Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Conab compra 48 toneladas
de pirarucu em Jutaí




Diante da dificuldade em comercializar a produção do pirarucu de áreas manejadas na própria localidade e, ainda, em razão dos baixos preços pagos pelos atravessadores, a Associação dos Produtores de Jutaí (Asproju) e a Associação dos Comunitários de Jutaí (ACJ) formalizaram convênio com a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) no valor de R$ 99.900,00 cada contrato.
A ação envolve 50 pescadores artesanais que receberão R$ 4,50 kg do pescado (em forma de charuto). O pirarucu adquirido pela Conab, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), está sendo destinado aos programas sociais de Jutaí, incluindo escolas, hospital, instituições religiosas, pastoral da criança, entre outros.
As 48 toneladas de pirarucu estão sendo adquiridas com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), no âmbito do PAA, cuja Conab é uma das operadoras desse bom instrumento de apoio à comercialização da produção familiar. A ação contou com a parceria da prefeitura de Jutaí e do Idam, afirmou o superintendente regional da Conab/AM, Thomaz Antonio Perez da Silva.
Os grupos formais, com dificuldades em negociar a produção a preços justos e em momentos de safras, e interessados em acessar o PAA, podem procurar a sede da Conab, localizada no Distrito Industrial, para obter maiores detalhes sobre a operacionalização do Programa. Contudo, a regional da Conab informa que as associações, cooperativas e colônias devem estar com as certidões negativas da receita, dívida ativa da união, FGTS e INSS e os produtores rurais devem possuir a DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf).



Nenhum comentário: