Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Luciano Huck gravou no Amazonas
o "Barco Velho", especial de Natal

A primeira-dama Nejmi Aziz e o apresentador Luciano Huck Depois de gravar a edição de Natal comemorativa ao décimo ano do “Caldeirão do Huck”, no Teatro Amazonas, o apresentador Luciano Huck foi recebido no início da noite da terça-feira, 7, pela primeira-dama do Amazonas, Nejmi Aziz, na sede do governo, na Compensa, que agradeceu ao artista da Globo a oportunidade de mostrar um pouco mais do Amazonas para milhões de brasileiros.
“O Luciano está nos dando um espaço Primeira-dama recebe Luciano Huck após gravação do Caldeirão no Teatro sensacional para mostrar ao Brasil um pouco da nossa realidade. Vamos poder dizer que temos 98% da nossa área de floresta preservada. Além de fazer o bem a não só uma pessoa, mas para uma comunidade inteira. Quando se faz o bem é até mais gratificante para quem faz do que para quem recebe.” destacou Nejmi Aziz.
Durante o encontro o apresentou revelou que o programa gravado em Manaus foi o que mais exigiu da sua produção envolveu mais de 150 profissionais.
Luciano aceitou o convite da primeira-dama de voltar mais vezes ao Amazonas. 'Pela conversa que eu tive com dona Nejmi, eu percebo agora que o Estado está crescendo muito. Um exemplo disso, podemos verificar na área da educação. No Soletrando, os amazonenses se destacam bastante pelo nível de conhecimento" afirmou o apresentador.
Intitulado “A festa é sua” contou a colaboração do Governo do Estado que cedeu o Teatro Amazonas para a gravação do programa. Na platéia, cerca de 300 alunos atendidos pelo programa Jovem Cidadão, coordenado pelo Conselho de Desenvolvimento Humano (CDH) interagiram com o apresentador.
Há tempos, Luciano queria fazer um programa no Amazonas. Até que há oito meses, ele recebeu uma carta de um morador da comunidade ribeirinha de São Thomé, as margens do Rio Negro. No local vivem 16 famílias humildes. Lá não possuem energia elétrica e a economia gira em torno da pesca, artesanato e turismo.
Tradicionalmente, o programa seleciona uma família por vez para participar dos quadros: Lata Velha, Lar Doce Lar e Agora ou Nunca. O diferencial desta edição do programa está na decisão de Luciano Huck beneficiar a comunidade inteira.
Para ganhar os prêmios, as famílias foram submetidas às provas de canto e resistência, esta última atividade o grupo foi treinado pelo Exército.
Ao término da gravação no Teatro Amazonas, Luciano agradeceu ao governador do Amazonas, Omar Aziz e a primeira-dama, Nejmi Aziz pelo apoio.
Enquanto isso, na comunidade estão acontecendo obras de reforma, duplicação e aquisição de equipamentos para a nova pousada no local; construções do restaurante, de um centro comunitário que vai dispor de computadores e biblioteca; reparo de fachada, pintura, conserto de todas as casas e da escola; sala de TV e vídeo para realizações de assembléias; local para armazenamento e refrigeração da pesca. Além da reforma do barco de pesca da comunidade. A grande surpresa fica por conta da instalação de luz elétrica na comunidade, que será entregue quinta-feira, dia 09/12.
Há duas semanas, Luciano esteve na comunidade. Chegou vestido de papai Noel em um helicóptero do Exército e conheceu de perto todas as dificuldades do local. O programa gravado no Amazonas vai ao ar dia 25 de dezembro.
Planejamento
Para realizar a gravação do programa no Amazonas, semanas antes, a equipe do Caldeirão veio ao Estado e entrou em contato com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS). A partir disso, equipes do órgão, acompanhados da secretária Nadia Ferreira, foram até a comunidade São Thomé realizar uma triagem para saber tudo sobre o que o local precisava. Desse levantamento foi feito um relatório com dados contanto a localização, número de moradores, entre outros fatores incluindo as políticas públicas executadas pelo Governo do Amazonas na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro, onde fica a comunidade.
Já a Secretaria Estadual de Cultura cedeu o Teatro Amazonas para a gravação do programa. Além de ajudar na montagem do palco, cenário e disponibilizar o maestro da Amazonas Filarmônica, Marcelo de Jesus, para preparar o coral que vai participar da prova Agora ou Nunca, acompanhados da Orquestra da Câmara e da Orquestra Experimental da Amazonas Filarmônica.
Atualmente, o Governo do Estado mantém 41 reservas de proteção e que são contempladas com o plano de gestão, documento obrigatório que norteia todas as atividades desenvolvidas nas reservas com orientações de como plantar, monitoramento do período de defeso, incentivo de atividades de cadeia produtiva provenientes de cada área: borracha, castanha e soja. Este plano de gestão compreende o conselho gestor que envolve todos os membros das comunidades, órgãos públicos que atuam na comunidade e a SDS monitora essas reservas por meio do Centro Estadual de Unidades de Conservação. Na foto de divulgação da Agecom, Primeira-dama Nejmi Aziz recebe Luciano Huck após gravação do Caldeirão no TeatroAmazonas.















Nenhum comentário: