Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Batalhão Ambiental faz grande apreensão de
carne de peixe-boi e pirarucu no Solimões



 Com infoirmações da Acritica Amazônia

Manaus - Pirarucu além de estar abaixo do tamanho previsto em lei, se encontra no período do defeso.
Três embarcações foram apreendidas por volta das 5h deste domingo, no município de Codajás – a 240 quilômetros de Manaus –, durante a “Operação Badajós”, desencadeada pelo Batalhão Ambiental da Polícia Militar (BPAMB).
Um total de 800 quilos de pirarucu, 10 tartarugas, 150 quilos de peixe-boi, 20 quilos de carne de paca, além de 50 metros cúbicos de madeira – tábuas de azimbre -, foram apreendidos durante a ação da polícia.
De acordo com o cabo do BPAMB, S. Anjos, os comandantes das três embarcações assinaram um Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO), mas terão que pagar multas pesadas em virtude do transporte de peixe-boi – cuja caça é proibida por lei -, e das mantas de pirarucu, que além de estarem abaixo do peso estipulado por lei, também se encontra dentro do período de defeso.
Os comandantes das três embarcações não informaram quanto irão ganhar com a comercialização do material, mas asseguraram que a carne seria comercializada em restaurantes de Manaus.
Ainda segundo o militar, o peixe- boi estava totalmente esquartejado, acondicionado dentro de uma caixa de isopor. Ele estima que o animal seria adulto, em virtude da nadadeira encontrada dentro da caixa.O material apreendido, de acordo foi doado à instituições de caridade.
Presidente do Incra rebate críticas da CNA 

 Com informações da Ascom, Incra 
Brasilia - Munido de um quadro sobre Reforma agrária nos governos Lula e FHC, o presidente do Incra, Rolf Hackbart, rebateu críticas da presidente da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), a senadora Kátia Abreu (DEM-TO).

Em entrevista à Folha, a senadora disse que "falta estratégia e sobra ideologia" na política agrária do governo Lula.

Segundo Hackbart, os recursos públicos federais são prioritariamente para os mais necessitados no meio rural. "Combater a pobreza no meio rural é a grande estratégia" da gestão petista, diz.

Hackbart pondera, porém, que os grandes produtores nunca tiveram tanto acesso a crédito e a investimentos do BNDES quanto agora.

O presidente do Incra também faz comparações entre o atual governo e o anterior, destacando a redução da taxa de pobreza na área rural -que, diz ele, caiu de 56% para 39%.

Segundo os dados usados por Hackbart, o governo Lula só "perde" para o de FHC no número de assentamentos criados: 4.280 contra 3.402, o que revela, segundo o Incra, uma opção da atual gestão em assentar mais famílias em menos áreas.





CABO-DE-GUERRA POR CARGOS


                                                                                                                   *Osny Araújo

Terminou a eleição, a candidata petista Dilma Rousseff venceu e agora tem início uma parte delicada da política, onde entram mais uma vez em cena os partidos aliados, que ajudaram na vitória e no Amazonas, foi arrebatadora.

Ninguém se engane. A posse de Dilma na sucessão do Governo Lula só acontecerá no dia 1º de Janeiro de 2011, mas a disputa pelos quase vinte cargos federais de comando no Amazonas já começou e os partidos aliados, já iniciaram uma batalha interna, envolvendo o próprio PT, objetivando a conquistas de cargos, fato natural em todo início de Governo, pelo menos, no Brasil a coisa funciona assim.

O interessante é que o problema não está restrito ao Governo Federal. Omar Aziz, reeleito governador com uma grande base aliada no Estado, terá o mesmo problema para resolver, talvez, até com maior intensidade, considerando que o número de cargos em disputa pelos aliados é bem maior.

Ninguém precisa ser adivinho para saber que a maior fatia desses cargos, nas duas esferas, deverá mesmo ser abocanhada pelo PMDB, partido liderado no Estado pelo ex-governador e hoje senador eleito Eduardo Braga, responsável direto pela vitória de Aziz, logo, a maior fatia na distribuição desse bolo político deverá ser mesmo para os peemedebistas.

No Governo Lula, por exemplo, o PT ficou responsável pelos comandos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, Delegacia Federal do Ministério da Reforma Agrária, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis, do órgão da Pesca e Aqüicultura e com forte influência nas nomeações para as chefias da Empresa Brasileira dos Correios e Telégrafos, do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional. Os partidos aliados ficaram com o resto desse bolo, que às vezes poderá provocar até uma grande digestão.

Dizem os caciques políticos, que em se tratando de política só duas operações aritméticas devem sem realizadas – somar e multiplicar, mas neste momento em que vivemos, essa regra é quebrada e entra em ação da divisão, dessa forma, das quatro operações só mesmo a subtração fica de fora, até porque, nenhum partido aliado aceitará a diminuição dos cargos que entendem ter direito pelo trabalho desenvolvido durante a campanha eleitoral.

Seguindo a lei natural das coisas, nessa briga pelo Poder, os partidos fortes, sempre levam vantagens sobre os pequenos, os considerados “nanicos”, que são obrigados a concordar com a distribuição para não correrem o risco de ficar sem nada. Dos males o menor.

Essa é a nossa política. É assim que funciona a política brasileira, fato que já virou cultura no processo. Até ara conseguir governabilidade, ou seja, manter maiorias nas casas legislativas, o Partido que encabeça a eleição vitoriosa precisa fazer composições, às vezes até mesmo com alguns adversários e em troca de alguns carguinhos ou outros favores, conquistar apoio no Legislativo e com isso, melhorar o trânsito dos projetos do Governo e com isso, mais facilidades para aprovação. Coisas de política e não adianta alguém falar o contrário que não conseguirá nada.

A sorte está lançada. Os partidos aliados, tanto lá como cá, já estão praticando “cabo-de-guerra”, com um puxando pra lá e outro pra cá. O importante é não deixar a corda quebrar. Aí, a vaca vai pro brejo.

Vamos torcer, para que nessa composição, ou melhor, nessa salada política, as escolhas para os cargos nas duas administrações sejam feitas pelo menos com um mínimo de critério, colocando pessoas capacidades nos comando desses órgãos públicos, a final, a sociedade não tem nada a ver com essa prática, que na maioria das vezes só prejudica as ações de Governo, através de idéias e projetos que os partidos aliados nem sempre atuam de forma homogênea, embora nos palanques concordem com tudo.

O que a sociedade quer e deseja, é que se “cabo-de-guerra”, natural na formação de Governo, ocorra da melhor maneira possível. Para a sociedade, essa briga não interessa. O que interessa é que as promessas de campanha sejam cumpridas e nada mais.(Postagem simultânea nos sites Noticianahora, Amazonianarede, Tadeudesouza e jornalismo Eclético)

*Osny Araújo é jornalista e analista político.

sábado, 13 de novembro de 2010

AÇÃO DE INTERAÇÃO SOCIAL
PARA CIDADANIA NO IRANDUBA


Fonte: J. Ray, da Ascom
Iranduba, AM - Uma ação da Prefeitura de Iranduba em conjunto com o Grupo Interdisciplinar de Estudos Socioambientais e de Desenvolvimento de Tecnologias Sociais na Amazônia, popularmente chamado de Grupo Inter-Ação, ligado à Universidade Federal do Amazonas - UFAM, realizará cinco mil atendimentos no município neste sábado, dia 13, das 8 às 12 horas.
Para o prefeito Nonato Lopes, o fato será de fundamental importância para o município, especialmente para as populações mais carentes, sem muitas condições e oportunidades para participação em ações como essa e nesse momento que chega o município, com os nossos, parceiros, no caso específico, a Universidade Federal do Amazonas para o desenvolvimento desse trabalho que pela primeira vez ocorre no município de Iranduba, que certamente deixará bons resultados.
O ato denominado 1º Dia de Interação Social para a Cidadania de Iranduba vai oferecer gratuitamente orientações sobre assuntos previdenciários, cortes de cabelos, expedição de Carteiras de Identidade e do Trabalho e Previdência Social, atendimentos médico e jurídico, palestras sobre diabetes e tabagismo e, ainda, aferição de pressão arterial.
Quem for ao Ginásio Professora Maria da Glória Alves Sales, nas dependências da Escola Isaias Vasconcelos, onde as atividades estão sendo desenvolvidas, também vai assistir a uma exposição de recicláveis, oficinas de arte com teatro, dança e fanfarra e atividades socioeducativas envolvendo crianças.
O Inter-Ação, criado em 2001, é vinculado ao Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Amazonas-UFAM e ao CNPq/Diretório 5.0. Atua na área de Ciências Sociais Aplicadas, na produção de estudos sobre a dinâmica socioambiental e na elaboração de subsídios para a formulação de políticas públicas, desenvolvendo atividades de pesquisa e extensão universitária em vários municípios da região amazônica.
O grupo também está inserido na equipe executora do Parque Tecnológico para inclusão social da UFAM, cujo objetivo é implantar o Parque Tecnológico de Inclusão Social sob bases sustentáveis, a partir de uma Rede de Inovação e Extensão Tecnológica para desenvolvimento econômico, cultural e político dos povos da Amazônia.
Segundo a vice-coordenadora do Inter-Ação, assistente social Silvana Barroso, o contato com uma Pedagoga de Iranduba motivou a vinda do grupo ao município.
Recebemos um convite da Pedagoga Gláucia Florêncio, que vem montando com os Gestores e Professores a Agenda Ambiental nas Escolas - disse, acrescentando que o 1º Dia de Interação Social para a Cidadania de Iranduba será também, a primeira de uma série de atividades programadas para o município, promovida pela Prefeitura e parceiros.
Na entrevista, a vice-coordenadora do Grupo Interação também apontou os resultados positivos alcançados pela equipe nesses nove anos de atuação.
Os estudos, propostas e ações que desenvolvemos junto com a comunidade já se tornaram políticas públicas na parte de geração de renda, na questão dos recursos hídricos, energia elétrica, etc, destacou Silvana Barroso, afirmando que esse trabalho já está produzindo resultados positivos na ampliação da produção acadêmica com parcerias até internacionais.
Trabalhamos principalmente com as comunidades ribeirinhas, desenvolvendo ações de forma concreta e contínua, finalizou Silvana Barroso, explicando que o Grupo Inter-Ação trabalha, sobretudo, a potencialização dos saberes da população local.



sexta-feira, 12 de novembro de 2010

FEITOSA AFIRMA QUE PAGAMENTOS
A VEREADORES FORAM LEGAIS
Fonte:Manoreporter
O vereador Leonel Feitosa (PSDB) convocou hoje a reportagem do Manoreporter, para negar a existência de um esquema de mensalão, no ano de 2003, na Câmara Municipal de Manaus.
De acordo com ele, os pagamentos eram feitos não só aos vereadores mas também aos servidores da casa, fornecedores e prestadores de serviço. Feitosa apresentou um grande volume de recibos assinados por ele pelos edis e todos os outros que recebiam da mesma forma.
Ele afirmou que de 1999 até 2003 as contas da CMM passaram por problemas de bloqueios, em função de uma questão judicial, movida por servidores aposentados. "Naquela época o dinheiro repassado pela prefeitura de Manaus era retido assim que a justiça tinha conhecimento do depósito. A Câmara abria contas em vários bancos e quando o repasse era efetuado todo o dinheiro vinha para a sede do poder, afim de que o setor financeiro pudesse saldar os compromissos".
Feitosa disse ainda, mostrando as mídias, que ele mesmo possui os vídeos mostrando os vereadores recebendo os pagamentos, já que isso é coisa antiga e de conhecimento de todos. Leonel mostrou quatro DVDs que teriam o conteúdo do vídeo.
Questionado sobre o trecho em que o responsável pelos pagamentos diz ao vereador Fabrício Lima que iria até a gráfica apanhar o dinheiro e que, se conseguisse R$ 8.000,00 ou R$ 7.000,00, entregaria o valor, ele disse que este era um problema que Fabrício Lima teria que esclarecer.





BI GARCIA AGUARDA JULGAMENTO
DO TRE COM TRANQUILIDADE
Parintins, AM - O prefeito Bi Garcia disse ao portal Amazônia na Rede que está tranqüilo e confiante em relação ao julgamento do recurso da Ação de Impugnação de seu mandato e do vice-prefeito Messias Cursino. Garcia acredita que vai prevalecer a justiça e a vontade popular sacramentada nas urnas. A sessão da Corte do Tribunal Eleitoral do Amazonas está agendada para terça-feira, 16.
O prefeito, o vice-prefeito e a primeira dama Michele Garcia são acusados de abuso do poder econômico, corrupção e fraude durante as eleições municipais de 2008. A ação foi julgada improcedente e arquivada pela Justiça Eleitoral da 4ª Zona em Parintins.
O autor das denúncias, ex-prefeito e candidato derrotado nas eleições de 2004 e 2008, Enéas Gonçalves, recorreu ao TRE.
Ao manifestar sua tranquilidade em relação ao julgamento, Bi Garcia disse que a maior avaliação de sua administração está na manifestação do povo parintinense e o TRE usará da justiça para manter o desenvolvimento que a população está experimentando desde que ele e Messias assumiram o comando do município.
Segundo Bi, a Nova Parintins é uma realidade incontestável, desde o volume de obras que beneficiam a cidade e o interior, até a melhoria da qualidade de vida de milhares de famílias que viviam à margem das administrações passadas.
Garcia diz que pôs fim ao assistencialismo politiqueiro e vem promovendo qualificação profissional e criando condições de trabalho e geração de renda para todos. “Deus tem abençoado nossa administração e com certeza vamos continuar trabalhando unidos para finalizar nosso mandato com dignidade e trabalhando para o povo”, finalizou.







quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Temporão adia visita a Manaus

Com informação da Agecom

Brasilia -O Ministério da Saúde José Carlos Temporão informou à Secretaria de Saúde do Amazonas, o adiamento da sua visita ao Amazonas . A visita estava agendada para o próximo dia 16 (terça-feira), quando seriam discutidas com o governador Omar Aziz e com o secretário de Estado da Saúde, Wilson Alecrim, estratégias de controle da dengue no Estado.

De acordo com o Ministério da Saúde, o adiamento deve-se à convocação do ministro pelo presidente da República, para reunião a ser realizada no dia 16.

