Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

D. Edna, do PDS Nova Esperança
é uma empreendedora da roça

“Se Deus criou um assentamento de reforma agrária melhor do que este, Ele ficou pra ele”. Foi com essa frase que a agricultora Edna Pereira Ramos, presidente da comunidade do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS), no município de, disse para a superintendente do INCRA Maria do Socorro Marques Feitosa, que recentemente visitou o local, para demonstrar a sua satisfação.

D. Edna, uma mulher esbelta e muito disposta, pode ser vista literalmente como uma empreendedora da roça, em função da sua vontade de trabalhar, inteligência e vontade de melhorar de vida, o que ocorre de maneira rápida.

Produzindo de tudo um pouco no seu lote, como melão, pepino, cebolinha, cheiro-verde, berinjela, maxixe, jerimum, pimenta-de-cheiro, macaxeira, goiaba, côco, biriba, noni, maracujá e peixe, em cativeiro (tambaqui) ela transformou em pouco tempo a condição de vida da sua família.

Sempre de bem com a vida, com um casal de filhos bem criados e estudando na capital, ela está de bem com a vida e sempre alegre ao receber visitantes em sua casa, que hoje é um ponto de referência no pequeno assentamento de 32 famílias, que segundo ela, se transformou numa grande família, onde a união e a solidariedade é o ponto forte do lugar.

Com um largo sorriso a enfeitar-lhe a face queimada pelo sol, D. Edna revelou à superintendente Socorro Feitosa e aos demais visitantes de sua propriedade que consegue ter um faturamento de R$ 50 mil ano e pagando algumas despesas para que a produção aconteça lhe sobre mensalmente em torno de R$ 3 mil.

“Estou muito satisfeita e feliz com a oportunidade que o pessoal do INCRA me proporcionou e nada tenho a reclamar”.” O INCRA é o cara” afirmou por isso eu só tenho a agradeceu pelos benefícios que tem chegado ao assentamento e pela melhoria de vida que nos tem proporcionado isto porque, tem nos dado apoio e condições de trabalho, como crédito alimento e fomento, para que agente possa ter uma rabeta, uma roçadeira, um freezer, um carrinho de mão, e outras cosias para que agente possa trabalhar, além de uma casa nova e bonita toda de alvenaria que acabei de ganhar através do Crédito Habitação.

Ela fez questão de afirmar por várias vezes que tudo isso deve ao INCRA e a transformação da sua vida e dos outr5os assentados do PDS Nova Esperança, no Iranduba, vem acont34cendo em função das ações do INCRA. “Se não fosse o INCRA agente não tinha nada disso”.
No final da conversa com a superintendente Socorro Feitosa e com outros servidores do INCRA, ela fez questão de mostrar a sua última grande façanha. Comprou uma camioneta Strada zero Km, que da suporte para a distribuição da sua produção nas feiras do Cacau-Pirera, no próprio Iranduba e na Manaus-Moderna de Manaus. “Agora não pago mais frete para levar a minha produção, tenho o meu próprio transporte. Comprei uma Strada em 60 meses e graças a Deus estou pagando com tranqüilidade” diz com ar de felicidade da empreendedora da roça Edna Pereira Ramos.


Nenhum comentário: