dilma abre 17 pontos  sobre
Serra e venceria no 1º turno


S.Paulo - Se a eleição fosse hoje, a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, seria eleita já no primeiro turno. Segundo pesquisa Datafolha, ela dobrou a vantagem sobre o seu principal adversário, o candidato do PSDB, José Serra, aparecendo com 47%, diante de 30% de Serra, e 9% de Marina Silva (PV). Na pesquisa anterior, feita entre os dias 9 e 12, Dilma estava com 41% e Serra com 33%. A pesquisa realizada em todo território nacional, ontem, ouviu 2.727 entrevistados. Sua margem de erro é de dois pontos porcentuais.
A candidata do PV oscilou negativamente em relação à última pesquisa, na qual obteve um ponto a menos. Os outros candidatos não pontuaram. Os que votam em branco, nulo ou nenhum são 4%, e os indecisos, 8%. De acordo com a pesquisa, a candidata petista obteria 54% dos votos válidos, superando os 50% necessários para se eleger no primeiro turno.
Esta pesquisa é a primeira a ser divulgada logo depois do início do horário eleitoral gratuito. Dentre os entrevistados, 34% assistiram pelo menos uma vez ao horário eleitoral. Dilma tem 53% e Serra, 29% das intenções de voto entre esses espectadores.
Tendo apostado na associação com o presidente Lula, com altos índices de aprovação, a petista cresceu e oscilou positivamente em todos os segmentos. A exceção foi o de maior renda, acima de dez salários mínimos. Neste último, Dilma manteve os 28% de intenção de voto do último levantamento. Mesmo assim, distância para Serra se reduziu, pois o tucano recuou de 44% para 41%. (Ag. Folha)






CORPO DE D.MAGDALENA DAOU FOI
 SEPULTADO NO S. JOÃO BATISTA

Manaus  - Morreu no final da manhã de ontem (20),  a senhora Magdalena Arce Daou, esposa do diretor-presidente da Rede Amazônica de Rádio e Televisão, jornalista Phellipe Daou, segundo nota divulgada no site da emissora.
O corpo de d. Magdalena foi  velado na Funerária Almir Neves, na Rua Monsenhor Coutinho, no Centro da cidade.
O sepultamento ocorreu na manhã de hoje, com grande acompanhamento, no Cemitério de São João Batista.
D.Magdalena  Daou, era servidora federal, emfermeira  aposentada  e, atualmente, presidia o Conselho Permanente da Mulher Executiva da Associação Comercial do Amazonas.




Eletrobrás deverá investir
R$ 100 milhões em Parintins 

Parintins,AM - Para a construção do complexo dos bumbás Garantido e Caprichoso na Praça dos Bois, com anfiteatro, praça de alimentação, galpão, shopping e a retirada da Usina Termelétrica da Amazonas Energia do centro da cidade, a Eletrobrás tem 100 milhões de reais para investir em Parintins.
O projeto de construção do complexo foi anunciado ano passado, quando representantes da Amazonas Energia foram à Câmara Municipal se reunir com os vereadores. Na semana passada a empresa enviou técnicos à cidade para reapresentar o projeto. A prefeitura de Parintins já aprovou.
Este assunto foi bastante discutido na sessão desta quarta-feira, 18, na Câmara de Vereadores e, pelo que se tem informação, o projeto é audacioso e empolgante. O complexo dos bois porá fim a uma série de situações de Garantido e Caprichoso, principalmente, em se tratando de transporte de alegorias.
Uma audiência pública deverá ser realizada na Câmara para que a população de Parintins possa entender melhor o projeto. De acordo com informações, várias pessoas acham que a obra na praça dos bois tiraria o lazer de muita gente. Sobre a usina, o local já estaria definido, com aprovação da prefeitura. Aroldo Bruce / Sistema Alvorada.