A nova data da visita doministro Temporão ao Amazonas e especialmente a Manaus, ainda não foi definida, mas segundo se finroma deverá ocorrer ainda noi decorrer deste mês, dependendo, isto se houver alguma brecha na agenda do ministro onde essa visita possa ser agendada.
TIRIRICA PROVOU NA JUSTIÇA
QUE SABE LER E ESCREVER


Agencia Folha
São Paulo - Acabou a novela e o deputado federal mais votado do Brasil pelo Estado de São Paulo, provou perante a Justiça que não é doutor, mas sabe ler e escrever. Passou no teste.
O deputado federal eleito Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP), o palhaço Tiririca, conseguiu ler e escrever em teste de alfabetização feito nesta quinta-feira pela Justiça Eleitoral.
Segundo o presidente do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo, Walter de Almeida Guilherme, o deputado eleito fez um ditado tirado da página 52 do livro "Justiça Eleitoral, uma retrospectiva", editado pelo tribunal.
Ele teve que escrever: "A promulgação do Código Eleitoral, em fevereiro de 1932, trazendo como grandes novidades a criação da Justiça Eleitoral".
Tiririca também foi obrigado a ler o título e subtítulo de duas reportagens, uma sobre o Procon e outra sobre o filme de Ayrton Senna. Ele teve de fazer uma interpretação do que leu e escreveu.
O deputado eleito se recusou a fazer uma perícia do documento que apresentou ao registrar a candidatura para provar que era alfabetizado.
O presidente do tribunal lembrou que ninguém é obrigado a produzir uma prova contra si mesmo.
De acordo com Guilherme, o comediante será diplomado, qualquer que seja o resultado.
"Não se constatou nada que pudesse indeferir o registro de sua candidatura. Por isso, o seu registro foi considerado legítimo", afirmou.
Na tarde de hoje, estão sendo ouvidas quatro testemunhas, duas de defesa e duas de acusação.
A decisão sobre o teste será do juiz Aloízio Silveira, que cuida do caso.
Recordista de votos nestas eleições, Tiririca chegou para a prova por volta das 9h ao lado do advogado e não falou com a imprensa.
Ele saiu para almoçar pouco depois das 12h e voltou cerca de duas horas depois. O sigilo do processo foi suspenso.
Tiririca foi acusado pelo Ministério Público de entregar à Justiça Eleitoral declarações falsas sobre sua alfabetização e seus bens.
A denúncia levou à abertura de uma ação penal sob a acusação da prática de falsidade ideológica contra o humorista, eleito no dia 3 de outubro, com 1,3 milhão de votos --o recorde deste ano para as vagas da Câmara dos Deputados.
A perícia levantou a suspeita de que a declaração de alfabetização não foi redigida pelo humorista.



DESRESPEITO DA GLOBO


A toda poderosa Rede Globo de Televisão, que entre outras coisas manda no futebol brasileiro, está deixando os torcedores amazonenses, que se acostumaram a assistir aos jogos nas noites quartas-feiras pela emissora do Plim,plim, estão chateados com o desrespeito da TV, que simplesmente nas quartas-feiras, só está colocando no ar alguns minutos do segundo tempo no ar, após as famigeradas tele-novelas, nas histórias onde só aparecem as maldades.

Ainda bem que a Globo teve a sensibilidade de liberar uma perna nas transmissões dos jogos para a Rede Bandeirantes e com isso os amazonenses podem assistir aos jogos na íntegra, basta usar o controle remoto e colocar a Globo para escanteio e jogar no atraque junto com a Band.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

REBELIÃO EM PRESÍDIO EM MANAUS 
JÁ PROVOCOU QUATRO MORTES

Amazonianarede.com.br
Manaus, AM - O secretário de Estado de Justiça do Amazonas, Carlos Lélio Lauria, descartou uma invasão do Batalhão de Choque da Polícia Militar na cadeia pública Vidal Pessoa, onde presos lideram uma rebelião nesta quarta-feira (10). Segundo Lauria, a tomada do presídio iria colocar em risco a vida dos seis reféns (três agentes penitenciários e três estagiários) que estão em poder dos presos.
A rebelião começou por volta das 11h (13h no horário de Brasília) e quatro mortes, todas de detentos, já foram confirmadas. O conflito começou depois que presos do raio B invadiriam o raio C. Informações extra-oficiais dão conta de os mortos seriam chefes do tráfico de drogas da periferia de Manaus.
A cadeia pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa foi construída entre os anos de 1904 e 1906, quando foi concluída. É dividida em quatro raios (A, B, C e D) e tem capacidade para 104 presos. Atualmente, a cadeia abriga 828 detentos. Há mais de três anos, o governo do Estado promete desativar a unidade que fica no centro de Manaus, o que só deverá acontecer nos próximos meses, com a inauguração de um novo presídio nas imediações da capital amazonense.
O secretário disse que vem mantendo contato com os policiais do gabinete de gerenciamento de crises que estão negociando com os detentos. “Nós temos que preservar a vida dos reféns. Além disso, a pauta de reivindicações deles não apresenta nada de impraticável”, afirma.
Lauria informou que os presos enviaram uma carta aos negociadores com algumas reivindicações, entre elas o andamento de processos que se encontram parados e a troca do atual diretor do presídio. “Normalmente quando uma nova direção começa a aumentar o controle sobre a entrada de drogas em uma cadeia, os presos reclamam.”
O secretário disse não acreditar que haja conexão entre as rebeliões de Manaus e de São Luis (MA), onde 18 pessoas morreram ontem. “Acho difícil haver essa relação. O que está claro é que havia uma rivalidade entre detentos de raios diferentes. As motivações, aparentemente, são diferentes”, afirmou.



Cargueira estoura pneu e
interdita Eduardo Gomes

Manaus  - Um avião de carga da empresa VarigLog teve os pneus estourados na manhã desta quarta-feira (10), no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus. De acordo com informações da Infraero, o incidente ocorreu às 8h26 da manhã, quando a aeronave estava em processo de decolagem e taxiava sobre a pista.
O avião parou na pista antes de alçar voo. Por conta do incidente, o aeroporto foi fechado para pousos e decolagens. Três voos que desceriam no Eduardo Gomes pousaram no Aeroporto de Ponta Pelada, por ordens da torre de controle.
Segundo a Infraero, o avião já foi retirado da pista principal. A assessoria informou ainda que a pista do aeroporto deve ser liberada dentro de uma hora. O aeroporto opera por instrumentos.





