Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de abril de 2010

Mantega rebate críticas do diretor de "Avatar"

Brasilia - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, rebateu ontem (26), em Nova York, as críticas do cineasta americano James Cameron, diretor do filme "Avatar", sobre a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte.
Na semana passada, Cameron se encontrou com índios no Pará e prometeu levar uma carta deles, protestando contra a futura usina, ao presidente Barack Obama. Depois, deu entrevistas na rede CNN criticando o projeto de Belo Monte.
"O James Cameron é excelente cineasta, mas ele não é muito bom economista. É a mesma coisa que eu começar a dar palpite no cinema e sugerir que o 'Avatar' deveria ser feito com outra coloração. Acho que cada um deveria ficar na sua área de especialidade e não se meter onde não entende do assunto".
Presa quadrilha que clonava cartões em Manaus


Manaus - Policiais Civis do Núcleo de Operações e Investigações Criminais (NOIC) desarticularam ontem (26) uma quadrilha que clonava cartões de crédito em Manaus. Três pessoas foram presas em flagrante, após denuncia anônima. Um ex-policia militar do Rio de Janeiro é acusado de fazer parte do esquema.
De acordo com as investigações, os criminosos falsificavam carteiras de identidade e usavam os documentos para abrir contas bancárias e fazer empréstimos na cidade.
De acordo com informações divulgadas pelo jornal A Crítica, na ação, a Polícia apreendeu diversos cartões de crédito, cerca de 50 unidades de cartões eletrônicos de lojas, além de carteiras de identidade e CPFs falsificados e Documentos Únicos de Transferências (DUT).
A quadrilha é encabeçada por Luiz Augusto Almeida da Silva, 43 anos, pelo ex-policial militar do Rio de Janeiro, Agnaldo das Graças da Mata, 39, Vanderlei César dos Reis, 62. e ainda sob investigação da Polícia está Daniel Oliveira de Oliveira, de 27 anos. O NOIC investiga Anderson Matos Pinheiro, que está com a máquina de falsificar cartões de crédito.
As prisões aconteceram nos bairros Cidade Nova 2 e Alfredo Nascimento e no conjunto Galileia, todos na Zona Norte de Manaus.







Espigão do Arara

ASSENTADOS DO INCRA QUEREM
CRIAR PEIXE E CAMARÃO

Careiro, AM - Criado em 2004 pela superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, o Projeto de Assentamento Espigão do Arara, no município do Careiro, na Região Metropolitana de Manaus, quer se transformar num grande produtor da agricultura familiar, com destaque para a piscicultura.

Os assentados que estão com a idéia fixa de trabalhar com a criação de peixe, em trabalhar com peixe, vão trabalhar de acordo com as leis ambientais .”o projeto de Assentamento Espigão do Arara, no município do Careiro, através os seus assentados, sonha em se transformar em pouco tempo em um exemplo de como se pratica ereforma agrária sustentável. O assentamento conta apenas com duas comunidades: Amocarama e Cruzeiro do Sul”.

Domingos Pinto, presidente da Associação dos assentados do ramal do Amocarama, foi direto quando afirmou: “Esse sonho, se Deus quiser, nós vamos realizar, mas será tudo de acordo com as leis ambientais. Queremos que o nosso assentamento seja um exemplo de como se faz reforma agrária sustentável, produzindo e respeitando o meio-ambiente e para isso, vamos procurar os órgãos ambientais, para que tudo seja feito dentro da legalidade”.

Com 129 famílias assentadas, o projeto servido por duas vicinais num total de 25 km, está se organizando para fomentar a produção em todos os sentidos. Para isso, através das associações das duas comunidades, os produtores estão procurando abrir portas através da Secretaria de Produção do Estado, via Instituto de Desenvolvimento do Amazonas (IDAM) para a aprovação de vários projetos, que precisarão também do licenciamento ambiental junto ao Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM).

Domingos Pinto fala com muita esperança do futuro no assentamento. “Nós estamos unidos e trabalhando com o firme propósito junto às autoridades competentes do município, do Estado e o apoio do INCRA para transformar o Espigão do Arara no verdadeiro centro produtor da agricultura familiar. O assentamento tem potencial e estamos perto de três grandes cidades, a sede do nosso município, o Careiro, Manacapuru e Manaus, que é o grande centro consumidor”.

Apesar de pequeno, o projeto tem uma boa produção de cupuaçu, banana, farinha de mandioca, macaxeira, pupunha, cana-de-açúcar, batata, cara, além de galinha caipira, e patos e pequenas criações confinadas de caprinos.

PEIXE E CAMARÃO

O fogo de quase 30 famílias de assentados é a criação de peixe, aproveitando a potencialidade natural que o projeto oferece.

São muitos os “olhos” de água que brotam da terra, além dos igarapés, o que vem despertando nos assentados a vontade de trabalhar na criação de peixe. “Criar peixe aqui no assentamento tem tudo para ser um grande negócio” afirma Domingos Miranda, que recebe de imediato a concordância de vários companheiros, que junto com ele sonham com a viabilização desse projeto.

Sem discordar dos companheiros, Tibiriçá Mendonça de Souza, não está envolvido no projeto dos que desejam criar peixe. O seu negócio é outro e garante: “muito mais sofisticado”. Ele disse que está trabalhando para viabilizar um projeto para criar camarão. “Já estive sondando, colhi informações e estou certo de que criar camarão aqui será um grande negócio da china e vou chegar lá, se Deus quiser”, afirma com fé.

Os assentados estão tomando providências para serem beneficiados com o crédito do PRONAF A, - um financiamento criado pelo Governo Federal específico para a reforma agrária - a fim de que possam ter recursos para tocar os projetos pensados.

A respeito disso, o chefe da Unidade Avançada do INCRA no Careiro, Elias Humbelino de Lima, garante que a instituição está trabalhando na liberação das Declarações de Aptidões (DAP), documento exigido pelo Banco para a negociação do crédito.”Estamos com várias DAPs, prontas, a espera dos interessados” disse Humbelino, garantindo que o INCRA continua trabalhando no sentido de tornar apto todos os interessados, o que poderá ocorrer logo após sair à regularização ambiental do projeto que está sendo trabalhada junto aos órgãos ambientais.

Disse ainda o chefe da UA do Careiro, que as famílias assentadas já foram beneficiadas com o Crédito Inicial (alimento e fomento) e o habitação, este último faltando ainda à liberação para 32 famílias, o que deverá ocorrer em curto prazo.

O PA Espigão do Arara, conta com uma escola e uma casinha de saúde para exames da malária, três poços artesianos e já foi contemplado com o programa do Governo Federal Luz Para Todos.Nas fotos de Johanan de Paula, uma pequena criação de carneiros e galpão-estufa com plantio de pepinos. (Fonte:Asscom, INCRA-AM)