NA VISITA A MANAUS SERRA FAZ JURAS DE
AMOR AO AMAZONAS E A ZONA FRANCA

Manaus - Ontem em campanha políutica em Manaus, o presidenciável "tucano" José ASerra, esbanjou simpatia, numatentativa de desfazer a sua antiga imagem de que é inimigo do Amazonas e contrário a Zona Franca de Manaujs. Por onde andou, o candidatgo fez juras deamor ao Amazonas, a Amazônia e muitgas promessas interessantes em torno do futuro da Zona Franca, caso seja eleito preswidente da República.
Em almoço promovido pelas Lideranças Empresariais (LIDE) em Manaus (AM), o candidato do PSDB à presidência da República, José Serra, defendeu tornar permanente a Zona Franca que abriga a indústria da cidade. "Sou homem de uma palavra, não de duas", respondeu o tucano a uma pergunta de um empresário sobre os boatos de que seria inimigo da Zona Franca. Serra disse que fortalecerá o polo e disse ser vítima de boatos dos adversários. "Para mim, a Zona Franca se estabilizou. Apesar das turbulências no passado, se estabilizou", completou.
"A minha intenção foi sempre a de acabar com a potencial instabilidade. Se não puder constitucionalmente, a gente mantém a renovação contínua", disse, referindo-se ao estatuto jurídico da Zona Franca. "A Zona Franca, que em certas fases, aos tropeços; noutras, navegando, conseguiu se firmar como um polo industrial da maior importância (...), gera cerca de 90, 100 mil empregos. De alguma maneira essa Zona conseguiu se tornar um elemento de defesa da floresta", disse.
"A possibilidade da indústria baseada em recursos naturais é muito grande. Falta a diversificação dela, também para exportar para o resto do Brasil", destacou, para acrescentar que a Zona Franca "se desenvolveu, apesar da precariedade".
O tucano criticou, entretanto, o aeroporto da capital amazonense e o porto da região. "A estrutura do aeroporto pode ser considerada indecente", completou. Serra ainda afirmou que há subinvestimento em instituições públicas, "como é o caso da Receita e da Polícia Federal", e lembrou a fragilidade das fronteiras, que incentiva, segundo ele, o tráfico de drogas.
Sobre política comercial, o candidato disse existir um conflito entre os produtos argentinos e brasileiros. "Ao meu ver, a diplomacia brasileira atuou pouco. Aliás, a diplomacia tem sido muito ativa do ponto de vista político e pouco do ponto de vista econômico. De 100 tratados no mundo, o Brasil assinou um, com Israel. Nossa proteção comercial é fraca, a China deita e rola com isso", criticou.
Serra acusou o governo federal de alimentar o superávit primário com um imposto sobre os produtos fabricados na Amazônia. "Deve recolher uns 300 milhões. Pois bem, ele tem sido usado para alimentar o superávit primário. Essa é uma política que nós vamos acabar", garantiu o tucano, que ganhou aplausos como resposta dos empresários presentes. Serra acusou os adversários petistas de usar os recursos arrecadados por esse imposto com finalidades políticas - "fazer liberação apenas nas vésperas da eleição para ajudar esse ou aquele candidato. Parece aquelas políticas tradicionais da máquina pública (...), com esse fundo teria dado para equacionar saneamento, infraestrutura da Zona Franca". Serra propôs um programa plurianual de investimentos na região.
É a segunda vez que o tucano participa de um evento organizado pelo LIDE, grupo empresarial que representa 46% do PIB brasileiro e é composto por empresas com faturamento mínimo de R$ 100 milhões.
Formada pelos polos comercial, industrial e agropecuário, a Zona Franca de Manaus é essencial para a economia do Amazonas. De acordo com dados, do governo do Amazonas, há 550 indústrias instaladas no Polo Industrial da capital manauara que geram cerca de 400 mil empregos diretos e indiretos. Além disso, a região é beneficiada pela isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e reduções do Imposto de Importação, do Imposto de Renda (IR) e da alíquota do PIS/COFINS.(Blog e Terra)

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Candidato De Carli é internado
 às pressas em São Paulo


S. Paulo - Após avaliação médica, hoje pela manhã, na clínica do infectologista, Davi Uip, em São Paulo, o ex-vereador, Paulo De Carli foi internado as pressas no Hospital Sírio Libanês na capital paulista.
Na opinião do médico, a saúde do político amazonense inspira mais cuidados do que se podia imaginar. Em razão deste diagnóstico foi recomendada à imediata internação.
No final da manhã desta sexta-feira, 20, a equipe médica do Sírio Libanês que atende ao candidato promete divulgar um boletim informando os primeiros resultados das avaliações que De Carli está sendo submetido. Não está descartada a possibilidade de uma nova intervenção cirúrgica.
Se for confirmada será o terceiro procedimento que o ex-vereador deve enfrentar nos últimos quatro meses. Apesar da gravidade do estado de saúde, De Carli anuncia que permanece na disputa a vaga de Deputado Federal pelo PDT. Somente após as informações dos médicos do hospital paulista é que ele vai se posicionar sobre a continuidade ou não na campanha eleitoral rumo ao Congresso Nacional.(Amazonas Noticias)