Amazonas tem queda de 2,1% na
produção industrial, diz IBGE


Com informações do IBGE e Portal Amazonia
Manaus  - A produção industrial no Amazonas caiu 2,1% entre os meses de agosto e setembro, segundo pesquisa de índices regionais da produção industrial do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada hoje (10). O Estado foi um dos 14 locais que apresentaram taxas negativas no setor.
A produção da indústria brasileira mostrou variação negativa de 0,2% entre agosto e setembro de 2010 na série com ajuste sazonal, sendo que nove dos 14 locais pesquisados registraram taxas negativas. Rio Grande do Sul (-2,3%), Ceará (-2,0%) e Rio de Janeiro (-1,8%) também assinalaram quedas mais acentuadas entre agosto e setembro.
Os demais resultados negativos foram observados no Pará, Santa Catarina e Bahia, todos com recuo de 0,5%, e Pernambuco e São Paulo (ambos com -0,1%). A produção do Espírito Santo ficou estável frente ao patamar do mês de agosto. Com aumento na produção, figuraram Paraná (5,7%), após recuar 8,5% no mês anterior, por conta da paralisação técnica observada no setor de refino de petróleo e produção de álcool, Goiás (2,3%), Minas Gerais (2,1%) e região Nordeste (0,2%).
Ainda na série ajustada sazonalmente, oito das 14 regiões assinalaram resultados negativos no terceiro trimestre de 2010 frente ao trimestre imediatamente anterior. Pernambuco (-4,8%), Santa Catarina (-4,5%), Paraná (-4,1%), Amazonas (-3,6%), Ceará (-3,3%) e região Nordeste (-2,0%) alcançaram as quedas mais elevadas, enquanto Goiás (4,4%), Rio de Janeiro (2,0%) e Espírito Santo (1,6%) apontaram os avanços mais expressivos na comparação com o segundo trimestre.
Avanço
A atividade industrial avançou 6,3% em relação a setembro do ano passado, com 12 das 14 áreas pesquisadas apontando resultados positivos. O único local com taxa negativa foi a Bahia (-0,5%), refletindo, sobretudo, a queda observada na produção dos setores de celulose e papel e de veículos automotores. Com crescimento de dois dígitos, figuraram Paraná (22,5%), Goiás (14,4%), Minas Gerais (11,8%) e Espírito Santo (10,8%). Pará (9,8%), São Paulo (8,1%) e Ceará (8,0%) também registraram expansões mais intensas que a média da indústria (6,3%). Os avanços abaixo do total nacional foram verificados na região Nordeste (4,8%), Pernambuco (4,1%), Rio de Janeiro (4,0%), Amazonas (3,3%) e Santa Catarina (0,4%), enquanto o Rio Grande do Sul (0,0%) repetiu o patamar do mesmo mês do ano anterior.
Na análise trimestral, registrou-se expansão em todas as áreas ao longo de 2010, quando comparadas ao mesmo período do ano anterior. Na passagem do segundo para o terceiro trimestre, os 14 locais tiveram redução no ritmo de crescimento, acompanhando o movimento nacional, que passou de 14,3% para 7,9%. Esse menor dinamismo foi mais relevante no Amazonas (de 24,3% para 9,2%), Espírito Santo (de 30,5% para 16,6%), Pernambuco (de 20,2% para 7,0%), Santa Catarina (de 11,6% para 1,4%) e Paraná (de 26,4% para 16,3%). Frente ao fechamento do primeiro semestre de 2010, houve diminuição no ritmo da atividade industrial em todas as regiões.
No indicador acumulado para os nove meses do ano, comparado a igual período de 2009, os 14 locais pesquisados apontaram crescimento na produção, com destaque para os avanços de dois dígitos observados no Espírito Santo (28,8%), Amazonas (21,1%), Paraná (18,4%), Minas Gerais (18,2%), Goiás (17,7%), Ceará (15,0%) e Pernambuco (14,0%). Com intensidade de expansão menor que a média nacional (13,1%) ficaram: São Paulo (12,7%), região Nordeste (12,2%), Bahia (10,9%), Rio de Janeiro (9,3%), Rio Grande do Sul (8,9%), Pará (8,6%) e Santa Catarina (8,3%). Os resultados regionais confirmaram o perfil generalizado de crescimento em 2010, influenciado, principalmente, pelo maior dinamismo da produção da indústria automobilística (automóveis, caminhões e autopeças), de setores produtores de eletroeletrônicos (eletrodomésticos da “linha branca” e “linha marrom”) e de máquinas e equipamentos, além das atividades associadas às commodities exportadas (minérios de ferro e siderurgia).



TRABALHO AMBIENTAL DA ASPRAVI 
FOI RECONHECIDO PELA PETROBRAS

Com informações da Aspravi
A  Associação dos Produtores Agroextrativistas do Vale dio Índio, em Canutama, (Aspravi) foi contemplada pela  Petrobrás Ambiental na Linha de Atuação: Fixação de carbono e emissões evitadas, com o Projeto
Com a finalidade de recuperar área desmatada, na região de desenvolvimento do Projeto de Assentamentos Agroextrativistas (PAE) Novo Oriente, através do plantio de mudas para produção de espécies florestais e frutíferas ao longo do igarapé, local caracterizado como Área de Proteção Permanente (APP).
O Programa selecionado foi a Fixação de carbono e emissões evitadas com base na:
- Conservação de florestas e áreas naturais;
- Reconversão produtiva de áreas;
- Recuperação de áreas degradadas.
Foram apresentados 970 projetos para a area ambiental, sendo contemplados 44 totalizando um valor de R$-78.000.000,00 (Setenta e oito milhões de reais).
O Presidente e Diretor de Projetos da ASPRAVI, José Dias e Wilson Dias, foram convidados a participarem do evento na sede da Petrobras na cidade do Rio de Janeiro-RJ, onde foram apresentadas as instituições contempladas.
Na foto de Wilson Dias, ,o pesidente da Aspravi José Dias no Evento Petrobras Ambiental - Rio de Janeiro.



