Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Senadores querem afastamento de Sarney


O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), tornou-se refém do recente escândalo que atingiu a instituição. Enfraquecido e objeto de pressão crescente dos seus pares, o também ex-presidente da República pode sucumbir à crise se não recuperar o controle da Casa.
Presidente do Senado, José Sarney, em foto de arquivo, tornou-se refém do recente escândalo que atingiu a instituição e senadores cobram seu afastamento.(Fonte Senado Federal)

Sites anunciaram morte de Michael Jackson


O site TMZ e a agência X-17 OnLIne, além do site da revista Variety anunciaram, na tarde de hoje (25), que o cantor Michael Jackson não resistiu à parada cardíaca que o levou para o hospital. O cantor foi internado nesta quinta-feira após parada cardíaca. O rei do pop foi levado de ambulância dos bombeiros para o hospital UCLA Medical Center, em Los Angeles.
Segundo o jornal "L.A.Times", o cantor, de 50 anos, não estava respirando quando os paramédicos chegaram ao local, de acordo com informações do Cap.Steve Ruda, do corpo de bombeiros de Los Angeles, que contou que eles fizeram massagem cardíaca já dentro da ambulância. (AL)
Até o momento, nenhum porta-voz do cantor se pronunciou.(Fonte Ego)

BRASIL VENCE NO SUFOCO E VAI A FINAL


Seleção passa sufoco, mas derrota a África do Sul de Joel Santana e vai à final
Daniel Alves sai do banco de reservas e, de falta, faz o gol da vitória brasileira aos 42 minutos do segundo tempo, através de Daniel Alves(foto) que entrou quase no fim do jogo e ainda assim foi o herói da Partida. Foi dele o golde falta que colocou o Brasil na final da Copa América domingo, contra os Estados Unidos.
Não foi fácil vencer as vuvuzelas, a bênção de Nelson Mandela e, principalmente, Joel Santana. A seleção brasileira sofreu para fazer 1 a 0 na África do Sul, nesta quinta-feira, em Joanesburgo. As 48.049 pessoas que foram ao Ellis Park viram os “Bafana Bafana” dominarem parte do jogo, mas a eficiência do time de Dunga prevaleceu e o Brasil vai enfrentar os Estados Unidos na final da Copa das Confederações , domingo, graças a um gol de Daniel Alves de falta aos 42 do segundo tempo. No apito final, a torcida local reconheceu o bom trabalho de sua equipe e aplaudiu os comandados de Joel Santana.
Daniel Alves delira após fazer o gol da classificação brasileira, aos 42 do segundo tempo
Joel afirmou antes do jogo que não deixaria os donos da casa na retranca. No início, não foi isso que aconteceu: a África do Sul se fechou lá atrás e conseguiu segurar os brasileiros. Mas os “Bafana” gostaram do jogo, foram para o ataque e tiveram boas oportunidades de marcar. O contra-ataque da seleção brasileira pouco funcionou e o gol só saiu nos minutos finais em cobrança de falta, quando a torcida já esperava prorrogação. Daniel Alves havia entrado no lugar de André Santos, lateral-esquerdo, pouco antes da marcação do gol brasileiro. (Fonte Globo Esporte)

vigilia pelo passe estudantil


Manaus - Os estudantes iniciarão uma vigília em frente à Câmara Municipal de Manaus(CMM) amanhã (26). A Casa votará no sábado (27) o projeto de lei da meia-passagem da Prefeitura Municipal.
Foi o que afirmou o delegado da União Estadual dos Estudantes (UEE), Joab Hardman, hoje (25), durante a manifestação dos alunos do Colégio Angelo Ramazzoti, pela Av. André Araújo, bairro Aleixo, zona Centro-sul da capital.
Conforme o estudante, há um item na emenda que se refere aos dias de aula não freqüentados. Caso o estudante não vá para aula por três dias, por motivo de saúde, por exemplo, e seus passes forem utilizados, eles serão deduzidos das próximas compras.
- Essa redução dos passes fará um círculo vicioso e ficará mais difícil para o aluno não estudar. Além deste problema, tem a questão da compra dos créditos, não poderemos pagar a meia-passagem direto com o cobrador e haverá mais filas para a aquisição dos passes. A proposta não é favorável à classe, afirmou o representante da UEE.Foto: Juçara Manezes/Portal Amazônia

NOVO RECORDE: ENCHENTE DESTE ANO BATE A DE 53


Manaus - O nível do Rio Negro atingiu uma marca recorde nesta quinta-feira (25). Segundo Marco Antonio Oliveira, superintendente do Serviço Geológico do Brasil, a cota 29,71 metros e ultrapassou a marca dos 29,69 metros, registrada 1953 e nesta quarta-feira (24).
Na cidade de Manaus, os moradores enfrentam dificuldades devido à cheia do Rio Negro. A prefeitura informou que deve retirar 1.600 moradores de bairros localizados nas bacias dos igarapés do São Raimundo, bairro da Glória e Educandos. As famílias atingidas devem receber um auxílio de R$ 250 para o aluguel, por, no máximo, seis meses.
Na quarta, equipes da Defesa Civil instalaram pontes de madeira e colocaram sacos cheios de cimento e areia para impedir o avanço das águas na região conhecida como Manaus Moderna. Dos 102 permissionários que trabalham na feira, 35 já foram prejudicados pela inundação. Mais de 200 pessoas participam das obras emergenciais.
A avenida Eduardo Ribeiro no trecho entre a avenida 7 de Setembro e a rua Marques de Santa Cruz, em frente ao Porto de Manaus, no centro da cidade, está interditada desta a última terça-feira (23).
A medida emergencial foi tomada depois que a água do rio Negro chegou à avenida por meio das galerias pluviais provocando inundação na área do Relógio Municipal.Foto: Centro de Manaus/ Foto: Gláucia Chair/Portal Amazônia

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Naça e América em busca do título

Nacional e América iniciam hoje a noite no estádio Vivaldo Lima a final do campeoanto amazonense de futebol, uma vez que cada um venceu um turno.
Como o Nacional realizou melhor campanha durante toda a competição, será beneficiado por dois resultados iguais, fato que não desanima o América que avisou que vai pra cima do Naça na busca do título amazonense.
O jogo promete ser bem movimentado e a torcida deverá prestigiar a partida que abre a decisão do estadual amazonense de 2009.

Copa Libertadores

Cruzeiro, de Minas Gerais e Grêmio, do Rio Grande do Sul, iniciam hoje num dos maiores classicos do País, o confronto brasileiro para saber quem irá disputar a final da Copa Libertadores da América.
Na busca pela vaga, o time mineiro enfrentará os gaúchos em casa, esperando vencer e dar o primeiro passo para decidir em vantagem a vaga na casa do adversário.

"Moa" mantem acusações em depoimento

Um dia após o filho do deputado estadual Wallace Souza (PP), afirmar aa. Justiça que é inocente dos crimes pelas quais está sendo acusado, o ex-policial militar Moacir Jorge da Costa (Moa), reafirmou a Justiça e a Polícia Federal, que o deitado e o seu filho Raphael de Souza lideram um grupo de extermínio, trafico de drogas atuando há anos em Manaus.
A informação foi prestada pelo promotor Ronaldo Andrade, presidente da Comissão do Ministério Público criada para apurar as denúncias do ex-PM e do delegado de Núcleo de Inteligência da Polícia Federal, Josafá Batista.
Ontem o ex-policial prestou dois depoimentos. O primeiro pela manhã na 2ª Vara Especializada em Crimes de Uso e Trafico de Entorpecentes, onde reafirmou o envolvimento dos dois acusados com o trafico de drogas e armas, segundo informou Ronaldo Andrade.
O segundo depoimento ocorreu à tarde na Polícia Federal, onde “Moa” confirmou que Wallace e o tenente-coronel da PM Felipe Arce Rio Branco, tinha arquitetado um plano para matar a juíza Jaiza Fraxe.
Segundo Josafá Batista, Moa confirmou todas as denúncias sobre a drama além de ter citado outros envolvidos.
Ainda na manhã de ontem, em discurso na Assembléia Legislativa do Estado o deputado Wallace Souza voltou a afirmar sua inocência. (Fonte Diário do Amazonas).

AINDA OS ATOS SECRETOS DO SENADO


Entre os 663 atos secretos descobertos e analisados pela comissão de sindicância do Senado está um de fevereiro de 2005, aumentando a estrutura de gabinete dos senadores. O relatório da comissão foi divulgado nesta terça-feira (23).
Cada um dos 81 representantes ganhou pelo menos mais um cargo comissionado, de livre nomeação.
A decisão determinou a criação de uma nova vaga de assessor técnico no gabinete de cada senador. Criou também mais dois cargos de assessoria técnica para os líderes, os integrantes da Mesa Diretora, o corregedor e o presidente das comissões permanentes da Casa.
Ao jornal “Folha de S.Paulo”, o funcionário encarregado de publicar as decisões disse que recebia ordens diretas, que partiriam dos diretores da Casa, para não publicar determinados atos.
A comissão analisou atos secretos desde 1995. O trabalho da comissão mostra que esses 663 atos foram publicados em 2009 em 312 boletins suplementares.
O ato que criou os cargos para os gabinetes dos senadores dá ainda três cargos de assessoria para os senadores suplentes da Mesa Diretora, para o presidente do Conselho de Ética, para o Ouvidor-geral da Casa e para o senador que ocupar a Procuradoria Parlamentar.
Criou-se também um cargo de secretário especial de imprensa, com remuneração de FC-, equivalente ao de diretores, e mais quatro cargos de assessor de imprensa.
Para compensar as centenas de cargos criados, a Casa utiliza o mesmo ato para cortar 85 cargos em outras áreas. Todos esses cargos cortados, no entanto, estavam vagos, segundo o ato.
Em uma análise inicial, o G1 encontrou entre os atos secretos outros casos de criação de cargos, aumento de verba indenizatória e reajuste no auxílio-alimentação dos funcionários do Senado
Entre os atos secretos analisados pela comissão também está um de 24 de dezembro de 2004, criando 25 cargos comissionados (sem concurso público) no Órgão Central de Coordenação e Execução do Senado.
Um ato secreto de abril de 2005 criou três cargos de diretores no Senado. O excesso de diretores na Casa foi um dos escândalos do Legislativo neste ano, com a revelação de que a estrutura do Senado abrigava 181 diretores. A proposta da Fundação Getúlio Vargas (FGV) é reduzir este número para sete, apesar de manter o salário de boa parte dos servidores.
A criação das diretorias de forma secreta foi feita por meio de um ato que modifica a estrutura de comunicação da Casa. São alteradas também hierarquias dentro do Interlegis e da Gráfica do Senado.
No final do ato, são criados os cargos de diretor das secretarias de Relações Institucional e de Coordenação Técnica e Relações Institucionais e de diretor-adjunto do Interlegis. Foi elevada também a remuneração dos diretores do programa Interlegis e da Secretaria de Comunicação Social.
Outro ato secreto, datado de 22 de janeiro de 2009, alterou a tabela de cargos efetivos do Senado, criando 75 cargos de concurso em determinadas áreas –a maioria para a de Comunicação Social. O ato também enxugava outras 75 vagas nas áreas de apoio ao processo gráfico e ao processo de informática legislativa.(Fonte G1)

Juan está fora da Copa

Africa do Sul - O departamento médico da seleção brasileira confirmou nesta terça-feira que Juan está fora da Copa das Confederações . Miranda e Luisão brigam pela vaga ao lado de Lúcio. Mas o capitão preferiu não dar palpites sobre o novo companheiro contra a África do Sul e afirmou que a decisão está nas mãos de Dunga.
Titulares na Copa do Mundo de 2006, Juan e Lúcio são os favoritos do treinador para montar o time. Quando o jogador do Roma foi poupado contra os Estados Unidos, Miranda atuou. Mas, na vitória sobre a Itália, Luisão entrou em campo para substituir Juan, que sofreu um edema muscular na parte posterior da coxa esquerda. - Para mim não muda absolutamente nada. Já estou acostumado a jogar com os dois. Miranda chegou depois na seleção, mas tenho o mesmo entrosamento com ele. Não teria problema. Vai ser uma decisão do Dunga, dentro de campo não muda nada. O esquema sempre é o mesmo, o estilo muda um pouco pelas características de cada um, mas a equipe não muda nada – disse Lúcio. Seleção da África do Sul vai se encontrar com Nelson Mandela
Jogador mais faltoso da Copa das Confederações, Luis Fabiano se defende
Durante treino, povo de Soweto sente falta do contato com a seleção
Lesionado, Juan está fora da Copa das Confederações, mas continua no grupo
Triste pela ausência de Juan, o capitão espera que agora a seleção possa provar o que Dunga sempre prega: que os 23 atletas estão sempre prontos para jogar.
- Todos jogadores são importantes. Eu e Juan jogamos juntos há muito tempo, fazemos uma parceira muita boa e crescente nos últimos anos. Ele é importante. Mas a agora é hora de mostrar a importância do grupo, de contar com todos. É o momento de usarmos ao pé da letra a frase “contamos com todo mundo” - concluiu.
O Brasil pega a África do Sul na quinta-feira, em Joanesburgo, pela semifinal da Copa das Confederações. O vencedor encara Espanha ou Estados Unidos na decisão, domingo, no Ellis Park.(Globo Esporte)

Vereador do PT volta criticar meia-passagem

Manaus - O vereador José Ricardo Wendling (PT) afirmou nesta terça-feira (23) que o Projeto de Emenda da meia-passagem não atenderá aos interesses dos estudantes. O projeto elaborado pelo executivo municipal será votado no próximo sábado (27), em sessão extraordinária na Câmara Municipal de Manaus (CMM).
- Esse projeto restringe direitos adquiridos. É preciso que ele esteja voltado para uma política educacional, e não para interesses econômicos, afirmou o paelamentar.
Para o vereador petista, é o setor educacional quem deve auxiliar na construção de um projeto educacional onde a meia-passagem não esteja restrita a ir e voltar da escola.
- Não basta só pensarmos meia-passagem como o benefício do estudante para chegar à escola e voltar para casa. Os estudantes precisam de atividades extra-classes para a construção do conhecimento, como pesquisas em bibliotecas, idas a cinemas e a teatros, além de participar de atividades de lazer, salientou.
José Ricardo pediu ainda que os vereadores reflitam sobre um projeto de caráter social durante a segunda votação.
- Se esse projeto do executivo for aprovado, o problema dos estudantes não estará resolvido. Talvez se resolva o problema dos empresários, pois eles ditam hoje quais são as prioridades do transporte e não da sociedade.(Fonte CMM)

Raphael Souza denunciado por assassinato


Manaus - O microempresário Raphael Souza, filho do deputado estadual Wallace Souza (PP), preso há um mês por associação ao tráfico de drogas e porte ilegal de armas, foi denunciado pelo assassinato de Cleomir Pereira Bernadino, o Caçula. Ele foi morto com 17 tiros de pistola 380 no dia 15 de janeiro de 2007.
A denúncia partiu dos promotores do Ministério Público Estadual (MPE), Fábio Monteiro, Alberto Rodrigues Nascimento Júnior e Ronaldo Andrade que fazem parte da força-tarefa que investiga a organização criminosa.
Além de Rafael Souza, também foram denunciados de participação no crime, Moacir Alves da Costa, "O Moa" e Mário Rubens, o motorista do deputado Wallace Souza.
De acordo com o promotor Fábio Monteiro, há provas suficientes para a denúncia, apuradas a partir do primeiro inquérito concluído pela Polícia. Ele falou que as testemunhas que trabalham com o deputado, ouviram do próprio Wallace que Raphael seria o assassino.
Segundo Monteiro, a juíza Goreth Terças declarou em depoimento que também ouviu de Raphael que ele seria o assassino e que as armas utilizadas no crime pertenciam a ele.
As investigações também concluíram que o carro utilizado pelos três acusados foi identificado junto a uma locadora de carros. Segundo o promotor eles teriam alugado o carro para praticar o crime sem deixar pistas.
O corpo de "Caçula" foi exumado no dia 8 de maio, no cemitério Nossa Senhora Aparecida, no bairro do Tarumã, Zona Oeste, sendo a primeira de três exumações realizadas a pedido da Força-Tarefa, que investiga as denúncias de Moacir Jorge Pessoa da Costa, o "Moa". Ele acusa Raphael e o deputado Wallace Souza de comandarem um grupo criminoso que praticava homicídios e tráfico de drogas.
Exame de balística revelou que os projéteis encontrados no corpo da vítima saíram de arma encontrada com o grupo criminoso ligado a Raphael Souza.
No primeiro depoimento de Moa, ele deu detalhes sobre o endereço onde Caçula foi morto e disse que o traficante teria sido assassinado porque fornecia drogas para um irmão do deputado Wallace Souza. Ele disse ainda que o crime teria sido vingança pela morte do tio de Raphael.
O Promotor Fábio Monteiro informou que um juiz vai analisar a denúncia e a partir do despacho dessa análise, começara o processo formal, quando será marcada uma audiência para ouvir as testemunhas e os acusados. Se o juiz constatar que a denúncia procede, de acordo com as provas apresentadas, o parecer será enviado para o tribunal do júri, onde os acusados serão julgados por sete jurados.

ENCHENTE INTERDITA PARTE DO CENTRO DE MANAUS


Manaus - O Instituto Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (IMTT) interditou nesta terça-feira (23) a avenida Eduardo Ribeiro no trecho entre a avenida 7 de Setembro e a rua Marques de Santa Cruz, em frente ao Porto de Manaus, no centro da cidade.
A medida emergencial foi tomada depois que a água do rio Negro chegou à avenida Eduardo Ribeiro através das galerias pluviais provocando inundação na área do Relógio Municipal.
Os agentes de trânsito do IMTT atuaram na interdição e permanecem no local paraorientar motoristas e pedestres. - Decidimos pela interdição para garantir, sobretudo, a segurança de quem passa nesta área. O fechamento da avenida vai vigorar enquanto a água não baixar”, explicou Mauricio Reis, gerente de operações de trânsito do IMTT.
Com a interdição da Eduardo Ribeiro, a sugestão do IMTT para quem quer chegar à área do Mercado Adolfo Lisboa é acessar pela rua José Paranaguá, seguindo até aBeira Rio. E para chegar ao Porto de Manaus, a dica é seguir pelas ruas Luis Antony, Governador Vitório e Tamandaré e chegar à rua Marques de Santa Cruz.
A prefeitura estuda ainda um desvio no trânsito para o caso do Terminal da Praça da Matriz ser atingido pela cheia. Definido pelo Instituto Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (IMTT), o plano prevê rotas de escoamento de veículos para evitar o trecho alagado.
Caso a alagação aconteça, o escoamento de ônibus e outros veículos será feito pela avenida 7 de Setembro, que passará a ser mão única em direção à Praça da Polícia. De acordo com o IMTT, 123 linhas de ônibus passam pelo Terminal da Matriz e teriam as rotas alteradas.
O gerente de Operações do IMTT, Maurício Reis, explicou que o instituto está de prontidão para a subida do nível das águas e se nos próximos dias voltar a chover o Terminal da Matriz poderá ser bloqueado.
- Estamos acompanhando asubida das águas, que nesta terça-feira ficou a apenas um centímetro da marcade 1953, afirmou.
Segundo o gerente, a água está a poucos centímetros de cobrir a pista do terminal. No estacionamento do prédio da Alfândega, que fica ao lado do terminal de ônibus, as águas já atingiram os pneus dos carros.
- Foi constatado que a água continuou a subir nesta terça-feira, por isso o plano do desvio no trânsito já está pronto, acrescentou.
Embora a alagação não apresente riscos para os veículos que passam pelo terminal, a preocupação da Prefeitura é com a conservação da rua Marquês de Santa Cruz, onde existem galerias pluviais. A intenção é evitar que a pista sofra com a circulação de veículos pesados, que podem causar o afundamento da rua.
- Tivemos a mesma preocupação com a avenida Eduardo Ribeiro, que teve trechos alagados hoje. A água não afetará os carros, no entanto pode causar danos à pista. Por isso interditamos parte da avenida, afirmou Maurício Reis.(Portal Amazônia-foto Semcom)

terça-feira, 23 de junho de 2009

Cristovam Buarque surpreso com o seu nome nos atos secretos


Brasília - O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) se disse "altamente surpreso" com o fato de o seu nome constar na lista de senadores beneficiados por atos secretos. Um dos principais articuladores da proposta de reforma administrativa da instituição, Buarque cobrou da direção Casa que o tal ato envolvendo seu nome seja "imediatamente" divulgado.
"Uma surpresa total [a inclusão de seu nome na lista]. Não tenho nenhum benefício, passagem [aérea], não moro em apartamento funcional, não recebo auxílio moradia. Não vejo por que tenha havido esse ato secreto", argumentou.
O pedetista reafirmou o pedido para que o presidente José Sarney (PMDB-AP) se licencie do cargo por dois meses. "Reforço o pedido para que o presidente Sarney se licencie. Ele não terá condições de apurar isso tudo. Ele está envolvido direta ou indiretamente", afirmou Buarque.
Está prevista para a tarde de hoje (23) a divulgação oficial da lista dos atos secretos apurados por uma comissão de sindicância criada a pedido do primeiro secretário Heráclito Fortes (DEM-PI).
Fonte: Agência Brasil - Foto: Janine Moraes