Cerca de 370 mil pessoas são atingidas
 pelas fortes  chuvas  no Sul

Parana e R.G.do Sul) Cerca de 370 mil pessoas foram prejudicadas pelas chuvas que atingem os estados da Região Sul do país. Pelo menos 90 cidades registraram prejuízos no Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
Santa Catarina
Em Santa Catarina, subiu para 14 o número de municípios em emergência. De acordo com o balanço divulgado pela Defesa Civil nesta segunda-feira (26), estão em emergência os municípios: Anchieta, Bela Vista do Toldo, Caçador, Concórdia, Dona Emma, Lebon Régis, Matos Costa, Nova Itaberaba, Penha, Presidente Castelo Branco, Rio das Antas, Rio do Campo, Timbó Grande e Xavantina.
No total, 45 cidades tiveram prejuízos com os temporais. O estado tem 527 desabrigados e 4.374 desalojados. Colchões, cobertores, kits de limpeza, roupas, água e cestas básicas foram enviados para vítimas das enchentes.
Donativos foram encaminhados para vítimas da chuva
em Santa Catarina (Foto: Divulgação/Defesa Civil-SC)Dez pessoas ficaram feridas com as tempestades, que afetaram 121.183 pessoas em todo o estado, segundo a Defesa Civil.
Paraná
No Paraná, 41 cidades registraram prejuízos por causa das chuvas e ventos fortes que atingiram o estado. Segundo balanço da Defesa Civil divulgado nesta segunda-feira, 240 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas, entre elas, 10 mil estão desabrigados ou desalojados.
De acordo com a Defesa Civil, as cidades de Curitiba, Francisco Beltrão, Colombo, Pinhais, Piraquara e Irati registram desabrigados ou desalojados. A situação é mais crítica em Francisco Beltão, com 500 desabrigados, e Curitiba, com 35 desabrigados.
Chuva deixa dez cidades em situação de emergência em Santa Catarina Famílias são removidas de áreas alagadas no RS Chuva alaga ruas e causa deslizamentos em SC Mais de 4,9 mil saem de casa por causa das chuvas no PR e em SC A rodovia PR-438, no quilômetro 24, tem tráfego em meia pista por causa da queda de barreiras. Em Irati, a PR-153 no quilômetro 319 está completamente interditado, pois o asfalto cedeu.
Rio Grande do Sul
No Rio Grande do Sul, a chuva afetou cerca de 12 mil pessoas. No estado, 450 casas foram danificadas. Por causa das chuvas que atingem o estado, o Rio Uruguai está 9 metros acima do nível normal. A Defesa Civil monitora as áreas do Rio Uruguai e orienta população a deixar regiões de risco.
Seis famílias tiveram de ser removidas de suas residências em São Borja. Os municípios de Vicente Dutra, Marcelino Ramos, Maximiliano de Almeida são os mais afetados.
Medo da inflação
Copom começa a definir
 hoje a nova taxa básica de juros


Brasilia - O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) inicia nesta terça-feira (27) a reunião de dois dias que vai definir a nova taxa básica de juros da economia, a Selic, hoje em 8,75% ao ano.
O consenso do mercado é que o BC dará início a um ciclo de aperto monetário, com elevação gradual da taxa. No boletim Focus desta semana, divulgado na segunda-feira pelo BC, os analistas apostavam em alta para 9,25% ao ano esta semana, chegando ao final do ano em 11,75%.
A aposta na elevação dos juros foi reforçada por declarações do presidente do BC, Henrique Meirelles, que disse que agirá fortemente para conter a inflação e garantir que a economia não sofra um superaquecimento.
Ele minimizou as preocupações expressadas por alguns analistas de que o banco deveria ter elevado a taxa de juro em março. Este aumento é esperado para esta semana.
"O Banco Central vai adotar medidas fortes para garantir que a inflação atinja a meta no horizonte relevante", afirmou ele.
A taxa Selic está inalterada em 8,75% ao ano desde julho do ano passado, quando sofreu seu último corte. O BC elevou a Selic pela última vez em setembro de 2008, quando a mesma passou de 13% para 13,75%.
Com as perspectivas para a inflação passando do centro da meta, no entanto, o mercado espera uma elevação no custo do dinheiro para conter a escalada de preços. O BC trabalha com uma meta de inflação de 4,5% ao ano, com intervalo de tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. Deste modo, pode ficar entre 2,5% e 6,5% sem que a meta seja formalmente descumprida.
Os analistas, no entanto, já prevêem que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), acumule alta de 5,41% este ano, superando o centro da meta. No relatório de inflação divulgado no final de março, o BC já admitiu que a inflação pode encerrar o ano em 5,2%, portanto acima do centro da meta.
“A taxa de juros é um instrumento clássico, eficaz e rápido para o controle de pressões inflacionárias como as que estamos observando. Aliás, essa medida, a rigor, já deveria ter sido tomada anteriormente, quando a pressão inflacionária já demonstrava consistência. Acredito que na próxima reunião o Copom, seja estipulada uma alta de 0,5% da Selic”, diz, em nota, o professor da FGV-EAESP Evaldo Alves.
Na ata da última reunião do Copom, em março, a autoridade monetária já apontava que a Selic deveria ser elevada este mês. O documento apontou que houve consenso entre os membros da diretoria do BC sobre a necessidade de ajustar (para cima) a taxa básica de juros da economia. Com isso, o Copom praticamente confirmou aquilo que o mercado financeiro inteiro já apostava: no início do processo de subida dos juros a partir de abril.(B.Central)



FACHADA DO PRÉDIO QUE PEGOU FOGO
NO CENTRO VAI SER RECUPERADA

Manaus - O Governador Omar Aziz recebeu, na manhã de hoje (26) do Secretário Estadual de Cultura, Robério Braga, laudo técnico sobre os danos provocados pelo incêndio que atingiu, na semana passada, o prédio histórico onde funcionou o “Grande Hotel Manaus”, localizado na Avenida Sete de Setembro, na capital e que comportava atualmente várias lojas no centro comercial.
Segundo o laudo, “considera-se desnecessária a demolição das fachadas, uma vez que, com o devido cuidado, paciência e utilizando-se os recursos modernos que a Engenharia oferece, é totalmente possível a recuperação”.
Omar Aziz, acatou as conclusões técnicas a que chegaram os especialistas e autorizou o início imediato das obras de salvamento das fachadas.
As obras devem ser concluídas em até 15 dias.
O laudo é assinado pelo engenheiro civil e mestre em Engenharia de Estruturas pela Universidade de São Paulo (USP),Francisco Anástácio Cantisani de Carvalho, contratado pela Secretaria de Cultura para proceder à avaliação das conseqüências do sinistro.(Agecom)







Incra prorroga inscrições para o concurso


Brasilia - O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) prorrogou as inscrições para 550 vagas em cargos de nível médio técnico e superior. Os salários vão de R$ 2.254,64 a R$ 4.598,80.
Veja aqui o edital
São 250 vagas de analista em reforma e desenvolvimento agrário, 150 vagas de analista administrativo, 80 vagas de engenheiro agrônomo, todos de nível superior, e 70 vagas de técnico em reforma e desenvolvimento agrário, de nível médio técnico.
Para o cargo de analista administrativo há exigência de nível superior em qualquer área de formação e nas habilitações de análise de sistemas e contabilidade. O salário é de R$ 3.713,74.
Para o cargo de analista em reforma e desenvolvimento agrário as habilitações são de antropologia, engenharia civil, engenharia de agrimensura ou cartográfica e engenharia florestal. O salário é de R$ 3.713,74.
Para técnico em reforma e desenvolvimento agrário, cujo salário é de R$ 2.254,64, é exigido ensino médio concluído com formação técnica em construção civil, edificações, estradas, estradas e pontes, meio ambiente, agrimensura, geodésia e cartografia, topografia, geomensura, agrícola, agroindústria, agricultura, agropecuária, cooperativismo, florestal ou rural e registro no Conselho Regional da categoria.
Para o cargo de engenheiro agrônomo, cujo salário é de R$ 4.598,80, é exigido curso de graduação de nível superior em engenharia agronômica.
As inscrições devem ser feitas pelo site www.institutocetro.com.br até as 23h59 de 10 de maio. As taxas vão de R$ 30 a R$ 60.
As provas serão realizadas na data provável de 13 de junho nas cidades de Aracaju/SE, Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Boa Vista/RR, Brasília/DF, Campo Grande/MS, Cuiabá/MT, Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Fortaleza/CE, Goiânia/GO, João Pessoa/PB, Macapá/AP, Maceió/AL, Manaus/AM, Marabá/PA, Natal/RN, Palmas/TO, Petrolina/PE, Porto Alegre/RS, Porto Velho/RO, Recife/PE, Rio Branco/AC, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, Santarém/PA, São Luís/MA, São Paulo/SP , Teresina/PI e Vitória /ES.(G-1)





segunda-feira, 26 de abril de 2010

Metralhadora giratória

 Ciro critica PMDB, PT e diz que
Serra é um 'perigo' para o país


S.Paulo - O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) fez críticas ao PMDB, ao PT e também ao pré-candidato do PSDB, José Serra, durante entrevista veiculada na madrugada desta segunda-feira (26) no programa "É Notícia", da Rede TV. Na última quinta-feira (22), reunião de líderes do PSB indicou que o futuro da pré-candidatura de Ciro Gomes será decidido na terça-feira (27). A tendência é que o partido decida apoiar a pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, ao invés da candidatura própria com Ciro.
Ciro reforçou na entrevista que até a reunião de terça permanece pré-candidato. “Não há força humana que me faça desistir. Vou espernear até terça-feira, mas aceitarei. Eu respeito (a decisão do partido), não sou dono da verdade.” Confirmada a opção do PSB, disse que vai se afastar para "escrever, trabalhar e ganhar algum dinheiro".
"Há três, quatro meses atrás eu era o herói do PT. Três quatro meses depois, como eu não sou mais conveniente, sendo a mesma pessoa, pensando rigorosamente a mesma coisa, eu hoje sou agredido, de forma rasteira, pouco elegante, pouco educada. Bobagem, tudo bem, eu estou acostumado com isso", disse Ciro.
Ao ser questionado sobre seu desempenho nas pesquisas, explicou que, para ele, os percentuais apresentados nas sondagens não podem definir se uma candidatura é viável. “O que afirma o partido é sua personalidade no debate internacional.”
Ciro afirmou que o passar do tempo permite um avanço entre o pensamento do eleitor e a informação que ele obtém sobre os concorrentes, dando a entender que isso permitiria mudanças nas intenções de voto. Ele também disse que é preciso considerar a possibilidade de fraude e manipulação nas pesquisas. O deputado fez um alerta os eleitores: “não deixe a manipulação de gabinete, do dinheiro, de instituto de pesquisa tirar sua consciência”.
PMDB
Ao lembrar sua origem política no PDS, Ciro fez a primeira crítica ao PMDB. “ Tenho mais vergonha da convivência com o PMDB do que com o PDS”. E continuou: "O PMDB tem tantas virtudes e defeitos quanto outro partido. O problema é a hegemonia. Hoje quem manda no PMDB não tem o menor escrúpulo. Nem ético, nem republicano, nem compromisso público, nada. É um ajuntamento de assaltantes".
Hoje quem manda no PMDB não tem o menor escrúpulo. Nem ético, nem republicano, nem compromisso público, nada. É um ajuntamento de assaltantes"Ciro Gomes sobre o PMDBO G1 procurou a assessoria do PMDB e aguarda retorno para eventual posicionamento sobre os comentários de Ciro.
Ciro definiu que a aliança entre PT e PMDB é apenas para viabilizar a campanha, para “traficar minutos de televisão, para asfixiar o debate e não para governar”.
Perguntado se achava que o presidente do PMDB será indicado vice na chapa do PT, respondeu: "O Michel Temer é hoje o chefe dessa turma. Dessa turma de poucos escrúpulos", disse.
Pré-candidatos
Questionado sobre sua opinião sobre o pré-candidato do PSDB, José Serra, ele voltou a classificá-lo de preparado mas autoritário, como fez em entrevista ao SBT na semana passada.
É um brasileiro bastante preparado, mas é uma personalidade autoritária, tenebrosa, que com o poder na mão me parece um grande perigo para o país"Ciro Gomes sobre Serra"É um brasileiro bastante preparado, mas é uma personalidade autoritária, tenebrosa, que com o poder na mão me parece um grande perigo para o país." Sobre Dilma e Marina Silva, pré-candidata do Partido Verde, se limitou a dizer que se tratam de "grandes brasileiras".
O G1 também procurou a assessoria do pré-candidato do PSDB, que informou que vai retornar caso Serra decida comentar a afirmação do deputado do PSB.
Ele evitou fazer críticas à Dilma. “Se há uma pessoa de valor no PT é a Dilma”, disse, reforçando que Lula acertou na escolha. “Por desgraça ela nunca disputou uma eleição.” Na entrevista ao SBT, Ciro havia dito que Serra era mais preparado do que Dilma por já ter sido candidato antes.(G-1)



Malária ameaça pelo menos 3,3 bilhões
de pessoas no mundo, diz ONU

Brasília – O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, advertiu que a malária é responsável pela morte de quase 500 mil pessoas por ano no mundo. Segundo ele, pelo menos 3,3 bilhões – a metade da população mundial – vive em situação de risco por causa da doença.
De acordo com a ONU, a cada ano cerca de 250 milhões novos de casos de malária são registrados em todo o mundo. Em geral, os mais vulneráveis à doença vivem em países pobres ou em desenvolvimento.
“O desafio agora é garantir que todos os que são expostos à malária recebam o diagnóstico de qualidade garantida e tratamento. Os avanços dos últimos anos mostram que a malária pode ser vencida”, afirmou Ban Ki-moon.
Segundo ele, desde 2003, os compromissos internacionais de controle da malária cresceram mais de cinco vezes, “elevando os investimentos no combate e controle da doença em um total de US $ 1,7 bilhão apenas em 2009”.
O secretário-geral acrescentou, no entanto, que os resultados obtidos até o momento ainda estão “muito aquém do que é exigido”.
“A malária é um adversário tenaz. Para manter os ganhos atuais temos de estar vigilantes. É necessário ficar em alerta porque há a resistência aos medicamentos antimalária, o que é uma ameaça considerável”, disse ontem (25) o secretário-geral das Nações Unidas, no Dia Mundial de Combate à Malária.
A Organização Mundial da Saúde, ligada às Nações Unidas, informou que foi constatado que há uma forma de parasita resistente da malária que é frequente na região fronteiriça entre o Camboja e a Tailândia. De acordo com a OMS, esse transmissor pode prejudicar as atividades de controle da doença. A recomendação é utilizar uma combinação à base de artemisinina terapias (ACT).
“A campanha global contra a malária tem mostrado que é possível combater a doença quando a comunidade internacional se une em várias frentes para enfrentar o mais pesado pedágio nas populações pobres e carentes”, disse Ban Ki-moon.
“O compromisso forte provocou inovação: iniciativas criativas têm facilitado a entrega de um número maciço de mosquiteiros, parcerias inovadoras estão desenvolvendo novos medicamentos contra a malária e tornando mais acessíveis os medicamentos existentes”, completou.Fonte: Agência Brasil - Renata Giraldi

NO JOGO DE CINTURA

A VANTAGEM É DE AZIZ

                                                                                                    *Osny Araújo

Talvez por ter ficado muito tempo em seu gabinete em Brasília, mesmo atuando em favor do Estado, quando ministro dos Transportes, o senador Alfredo Nascimento parece ter esquecido de um ponto fundamental para um político que precisa de votos para se eleger. Esqueceu as andanças pelos colégios eleitorais e ao que parece, ficou muito tempo dos prefeitos, vereadores e deputados e com isso, parece ter criado uma baita da dificuldade para a sua eleição ao Governo do Estado, uma vez que parece que não terá mesmo o apoio do ex-governador Eduardo Braga, que já anunciou a sua candidatura ao Senado e o quase certo apoio à reeleição do governador Omar Aziz (PMN).
Talvez por confiar muito no apoio do presidente Lula, muito importante por sinal e na militância do PT no Estado, presidido pelo seu suplente no senado João Pedro, não fez as necessárias costuras políticas e com isso foi perdendo terreno para Omar Aziz, que vislumbrou essa abertura e resolveu partir para uma candidatura, o que de certa forma deixa Eduardo Braga numa situação difícil, em função de um propalado acordo com o presidente Lula para apoiar a candidatura de Nascimento.
Na contra-mão de Nascimento caminhou Aziz, que nas suas andanças pelo interior arquitetou importantes alianças com prefeitos e vereadores, o mesmo ocorrendo na Assembléia Legislativa do Estado. Segundo se informa, e o fato parece real, a grande maioria dos prefeitos, vereadores e deputados estão compromissados com a sua candidatura ao Governo, o que tornará mais difícil a caminhada de Nascimento rumo ao Governo, até pela falta de um discurso mais próximo do povo e das lideranças políticas.
Só o fato de ter sido ministro, parece não representar a garantia de votos, até porque, o seu maior projeto como ministro dos Transportes, que é a integral recuperação da rodovia BR-319, continua sendo boicotada pela turma do meio-ambiente, gente do próprio Governo Lula, como foi o caso dos ex-ministros Marina Silva e Carlos Minc.
Outro fator importante que contraria o projeto de Alfredo Nascimento, é o claro cabo-de-guerra que vive o PT amazonense. Os aliados do presidente estadual João Pedro, defendendo a candidatura de Nascimento e a turma do deputado estadual Sinésio Campos, ex-presidente regional do Partido e líder do Governo na ALE e da bancada do PT, quebram lanças em favor de Aziz, até pelo grande número de companheiros que eles tem dentro da máquina administrativa estadual. A situação parece bem delicada. No fim da disputa interna, venceu João Pedro e o partido, mesmo a contra-gosto de alguns, marchará ao lado de Nascimento nas próximas eleições.
O fato, é que a esta altura do campeonato, quando estamos na contagem regressiva para as convenções partidárias e a oficialização das candidaturas, o desejo de palanque único entre os seus aliados do Estado, sonhado pelo presidente Lula, parece que naufragou, a não que haja um milagre e prevaleça à máxima na política, onde tudo pode e tudo é possível, caso contrário...
Nas declarações que tem feito em ventos oficiais e aos jornalistas, Aziz, não parece nenhum pouco disposto a abandonar o seu projeto de reeleição, a não ser que a moeda de troca política, e isso existe, seja tentadora e irrecusável, contando com uma possível vitória da candidata do PT Dilma Rousseff a presidência da República ou outra coisa, desde que não seja disputar o Senado, porque nesse campo, a bolada vez é do ex-governador Eduardo Braga, do PMDB.
Dessa forma, palanque único dos aliados de Lula no Amazonas, parece que só acontecerá mesmo em torno do nome da ex-ministra-chefe da Casa Civil, considerado por Lula como a madrinha do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), assunto que deverá ser sobejamente explorado tanto pelo Governo como pela oposição durante o fervor da campanha eleitoral. Para alguns observadores políticos, que foi liderado no Governo pela ex-ministra, hoje presidenciável Dilma Rousseff, o PAC está sendo visto como uma faca de dois gumes podendo gerar votos para o Governo ou produzir dividendos para a oposição. Tudo vai depender das colocações a serem feitos nos discursos e até mesmo as falácias políticas de campanha, que espero, sejam de alto nível.

*Osny Araújo é jornalista e analista político.
E-mail: osnyaraujo@bol.com.br


,




Servidores do TRE e TRT
 paralisam atividades em Manaus

Manaus - Os servidores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) paralisam as atividades a partir de hoje (26). Os trabalhadores reivindicam a revisão salarial da categoria.
A paralisação começa a partir das 15 h na sede do TRE, bairro Aleixo, zona Sul de Manaus. Nos dias 27 e 28, mas manifestações continuam na sede do TRT, na Praça 14 de Janeiro, também na zona Sul, e no Fórum Trabalhista do Amazonas, na Djalma Batista.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores da Justiça do Trabalho do Amazonas e Roraima (Sitra-AM/RR), Luiz Cláudio Correa, os servidores do judiciários não recebem aumento salarial desde o ano de 2006.
O Projeto de Lei (PL) no. 6613/2009, que prevê a revisão salarial dos servidores em 30 % deve ser avaliado na quarta-feira (28), pela Comissão de Trabalho e Serviço Público da Câmara Federal, em Brasília.
Segundo Luiz Cláudio, a duração da manifestação depende dessa votação. “Esperamos já ter uma decisão no dia 28. A continuidade da paralisação depende da votação do Projeto de Lei”, afirmou.
Eleições 2010

NASCIMENTO GANHA
APOIO OFICIAL DO PT

Manaus – Após muitas discussões e discordâncias, o Partido ddos Trabalhadores poresidido no Amazonas pelo suplentge de senador João Pedro, oficializou ontem (25), em Encontro Estadual da sigla no auditório da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), apoio à candidatura do senador e ex-ministro dos Transportes Alfredo Nascimento (PR) ao Governo do Amazonas.
O resultado da votação foi decidido por 86 votos a favor, quatro abstenções e nenhum voto contra. Estiveram presentes no encontro 137 delegados, mas 47 delegados pró-Omar se retiraram da votação.
A sigla colocou à disposição os 500 cargos ocupados por filiados à legenda no governo de Omar Aziz (PMN), mas não exigirá que os mesmos deixem a administração estadual. A ideia do PT é convidar Omar para se aliar a Alfredo.
O nome da ex-reitora da UEA, Marilene Corrêa, está sendo cogitado pela legenda para cargo de vice de Alfredo ou ao Senado.
De acordo com João Pedro, diretor do PT no Amazonas, o ex-prefeito de Manaus, Serafim Corrêa (PSB), também está sendo estudado para a disputa a vice, confirmando parceria entre PR, PT e PSB.






Agronegócios

Ações do Sistema FAEA/SENAR no interior do AM
                                                             
                                                                            *Thomaz Meirelles

O Sistema FAEA/SENAR (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas) estará inaugurando, no próximo dia 15 (quinta-feira), às 10h, a primeira sala do Programa Inclusão Digital Rural em nosso Estado, mais exatamente na sede do Sindicato Patronal Rural de Parintins. O Programa Inclusão Digital Rural, desenvolvido pela Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil - CNA e do SENAR (Administração Central), irá oferecer aos produtores e trabalhadores rurais, dentre outros benefícios, a capacitação para o uso adequado e eficiente das tecnologias da informação, através de cursos gratuitos com duração de 20 horas, e conteúdo cuidadosamente elaborado para repassar, de forma simples e direta, as informações necessárias ao acesso, via internet, ao Canal do Produtor (www.canaldoprodutor.com.br), endereço das informações imprescindíveis ao sucesso na atividade rural. Além disso, a partir da Sala do Programa de Inclusão Digital Rural, serão desenvolvidas, pelo SENAR, atividades de ensino à distância contribuindo para a profissionalização de nossos produtores. Em Parintins, o Programa de Inclusão Digital Rural já conta com duzentos produtores rurais inscritos para os cursos, cuja programação já se inicia na data de inauguração. Em outra programação ocorrida no último fim de semana, o Sistema FAEA/SENAR (AM) promoveu, na comunidade Murituba, localizada no município de Codajás, a primeira ação, em nosso Estado, do Programa “Útero é Vida” desenvolvido pela CNA e o SENAR de prevenção do câncer do colo do útero, e que tem por objetivo gerar oportunidades de educação, prevenção e diagnóstico do câncer do colo do útero em comunidades carentes, levando informações importantes que conscientizem as mulheres do meio rural e possibilitem seu acesso ao exame preventivo. No referido evento foram atendidas 350 mulheres, que realizaram a coleta de material para o exame de Papanicolau e participaram de palestras educativas, encerrando o seu atendimento no espaço beleza, onde puderam optar por cortes, escovas e/ou manicure. Simultaneamente às atividades da mulher rural, aconteceu a Rua do Lazer – um espaço recreativo e educativo para as crianças. Assim, enquanto as mães realizavam os exames, assistiam às palestras e cuidavam da beleza, as crianças ficaram envolvidas em diversas atividades de lazer. Os resultados dos exames serão divulgados em aproximadamente 15 dias. As mulheres em que eventualmente forem detectadas alterações celulares serão encaminhadas a tratamento pelos órgãos responsáveis. A coluna Agronegócios agradece a informação recebida, e parabeniza o novo presidente do Sistema, Muni Lourenço, e toda sua equipe, pelo esforço e dedicação em sempre levar dias melhores ao meio rural do Amazonas, seguindo a filosofia traçada pelo saudoso amigo Eurípedes Lins.
Ampliar mercado para fruticultura
Estratégias do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para que a fruticultura brasileira continue ganhando projeção no mercado externo, foram apresentadas na reunião da Câmara Setorial da Fruticultura, em Brasília. O diretor do Departamento de Promoção Internacional do Agronegócio do Mapa, Eduardo Sampaio, recomendou a ampliação de parcerias do setor com governos estaduais, câmaras de comércio bilaterais e maior participação em rodadas de negócios e missões comerciais em outros países, na busca de novos mercados. Sampaio informou que a Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio (SRI) conta com o apoio dos ministérios das Relações Exteriores e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, além da parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) para promover o comércio de produtos agrícolas no exterior. Números - O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de frutas e o destaque na pauta de exportações continua sendo o suco de laranja. No mercado mundial, são brasileiras 2,054 milhões de toneladas de frutas, do total de 2,290 milhões comercializadas. Os países da União Europeia são os maiores compradores do produto, sendo 96% do Brasil. (Fonte: Mapa)
Menos de 20% dos brasileiros consomem frutas e hortaliças
18,9% da população optam por cinco ou mais porções diárias desses alimentos e apenas 14,7% são ativas no tempo livre. Preocupa a proporção de pessoas que consumem refrigerantes, produtos gordurosos e o sedentarismo no país. As frutas e hortaliças estão mais presentes no prato do brasileiro. Estudo inédito do Ministério da Saúde revela que 30,4% da população com mais de 18 anos optam por esses alimentos cinco ou mais vezes na semana. E 18,9% consumiram cerca de cinco porções diariamente em 2009 - 2,6 vezes mais que o registrado em 2006, 7,1%. Isso equivale as 400 gramas diárias recomendadas pela Organização Mundial de Saúde. Contudo, o Ministério da Saúde alerta para o aumento no consumo de alimentos com alto teor de açúcar e gordura e do número de sedentários no país. Os dados sobre o perfil da alimentação do brasileiro e o hábito de fazer atividade física integram levantamento realizado todo ano pelo Ministério da Saúde, o Vigitel. Foram entrevistadas 54.367 entre os dias 12 de janeiro e 22 de dezembro de 2009. (Fonte: Ministério da Saúde).

*Thomaz A P Silva Meirelles – administrador, funcionário público federal, especialista na gestão da informação do agronegócio e escreve semanalmente neste endereço.E-mail: thomaz.meirelles@hotmail.com



Implurb retira outdoors piratas da cidade


Manaus - O Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) executou mais uma operação do plano de ‘Choque de Ordem’, na tarde desta sexta-feira (23), fiscalizando outdoors “piratas” instalados na capital amazonense. Ao longo da tarde, quatro estruturas irregulares foram retiradas de avenidas como a Cosme Ferreira, André Araújo, Djalma Batista e Norte Sul.
Todos estavam sem a identificação exigida para que um engenho publicitário seja mantido nas ruas: nome da empresa e o número do processo correspondente.A ação do Implurb sobre esse tipo de propaganda instalada de forma irregular na cidade deve ser intensificada nas próximas semanas. Mas desta vez não será só sobre os engenhos publicitários sem identificação, os chamados “piratas”, mas também sobre todos os que forem de propriedade de empresas inadimplentes com a Prefeitura de Manaus.
“Se eles estão com débitos na Prefeitura, estão instalados de forma tão irregular quanto os outros que não têm identificação e devem sofrer as mesmas sanções", esclareceu Mafran Evangelista, chefe da Divisão de Controle do Implurb.
Qualquer tipo de publicidade deve ser regularizado junto à Prefeitura. Para isso, basta comparecer ao instituto, apresentar o tipo de engenho e dizer onde ele deve ser instalado. A partir daí, a taxa deve ser regularmente paga.(Semcom)





Governo inaugura ponte em Rio Preto
da Eva e anuncia investimentos


Rio Preto da Eva, AM - O governador do Amazonas, Omar Aziz, inaugurou na manhã do sábado, 24, a nova ponte sobre o rio Preto da Eva, localizada na entrada da cidade, e revelou que o Governo do Estado vai intensificar investimentos na recuperação das estradas vicinais, indispensáveis ao escoamento da produção rural.
Depois da inauguração Omar foi visitar, juntamente com a sua comitiva, as obras do sistema viário da cidade e além de reafirmar o compromisso de desenvolver ações destinadas a fortalecer as atividades produtivas no município, o governador deixou claro que não medirá esforços para melhorar a segurança, a educação e realizar obras de infra-estrutura básica no município.
“O nosso compromisso é com o bem-estar das pessoas e nós vamos procurar fazer o melhor possível para encontrar as melhores soluções para os problemas da população”, disse ele, lembrando que a construção da ponte inaugurada exigiu o investimento de R$ 3,3 milhões e é fruto da parceria com o Ministério da Indústria e Comércio, por meio da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).
A nova ponte tem 50 metros de extensão por 9,40 metros de largura e está em conformidade com a legislação brasileira. O governador lembra que a ponte antiga apresentava problemas estruturais. “Tínhamos uma grande preocupação com a resistência da ponte antiga, que apresentava problemas na estrutura”, disse. A antiga ponte será transformada em um mirante, apenas para lazer de pedestres.
Região Metropolitana
Integrante da Região Metropolitana de Manaus, área estratégica para a integração e desenvolvimento do Estado, implantada pelo Governo do Amazonas em maio de 2007, o município de Rio Preto da Eva foi beneficiado com obras de recuperação do sistema viário, em fase de conclusão, por meio da Unidade de Gestão Metropolitana da Secretaria da Região Metropolitana de Manaus (SRMM), desde 2009.
As obras do sistema viário de Rio Preto da Eva incluem serviços de pavimentação, terraplenagem, drenagem profunda e superficial, imprimação, recapeamento asfáltico e tapa buracos.
Ao todo são cinco bairros da sede do município - Carlos Braga, Monte Castelo I, Monte Castelo II, 1ª Etapa, 2ª Etapa - e o Ramal Novo Mundo, no quilômetro 53, da rodovia AM 010, beneficiados com as obras de recuperação do sistema viário de Rio Preto da Eva.
Fonte: Agecom - AM - Foto: Mário Oliveira

Tremor de magnitude mediana atinge
a região Oeste do Amazonas


Manaus - Um terremoto de magnitude 4,9 na escala Richter atingiu o estado do Amazonas e região de fronteira com o Peru, na noite de ontem (25), segundo o Instituto de Pesquisas Geológicas dos Estados Unidos.
O epicentro foi localizado a 100 km da cidade de Cruzeiro do Sul, no estado do Acre, e a 245 km de Pucallpa, no Peru, estando a 17 quilômetros de profundidade em território amazonense. De magnitude 4,9, o tremor é considerado mediano.
Segundo o Centro de Pesquisas, por volta das 10h59 desta segunda-feira (26) – horário na Ásia – foi registrado um terremoto de 6,5 graus de magnitude na escala Richter ao Sudeste de Taiwan. A cidade mais próxima ao epicentro é T'ai-tung.
Também foram registrados hoje tremores de terra nos Estados Unidos, na região da Califórnia. As cidades mais atingidas são Oak View e The Geysers.
Ainda não há informações sobre estragos ou vítimas. (Ag.Brasil)

SERRA E DILMA JUNTOS EM
 FESTA DE ANIVERSÁRIO

S.Paulo - Reunidos em volta da mesma mesa, na festa de 80 anos da economista Maria da Conceição Tavares, os adversários políticos Dilma Rousseff e José Serra chamaram atenção dos mais de 70 convidados quando se cumprimentaram amistosamente, na noite de sábado. A cena foi saudada com aplausos e um grito de "viva a democracia", vindo de um dos amigos da homenageada.
"Os dois não foram como candidatos, mas sim como meus amigos", disse Conceição ao Estado, no domingo. Ela afirmou que vai votar em Dilma, mas que Serra é seu amigo há muito anos, e esteve em seus aniversários de 50, 60 e 70 anos. "E a Dilma foi minha aluna, muito querida também", acrescentou Conceição. Às gargalhadas, a professora garantiu que "ninguém discutiu política, e ninguém pediu voto".
Serra foi um dos primeiros a chegar, às 20h45, com um buquê de rosas brancas. O salão do clube Casa do Minho, no Cosme Velho (zona sul) ainda estava vazio. Dilma chegou 35 minutos depois. Os dois pré-candidatos sentaram-se cada um de um lado da aniversariante. Na mesma mesa, estavam o ex-senador Saturnino Braga e a ex-deputada Jandira Feghali, entre outros amigos.
"Foi emocionante porque ali estavam duas pessoas, um homem e uma mulher, e provavelmente um deles será o futuro presidente do Brasil", resumiu a economista Hildete Pereira de Melo, professora da Universidade Federal Fluminense e amiga de trinta anos da homenageada.
Pouco depois das 22 horas, o tucano deixou a festa. "Temos uma amizade à prova do tempo e de qualquer diferença", definiu Serra. Ele não chegou a ver a apresentação de canto e dança típicos de Portugal, terra natal de Conceição, nem participou do baile ao som de Bruno, filho de Conceição, músico profissional que resolveu atuar como DJ.
Dilma arriscou passos do "vira" com um professor português e depois bailou com parceiros como o ex-ministro do Meio Ambiente Carlos Minc. A petista foi embora às 23 horas. "Fez bem para o espírito", comentou Dilma.
A disposição de Maria da Conceição Tavares foi muito elogiada. "Quero chegar na idade dela do jeito que ela está", afirmou Serra, amigo da economista desde o exílio no Chile. "Ela estava muito feliz, reuniu amigos da vida inteira", contou Dilma.
A professora dançou com o grupo de percussão do seu neto Leon, vestida com uma camisa do Vasco, seu time. Disse que celebrar os 80 anos em um clube português era uma "volta às origens". E brincou: "Vou fazer aqui a festa de cem anos".
À meia-noite, Conceição puxou um "trenzinho" e saiu com os convidados rodando pelo salão. Segundo relatou ao Estado, "quando virou 25 de abril, nós cantamos "Grândola, Vila Morena"". A canção foi uma espécie de senha do início da Revolução dos Cravos portuguesa ? que, por coincidência, aconteceu no dia seguinte ao aniversário de Conceição.
A festa no clube acabou à 1 hora, mas alguns amigos, especialmente aqueles vindos de São Paulo, atravessaram a rua e foram para o apartamento de Conceição, no edifício em frente, para tomar a saideira. Em comentário no Twitter, Serra disse que estava "chegando da balada" e revelou: "Meu aprendizado com a Maria da Conceição foi além da economia, do Brasil, da América Latina. Foi ela que me ensinou a dançar samba!".
Serra e Dilma à mesa com Conceição
Adversários na política, os pré-candidatos à Presidência José Serra (PSDB) e Dilma Rouseff (PT) sentaram-se anteontem à mesma mesa, no Rio, no aniversário de 80 anos da economista Maria da Conceição Tavares. Por 40 minutos, os dois estiveram lado a lado, separados pela aniversariante.
Dilma e Serra disseram ter tratado apenas de amenidades, dadas as circunstâncias do encontro, organizado na Casa do Minho, clube de origem portuguesa no bairro do Cosme Velho.
À exceção de uma ligeira conversa entre Serra e excompanheiros de exílio, a festa não ganhou ares eleitorais. Conceição estava tão alegre que até puxou um trenzinho com os convidados. Ela só saiu da festa às 2h, com fôlego de sobra para mais uma rodada de conversas com amigos e ex-alunos em sua casa.
Segundo um convidado que participou da roda entre Serra e os colegas de exílio, o tucano teria perguntado: “Vocês vão votar em mim, né?”. Serra teria emendado: “O meu governo vai ser mais à esquerda que o da Dilma. Controlo minha turma, não sei se ela vai controlar o PMDB”. Quando os pré-candidatos levantaram-se para uma foto ao lado da decana, os cerca de 70 convidados aplaudiram.
Serra chegou às 20h45m e saiu às 22h, antes da apresentação do grupo de dança portuguesa Rancho Folclórico Maria da Fonte. Dilma aceitou o convite de um integrante e dançou o vira, assim como a própria Conceição, que nasceu em Portugal.
Ao sair da festa, Dilma, ex-aluna da economista, disse aos jornalistas que o encontro com o adversário foi amistoso: — Foi muito bom encontrar o Serra.
Sempre tivemos uma relação cordial, amigável.
(A conversa) foi mais social, é um ambiente que propicia isso.
Serra, que não quis falar sobre o naufrágio da pré-candidatura de Ciro Gomes (PSB), seguiu no mesmo tom: — Foi uma conversa normal.
Tenho uma relação cordial com ela (Dilma). Fui um dos primeiros a chegar, fiquei lá com a Conceição.
Disse a ela que tudo o que queria era estar do jeito que ela está com a idade dela.
De vestido verde-esmeralda longo, com um bolero rendado da mesma cor, Conceição chegou por volta das 20h30m. A aniversariante dançou muito. O parabéns ocorreu pouco antes da meia-noite.
Também houve apresentação do grupo de percussão dos netos Leon e Ivan. Eles vestiram a camisa do vasco, time de Conceição. Ela ganhou a nova camisa do clube com seu nome impresso e o número 80.
Na lista de convidados, ex-alunos e colegas como Luiz Gonzaga Belluzzo (presidente do Palmeiras), Jorge Mattoso (expresidente da Caixa), Vladimir Palmeira, o ex-prefeito do Rio Saturnino Braga, a ministra Nilcéa Freire (Secretaria de Políticas para as Mulheres), entre outros.
— Foi uma festa ótima, com muitos amigos.
Só houve polêmica quando o assunto foi futebol. Falamos de tudo, mas não de política. Pra quê? — disse Conceição. Fonte: O Globo

Instalação de canteiro de obras de Belo Monte deve
ocorrer entre setembro e outubro, diz consórcio


Brasília - A instalação do canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte deve ocorrer entre setembro e outubro, e o custo total da obra será o "meio termo" entre os R$ 19 bilhões previstos com base em dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e os R$ 31 bilhões previsto por empreiteiras. As afirmações são do presidente do consórcio Norte Energia, José Aílton de Lima, grupo vencedor do leilão. Na avaliação dele, o negócio será lucrativo.
“Estou absolutamente convencido de que haverá retorno financeiro. Até porque somos orientados pela holding, e ela trabalha com uma participação mínima de taxa de retorno que tem por base o mercado”, disse ele à Agência Brasil.
Lima coordenou, no consórcio vencedor, o processo de lance do leilão da hidrelétrica. “Nós trabalhamos com a hipótese de encerrar o leilão logo no primeiro lance. Imaginamos que os concorrentes apresentariam uma redução máxima de 1% em relação ao preço-teto [R$ 83 por megawatt-hora]. Como seria necessária uma diferença mínima de 5% [entre as propostas, para que o leilão fosse finalizado logo na primeira fase], propusemos um deságio de 6,02%”, acrescentou. O preço apresentado pela Norte Energia foi de R$ 77,97 por megawatt-hora.
Segundo Lima, o canteiro de obras deverá ser montado entre setembro e outubro deste ano. “Além de dependermos ainda da licença para instalação, que será fornecida pelo Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis], levará tempo para que a mobilização de máquinas e trabalhadores seja feita. Nossa expectativa é de que o canteiro de obras seja montado entre setembro e outubro”, disse.
“A fase atual é a de identificar viabilidades. Concluída a etapa do leilão, iniciaremos a do projeto básico, quando melhorias poderão ser introduzidas. Depois, terá início o projeto executivo, quando ocorrem os desmatamentos, as explosões de rochas e a modificação da morfologia ambiental”, explica Lima.
Ele disse considerar desnecessário o estardalhaço feito pela mídia sobre a possibilidade de mudança das empresas que compõe o consórcio, e nega que a informação de que dois sócios teriam cogitado abandonar o grupo tenha “vazado” por ele, como foi noticiado por alguns veículos.
“Não foi por mim que vazou essa informação. De qualquer jeito há, no edital, previsão do direito de retirada em caso de dúvida. Eles teriam sete dias para confirmar se exerceriam esse direito, mas acabaram optando por continuar no consórcio. E mesmo que não quisessem continuar, não haveria problemas, desde que a saída fosse oficializada no momento da outorga”, argumenta o presidente do consórcio vencedor.
Outra crítica que Lima faz à forma como o assunto foi tratado pela imprensa está relacionada à participação estatal no grupo. “Mais de 50% das participações são da iniciativa privada. Ela é majoritária. Portanto é um erro dizer que esse consórcio seja estatal”, afirma. Subsidiária da Eletrobras, a Chesf detém 49,98% das participações.
A possibilidade de a estatal aumentar essa fatia, entretanto, não é desconsiderada. “Nós não trabalhamos com esse cenário porque sabemos que será um investimento lucrativo e que, por isso, despertará o interesse de empresas do setor privado. Mas, como disse o presidente Lula, pode ser que a fatia estatal aumente, mas apenas no caso de não aparecerem sócios”.
O consórcio Norte Energia é formado por nove empresas: Chesf, com 49,98%; Construtora Queiroz Galvão, com 10,02%; Galvão Engenharia, com 3,75%; Mendes Junior Trading Engenharia, com 3,75%; Serveng-Civilsan, com 3,75%; JMalucelli Construtora de Obras, com 9,98%; Contern Construções e Comércio, com 3,75%; Cetenco Engenharia, com 5%; e Gaia Energia e Participações, com 10,02%.
Fonte: Pedro Peduzzi - Agência Brasil

PT lança Marta e Mercadante como
pré-candidatos em São Paulo

São Paulo - O Partido dos Trabalhadores (PT), anunciou os nomes de seus pré-candidatos ao governo de São Paulo e ao Senado pelo estado. O senador Aloizio Mercadante disputará o governo paulista nas próximas eleições e a ex-ministra Marta Suplicy, uma vaga no Congresso.
O lançamento das pré-candidaturas foi feito em ato político realizado na cidade de São Paulo. Delegados do PT reunidos no evento aprovaram os nomes de Mercadante e Marta por aclamação.
Deputados federais, estaduais e vereadores do PT e de outros nove partidos compareceram ao evento para apoiar as pré-candidaturas. A pré-candidata do PT à Presidência da República, a ex-ministra Dilma Rousseff, também esteve presente.
As pré-candidaturas de Marta e Mercadante serão submetidas, em junho, à aprovação na convenção estadual do PT. Só então, ambos serão oficialmente candidatos.(Ag.Brasil)

domingo, 25 de abril de 2010

BELÃO DESCE DO MURO E ANUNCIA
APOIO A REELEIÇÃO DE OMAR AZIZ

Manaus,AM - Político com estrado na arte, o deputado Belarmino Lins, PMDB, que no começou andou titubeando nas entrevistas e discursos políticos, demonstrando uma clara indecis~çao em relação as eleições de outubro, se ficava ao lado de do governador Omar Aziz, que ao que tudo indica tentará a reeleiçã  ou se apoaria ao ex-ministro Alfredo Nascimento (PR), que conta com o apoio do presidente LOula para o Governo do Estado, resolveu descer do muro e anunciou a sua decisão.
 Belarmino Lins, afirmou em recente  em discurso na Assembleia Legislativa, que a sua posição em relação a candidatos ao governo é a mesma do seu partido, o PMDB, assim como a do PMN, em apoio à reeleição do governador Omar Aziz, afastando qualquer possibilidade de aproximação política com o senador e pré-candidato ao governo, Alfredo Nascimento (PR).
O esclarecimento teve o objetivo, segundo ele, de “reparar algumas informações que foram repercutidas na grande imprensa na semana passada”, como a informação divulgada sob o título “presidente da Assembleia dividido entre o coração e a razão”(dizendo que Omar era o candidato do coração e Alfredo, da razão).
Como integrante do PMDB, parlamentar de cinco mandatos e três como presidente da Casa, tinha o dever de deixar bem claro a sua posição de político que iniciou a carreira como governista, há 20 anos, sem trocar de lado e sempre mantendo a coerência. “O povo me elegeu dentro da situação e tenho me mantido coerente até os dias atuais”, disse Belão, que recebeu apartes de vários colegas, como Vicente Lopes (PMDB), outro que defendeu com veemência a pré-candidatura de Omar Aziz.
Belarmino fez um relato da sua trajetória política, iniciada em 1990, quando se elegeu deputado no grupo de Amazonino, então candidato ao governo apoiado por Gilberto Mestrinho e assim permaneceu até a eleição de Eduardo Braga.
Belarmino disse que sempre assumiu sua posição de governista, sem nunca se esconder. “Eu, de dia, não estou de um lado e, de noite, do outro lado”, afirmou.
A pré-candidatura de Omar Aziz, segundo Belarmino, é natural, porque tem direito a pleitear a reeleição, e também legítima, porque “reúne todas as condições essenciais para disputar o governo e submeter seu nome ao crivo popular”.
Sobre Alfredo Nascimento, Belarmino define como legítima a sua pré-candidatura, porque tem as condições de ser candidato, assim a do ex-prefeito Serafim Corrêa (PSB). “É uma outra alternativa, que deve oferecer seu nome para a população.
Mas, pelas minhas origens, nunca fui dúbio, não serei dúbio e não haverei de tripudiar e enganar a mim mesmo, as minhas convicções”, declarou.
Lealdade
Para o presidente da ALE, Omar Aziz, já demonstrou experiência política e competência administrativa ao longo desses sete anos e pouco (no governo Eduardo Braga) “e agora esta aí, à disposição para uma candidatura, com apoio do grupo político que lhe dá sustentação e que sempre deu sustentação na condição de vice do governo Braga”.
“O governador Omar sempre teve a dignidade de honrar a função de vice-governador, com lealdade, decência, probidade, amizade e competência”. Belarmino fez questão de dizer que tanto Braga como Omar sempre participaram das “grandes conquistas” realizadas pela ALE e, portanto, como deputado do PMDB e alinhado com o PMN, levanta a bandeira da pré-candidatura de Omar Aziz.
“Não há duvida que eu sigo o meu partido, pela convicção da minha formação política, mas também pela amizade, companheirismo, lealdade , pela gratidão que tenho pelo Omar.
Eu entendo que o Omar esta lapidado para fazer um bom governo e o ele fará. Anotem que ele fará um grande governo”, afirmou Belarmino. Já o deputado Nelson Azêdo, líder do PMDB na Casa, em aparte, garantiu que o partido apoia a reeleição de Omar, mas fez uma ressalva: “Que fique bem claro que o PMDB indicará o vice na chapa de Omar”.
Anonimato
O deputado Vicente Lopes (PMDB) aproveitou para fazer a defesa da reeleição de Omar e recorreu a condição de vice que o agora governador exerceu, para demonstrar a importância do seu trabalho.
“Eu diria que votar, pedir votos para o Omar Aziz, para seu projeto de reeleição, é muito mais do que gratidão: é o reconhecimento pelo seu trabalho, pela sua lealdade, pelo tempo em que ele contribuiu no anonimato.
Porque eu falo em anonimato? Porque no sistema republicano em que vivemos, a figura do vice é sempre obscurecida, não é uma figura que aparece.É aquele que trabalha para dar visibilidade ao titular.
O Omar fez isso com Alfredo Nascimento, quando foi prefeito por duas legislaturas. Fez isso com Eduardo Braga, quando também foi vice por duas legislaturas. Então, hoje o governador Omar Aziz é mais do que um homem preparado: é um homem que deu demonstração de humildade, de companheirism, de competência”, afirmou Lopes. Fonte: ALEAM



Gurgacz critica ONGs e cineastas internacionais que
protestam contra atividades produtivas na Amazônia


Braasilia - O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) pediu que as Organizações Não-Governamentais e os cineastas estrangeiros que tecem críticas aos empresários e agroindustriais da Amazônia a apresentarem à população daquela região soluções para a geração de renda e progresso que não sejam degradantes do ponto de vista ambiental.
Do contrário, afirmou, é preferível que deixem os amazônidas em sua luta diária pela sustentabilidade com qualidade de vida.
- Por que James Cameron [diretor do filme Avatar, que se reuniu, na última semana, com grupos ambientalistas e indígenas brasileiros] não constrói em Porto Velho seu estúdio de filmagens, para gerar empregos e tecnologia? – questionou o senador.
Gurgacz elogiou a Rede Globo de televisão, que na última semana levou ao ar uma série de reportagens sobre sustentabilidade ambiental. Para ele, as matérias trataram de forma elucidativa do processo de ocupação da região Amazônica, que, de acordo com ele, se deu de forma diversa da de outras regiões do país.
- Nos anos 70, os colonos eram obrigados a desmatar 50% da área ocupada para tomar posse da terra. O uso da motosserra era uma exigência do Estado - disse.
Ele lamentou que exista uma "diferença muito grande entre o discurso e a prática" entre os que se dizem protetores da Amazônia.
- O Rio de Janeiro já perdeu praticamente toda a sua cobertura de Mata Atlântica. No entanto, é a cidade maravilhosa, e recebe turistas do mundo todo. E Porto Velho? As pessoas dizem que adoram a Amazônia, mas sequer aparecem por lá para conhecê-la - disse. (Ag.Senado)









,

Orquestra de Violões do Amazonas
comemora 10 anos com apresentações


Manaus - A Orquestra de Violões do Amazonas comemora os 10 anos de formação em quatro concertos populares durante a programação do XIV Festival Amazonas de Ópera. A Orquestra nasceu por meio de um projeto elaborado pelo Maestro Adelson Santos.
Os concertos acontecerão a partir das 19h nos dias 27 de abril, no Centro Cultural Palácio da Justiça, em 13 de maio, no Centro Estadual de Convivência do Idoso, e ainda no dia 19 de maio, no Teatro Luiz Cabral. A orquestra também se apresenta no Centro de Convivência da Família Pe. Pedro Vignola, dia 27 de maio.
O repertório é especial para quem gosta de música clássica e música popular brasileira. Nas apresentações serão tocados grandes clássicos de Tom Jobim, Cartola e Pixinguinha, não esquecendo de citar as imortais obras de Mozart.
Orquestra
O grupo é regido pelo maestro Davi Nunes e é composto por Amazonenses graduados e graduandos no Curso Superior de Violão da Universidade Estadual do Amazonas e também por ex- alunos do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro.
As sopranos Mírian Chaves e Priscila dos Santos, o baterista Igor Saunyer e, mais 15 violonistas fazem parte da orquestra: Márcio Aguiar, Charly Kenedy, Wilde Fernandes, Paulo Tiago, Igor Azevedo, César Costa, Marcos Moreno, Fabrício Rodrigues, Ézio André, Marcelo Martins, Isaías de Farias, Neil Armstrong e os mais novos integrantes - Elismael, Benjamim Prestes e Tarcísio Evangelista. (LG)



Luz amarela
SEDES DA COPA DE 2014
PODERÃO SER REDUZIDAS


Salvador BA- O Ministro do Esporte, Orlando Silva, admitiu que o governo pensa em um plano B para o mundial, com redução de 12 para oito as cidades brasileiras que receberão jogos do torneio. “Caso não se cumpra o prazo de início das obras, o plano B para a Copa será a exclusão de cidades”, afirmou o ministro durante sua participação no Fórum Empresarial de Comandatuba , na Bahia.
A principal preocupação de Silva se refere à construção e à reforma dos estádios previstos para abrigar jogos do Mundial. “Posso assegurar que, se uma cidade não cumprir com o prazo de início das obras, em 3 de maio, corre o risco de ser excluída da Copa”, disse.
Orlando mandou um recado para Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Manaus, Recife, Fortaleza, Natal e Cuiabá – as futuras cidades-sede. “A decisão de fazer a Copa em 12 cidades foi do presidente Lula, para que todas as regiões do Brasil recebessem partidas. No entanto, a Fifa precisa apenas de oito cidades, pois são oito grupos de seleções. Nosso plano de contingências é eliminar quem não cumprir esta data”, alertou.







Solidariedade
Amazonas enviou ajuda humanitária ao Haiti


Manaus - Os produtos doados à população do Haiti, como parte da Campanha realizada no Amazonas e coordenada pelo Subcomando de Ações de Defesa Civil - Subcomadec, foram enviados ontem (24) direto para aquele país, pela Força Aérea Brasileira- FAB.
O Amazonas é o segundo Estado Brasileiro a enviar os alimentos de forma direta. O primeiro foi o Rio de Janeiro.
Articulação
O envio faz parte de uma articulação entre o Governo do Estado, por meio do subcomadec,o Itamaraty e os Ministérios da Defesa e Integração Nacional. “O país, devastado pelo terremoto no início deste ano, ainda sofre as consequências do desastre e o Amazonas vai cumprir o seu papel solidário com esta ajuda internacional”, afirmou Roberto Rocha,Secretário Executivo do Subcomadec.
A campanha no Amazonas foi lançada no dia 21 de janeiro de 2010, com o objetivo de ajudar as pessoas que sofreram com a falta de comida e com a interrupção dos serviços essenciais no Haiti por conta do terremoto de 12 de janeiro.
15 toneladas arrecadadas
Em dois meses de campanha, 15 toneladas de alimentos foram doados por Secretarias de Estado, empresas privadas e pessoas físicas.
Nesta remessa serão enviadas 5,5 toneladas de alimentos próprios para consumo imediato, como enlatados, biscoitos e leite.
Os itens atendem aos critérios pré-estabelecido pela Defesa Civil Nacional, que priorizou, neste momento de situação pós-desastre no Haiti, os produtos que não necessitam de preparo.
Terremoto
O terremoto do Haiti ocorreu no dia 12 de janeiro deste ano, com amplitude de 7,2 na escala Richter.
Dados das Organizações das Nações Unidas apontam que o desastre deixou entre 250 a 300 mil mortos, mais de 300 mil feridos e mais de um milhão de pessoas desabrigadas.