terça-feira, 9 de novembro de 2010

Trimestre é marcado pelo início da
estação chuvosa na Amazônia Legal

Com informações do Sipam
Manaus - O Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) divulga ontem ( 8 ), o boletim com a previsão climática para o próximo trimestre (novembro, dezembro e janeiro) na Amazônia Legal. A previsão é de início da estação chuvosa em grande parte da região, com os máximos pluviométricos no sentido noroeste-sudeste, com aumento gradativo dos índices de precipitação no sul e sudeste do Amazonas, Acre, Rondônia, sul dos estados do Pará e Tocantins, e estado do Mato Grosso, especialmente no final do trimestre, quando tornam-se mais freqüentes os episódios da Zona de Convergência do Atlântico Sul (sistema típico de verão na América do Sul, com persistência de uma banda de nebulosidade orientada no sentido noroeste-sudeste, que prolonga-se até o oceano Atlântico, transportando umidade da Amazônia para o Sudeste do Brasil).
Ainda segundo o boletim, a climatologia de chuva mostra que os mínimos de precipitação (abaixo de 100 mm) concentram-se no nordeste e norte da região, com precipitação inferior aos 50 mm mensais no extremo norte do Maranhão e abaixo de 100 mm na costa do Pará, estado do Amapá e norte de Roraima. No entanto, a partir de dezembro as chuvas no Amapá, Pará e Maranhão aumentam gradativamente em virtude do deslocamento da Zona de Convergência Intertropical em direção ao Hemisfério Sul.
“A previsão para os próximos três meses é de que as chuvas poderão ocorrer acima dos padrões climatológicos no norte, centro e leste do Amazonas, áreas que abrangem a calha dos Rios Negro, Amazonas e Solimões. E nas demais áreas, a previsão é de chuvas dentro dos padrões climatológicos”, informou a meteorologista Ana Cleide Bezerra, do Centro Regional do Sipam de Manaus.
De acordo com a meteorologista, a partir do final de setembro as chuvas começaram a ocorrer no sul e centro da Amazônia, favorecidas pela entrada de sistemas frontais no sul da Amazônia, sistemas estes que favorecem a formação de áreas de instabilidade que provocaram pancadas de chuvas fortes acompanhadas de trovoadas nos estados do Acre, Rondônia, Mato Grosso e porção sul dos estados do Amazonas, Pará e Tocantins. “Acredita-se que até o final de novembro, com sistemas frontais atingindo com mais freqüência o sul da região, as áreas que ainda estão com deficiências de precipitação voltarão ao comportamento normal das chuvas”, disse Ana Cleide.
Para o próximo trimestre a previsão das temperaturas para o estado do Amazonas é de que se apresentem acima dos padrões climatológicos, apesar da estação chuvosa e as ocorrências de chuva tornem-se mais freqüentes, a temperatura sofre uma ligeira queda pela ocorrência da precipitação, no entanto, logo depois do evento, a temperatura volta a elevar-se.Quanto a maior seca dos últimos anos, a meteorologista também informou que as anomalias de precipitação em diversas áreas da Amazônia podem ser associadas às anomalias da temperatura das águas superficiais oceânicas próximas a linha do Equador.
“Águas aquecidas no Oceano Pacífico Tropical Leste (próximas à costa do Peru, fenômeno denominado El Niño) estão associadas à redução da precipitação em áreas da Amazônia, da mesma forma que águas mais aquecidas na porção Norte do Oceano Atlântico (gradiente inter-hemisférico) também estão associadas à redução da precipitação em áreas da Amazônia. No final de 2009 e início de 2010 foi possível observar estes dois fenômenos ocorrendo de forma simultânea. O que pode ter concorrido para a drástica redução dos volumes de chuva e por consequência dos níveis dos rios em grande parte da região”, informou Ana Cleide.
Segundo o meteorologista do Centro Regional de Belém Márcio Lopes, no mês de outubro, o centro de alta pressão, que inibiu a precipitação no centro do Brasil, já não foi mais observado. Com o final desse sistema de bloqueio atmosférico, os sistemas frontais passaram a adentrar mais no continente, e em alguns momentos influenciando as condições de tempo sobre o estado do Tocantins, toda a parte sul e leste do Pará, além da porção sul e oeste maranhense, causando instabilidade atmosférica e favorecendo a incidência de pancadas de chuva, trovoadas associadas e rajadas de vento.
"Tomando como base as análises de dados observacionais, prognósticos de modelos numéricos, e ressaltando a continuidade dos padrões de aquecimento das águas superficiais do Atlântico tropical norte, bem como o resfriamento do Pacífico equatorial, espera-se para o trimestre (novembro, dezembro e janeiro), que as chuvas ocorram acima dos padrões climatológicos no estado do Amapá, centro-norte do Pará e na costa do Maranhão. Nas demais áreas, a previsão é que as chuvas fiquem dentro da normalidade. Com relação as temperaturas, a previsão é de variações ligeiramente acima da média no estado do Tocantins, extremo sudeste do Pará e sul do maranhão, onde serão esperadas temperaturas máximas em torno de 1°C superior à climatologia. “Nas demais regiões da Amazônia oriental, os padrões de temperatura deverão oscilar dentro da normalidade" complementou Márcio Lopes.
Para Rondônia, Acre e nas regiões oeste e sudoeste do Mato Grosso o trimestre será de chuvas acima dos padrões climatológicos. “Depois de um período de estiagem intenso, estamos entrando em nosso inverno amazônico. As chuvas agora estão cada vez mais constantes e ficarão entre normal a ligeiramente acima da média”, revela Luiz Alves, meteorologista do Sipam em Porto Velho. Segundo Luiz, esse aumento acima do normal no índice pluviométrico se dará pela influência do fenômeno La Niña, que resfria as águas do Pacífico Tropical e altera o padrão de circulação do ar, causando mais precipitação nessa porção sudoeste da Amazônia, sobretudo a partir de dezembro. As temperaturas também sofrerão acréscimo. A partir de novembro, os termômetros ficarão acima da média em todo o o Acre, Rondônia e Mato Grosso.








IPAAM lança campanha
"Pescador fique legal"


Fonte: Agecom
Manaus - O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) lançou hoje as 9 horas na Feira da Panair, a versão 2010 da Campanha Pescador Fique Legal de combate à pesca predatória e de orientações para o período do Defeso.
Orientações para os pescadores da Balsa do Peixe e dos barcos de pesca da Feira da Panair, localizada no bairro Colônia Oliveira Machado, zona Sul de Manaus, e também para os feirantes e consumidores do local, além de panfletagem e afixação de cartazes, são as atividades que darão a largada à Campanha que se prorrogará por todo o período do Defeso, até março de 2011.
Além das orientações e panfletagens na Feira da Panair, grupos formados por servidores do Ipaam, do Ministério da Pesca e Aquicultura e da Secretaria de Produção Rural (Sepror) estarão orientando e distribuindo panfletos também nas Balsas do São Raimundo, no Porto da Ceasa e junto aos barcos da Manaus Moderna no Centro de Manaus.
Os vendedores de pescado serão orientados a comprar peixes criados em cativeiro e a fazerem o transporte legal do pescado mediante comprovação por meio da guia de transporte, documento que também serve para que o consumidor saiba se está comprando peixe adquirido legalmente.
Os pescadores também serão orientados sobre as espécies que estão em fase de reprodução e que por isso mesmo não deverão ser pescadas, bem como o período de reprodução.
A partir da próxima quinta-feira, 15 de novembro, entram no Defeso a Matrinxã, a Pirapitinga, a Sardinha, o Aruanã, o Pacu e o Mapará. O Tambaqui já está no Defeso desde primeiro de outubro.
A gerente de controle de pesca do IPAAM, Nonata Lopes, lembra que a pesca do Pirarucu é proibida durante todo o ano e só podem ser comercializados exemplares criados em projetos de piscicultura.
A data de lançamento da Campanha foi definida no dia 26 de outubro em reunião ocorrida na sala de Treinamento do Ipaam com 33 participantes de 27 instituições representativas do setor pesqueiro. Segundo Nonata Lopes, esta é a terceira edição da Campanha que “vem dando certo, porque é cada vez maior o número de entidades que tem participado e contribuído com suas experiências”.
A Campanha Pescador Fique Legal tem a participação do IBAMA, SDS/Ceuc, Capitania dos Portos, Arsam, Polícia Militar do Amazonas, Amazonastur, Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento, Secretaria de Produção Rural; Sindicato dos Armadores, Pescadores e Proprietários de Barcos de Pesca do Estado do Amazonas; Superintendência do Ministério da Pesca e Aquicultura, Federação de Pesca do Estado do Amazonas (Fepesca) e de Sindicatos e Colônias de pescadores, dentre estas a de Manaus, Careiro da Várzea, Careiro Castanho e Lábrea. Também confirmaram participação as prefeituras do Careiro Castanho e Careiro da Várzea, Itapiranga, Manaquiri, Manicoré e Manacapuru.
Origem da campanha
A Campanha Pescador Fique Legal nasceu da necessidade de orientar os pescadores, comerciantes de pescado e consumidores do produto para a necessidade de observar o Defeso - período de reprodução das espécies de peixe no qual a pesca é proibida para assegurar a existência do recurso pesqueiro.
Particularmente para os profissionais da pesca, dar conhecimento sobre as normas que disciplinam a atividade no Estado do Amazonas, dente elas os tamanhos mínimos permitidos na pesca de algumas espécies. Para os usuários deste recurso alimentar, o objetivo é orientar para a forma de adquirir peixe legal na fase do Defeso e como saber se o peixe é oriundo de manejo de pesca e de piscicultura.
A Campanha reforça a filosofia do Ipaam de orientar e esclarecer aqueles que desenvolvem atividades de impacto ambiental para que se evitem os erros e as ilegalidades. No caso específico da pesca, para que se evite a pesca predatória que leva prejuízos à subsistência dos ribeirinhos, reduz o mercado de trabalho dos trabalhadores da pesca e provoca a escassez deste recurso alimentar para os consumidores.








FROTA QUER SER PRESIDENTE DA CMM

Fonte: Assessoria
Manaus - Ex- deputado federal, estadual e vice-prefeito de Manaus, o vereador José Mário Frota, do PDT, resolveu também entrar na luta pela presidência da Câmara Municipal de Manaus.Em nota distribuída à imprensa ontem (08) o vereador Mário Frota, líder do PDT, afirmou que é o candidato da oposição à presidência da Câmara Municipal de Manaus (CMM) em substituição a Luiz Alberto Carijó (PTB). De acordo com o parlamentar, seu nome foi escolhido, sob consenso, pela bancada de oposição em função de sua vasta experiência como político, já tendo sido três vezes deputado federal, duas vezes deputado estadual, vereador e vice-prefeito da capital.
Para o vereador, o mundo caminha lutando uma democracia politicamente correta e socialmente justa, onde os poderes precisam ser alternados por intermédio de debates de idéias e consciência crítica, senão pequenos grupos, que manipulam o poder, podem vir a se transformar em ditadura. “Um exemplo prático de ‘ditadura baré’ é o que está acontecendo agora, com o Poder Legislativo Municipal, onde a maioria dos vereadores apóia o prefeito Amazonino Mendes, aprovando seus projetos, sem veto ou pareceres jurídicos e sem anuência da bancada de oposição”, conclui o vereador.





segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Incra esclarece procedimentos sobre Cadastro Rural

Brasilia - O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) alerta aos cidadãos sobre informações falsas que circulam na internet à respeito da necessidade de pagamento pelos formulários de Declaração para Cadastro de Imóveis Rurais. Os referidos formulários são distribuídos gratuitamente nas Superintendências Regionais e Unidades Avançadas da autarquia, além das Unidades Municipais de Cadastramento (UMC). Lembramos que os formulários não estão disponíveis na internet.
O Incra está tomando todas as providências necessárias para informar as autoridades competentes, como forma de coibir práticas danosas a sociedade. Ao mesmo tempo, a autarquia esclarece aos cidadãos que necessitem da Declaração para Cadastro de Imóveis Rurais para retirá-las gratuitamente nos locais mencionados.
Os Formulários de Declaração para Cadastro de Imóveis Rurais são instrumentos de coleta de dados, que permitem a atualização cadastral dos imóveis rurais no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR), conforme determina a Instrução Normativa nº 24, 28 de novembro de 2005.





RENASCIMENTO INDESEJÁVEL

                                                                                               *Osny Araújo

Com a saúde público brasileira caindo pelas tabelas, com falta de hospitais, maternidades, UTIs etc e com a chegada do Novo Governo que será capitaneado pelo ex-ministra Chefe da Casa Civil Dilma Roussef, que vai para a história como a primeira mulher a governar o Brasil a partir de 1º de Janeiro, poderá ter o prazer ou o desprazer de conviver novamente com o famigerado CPMF, também apelidado de “imposto do cheque”, para tentar salvar a saúde nacional que está em coma.

Na verdade, o CPMF foi criado em 1996, a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), que foi renovada três vezes pelo Congresso Nacional, antes de acabar em dezembro de 2007, com uma grande articulação da oposição, tinha como grande objetivo arrecadar dinheiro para ser aplicado na saúde, mas infelizmente a cosia não funcionou como deveria e poucos foram os recursos oriundos desse mecanismo que foram aplicados corretamente.

Esse famigerado imposto, não atingia apenas os ricos, como alguns críticos afirmam, mas toda a sociedade brasileira, que em toda a movimentação financeira via a rede bancária, e 0,38% o que representava anualmente um montante de centenas de milhões de reais.

Passado quase dez anos, agora já tem gente falando em renascimento para a CPMF, mesmo com a presidente eleita Dilma Rousseff ter anunciado com todas as letras que não está pensando em recriar o imposto, mas alguns políticos de peso, como o presidente do Senado José Sarney, do PMDB, já admite essa possibilidade.

Sarney chegou a afirmar que se a situação critica do sistema de saúde no País continuar e caso a futura presidente não chame a si a responsabilidade para recriar a CPMF, disse que o Congresso Nacional poderá chamar a si essa responsabilidade, o que certamente deverá contar com o apoio de um grande número de governadores, sempre ávidos por recursos.

Pelo sim, pelo não, a CPMF corre o risco de voltar, mesmo com outro nome. O certo, é que já tramita na Câmara dos Deputados projeto que faz renascer com mova mumenclatura, na forma de Contribuição Social da Saúde, a CSS. Ou seja, se for aprovado, será apenas a troca de seis por meia dúzia.

Esse novo projeto, prevê a alíquota de 0,1% sobre movimentações financeiras, diferentes da CPMF que chegou a cobrar 0,38%. O texto principal da proposta já foi aprovado pelos senhores deputados, mas felizmente ainda não foi regulamentado, o que poderá ocorrer a partir de agora, ou melhor, no próximo Governo, quando a oposição estará numericamente menor no Congresso Nacional.

Mesmo enfraquecida, a oposição já promete jogar pesado para evitar o renascimento da CPMF e garante que procurará defender com certa urgência uma reforma tributária, com propostas avançadas e claras e não ficar criando um imposto aqui, outra contribuição ali, para tirar dinheiro da sociedade e injetar em projetos do Governo.

O fato é que parece que não existe uma justificativa clara e nem um clima político favorável para a recriação do imposto, por isso, é prematuro se falar agora, neste momento da recriação do famigerado Imposto do Cheque.(Postagem simultânea nos sites Noticia na Hora, Amazônia na Rede, Tadeu de Souza e no blog Jornalismo Eclético)

*Osny Araújo é jornalista e analista político.
E-Mail: osnyaraujo@bol.com.br – osnyaraujo@amazoninanarede.com.br

sábado, 6 de novembro de 2010

Professor dá dicas para alunos que vão
participar do Enem que começa hoje


Eband
São Pasulo - Neste final de  de semana, 4,6 bilhões de estudantes devem fazer a prova do Enem (Exame Nacional de Ensino Médio). A prova garante pontos em alguns vestibulares e pode ainda valer uma vaga em 83 universidades públicas do país. O professor Miguel Castro, diretor editorial do Sistema COC de Ensino, é um grande entusiasta do exame e aconselha aos alunos que levem a avaliação a sério e aproveitem para se preparar para os vestibulares, como a Fuvest e a Unicamp.
“Eu particularmente gosto muito desta prova. Desde o ano passado ela aumentou tanto a qualidade quanto a profundidade dos temas, considerados fundamentais em alguns vestibulares”, diz. Apesar disso, “é uma avaliação mais leve, que exige leitura, interpretação e conhecimento, sobre mundo, meio ambiente, questões sociais, democracia, problemas de natureza pública, de saúde pública, entre outros”, completa.
O professor Castro lembra ainda que a redação aplicada no Enem segue os modelos da Fuvest e Unicamp. “Faça a prova como um grande simulado, vale a pena levar a sério”, aconselha.
Alimentação
O exame conta este ano com 90 questões divididas nos dois dias. No sábado, as provas serão de ciências da natureza e humanas, cada uma com 45 questões. No domingo, os candidatos serão avaliados em matemática e linguagens, cada prova com 45 questões, além da redação. O exame começa às 13h (horário de Brasília) e tem duração de quatro horas e meia no sábado e uma hora a mais no dia anterior.
O longo tempo de prova torna o Enem um exame bastante cansativo, conforme explica o professor, por isso, ele recomenda alguns cuidados com alimentação, com a mente e o corpo durante todo o final de semana. “Eu acho que os cuidados variam de aluno para aluno, mas acredito que acordar por volta de 8h ou 9h e tomar o café da manhã com calma, podem ajudar neste preparo".
O educador acredita que essa alimentação deve ser leve. O estudante não deve ficar satisfeito, mas sem comer demais e também deve ingerir bastante água.
Descanso
Não estudar ou revisar matérias no dia da prova também estão entre as dicas do educador. “Não vejo motivos para revisão de última hora, você já treinou na véspera do jogo então, você pode estar relaxado e fazer o melhor”, aconselha. Ele explica ainda que o Enem é um exame que exige interpretação e conhecimento geral, formados ao longo do ano a partir de leituras e também de acompanhar o noticiário.
Por isso, na manhã da prova, “vida normal, eu não encheria minha cabeça de dúvidas. Ao revisar você pode criar dúvidas, o que psicologicamente é muito ruim”, alerta. Mas diz que ler notícias na internet ou jornais, escutar uma boa música “MPB por exemplo”, podem ajudar até mesmo no exame. “De repente ali pode estar a resposta para alguma questão”, ensina.
Castro ensina ainda que o Enem é uma prova favorável ao aluno, “não tem pegadinhas, não vai te derrubar por causa da memória, por causa de uma data ou número. Vale a pena ler até a última hora”. O professor explica ainda que a atenção é fundamental, pois a maioria das questões tem a resposta no próprio enunciado.
Hora do exame
Atenção com o horário do exame e o local da prova também são fundamentais nos dias de exame. Nas cidades maiores, como São Paulo, o aluno deve pesquisar o local do Enem e cuidar para chegar pelo menos com uma hora de antecedência. “Este final de semana em São Paulo pode ser complicado, por conta da Formula 1, que pode causar muito engarrafamento. É importante pensar nisso”, alerta.
Além disso, o estudante deve preparar o material necessário para realização do exame, que é caneta preta – se possível levar mais uma de reserva; documentos pessoais e o cartão de prova. Castro também recomenda que o candidato leve bastante água, se quiser, uma fruta fácil de comer, como maçã; chocolate “não muito forte para dar uma animada” ou barras de cereal.
Depois da primeira prova
O professor explica que cada pessoa reage aos dias de prova de uma forma. “É uma coisa bastante pessoal”, mas ele recomenda que o aluno não faça passeios, baladas ou vá a eventos na noite de sábado, pois ainda há a segunda fase do exame.
“Recomendo uma boa noite de sono e repetir a fórmula do sábado, acordar até 9h, tomar um bom café e encarar com naturalidade”, diz. Ele diz que não aconselha nem mesmo ficar falando sobre a prova. “Tentar dormir bem, desligar, pois a prova é cansativa”, conclui.
A prova do Enem será aplicada nos dias 6 e 7 deste mês. Neste ano, por questões de segurança o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) restringiu que os alunos levem lápis, borracha, lapiseira, apontador e grafite. Além disso, relógio e celular também estão proibidos.
Revisão do exame
Neste final de semana, alguns cursos pré-vestibular vão comentar a prova em seus sites. O Sistema COC de Ensino apresentará flashes a partir das 18h e logo após os professores se encontram para debater o exame. Os educadores do Anglo também devem comentar as provas, a partir das 18h. Os dois cursos vão transmitir as aulas pela internet.












TAPAUÁ, A CIDADE DOS FLUTUANTES
Texto e foto: Osny Araújo
Tapauá, AM - Ao longo da minha vida de profissional de imprensa há mais de 30 anos, tenho viajado muito pela Amazônia e nessas andanças em busca de descobrir e mostrar novos fatos da região, um me chamou a atenção em recente viagem ao município de Tapauá, situado na calha do rio Purus, onde é encontrado um açaí de alta qualidade e um povo acolhedor.
Mas, o que mais chamou a atenção do repórter é a grande quantidade de flutuantes no rio Juruá, que banha a cidade que tem o mesmo nome. Segundo dados não oficiais, na última contagem feita foram registrados aproximadamente 462 flutuantes na orla da pequena cidade, com aproximadamente 25 mil habitantes e sem nenhuma dúvida é a cidade do Amazonas que tem mais flutuantes no seu entorno.
Com poucos recursos financeiros, como a grande maioria dos municípios amazonenses, Tapauá, distante 448 Km de Manaus em linha reta, vive a base do extrativismo, com destaque para o açaí, de alta qualidade e a pesca.
O incra vem desenvolvendo ações de reforma agrária no município, através dos projetos de desenvolvimento sustentáveis Primavera e Samaúma levando um pouco mais de perspectivas as populações rurais do município.
Os recursos do município são oriundos dos repasses do ICMS por parte do Governo do Estado, do Fundo de Participação do Município, do Governo Federal, convênios e emendas parlamentares.
Criado através da Lei Estado Nº 96/1. 995, quando era governador do Estado o saudoso Plínio Ramos Coelho, o seu primeiro prefeito nomeado foi Antonio Ferreira de Oliveira.
Tapauá, que foi desmembrado o município de Canutama, tem uma área de 89.324 Km², situado às margens do rio Tapauá e tem como uma atração um encontro das águas, com uma visão extraordinária quando se chega de avião ao município.
 ECONOMIA
 Agricultura: desponta como o esteio da economia do município. No que diz respeito à absorção de mão-de-obra, destacam-se a cultura de mandioca, seguindo-se a juta e feijão. Entre as culturas permanentes merece registro o abacate, banana, laranja e feijão.
- Pecuária: não tem representatividade como atividade econômica, pois os rebanhos representados por bovinos e suínos são inexpressivos.
- Pesca: praticada como atividade artesanal, voltada, para o consumo de subsistência.
- Extrativismo Vegetal: com predominância sobre atividade do setor primário, está voltado para a exploração de castanha, borracha, madeira, óleo de copaíba e andiroba.
voltado para a exploração de castanha, borracha, madeira, óleo de copaíba e andiroba.
PREOCUPAÇÃO
Voltando a falar na questão dos flutuantes da orla da cidade, objeto principal desta matéria, o prefeito Francisco Brandão se diz muito preocupado com a situação e garantiu que está procurando meios para resolver o problema, com a retirada dos flutuantes e a colocação das famílias em terra firme, mas afirma também, que o município ainda não tem os meios necessários para levar em frente essa idéia.
A maior preocupação do prefeito, devido ao grande número de flutuantes é com a saúde da população, levando em conta que diariamente são despejados no rio lixo e todos os tipos de dejetos de quase 500 flutuantes, o que representa uma grande fonte de poluição e de enorme perigo para a saúde.
“A questão é muito preocupante – disse Brandão – e de um momento para outro poderemos ter um surto de hepatite, por isso, precisamos ficar atentos e tentar resolver esse problema o mais rapidamente possível”.
Ele diz entender a situação da população que reside nos flutuantes, todas oriundas do interior, onde as dificuldades para viver são muito grandes, a começar pelas dificuldades enfrentas pelos ribeirinhos até mesmo para conseguir alimentos, devido à fiscalização do Ibama e do Instituto Chico Mendes, “que são muito rigorosas”, fazendo com que os ribeirinhos tragam os seus flutuantes para a orla da cidade, as condições de vida são melhores que nas comunidades onde moravam ““.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Porto Chibatão volta a operar