CASSADO, TABOSA É OBRIGADO A DEIXAR A CMM


O Ministério Público Eleitoral no Amazonas (MPE/AM) solicitou ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) a execução imediata da decisão que cassou o mandato do vereador Jander Tabosa. Para o MPE/AM, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) deverá empossar, imediatamente, o suplente de Tabosa.
A solicitação doMinistério Público foi acatada pela presidente em exercício do Tribunal Regional Eleitoral Maria das GraçasFigueiredo, determinando o imediato cumprimento dea setença, ou seja, a cassação do mandato.
O vereador, que foi eleito com 4.393 votos, foi cassado pelo TRE-AM no início de maio deste ano por fraude eleitoral. De acordo com MPE/AM, a campanha de Jander induziu os eleitores a erro, fazendo-os acreditar que estavam votando no pai dele, Ronaldo Tabosa.
Após a cassação, Jander recorreu ao TRE-AM, na tentativa de reverter a decisão, e o tribunal, com entendimento semelhante ao do MPE/AM, considerou que os embargos de declaração – recurso utilizado pelo vereador – tiveram o objetivo de adiar a saída dele da CMM. “É de se concluir que o real objetivo buscado pelo embargante através do manejo dos presentes embargos não é integrar ou esclarecer eventual ponto que tenha deixado de ser apreciado por esse tribunal, mas sim tentar obter uma nova análise do mérito da questão, por meio de recurso manifestamente inadequado”, defendeu o MPE/AM, no parecer.
O procurador regional eleitoral Edmilson da Costa Barreiros Júnior afirmou que a decisão que cassou o mandato de Jander já transitou em julgado e, portanto, deverá ser executada de imediato. “Este é o momento para ação firme da Justiça Eleitoral, com o fito de impedir manobras protelatórias, que longe de representarem exercício lícito dos direitos ao contraditório, ampla defesa e devido processual legal, denotam um total abuso do direito de recorrer”, declarou o procurador.
O pedido foi encaminhado à vice-presidente do TRE-AM, Graça Figueiredo, e aguarda resposta.
Cassado por fraude eleitoral - O vereador Jander Tabosa foi cassado por fraude eleitoral, por ter utilizado indevidamente o nome, o prestígio e a imagem do pai dele, que é empresário, proprietário de clínicas médicas e apresentador do programa televisivo Comunidade Alerta.
A campanha eleitoral de Jander foi conduzida sem que a imagem dele fosse divulgada. O material de divulgação não continha a foto dele nem o nome completo, apenas a indicação “Tabosa”.
Inicialmente, o nome de Ronaldo Tabosa, o pai, foi aprovado pelo Partido Verde como candidato a vereador, adotando como número de campanha 43.234, número que ele já havia utilizado em campanha anterior.
Após a indicação dos pré-candidatos pelo partido, Ronaldo Tabosa renunciou à candidatura em nome do filho, que continuou usando o mesmo número já amplamente divulgado em nome do então candidato Ronaldo Tabosa.
O pai continuou a agir como candidato, afastando-se, inclusive, do programa de televisão que apresentava, medida que seria necessária caso ele estivesse efetivamente pleiteando um cargo público. Durante a propaganda eleitoral de Jander, é o pai dele, Ronaldo, quem falava e aparecia na tela, afirmando que “a cidade de Manaus sofre com a falta de segurança, saúde, educação e transporte, a mudança está em suas mãos... por isso escolha bem seu representante, vote Tabosa, quatro três, dois três quatro”.

A favor da Santa Casa

O vereador José Mario Frota (PDT), não se conforma com o fechamento da Santa Casa de Misericórdia, em Manaus, sem atividade há vários anos, envolvido em grandes dívidas. Desejando que o hospital volte a funcionar em breve, para prestar o atendimento a população que sempre prestou, o vereador arregaçou as mangas e partiu para um trabalho de coleta de assinaturas e com isso, mover uma ação popular para provocar a sua reabertura.O Vereador está em campo, já colheu mais de cinco mil assinaturas e com a colaboração de servidores do seu gabinete, de amigos e correligionário espera não demorar muito tempo para conseguir as assinaturas para que a ação popular possa ser materializada.

Esquema de segurança da Copa é testado na Ilha



Por Fernando Cardoso - O Comando da Polícia Militar informou que a PM vai encarar a segurança da “Operação Parintins” no festival folclórico como o teste de segurança para a Copa do Mundo de 2014, que terá Manaus como uma das sub-sedes do evento esportivo.
A operação será realizada em três esferas, terra, ar e água, com 635 homens, efetivo policial do 11º Batalhão de Polícia Militar de Parintins, 45 viaturas, 20 motocicletas, 02 lanchas, 10 câmeras de monitoramento, 01 helicóptero, dois barcos, cães farejadores e oito cavalos. Tanto os policiais como o aparato mecanizado estarão presentes efetivamente na segurança dos parintinenses e visitantes durante e após o festival folclórico.
A afirmação foi repassada pelo comandante da PM, coronel Dan Câmara. “Vamos encarar a segurança do evento cultural como teste para a Copa do Mundo” disse. Câmara adiantou que a “Operação Parintins” foi planejada em três fases, sendo uma preliminar, a operação em si e pós-operação com a capacitação profissional de todos os policiais envolvidos nas ações de segurança na cidade. “Detalhamos e planejamos as ações para evitar danos e incidentes às pessoas”, afirmou.
Ele adiantou que hoje inicia a operação “Boas Vindas”, voltada à retirada de circulação das pessoas mal intencionadas a cometer delitos, principalmente, contras as pessoas que estão chegando de outras cidades.
O militar informou que a PM estará presente com cães farejadores no aeroporto, porto e nos pontos comuns de desembarques, para evitar a entrada de drogas e armas.Fonte Fernando Cardoso e Wanderley Souza –

STJ NEGA LIMINAR A FAVOR DE WALLACE SOUZA


Brasilia – O ministro do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), Og Fernandes, negou o pedido de liminar requerido pelo deputado Wallace Souza (PP), para impedir a realização de quaisquer investigações envolvendo seu nome por autoridades policiais e para evitar uma possível prisão preventiva.
Na decisão, que está publicada no sistema de acompanhamento processual do STJ, na Internet, o ministro afirma que acolher o pedido de Wallace seria “expedir salvo-conduto genérico contra qualquer ação policial investigatória”.
Veja a decisão do ministro do STJ na íntegra
Fernandes destaca, também, que não há motivos suficientes, no momento, para prever que será decretada prisão preventiva contra o deputado, já que, segundo o ministro, “nem há notícias de seu indiciamento pela autoridade policial, mas apenas em relação a seu filho”.
TJAM
No pedido de habeas corpus preventivo protocolado pelos advogados do parlamentar no STJ, o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) é apontado como autoridade coatora, por não autorizar previamente a continuação das investigações sobre o envolvimento do deputado, que tem foro privilegiado, no grupo criminoso acusado de cometer vários crimes em Manaus.

No final do despacho, Og Fernandes destaca que a informação de que as investigações que envolvem autoridades com foro privilegiado devem ser presididas pelo Tribunal de Justiça são procedentes, e que serão analisadas mais detalhadamente no julgamento do pedido de habeas corpus. (Fonte: Raphael Cortezão - Especial para o Portal Amazônia)

Raphael Souza diz ser inocente

MANAUS – O filho do deputado estadual Wallace Souza (PP), Raphael Souza, depôs ontem (22), na 2º Vara Especializada em Crimes de Uso e Tráfico de Entorpecentes (Vecute) e negou todas as acusações contra ele, segundo informou o promotor de Justiça, Alberto Nascimento, ao jornal Diário do Amazonas.
Segundo o promotor Alberto, foram feitas aproximadamente 450 perguntas para Raphael, a maioria respondida. O depoimento durou quase sete horas. O promotor disse que Raphael entrou em contradição ao responder algumas perguntas sobre a prisão de Moacyr Jorge da Costa, o ‘Moa’ e a entrega de armas na casa do ex-policial.
De acordo com o promotor, entre as contradições está a de que afirmou não conhecer FranK Oliveira, o ‘Frank do 40’. Promotor disse que há uma foto em poder da Justiça, em que Raphael está dentro de um carro modelo frontier, cor preta, com Frank em um posto de lavagem.
Em depoimento dado semana passada, Frank afirmou que conhecia, Raphale e também Wallace. Ao final do depoimento, Raphael declarou a imprensa que é inocente. “As coisas vão ser esclarecidas. Vou provar minha inocência. Não sou bandido. Sou cidadão de bem”, afirmou.
Raphael responde a processo por tráfico de drogas, associação ao crime tráfico e porte ilegal de armas. Raphael também foi indiciado pela morte de Cleomir Pereira, o ‘Caçula’, executado com 17 tiros em novembro de 2007.
Ele e Wallace são suspeitos de comandar uma organização criminosa. Raphel está preso desde junho, sob suspeita de tentar impedir as investigações da polícia.(Fonte Diário Amazonas)

SÓ DOIS CENTÍMETROS


O governador Eduardo Braga, em entrevista prestada ontem a Radio Difusora do Amazonas, disse que só estão faltando 2 cm para a enchente deste ano ultrapassar a de 1953, a maior até então registrada no Estado nos últimos cem anos. Ontem a cota do rio Negro alcançou a marca dos 29.67 metros.
O governador falou da preocupação e das providências que o Governo já está tomando em relação a enchente e anunciou que vai a Brasília tentar viabilizar junto ao Governo Federal recursos para ajudar na solução dos graves problemas que estão sendo causados pela grande cheia.
Eduardo Braga falou ainda da importância do Prosamim neste momento. Segundo ele, não fossem as obras do Prosamim, a capital estaria praticamente alada em suas áreas próximas aos igarapés e na Manaus Moderna, deixando aproximadamente duas mil famílias em estado de emergência apenas na capital.
No Estado, o governador anunciou que dos 62 municípios, 58 estão em estado de emergência, mas deixou claro que o Governo, através da Defesa Civil está atento para evitar que problemas ainda maiores sejam causados pelas águas e também se prepara para enfrentar os demais que certamente surgirão com a vazante.

Virgilio acusa ex-diretor do Senado de chantagem


BRASÍLIA - Em um discurso de que durou mais de duas horas, com dez apartes, o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) acusou Agaciel Maia, ex-diretor-geral do Senado, de chantagear senadores com a divulgação de informações que podem comprometê-los.
Segundo ele, Agaciel levou consigo, ao pedir demissão, arquivos de computadores onde estariam pedidos feitos por senadores ao longo dos últimos anos, os quais agora são passados à imprensa para intimidar os parlamentares.
Arthur Virgílio acusou Agaciel Maia e João Carlos Zoghbi, ex-diretor de Recursos Humanos, de "ladrões" e prometeu lutar para que eles sejam demitidos e presos, e não "apenas aposentados".
Para ele, se houver "senadores faltosos por trás deles" eles devem ser denunciados ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, para um possível processo de punição. "Agaciel não faria essas coisas sozinho", opinou.
Os chamados "atos secretos" que vêm sendo denunciados pela imprensa, de acordo com Arthur Virgílio, "existiram mesmo" e eles poderão ser conhecidos nas próximas horas, com o fim do levantamento que vem sendo feito por uma comissão de servidores. O O O O senador disse temer que o ex-diretor Agaciel Maia tenha incluído nos atos secretos "alguma decisão que envolva algum senador, mesmo que o senador não saiba de nada". Seriam atos para "futura chantagem", pois "Agaciel tem mestrado como chantagista", tudo "para aumentar o seu poder".
O senador convocou o presidente do Senado, José Sarney, "a romper quaisquer laços com esta camarilha" e a "tomar atitudes que levem a Casa ao respeito da opinião pública outra vez". Caso Sarney não dê mostras de que tomará tais medidas, Arthur Virgílio entende que ele "perderá as condições de governar a Casa".
Arthur Virgílio informou ter recebido telefonemas de jornalistas que perguntaram sobre a veracidade de informações que mencionavam gastos do Senado com sua mãe doente, sobre gastos com uma viagem a Paris, com a família, ou sobre um assessor contratado para trabalhar em Manaus.
O senador amazonense disse ter percebido que se tratava de informações deturpadas ou falsas passadas por pessoas ligadas ao ex-diretor Agaciel Maia, na tentativa de intimidá-lo.
- Essa camarilha está desesperada. Eles estão perdendo muito - não apenas o salário ou a aposentadoria: estão perdendo os contratos superfaturados, as licitações fraudulentas; estão perdendo e vão perder a capacidade de enriquecer ilicitamente, como enriqueceram ilicitamente às custas do Senado - sustentou Arthur Virgílio.(Fonte Agência Senado)

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Ajuda na Copa dará isenção de tributos

Manaus - As entidades vinculadas à organização e realização da Copa das Federações da FIFA 2013 e à Copa do Mundo de 2014 terão isenção de tributos municipais, a partir da aprovação do projeto de lei deliberado hoje (22), pela Câmara Municipal de Manaus (CMM).
A medida incluiu a prestação de serviços relacionados a esses eventos quando contratados diretamente pela FIFA e/ou suas subsidiárias.
O projeto, de autoria do Executivo municipal, foi deliberado em regime de urgência a pedido do líder do prefeito, vereador Isaac Tayah (PTB). O pedido de urgência foi criticado pelo vereador Marcelo Ramos (PCdoB), que alegou que, como a matéria era de natureza tributária, não poderia tramitar em regime de urgência.
OUTROS PROJETOS
Durante a votação também foram deliberados três projetos do vereador Reizo Castelo Branco (PTB), entre eles o que trata da instalação de ambulatórios de pronto atendimento médico nos terminais de ônibus da capital.
Quatro projetos aprovados em segunda discussão seguem para sanção do prefeito: dois da vereadora Glória Carrate (PMN), um do vereador Hissa Abrahão (PPS) e um do vereador Isaac Tayah (PTB).
Entre os projetos que seguem para sanção do prefeito está o que prevê a precedência de embarque aos deficientes, idosos, gestantes e pessoas portando bebês ou crianças de colo nos terminais de Manaus, de autoria da vereadora Glória Carrate, e o que institui o Programa de Proteção a Saúde da Gestante e do recém-nascido em Manaus, do vereador Isaac Tayah.(Fonte CMM)

Semana será fria na Amazônia

Brasilia - O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe), alerta para a chegada, ainda esta semana, de uma frente fria ao Brasil, que segundo os meteorologistas, promete despencar as temperaturas também na Amazônia, configurando a terceira friagem do ano no Acre, Amazonas e Rondônia.
O sistema deve ser o mais intenso do ano até o momento e a mudança nas condições do tempo ocorrerá no Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte.
No Estado de Rondônia, as mínimas cairão já na quarta-feira, com frio intenso na quinta e sexta-feira. Neste dia, o dia pode começar com frio de apenas 10°C em Vilhena. Desde maio de 2005, que as temperaturas mínimas não beiram os 10°C na cidade.(Fonte Clima Tempo)

SENADOR SUGERE LICENÇA PARA SARNEY



Brasília - O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) sugeriu há pouco que o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), se afaste do cargo por dois meses. A saída serviria para que ele “contribuísse” com o processo de reforma administrativa da instituição e também para se defender das seguidas denúncias que têm surgido contra ele, desde que assumiu há quatro meses, pela terceira vez, a presidência do Senado.
“Sugiro uma licença de dois meses, [para] que [Sarney] passe a presidência para o vice, Marconi Perillo [PSDB-GO], para que tenhamos uma velocidade maior [na solução da crise]. Creio que o presidente Sarney dará uma contribuição maior participando do debate com a experiência dele, do que [na presidência], se defendendo das críticas”, afirmou Buarque.
“Não dá para esperar mais seis meses. É uma questão de sobrevivência da Casa. Não dá para esperar pelo prazo do presidente”, reforçou o pedetista do plenário do Senado.
Para ele, se o vice-presidente assumisse a instituição por alguns meses, as denúncas contra o Senado diminuiriam. “Creio que se o vice-presidente assume por algum meses essa Casa, ele pode dar um sangue novo, uma visão nova para o Senado. E o presidente Sarney volta num momento novo”, argumentou. “Uma licença que o Sarney tem que tomar para a saúde do próprio Senado”.
Buarque acrescentou que fez a mesma proposta ao senador Renan Calheiros (PMDB-AL), quando peemedebista teve que renunciar à presidência da instituição para não perder o mandato.
Fonte: Agência Brasil - Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr

União para combater desmatamento



Brasília - O governo federal quer tratar os produtores da Amazônia como “parceiros”. A afirmação foi feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante o programa semanal de rádio Café com o Presidente. Na última sexta-feira (19), Lula lançou, no município de Alta Floresta (MT), o mutirão Arco Verde Terra Legal.
De acordo com o presidente, o governo vai regularizar 300 mil propriedades e buscar parcerias com os governos estaduais e municipais para garantir que o produtor rural não “desmate desnecessariamente”.
“Nós queremos trabalhar junto com os governadores da Região Norte do país, com os prefeitos das 43 cidades que são responsáveis pelo maior percentual de desmatamento, uma parceria para que a gente combine a produção agrícola, a utilização correta da floresta para produzir madeira e, ao mesmo tempo, garantir que o governo federal vai contribuir com a população que vai preservar”, afirmou Lula.
Segundo o presidente, o governo vai ajudar o pequeno produtor a reflorestar pagando R$ 100 por mês.

Outros diplomas ameaçados

BRASÍLIA - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, voltou a afirmar nesta segunda-feira (22) que a não exigência do diploma para jornalistas deve ocorrer em outras profissões. Sem especificar quais, ele afirmou que a regulação só é “excepcional” quando há ameaça aos valores básicos ou à saúde, por exemplo.
A afirmação foi feita durante almoço-debate promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), com o tema 'A Justiça, o Homem e a Lei' no Hotel Renaissance, na região dos Jardins, em São Paulo.
- Eu diria que é apenas [a desregulamentação da profissão de jornalista] a primeira de uma série sobre desregulamentação de profissões, disse. Na última quarta-feira, o STF decidiu derrubar a exigência do diploma para exercício da profissão de jornalista.
Mendes acredita que a decisão pode eneficiar o mercado. "Pode ser que futuramente o mercado exija não só uma formação, mas várias especializações”.
Antes do debate do presidente do STF com empresários, estudantes de jornalismo realizaram um protesto contra a decisão. Mendes disse considerar a manifestação contra ele como desconhecimento. "A decisão não foi minha, foi do Supremo Tribunal Federal.(JN)

SENADORES VÃO PRESSSIONAR SARNEY

BRASÍLIA - Os senadores que reivindicam mudanças profundas na administração e gestão política da Casa estão preparados para pressionar o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), a acelerar as mudanças propostas. O líder do PSDB, Arthur Virgílio Neto (AM), que integra o grupo, disse que o Senado “entrou num caminho sem volta”.- Ou o presidente Sarney fica com esse pessoal ou cai junto com eles [envolvidos nos escândalos], disse o parlamentar tucano numa referência aos ex-diretores João Carlos Zoghbi e Agaciel Maia, já afastados pelo presidente da Casa, por conta de denúncias de participarem de esquemas de fraude em contratos do Senado.
De acordo com Arthur Virgílio, não há mais como esperar. O grande problema, de acordo com ele, é Sarney e seu grupo político “jogarem sempre com o tempo” na tentativa de contornar a situação criada com as denúncias de irregularidades administrativas no Senado. O parlamentar aguardará, agora, o resultado da reunião da Mesa Diretora, prevista para a tarde de amanhã (23).
Mesa Diretora analisará o resultado da comissão de sindicância que investigou os atos secretos assinados pelo ex-diretor-geral Agaciel Maia. A comissão investigou 15 anos da gestão de Agaciel Maia para levantar os atos que não foram publicados nos boletins administrativos do Senado.
Para assistir a vídeos com notícias e informações sobre a Amazônia, acesse gratuitamente www.portalamazonia.com/videosdaamazonia. Faça seu cadastro.(Agência Brasil)

Quebra de sigilo

Manaus - O deputado estadual Wallace Souza, (PP) e o seu filho, Raphael de Souza, ingressaram na Justiça com representação criminal contra o secretário executivo de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Estado, Thomaz Vasconcelos e o delegado geral adjunto Divanilson Cavalcante, por terem prestado informações à imprensa sobre as investigações que são citados.
O advogado de Wallace Souza, Cleber Lopes, afirmou que as duas autoridades não poderiam ter se manifestado sobre as investigações, por tramitar em segredo de justiça.
Segundo o advogado, as duas autoridades estão sendo acusadas de “quebra de sigilo funcional”.

Caprichoso desloca alegorias

Parintis - O boi Caprichoso, agremiação folclórica do Festival de Parintins, fará a partir de hoje, às 19h, o deslocamento de suas alegorias para a concentração do bumbódromo na cidade para a festa que será realizada nos dias 26, 27 e 28 de junho. O Caprichoso realizou ontem à noite sua última edição do Tarde Alegre, evento promovido para o público infantil, no curral Zeca Xibelão

Torcida parte de Manaus

A embarcação com a torcida do Caprichoso "Raça Azul" sai hoje de Manaus a partir das 14h. O grupo conta com 200 membros em Manaus e 200 em Parintins.
Além da Raça Azul, outros movimentos ligados ao Caprichoso saem hoje também da capital amazonense com destino a Parintins. O barco Príncipe do Amazonas sairá às 19h da Manaus Moderna com integrantes do Movimento Marujada (MM), componentes da Marujada e também do Grupo de Dança Movimentos (GDM). A previsão é de que a embaracação chegue a Parintins amanhã às 12h.

Enchente em Manaus esbarra na de 53


MANAUS – A medição do nível do Rio Negro realizada hoje (22), pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) em Manaus, mostrou que as águas subiram apenas um centímetro na madrugada de hoje, mas a marca já chega aos 29,65 metros, apenas 4 centímetros abaixo da marca de 1953, ano da cheia recorde registrada na cidade.
Segundo o superintendente do CPRM no Estado, Marco Antônio Oliveira, a tendência para os próximos dias ainda é de subida, já que o Rio Solimões continua represando o Rio Negro. “A média diária de subida baixou para 1 a 2 centímetros por dia, sinal de que a cheia está se estabilizando, mas tudo ainda depende da quantidade de chuvas”, destacou.
Nas áreas alagadas, passarelas de madeira são usadas no acesso dos moradores. Onde elas ainda não foram construídas, o jeito é entrar na água. “Venho com calção de casa, com minha roupa pendurada. Tenho um amigo que mora ali em cima. Troco de roupa na casa dele e vou trabalhar. Na volta, faço a mesma coisa”, diz o porteiro Luiz Carlos Freitas.
Ao todo, 18 mil pessoas foram atingidas pela cheia na capital do Amazonas, segundo números da Defesa Civil do município. Poucas famílias aceitaram ir para abrigos, apesar das casas estarem inundadas. “Deveríamos tirar, no máximo, 70 pessoas. Mas elas não querem sair do local”, afirma o agente da Defesa Civil Antônio Batista.
Em uma das principais áreas de lazer da cidade, as praias sumiram com a cheia. A água invadiu a rua. Os rios transbordaram e carregam lixo para dentro das casas.

Índios em pé de guerra na Funasa

MANAUS – Lideranças indígenas que ocupam o prédio da coordenação regional da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em Manaus, ameaçam atear fogo no prédio, até às 16h de hoje (22), se não tiveram suas reivindicações atendidas.
De acordo com o cacique Luís, da etnia Sateré Mawé, os índios estão dispostos a morrer, mas não sairão do local. Ele disse que da última vez reberam várias promessas, mas nada foi cumprido. Nossos irmãos nas aldeias morrem de hepatite, malária, diarréia e ninguém faz nada. Muitas aldeias são distantes, temos que viajar muitos dias de barco para buscar socorro e a gente vive lá sem assistência, disse o cacique.
Os índios exigem a substituição do coordenador da Funasa, Pedro Paulo Coutoinho e a indicação do índio da etnia mura, Zenilton de Souza Ferreira, para o lugar para o lugar de Radamésio Velasques de Abreu, também indígena, na direção do Distrito Sanitário Especial Indígena de Manaus (Dsei-Manaus).
Os indígenas disseram na manhã de hoje (22), que estão dispostos a matar ou morrer para terem suas exigências atendidas. O prazo estipulado pela Justiça Federal para que haja a desocupação do prédio vence às 16h desta segunda-feira.
Segundo o cacique Antônio Mura, 507 indígenas de 20 municípios do Estado já se encontram na fundação, dispostos a resistir ao cumprimento da reintegração e até morrer em confronto com a polícia.
O cacique disse ainda que estão armados com lanças, porretes, arcos e flechas e que juntaram pneu velho e gasolina.
Desta vez até nossos irmãos isolados estão aqui, gente que nunca veio. Estamos dispostos a tudo, mas não vamos sair. Nós temos até flecha com veneno, disse o cacique.(Portal Amazônia)

NA CONTRAMÃO DA HISTÓRIA - *Osny Araújo


Aprendi desde pequeno que decisão judicial certa ou errada não se discute, cumpre-se, mas, ninguém é impedido de comentá-la e é o farei neste espaço. Refiro-me a posição assumida pelo Superior Tribunal Federal – STF, que aprovou o parecer do ministro e relator Gilmar Mendes e rasgou os diplomas dos jornalistas brasileiros, quando determinou que o diploma não deva mais ser exigido, cravando um duro golpe na profissional e por extensão a própria educação brasileira em nível superior, considerando o grande número de faculdades de Comunicação Social (onde está o jornalismo) em universidades públicas e privadas no país.Formando ao lado da elite da Comunicação brasileira, que naturalmente comandam as grandes empresas do setor, o STF deu essa infeliz canetada nos jornalistas e agora, podem esperar um monte de gente, por saber ler e escrever vai cair nas redações de pára-quedas e ocupar as redações e produzir jornais. O que não se sabe é a qualidade do produto final.
O fato é que, essa conquista histórica que o STF sepultou, pelo menos no momento, durava quase meio século, o que prova, que os doutos senhores ministros do STF, com exceção de Celso de Melo, marcharam na contramão da história e penalizando uma categoria profissional qualificada, com formação superior, ética, responsável pela formação e informação da opinião pública e com grandes trabalhos prestados na história contemporânea brasileira, provocando debates e muitas vezes, abrindo novos caminhos para que as coisas funcionem corretamente, especialmente no que diz respeito aos Governos e ao serviço público. Mas isso, o STF não levou em conta.Se a decisão do STF for analisada com mais profundidade, não é difícil chegar à conclusão que outras profissões com diplomas de nível superior, passam a correr riscos de canetadas como essa e seguras mesmo, parece que só as das áreas de Ciências de Saúde. Daqui a pouco, quem sabe, não se exija mais diploma superior para advogados, assistentes sociais, nutricionistas, turismólogos e por aí vai. A decisão do STF é sim ameaçadora, caso a sociedade não reclame e os nossos políticos no Congresso Nacional não se movimentarem para impedir que coisas como essa ainda ocorram no Brasil, em pleno século XXI.Na decisão que rasgou o diploma do jornalista, os ministros do STF, garantem que tudo foi feito em nome da liberdade de expressão, ou seja, do livre pensamento. Será que é apenas através do jornalismo que se pratica a liberdade de expressão ou de pensamento? Claro que não. Isso observamos nas artes, quando vamos ao teatro, nas tele-novelas, no cinema, na poesia, na música, nas manifestações folclóricas e por aí vai, logo, me parece que não havia nenhum sendo aplicar esse golpe nos jornalistas brasileiros.Ainda bem que instituições fortes, como a OAB, ABI a Advocacia Geral da União (AGU), aliadas a FENAJ estudam a possibilidade de continuar a exigir oi diploma para a prestação de concurso público para jornalista e outras aliadas a FENAJ, começam a se movimentar para encontrar uma saída para a questão, que em nível de Justiça é irrecorrível, mas outros caminhos poderão ser encontrados e quem sabe, reverter essa situação e o suado diploma do jornalista, possa ser resgatado e com isso, voltar a ter validade.No Congresso Nacional, mas especificamente na Câmara dos Deputados, parlamentares já se movimentam para elaborar lei que faça com que o valor do diploma superior de jornalista, possa ser restabelecido e dessa forma, evitar que as nossas redações se encham de pessoas desqualificadas fantasias de jornalistas, especialmente em épocas eleitorais, produzam jornais de péssima qualidade, sem técnica e comprometimento com a ética. Certamente, caminharemos nesse sentido e os valores históricos dos trabalhadores das redações, ainda serão integralizados.Essa conquista dos jornalistas que os ministros do STF rasgaram e jogaram no lixo, contrariando a expectativa não apenas da categoria, mas da maioria da sociedade brasileira, não representava um caso isolado no Brasil, considerando que há mais de meio século a profissão de jornalista é consolidada em todo o mundo.Por tudo isso, acredito que as empresas que primam pela qualidade nos negócios e a responsabilidade oferecer ao levar ao público produtos de qualidade, onde se inclui a comunicação, continuarão a contratar profissionais qualificados, ou seja, jornalistas devidamente diplomados.

*Osny Araújo é jornalista e analista político.

E-Mail: osnyaraujo@bol.com.br

CESAR WANDERLEY CRITICA GOLPE DO STF CONTRA JORNALISMO BRASILEIRO

O presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amazonas César Wanderley, (foto)criticou a posição assumida pelo Superior Tribunal Federa – STF, que determinou que o diploma de jornalista não tem mais validade, o que considerou um duro golpe contra a categoria.
Apesar da posição do STF, que contrariou as expectativas dos jornalistas brasileiros e da maioria da sociedade, Wanderley afirmou que a luta vai continuar para que os direitos dos jornalistas, conquistados através de lutas históricas, possam ser respeitados.
A Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ com apoio de instituições como a OAB, ABI, AGU e outras, estarão lutando para o restabelecimento da validade do diploma, o que poderá ocorrer através de projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional e já existem parlamentares trabalhando nesse sentido.
Sobre o assunto, lei a íntegra da entrevista prestada por César Wanderley, em forma de ping pong.
Blog do Osny - Como fica o jornalismo brasileiro sem a obrigatoriedade do diploma. Quem vai assumir as redações?
César Wanderley – O jornalismo brasileiro, e consequentemente a sociedade brasileira, sofreram um duro golpe com essa decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Tanto o jornalismo quanto a sociedade ficam gravemente feridos. Desde a instituição da exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista, há 40 anos, o jornalismo brasileiro só melhorou. Ganhou em qualidade, ganhou em ética. E, com isso, a sociedade também ganhou, porque passou a ter informação de melhor qualidade
Conscientes de sua responsabilidade social, os jornalistas brasileiros e as jornalistas brasileiras lutaram e combateram e ajudaram a derrotar a ditadura militar que, essa sim, impôs um regime de exceção e censura para a sociedade brasileira. Aí vêm uns ministros que não sabem da importância do jornalismo e da profissão de jornalista – mostraram que nem sabe o que é essa profissão – e dizem que a obrigatoriedade do diploma para o exercício do jornalismo fere a liberdade de expressão. Ora, logo essa profissão, que sempre esteve na linha de frente em defesa da liberdade de imprensa e de expressão no país? Então, é esse o golpe que sofre o jornalismo brasileiro e a sociedade brasileira. Um golpe na história, na dignidade, na alma do povo brasileiro.
Vamos continuar vigilantes para não permitir que aventureiros, oportunistas e paraquedistas assumam as redações, mas foi essa possibilidade que os ministros do STF deixaram. Agora, quem diz que é jornalista é o dono do veículo de comunicação. Se hoje há empresários de comunicação que não têm a mínima desfaçatez de manter em suas redações pessoas que não têm formação em jornalismo, porque estão mais preocupados com o lucro que com a qualidade da informação que seus veículos levam à sociedade, imagine o que pode acontecer a partir de “iluminada” decisão dos juízes do Supremo. Mas vamos nos manter atentos, alertas, para evitar que a sociedade sofra as consequências dessa decisão, decisão de uma Corte sustentada pelo povo brasileiro, e que tem decidido contra este povo.
Blog do Osny - Qual será a posição do Sindicato de agora em diante?
César Wanderley – O Sindicato dos Jornalistas do Amazonas estará participando de protestos nas ruas, a exemplo de outros sindicatos de outras unidades da federação, contra a absurda decisão do Supremo, decisão que foi rechaçada, inclusive, pelo Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil, de onde saíram todos aqueles juízes do STF. Seguiremos fiscalizando o exercício da profissão, pois embora o diploma não seja mais exigido para o exercício da profissão, o registro continua sendo exigido.
O diploma era apenas um dos requisitos para a obtenção do registro. Os outros são: prova de nacionalidade brasileira; prova de que não está denunciado ou condenado pela prática de ilícito penal; Carteira de Trabalho e Previdência Social. Claro que terá de haver uma nova normatização, pelo Ministério do Trabalho e Emprego, para a emissão de registro de jornalista. Para isso, a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) terá na semana que inicia reunião com o ministro do Trabalho para sugerir novos procedimentos que impeçam que qualquer aventureiro, paraquedista obtenha o registro.
Blog do Osny - Quais eram e quais serão, a partir de agora, que ninguém mais precisa de diploma para ser “jornalista”, a posição do Sindicato?
César Wanderley – Pois é. Assim que o Ministério do Trabalho baixar portaria com a nova regulamentação para a emissão do registro de quem não tem diploma, o sindicato intensificará a fiscalização para não permitir a invasão na profissão dos aventureiros, oportunistas e paraquedistas. E, claro, o sindicato segue com sua missão de lutar pela garantia dos direitos dos jornalistas, por melhores salários, por melhores condições de trabalho, pelo cumprimento da jornada especial de cinco horas. Este é um ponto que precisamos bater firme e forte. Tem muito jornalista e muita jornalista trabalhando mais de dez horas por dia nas redações dos jornais de Manaus. Vamos continuar denunciando essa barbaridade à Secretaria Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), antiga Delegacia do Trabalho, e ao Ministério Público do Trabalho (MPT). Além disso, vamos levar as empresas aos tribunais para que paguem multas por desrespeito às leis trabalhistas e à Convenção Coletiva de Trabalho, firmada entre os sindicatos dos Jornalistas e o patronal.
Blog do Osny - E os cursos de jornalismo no País vão continuar?
César Wanderley – A procura pelo curso de jornalismo, especialmente nas faculdades particulares, onde o/a estudante tem de pagar, e caro, deve cair. A gente sabe que muitos jovens buscam a faculdade para ter acesso ao mercado, muitas vezes entram para as redações no meio do curso, acaba abandonando o curso e nunca mais se forma. Mas fica no mercado, que era tudo que ele queria. E isso acontece porque, embora tanto a SRTE quanto o MPT tenham muito boa vontade, não conseguem atender nossas denúncias quanto a essas irregularidades e nossos pedidos de fiscalização. E aí, como vinha dizendo, como não há mais a exigência do diploma, os jovens que pensam assim, que querem acima de tudo entrar no mercado, não vão mais procurar faculdade. E, claro, sem demanda pelo curso, as faculdades devem extinguir a oferta. Talvez, apenas a Federal mantenha.
Blog do Osny – Por que todo mundo que sabe ler e escrever quer ser jornalista?
César Wanderley – O jornalismo é uma profissão fascinante. Dá um certo status, embora não dê muito dinheiro. Ninguém fica rico fazendo jornalismo, pelo menos não aqui em Manaus. No máximo, alcança uma boa, confortável, situação financeira depois de muita estrada, muito suor – e muito estresse. Mas o status que dá, principalmente pra quem trabalha na TV, é sedutor. Possibilidades de viagens pelo interior, por outros estados da federação e até para o exterior que a profissão proporciona, o fato de estar em volta do poder, mesmo não participando dele, conhecer muita gente, ser conhecido por muitos... Tudo isso encanta, cativa e envaidece.
Blog do Osny - A questão da carga horária, as cinco horas de trabalho, como fica?
César Wanderley – A jornada especial de cinco horas para jornalista foi estabelecida em 1938 e ratificada na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O Decreto-Lei 972/69, cujo item V do Artigo 4º (exigência do diploma), os ministros do Supremo invalidaram, também manteve a jornada de cinco horas. Por enquanto, os deuses do STF não disseram que esse ponto do Decreto-Lei nem a CLT são inconstitucionais. Portanto, a jornada de cinco horas continua válida, inclusive para o serviço público, conforme o parágrafo segundo do Art. 3º, do Decreto 83.284/79, que regulamentou o DL 972/69.
Blog do Osny - A questão do diploma, infelizmente é irreversível. O que fazer?
César Wanderley – Além de continuar mobilizando a categoria para ficar vigilante quanto ao ingresso de aventureiros no mercado, vamos discutir, nacionalmente, as estratégias para uma nova regulamentação da profissão, que garanta o bom nível da informação que temos a missão de levar à sociedade. Costumo dizer que informação é base para decisões. Uma sociedade bem informada terá sempre melhores condições de tomar suas decisões, seja no campo político, eleitoral, econômico, seja no campo cultural, do lazer, do entretenimento. Enfim, e penso que esta é a grande responsabilidade do jornalistas – e por isso e para isso ele tem de ter formação de nível superior – levar para a sociedade informação que dê a ela as condições de viver mais intensamente a cidadania e ajudar a melhorar sempre o país.

MEGA-SENA ACUMULOU

O premio da Mega-Sena acumulou novamente, com isso, a Caixa Econômica Federal está estimando que o premie da próxima quarta-feira possa chegar à casa dos R$ 45 milhões, o que certamente provocará uma grande correria para as casas loterias em todo o Brasil.
Segundo a Caixa Econômica, 198 apostadores acertaram a quina e cada um receberá R$ 23.240,93.
Outros 7.731 jogadores acertaram a quadra e cada um receberá um prêmio de consolação no valor de R$ 463,81.

AGU poderá exigir o diploma


Advocagia Geral da União -AGU estuda exigir diploma em seleçõesMesmo com a decisão do STF de derrubar a necessidade de formação acadêmica para o trabalho em redações, advogado-geral da União pretende sugerir que a qualificação seja mantida em concursos
José Antonio Dias Toffoli antecipou que a intenção é conservar o diploma como um dos requisitos
A Advocacia-Geral da União (AGU) estuda baixar uma orientação para que todos os órgãos do Poder Executivo continuem exigindo o diploma de jornalismo em concursos públicos, mesmo após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que derrubou a necessidade de formação acadêmica para trabalhar em veículos de comunicação de todo o país (leia Entenda o caso). O advogado-geral da União, José Antonio Dias Toffoli, ainda vai analisar o acórdão do Supremo para, depois, elaborar um parecer sobre o tema. Mas já adiantou que a tendência é sugerir a exigência na administração pública. ?Tendo a orientar (o Executivo) que exija o diploma na área pública. Não vejo problema em se exigir uma qualificação em concursos públicos?, disse Toffoli ao Correio. No julgamento em que derrubou a necessidade do diploma, na última quarta-feira, o Supremo não analisou essa questão, mas terá que se debruçar sobre ela para solucionar um problema interno. O tribunal se prepara para lançar um concurso público para contratar 14 jornalistas. O edital original, que estava praticamente pronto, exigia a formação em faculdade de jornalismo. Agora, a comissão responsável pela elaboração de seleções do tribunal vai ter que decidir se o texto será modificado ou não. ?Não está excluída a possibilidade de que seja exigido diploma de jornalista ou de outra profissão (no concurso). Em caso de tradução, às vezes os concursos têm exigido formação em letras. O STF tem de examinar?, disse ontem o presidente do STF, Gilmar Mendes. O ministro também admitiu a possibilidade de a exigência de formação superior em outras áreas ser questionada na Corte ? embora não haja nenhuma ação específica sobre isso em pauta. Ele lembrou que, durante a sessão, Celso de Mello questionou a necessidade da existência de leis para regulamentar outras profissões. ?Tenho segurança de que a decisão vai produzir uma derrocada de outras leis. Tínhamos uma mentalidade corporativa. Se não houver necessidade de conhecimento científico, vai ser considerada inconstitucional (a exigência do diploma)?, afirmou. Insatisfação O fim da obrigatoriedade do diploma divide opiniões. Após o julgamento, representantes da categoria atacaram o posicionamento da Corte. Ontem, a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) publicou, em seu site, um texto com críticas ao STF. A Fenaj chamou a decisão de ?retrocesso institucional? . Para a entidade, a não exigência do curso acadêmico representa uma ameaça à liberdade de expressão. ?O voto do STF humilha a memória de gerações de jornalistas profissionais e, irresponsavelmente, revoga uma conquista social de mais de 40 anos?, citou a Fenaj, na nota. Já a Associação Nacional dos Jornais (ANJ) acredita que, na prática, nada vai mudar. ?A decisão consagra no direito o que já acontecia na prática. A ANJ apoia cursos de jornalismo, mas o que se discutia aqui (no julgamento) é o diploma como pré-requisito? , afirmou o diretor do comitê de relações governamentais da entidade, Paulo Tonet Camargo, após a decisão. Ontem, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, disse que houve um ?erro de avaliação? do Supremo. ?A decisão do STF, na minha compreensão, não observou corretamente qual é o papel do jornalista e a sua função na defesa da liberdade de expressão?, afirmou Britto, em Maceió.
Se não houver necessidade de conhecimento científico, a exigência de diploma, também em outras áreas, vai ser considerada inconstitucional
Gilmar Mendes, presidente do STF.( Correio Brasiliense)

domingo, 21 de junho de 2009

Está já é a segunda maior enchente da história




MANAUS – O Rio Negro que banha a cidade de Manaus continua impiedoso e nãopara de subirpara desespero de quem mora perto das chamadas zonas de riscos da cidade e nas cidades interioranas, situadas em tgerras de várzea, onde está a grande maioria.
Com a subida de mais dois centímetros de ontem para hoje (20), o Rio Negro chegou à marca de 29,62 metros e já superou a segunda cheia recorde da história, que era de 29,61 metros, registrada em 1976, segundo o Serviço Geológico do Brasil (CPRM).De acordo com o superintendente do CPRM no Amazonas, Marco Antônio Oliveira, não há como prever se até a próxima semana o Rio Negro chegará à marca histórica registrada em 1953, quando o rio chegou a 29,69 metros. Com a marca de hoje, faltam apenas sete centímetros para atingir a marca histórica.Se as previsões da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) para o Amazonas se confirmarem, o Rio Negro continuará a subir. O alerta emitido ontem (19) foi de chuva forte no norte e no noroeste do Estado, com possibilidade de ser acompanhada de descargas elétricas.A Sedec orienta a população para o risco de alagamentos e enchentes nas áreas ribeirinhas, deslizamento de encostas, morros e barreiras. Além disso, deve-se evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.
Alem disso, a grande enchente, vem provocando transtornos e muitos prejuízos para quem mora nas áreas de risco, em Manaus, próximo aos igarapés e no interior, onde a situação, pelas próprias dificuldades dos interioranos é mais crítica.
Na capital, algumas ruas no chamado centro histórico, próximas ao mercado municipal Adolpho Lisboa e Feira da Manaus Moderna, estão alagadas, causando grandes prejuízos aos comerciantes e feiras.
Em vários bairros da cidade, como São Raimundo., Educandos, Presidente Vargas, Quarenta e outros, a situação não é diferente, o que tem redobrado os trabalhos do Governo do Estado, prefeituras municipais e Defesa Civil.
No interior a situação é mais grave ainda considerando que a produção da agricultura familiar, quase toda feita em páreas de várzeas foi inteiramente perdida, o que está deixando os pequenos produtores sem saber o que fazer para sobreviver e mais, para arcar com o grande prejuízo.

Servidores da Susam ameaçam greve


Na próxima terça feira os servidores da Secretaria Estadual de Saúde (SUSAM) decidirão em Assembleia Geral se a categoria entra ou não em greve , objetivando com isso chamar a atenção do Governo quem sabe, viabilizar providências para atender as reivindicações da categoria, segundo anunciou o presidente do Sindicato, Alberto Jorge.
Com o movimento os Sindicato espera forçar o governador Eduardo Braga a não sancionar a Lei aprovada recentemente pela Assembleia Legislativa do Estado que não contempla propostas das categorias não médicas, servidores do sistema.
Fora os médicos que anunciaram greve e recuaram após a aprovação da Assembleia Legislativa, os mais de vinte e um mil servidores do sistema estadual de saúde exigem tratamento igualitário.

sábado, 20 de junho de 2009

WALLACE É DENUNCIADO POR CINCO CRIMES


MANAUS – O procurador-geral do Ministério Público do Estado (MPE), Otávio Gomes, denunciou formalmente, ontem (19), ao Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), o deputado estadual Wallace Souza (PP) por formação de quadrilha, associação para a prática de tráfico de drogas, corrupção de testemunha, porte ilegal de arma de fogo de uso permitido e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.Para Otávio Gomes, mesmo que Wallace não tenha sido alvo direto da investigação da Polícia Civil e da força-tarefa do Ministério Público, todas as informações repassadas nos asseguram que o deputado tem envolvimento com um grupo armado e coagiu testemunhas.- Todos os indícios, as provas e os depoimentos repassados pela Polícia Civil e pela força-tarefa nos levam a crer que o deputado integra uma quadrilha - disse o procurador-geral, durante entrevista coletiva na tarde de ontem (19).Ele ressaltou, ainda, que Wallace ainda não foi investigado. Segundo Otávio Gomes, o nome do deputado foi citado por testemunhas e indiciados durante as investigações que culminaram na prisão e no indiciamento, entre outras pessoas, do filho do parlamentar, Raphael Wallace Souza, por homicídio, tráfico de drogas e porte ilegal de armas.O desembargador Domingos Jorge Chalub será o relator do processo. Caberá a ele produzir um voto, após ouvir Wallace Souza, e levar o caso a julgamento no Pleno do TJA. Se a Corte de Justiça acatar a denúncia do MP, o parlamentar vira réu na Ação Criminal.De acordo com o procurador-geral, o MPE também vai pedir ao TJAM investigação contra Wallace Souza por outros crimes como homicídios, tráfico de drogas e corrupção de menores.Denúncias de “Moa”As investigações que resultaram na denúncia contra Wallace, contra o filho Raphael Souza, além de policiais militares e pessoas ligadas ao parlamentar, partiram de denúncias feitas pelo ex-policial militar Moacir Jorge Pessoa da Costa, o “Moa”, um dos indiciados no mesmo processo que envolve Raphael.Em depoimento, ele relatou a existência de um grupo de extermínio supostamente chefiado pelo deputado Wallace Souza (PP) e o filho dele em Manaus. Nas denúncias, Moa cita o deputado e seu filho como mandantes de assassinato, tráfico de drogas e de armas, além de outros crimes.Um dos relatos feitos por Moa na sede da Polícia Federal no Amazonas, onde ficou preso por vários meses, afirmou que o deputado e o filho dele estavam envolvidos em uma trama para assassinar a juíza da 1ª Vara de Justiça Federal no Amazonas, Jaiza Pinto Fraxe.
De acordo com o superintendente da PF, Sérgio Fontes, as investigações sobre a suposta trama para matar a juíza estão prestes a serem concluídas, faltando apenas colher um último depoimento de Moa, que está preso em Catanduva, no Paraná, mas virá a Manaus para depor, no dia 7 de julho.


MT QUER DEFINIR CRITÉRIOS PARA REGISTRAR JORNALISTAS



Brasilia -O presidente do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, Romário Schettino, defendeu nesta sexta-feira (19) que o Ministério do Trabalho baixe imediatamente uma circular para definir os critérios para a concessão de registros profissionais de jornalistas. A preocupação, disse, é que a ausência da obrigatoriedade do diploma para exercício da profissão, derrubada nesta semana pelo Supremo Tribunal Federal (STF), provoque emissão indiscriminada de registros.
“O STF derrubou a exigência do diploma, mas a necessidade do registro profissional não foi retirada. O Ministério do Trabalho precisa definir estes critérios imediatamente”, defendeu. Romário.
Por oito votos a um, o Plenário do Supremo Tribunal Federal derrubou a exigência de diploma para o exercício da profissão de jornalista. O julgamento se deu em Recurso Extraordinário interposto pelo Ministério Público Federal e pelo Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo contra decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, que afirmou a necessidade do diploma, contrariando uma decisão da primeira instância numa ação civil pública.
O sindicalista lamentou a decisão da Suprema Corte brasileira e disse que caberá ao Congresso Nacional e ao governo federal encontrar uma saída constitucional para regularizar a profissão. “Essa é uma discussão que deverá ser feita no âmbito do Congresso e do governo. Mas enquanto isso não ocorre, precisamos de um posicionamento do Ministério do Trabalho para a emissão de registros”, explicou.
Proposta – Romário informou que a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), já possui um projeto de lei pronto para regulamentar a profissão. O projeto já foi entregue ao ministro do Trabalho, Carlos Lupi, informou Romário. “A Fenaj deverá reunir-se com o ministro na próxima semana para discutir estas questões. Como o STF decidiu que exigir diploma de jornalismo é inconstitucional, em tese qualquer projeto de lei seria inconstitucional. Talvez a melhor alternativa seja a elaboração de uma proposta de emenda à Constituição (PEC), para resolver o problema”, sugeriu.
Ministro - O ministro das Comunicações, Hélio Costa, também defendeu na quinta-feira (18) que o Congresso Nacional elabore uma lei que contemple a exigência da formação acadêmica para o exercício da atividade jornalística. “Fiquei muito triste porque sou um defensor do diploma de jornalista. Acho que um deputado ou um senador poderia enviar um projeto de lei para ser apreciado pelo Congresso”, disse Hélio Costa.
O ministro ainda acrescentou que jornalista mexe com assuntos tão sensíveis que pode ser comparado com aquelas profissões em que é imperiosa a necessidade do diploma.
Ao comentar a decisão do STF, o advogado-geral da União, José Antonio Dias Toffoli, afirmou que será preciso muita criatividade por parte dos sindicatos e associações para reverter a situação. -“ A causa vale para todos por ter repercussão geral. Fica difícil buscar uma alternativa por conta da premissa de liberdade de expressão, que está prevista na Constituição. Mesmo uma lei feita hoje pelo Congresso Nacional não valeria”.


cancelar assinatura - página do grupo

Deputado apresentará proposta a favor dos jornalistas


Brasilia -O deputado Paulo Pimenta (PT-RS) na última sexta-feira (19) que apresentará uma proposta na Câmara para regulamentar a profissão de jornalista e assegurar a exigência de diploma e registro profissional para o exercício da profissão. Paulo Pimenta reuniu-se na quinta-feira (18) com o presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Sérgio Murillo de Andrade, para discutir o tema. Nos próximos dias, vai conversar também com juristas e representantes de faculdades e instituições de jornalismo para definir se haverá necessidade de mudanças na Constituição ou se a regulamentação poderá ser feita por meio de um projeto de lei. Depois destas conversas, vamos definir qual a iniciativa do Legislativo mais adequada para regulamentar a profissão. A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que acaba com a exigência de diploma para o exercício do jornalismo, foi, na verdade, uma interpretação da Constituição. Por isso, é preciso avaliar, com o auxílio de juristas, se há necessidade de mudanças na Carta, afirmou. Na quarta-feira passada (17), o STF aprovou, por 8 votos a 1, relatório do ministro Gilmar Mendes contrário à exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista. A decisão foi recebida com bastante antipatia por jornalistas, estudantes, instituições e sindicatos de jornalistas. A partir da decisão, o próprio Mendes admitiu que outras profissões poderão ter questionada a necessidade de diplomas. Na internet, já há movimentos contra a exigência de diploma para advogado, por exemplo.
Precarização Paulo Pimenta lamentou que o STF tenha decidido pela desregulamentação da profissão e disse que a Suprema Corte vai na contra-mão dos interesses da sociedade brasileira. “A decisão deixa a sociedade refém dos interesses do poder econômico, dos grandes grupos de comunicação, que podem, a partir de agora, contratar qualquer cidadão para trabalhar como ´jornalista´. A decisão desqualifica a profissão, achata salários e precariza as relações de trabalho”, explicou o petista, que é jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Maria.
A medida, completou Pimenta, também acarretará grandes prejuízos para o meio acadêmico. “Isso significa um golpe nas faculdades de jornalismo. Toda a produção teórica nacional sobre a comunicação é resultado dos estudos científicos feitos nas faculdades, com mestrados e doutorados em jornalismo. Qual objetivo de fazer uma faculdade, se qualquer pessoa pode exercer a profissão?”.
Preconceito O deputado Fernando Ferro (PT-PE) foi à tribuna denunciar o descaso com que o STF tratou o assunto e fez duras críticas ao ministro Gilmar Mendes, que comparou o jornalista com cozinheiros, como se ambas as profissões não necessitassem de nenhum conhecimento específico. “Lamento a fala do ministro, que comparou os jornalistas, de maneira preconceituosa, aos cozinheiros, como se cozinheiro fosse uma profissão menor. O ilustre ministro deve saber que para ser um chefe de cozinha conceituado é necessário cursar mestrado e pós-graduação. Além da visão preconceituosa e do estilo coronelesco de tratar os trabalhadores e as profissões, ele abusa do seu cargo para emitir um juízo lastimável”, disse.
Ferro destacou o papel da comunicação para a humanidade e disse que o jornalismo é imprescindível para o exercício da democracia. “Este País precisa respeitar os jornalistas e a profissão do jornalismo. As faculdades, os diplomas de jornalismo foram criados exatamente para que este profissional tenha preparação intelectual para exercer a carreira. É estranho como os donos dos meios de comunicação saudaram essa iniciativa em contraste com os jornalistas, que estão sentindo-se agredidos e humilhados na sua profissão por causa da decisão do STF ”, disse o parlamentar.

Mordomo de Roseana Sarney é pago pelo Senado


Brasilia - O Congresso abriga mais um exemplo do mau uso de dinheiro público para bancar despesas privadas da família do presidente do Senado, José Sarney (PMDB).
O mordomo da casa de sua filha, Roseana Sarney, ex-senadora e atual governadora licenciada do Maranhão, é um servidor pago pelo Senado.
Amaury de Jesus Machado, de 51 anos, conhecido como "Secreta", é funcionário efetivo da instituição. Ganha, com gratificações, em torno de R$ 12 mil. Deveria trabalhar no Congresso, mas desde 2003 dá expediente a sete quilômetros dali, na residência que Roseana mantém no Lago Sul de Brasília.
"Secreta" é uma espécie de faz-tudo, quase um agregado da família. Cuida dos serviços de copa e cozinha, distribui ordens aos funcionários e organiza as recepções que Roseana promove quando está na cidade.
O Ministério Público Federal anunciou que vai investigar criteriosamente a denúncia que envolve o Senado e a governadora licenciada do Maranhão, Roseana Sarney.(Agencia Estado)

sexta-feira, 19 de junho de 2009

LULA: NINGUEM PODE CHAMAR DE BANDIDO QUEM DESMATOU NO PASSADO


CUIABÁ - Em discurso durante cerimônia de lançamento de um programa de regularização fundiária em Alta Floresta, no norte de Mato Grosso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a adoção de incentivos para a preservação ambiental e afirmou que os colonizadores da região amazônica não podem ser chamados de bandidos porque desmataram no passado.- Fico com orgulho quando vejo um cidadão que tinha 50 hectares de terra no Rio Grande do Sul, hoje ele tem 2 mil hectares, tem casa, tem carro. Está bem de vida porque produziu, trabalhou, comeu o pão que o diabo amassou. Vejo isso como vejo que tem gente que acha que o Kaká ganha muito. O Kaká não ganha muito. Esses jogadores eram meninos pobres e ganharam dinheiro. Fico orgulhoso de ver as pessoas vencerem na vida porque só vence na vida quem trabalha, quem persevera, queria dizer esse reconhecimento. Ninguém pode ficar dizendo que ninguém é bandido porque desmatou. Nós tivemos um processo de evolução e nós agora precisamos remar ao contrário. Temos que dizer para as pessoas que, se houve um momento em que a gente podia desmatar, agora, desmatar joga contra a gente-, disse. Terra LegalEm um período de três anos, o programa Terra Legal pretende regularizar 296 mil imóveis ocupados por posseiros nos nove estados da Amazônia. A meta para este ano é regularizar 90 mil posses em 93 municípios. A regularização começará pelas cidades que participam do mutirão Arco Verde, que realizará cadastro de posseiros que desejam obter títulos nos 43 municípios que mais desmataram a floresta amazônica. O presidente estava acompanhado do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e do governador de Mato Grosso, Blairo Maggi (PR). A cerimônia aconteceu simultaneamente nas cidades de Porto Velho, em Rondônia, onde estava presente a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, acompanhada do governador Ivo Cassol (sem partido), e em Marabá, no Pará, onde estavam a governadora Ana Júlia Carepa (PT) e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel.

SILAS CÂMARA É RÉU NO STF POR FALSIDADE IDEOLÓGICA


MANAUS - O Supremo Tribunal Federal recebeu hoje, 18 de junho, por unanimidade, a denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal contra o deputado federal Silas Câmara (PSC-AM) pelos crimes de falsificação de documento público e uso de documento falso. Ele teria falsificado sua carteira de identidade e CPF. Consta do inquérito policial que a numeração da 2ª via da carteira de identidade do deputado é incompatível com o ano que teria sido expedida, 1979, já que o número que consta do documento só foi emitido em 1983. Além disso, em 1979 o modelo e as características da cédula falsificada ainda não haviam sido adotadas, o que só viria a ocorrer em 1983. Também não seria possível que a carteira fizesse referência, no suposto ano de sua emissão, ao número do CPF que, segundo a Receita Federal, só foi expedido em 1997. Outro fato apurado foi que a certidão de nascimento, apresentada como documento de origem para a expedição da carteira de identidade, não existe nos registros do cartório civil que a teria emitido.A defesa de Silas Câmara alegou que o deputado não teve intenção de causar danos a terceiros e que apenas alterou seu nome nos documentos para homenagear sua mãe, pois ao registrá-lo seu pai não lhe deu o sobrenome materno, Duarte, como deu aos seus irmãos. Antonio Fernando afirmou que os elementos probatórios revelaram a falsidade dos documentos e que o denunciado “tendo ciência dessa falsidade, utilizou-os em mais de uma oportunidade, oportunidades essas reveladas por prova documental, vale dizer, instrumentos lavrados em cartórios de nota de Manaus em duas oportunidades”. Segundo o procurador-geral, “essa falsidade quanto ao nome é juridicamente relevante e pode causar danos a terceiros também” e “a defesa do acusado não tem o condão de desfazer a ilicitude dos delitos na medida em que o propósito de homenagear sua mãe não pode ser recebido como relevante para desfazer a ilicitude penal”.O deputado teria usado essa identidade falsa para lavrar instrumentos públicos de procuração e substabelecimento de procuração relativos à empresa Shequinah Ltda perante o Cartório de 1º Ofício de Notas de Manaus e ainda para efeito de qualificação pessoal nas alterações do contrato social da empresa Construtiva Materiais para Construção Ltda. O uso continuado de documento público sabidamente falso é crime tipificado no art. 304, na forma do art. 71, ambos do Código Penal.Também apurou-se que seu CPF, expedido em setembro de 1997, é falso, pois quando requereu sua inscrição na Secretaria da Receita Federal ele fez declaração falsa quanto ao seu nome, informando chamar-se Silas Duarte Câmara, que não é seu verdadeiro nome. O crime de inserir em documento público declaração falsa quanto ao nome está tipificado no art. 299, caput, do Código Penal.O deputado também está sendo investigado em outro inquérito, autuado a pedido do procurador-geral para a colheita de provas, pelo crime de falsidade do registro de nascimento de Milena Ramos Câmara. Ele a teria registrado como sua filha, quando, na realidade, o pai é o primeiro marido de sua mulher.Ele vai responder pelos crimes de falsificação de documento público e uso de documento falso.fonte Minstério Publico Federal)


-->

Medidas anunciadas por Sarney vistas com cautela

Brasilia - Crise no Senado: parlamentares avaliam com cautela medidas anunciadas por Sarney
Brasília - As novas medidas administrativas anunciadas hoje (19) pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), foram avaliadas com cautela por alguns senadores ouvidos pela Agência Brasil. Cristovam Buarque (PDT-DF), integrante da comissão que apresentou a Sarney propostas para dar transparência às investigações, disse que só se pronunciará na terça-feira (23), após a reunião da Mesa Diretora que analisará as reivindicações dos parlamentares.
No entanto, Cristovam elogiou a iniciativa de Sarney em requerer ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas da União (TCU) a participação na comissão de sindicância criada hoje. Ela investigará a informação de que o ex-diretor-geral Agaciel Maia e o ex-diretor de Recursos Humanos João Carlos Zoghbi determinavam quais atos seriam publicados nos boletins administrativos e quais deveriam ser mantidos em segredo.O pedetista também considerou positiva a decisão do presidente de antecipar a entrada em vigor do Portal da Transparência do Senado. Inicialmente, a previsão era que o portal fosse criado na internet em julho.O senador Renato Casagrande (PSB-ES) defende que se dê “um crédito de confiança” a Sarney. “Ele sabe que daqui para frente todas as medidas anunciadas serão fiscalizadas.” Casagrande disse que um técnico da Comissão de Meio Ambiente, Fiscalização e Controle acompanhará o trabalho da sindicância.Já o vice-líder do PSDB, Álvaro Dias (PR), considera que a convocação do Ministério Público e do Tribunal de Contas da União é uma atitude que deveria ter sido tomada logo que as primeiras denúncias de irregularidades foram publicadas na imprensa. “As respostas deveriam ter sido mais rápidas e veementes.”Álvaro Dias pensa diferente de Sarney sobre a eventualidade de os trabalhos de investigação comprovaram a participação de algum senador. Para o presidente, nesta hipótese, o caso deve ser remetido para investigação do Supremo Tribunal Federal (STF) e não caberia processo no Conselho de Ética por quebra de decoro. “Há essa possibilidade e a iniciativa é viável, bastando que um partido encaminhe a representação à Mesa Diretora”, disse o senador tucano.O líder do DEM, José Agripino Maia (RN), destacou que a decisão de colocar o TCU e o Ministério Público nas investigações “dará clareza” à sindicância. Ele qualificou de “meritória” a iniciativa de Sarney de antecipar a divulgação dos atos do Senado na internet, por meio do Portal da Transparência, assim como determinar uma auditoria na folha de pagamentos dos servidores. (Agência Brasil)- Foto Roussevelt Pinheiro)

Prazo de incentivos para duas rodas poderá ser maior


MANAUS - A 11 dias do fim da isenção dos impostos sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) referente à energia elétrica e sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para o setor de duas rodas, o deputado estadual Marcos Rotta (PMDB) solicitou hoje (17) ao governo do Estado a prorrogação destes incentivos por mais 90 dias.- A meta, apoiada por todos os pares da Aleam, é garantir a manutenção de empregos no polo de duas rodas, conforme acordo firmado entre o governo do Estado e as fabricantes de motocicletas no final do ano passado, afirmou Rotta, ao acrescentar que a indicação deverá ser analisada por técnicos das secretarias de Fazenda e de Planejamento (Sefaz e Seplan).FôlegoNa avaliação de Rotta, a extensão desses incentivos até setembro poderá garantir um ‘fôlego’ a mais ao setor de duas rodas.- Com o fim da isenção, em setembro, o segmento não deverá sentir tanto impacto, até porque este é o período em que as fabricantes iniciam o pico de produção para atender a demanda do final de ano, destacou.CrescimentoSegundo a Associação Brasileira de Ciclomotores, Motos e Similares (Abraciclo), a concessão de incentivos fiscais estaduais foi importante para a retomada de produção e venda de motocicletas. Somente em maio, conforme os dados da entidade, houve um crescimento de 11% na produção de motos no Polo Industrial de Manaus (PIM). De acordo com informações da Sefaz, a indicação de Rotta é vista com bons olhos pelo governo e deverá ser analisada pela equipe técnica da secretaria.- Poderá haver alguma extensão dos incentivos, apenas não sabemos de quais e como será feita, assinalou. (Portalamazonia)