Fonte: Emtempo
Manaus - A desembargadora Valdenyra Farias Thomé acatou o pedido da equipe jurídica do porto Chibatão e liberou as atividades no local. O pedido foi encaminhado na tarde desta quinta-feira (4) ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e ao Ministério Público do Trabalho (MPT). As atividades portuárias voltaram ao normal às 22h de ontem.

A interdição de seis áreas do Chibatão foi determinada pelo procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT), Jorsinei Dourado do Nascimento, no último dia 29. Os laudos apontavam rachaduras e risco de novos desabamentos, mas em solicitação de nova análise, encaminhado ainda hoje à tarde ao Tribunal a coordenação do Porto alegou que as áreas do terminal não foram afetadas pelo deslizamento do último dia 17 e teriam, condições de receber carga e descarga.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

COMEÇOU A TRANSIÇÃO


                                                                                   *Osny Araújo


A presidente eleita Dilma Roussef (PT), saiu uns dias de Brasília para um justo e merecido repouso após uma árdua campanha eleitoral onde levou a melhor sobre o “tucano” José Serra, mas, a transição, que deverá ser bem tranqüila, pois se trata do mesmo partido e da candidata do presidente Lula, já começou sob o comando do peemedebista Michele Temer, doutor em política, presidente da Câmara dos Deputados e eleito vice-presidente da República, tendo do outro lado o petista, José Eduardo Dutra, presidente do PT e outro pós-graduado em política.

Enquanto a chefa descansa, a equipe comandada por Temer e Dutra, que mais uma vez contará com a participação de Palocci, que comandou essa missão para o Governo Lula, de quem mais tarde foi ministro da Fazenda, trabalha.

O presidente Lula, (o criador) que se prepara para mais uma viagem ao exterior em defesa dos interesses nacionais, deverá deixar a Casa bem arrumada para Dilma (a criatura) e dessa forma, possa iniciar um Governo tranqüilo, com as cosias caminhando no trilho, uma vez que se tratará da continuação de um programa de Governo que vem sendo tocado por Lula, do qual a presidente eleita participou ativamente, logo, tem amplo conhecimento de causa de todas as questões.

Por tudo isso, entendo que o processo de transição será tranqüilo, ficando o grande abacaxi para a própria presidente resolver, a começar pelas articulações políticas com os próprios aliados, que são muitos e todos ávidos por cargos no primeiro e segundo escalões do Governo. A presidente, terá de usar muito jogo de cintura para contornar essa situação que se avizinha e certamente, não será nada fácil.

Na primeira entrevista coletiva à grande imprensa que prestou ao lado do presidente Lula, a futura inquilina do Palácio do Planalto, foi simpática com os jornalistas, respondeu a todas as perguntas demonstrando competência e firmeza nas suas afirmações. Vamos ver na prática como será o seu comportamento.

Falou da importância da liberdade de imprensa, da continuação e ampliação da política externa brasileira, dos cuidados que deverá ter com a saúde, educação e segurança especialmente com a economia, dando ênfase a delicada questão dos juros e do cambio, com este devendo permanecer flutuante.

Falou do trabalho que o Governo desenvolverá em favor dos menos favorecidos, da criação de mais emprego, da geração de renda e dos cuidados para que o desenvolvimento nacional não prejudique a sustentabilidade.

Sobre o apoio político no Legislativo, a futura presidente teve bem mais sorte que Lula. O atual presidente viveu momentos difíceis para conseguir pares no Legislativo para que o País pudesse ter governabilidade, especialmente no Senado onde a oposição sempre foi bem mais forte que na Câmara dos Deputados.

Entendo que o grande perigo do futuro Governo, está na grande força que o PMDB ganhou entregando a vice-presidência da República ao deputado Temer. Como se sabe, o PMDB é um partido que sempre viveu à sombra do Poder e com muita barganha, tanto é que hoje ele tem vários ministérios e ainda comando as duas Casas Legislativas.

Dilma, esta fora desse pesadelo, considerando que os aliados do futuro Governo representam maioria no Senado e na Câmara, o que deixará a presidente bem à vontade para aprovar os seus projetos, inclusive de reformas à Constituição, pela ampla maioria que manterá no Legislativo, coisa que Lula lutou com muitas dificuldades e por isso, precisou fazer várias negociações, algumas, até contrariando a sua própria vontade.

Entregando a vice-presidência da República ao deputado Temer, o PMDB torna-se ainda muito mais forte. Como se sabe, o PMDB é um partido que sempre viveu à sombra do Poder e com muita barganha, tanto é que hoje ele tem vários ministérios e ainda comando as duas Casas Legislativas. Com o PMDB todo cuidado é pouco e quem avisa amigo é.(Publicação simultânea nos sites: Noticianahora, Amazonianarede e Tadeudesouza)

*Osny Araújo é jornalista e analista político.
E-mail: osnyaraujo@bol.com.br

PORTOS ALTERNATIVOS
 PARA SOCORRER O PIM
Fonte: Assessoria

Manaus - O prefeito de Manaus, Amazonino Mendes (PTB) determinou que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAS) realize estudo técnico em alguns portos da orla da Capital para atendenter o fluxo de carretas e contêineres que atendem o Polo Industrial de Manaus e os atacadistas de um modo geral.
A afirmação é do presidente do PSL no Amazonas, Vereador Massami Miki. "Ontem (03/11) fiz um pronuncimanto na Câmara Municipal e critiquei a inércia das autoridades estaduais, municipais e federais em relação aos portos de Manaus.
Afirmei que era preciso criar alternativas para atender o fluxo de cargas que está parado, devido ao problema que ocorreu no Porto Chibatão.
Para minha alegria o prefeito Amazonino Mendes se sensibilizou com o problema e pediu que a SEMMAS analise a situação de quatro (04) portos na orla de nossa cidade para que uma solução emergencial seja tomada", disse Massami Miki.
Ainda segundo o vereador, Manaus corre o risco de ficar desabastecida porque 90% das cargas que atendem a cidade eram desembarcadas no Porto Chibatão que está interditado por determinação do tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região, desde a sexta feira da semana passada, dia 29 de outubro.
"Na minha opinião, deixar quase a totalidade do embarque e desembarque de cargas que atendem Manaus nas mãos de apenas um porto é monopólio e isso precisa ser combatido", finalizou Massami Miki.