Pesquisar este blog

domingo, 12 de dezembro de 2010

INCRA ENTREGA CASAS EM
ASSENTAMENTOS DO IRANDUBA

Fonte:Ascom, INCRA-AM 
Manaus - Sorrisos e lágrimas. Foi dessa forma diferente, mas com o mesmo significado que duas beneficiárias da reforma agrária em assentamentos do INCRA no município de Iranduba, demonstração as suas felicidades ao receberem as casas novas construídas com o crédito habitação, ante o testemunho da superintendente do INCRA, Maria do Socorro Marques Feitosa, do prefeito do município Nonato Lopes, da primeira-dama Graça Lopes e de três chefes de divisões da superintendência, Omar Oliveira, Giovani Araújo e José Brito, além dos técnicos que trabalharam para que fosse possível a entrega das casas de quase trezentos Contrato de Concessão de Uso – CCU e de representantes de movimentos sociais, como Pastoral da Terra – CPT e do secretário de Produção do Município Celso Borghi.

No primeiro assentamento visitado na manhã de Sábado, o PDS Costa do Caldeirão, em área de várzea, o INCRA fez a entrega de 297 CCUs e 30 casas, na comunidade do Jandira, num ato realizado no Centro Social da comunidade num ambiente literalmente rural, à margem do rio Solimões.

No PDS Nova Esperança, este em terra firme, a comitiva do INCRA e da Prefeitura foi recebida com muita alegria pelos assentados, tendo à frente a presidente da Associação Edna Pereira Ramos, um exemplo de empreendedora rural. Nesse pequeno PDS com apenas 32 famílias reconhecidas, que está se tornando uma espécie de modelo no município, foram entregues um complemento de oito créditos inicias (alimento e fomento) e 14 casas.

O detalhe, é que como o assentamento está situado em terra firme, as casas, foram construídas todas em alvenaria, mas dentro dos mesmos padrões estabelecidos pelo INCRA para os demais assentamentos do Estado, como 46 metros quadrados, varanda, sala e cozinha, dois quartos, cobertas de telha, kit pro-chuva, fossas, banheiro interno e janelas teladas para prevenir contra o mosquito transmissor da malária, tudo das normas preconizadas pela política de meio-ambiente.

SORRISOS E LÁGRIMAS

Os pontos mais emocionantes nas duas reuniões realizadas pelo INCRA e a Prefeitura de Iranduba PDS Costa do Caldeirão (Jandira) e Nova Esperança, foram às entregas das casas, especialmente quando as duas famílias assentadas receberam casas mobiliadas.

A casas construídas pelo programa de reforma agrária do Governo Federal, gerenciado pelo INCRA, através do crédito Habitação e as mobílias doadas pela Prefeitura para duas famílias, escolhidas livremente pelas próprias comunidades. As cenas emocionantes de sorrisos e lágrimas, de agradecimento pelos benefícios levados àquelas comunidades pelo Governo Federal e parceria da Prefeitura Municipal, emocionaram a todos.

No Caldeirão, primeiro foram entregues os 297 Contratos de Concessão de Uso (CCFU e em seguida, foi à vez da comitiva se deslocar até onde estava a beneficiária Maria Ferreira Queirós, uma agricultora de 59 anos e quatro filhos, que não parava de sorriso ante a alegria de receber uma casa nova e poder morar com um certo conforto e dignidade junto com os seus filhos).

Ela falou pouco e sorriu muito, mas ainda assim conseguiu falar um pouco da sua alegria em receber a casa e os benefícios levados ao assentamento pelo INCRA e pela parceria com a prefeitura, por isso, também agradeceu ao prefeito Nonato Lopes.

D. Maria falou com a emoção de quem recebe um grande presente em tempo de Natal. “Graças a Deus estou na minha casa e muito feliz, por isso, agradeceu a Deus, ao INCRA, o superintendente Socorro Feitosa e ao prefeito Nonato Lopes”.Estou muito feliz, eu e os meus filhos, A minha vida mudou para melhor e muito “– disse ela”.

No PDS Nova Esperança, onde quem recebeu a casa mobiliada foi à beneficiária Francisca Marques Teixeira, a emoção foi ainda maior. Ela recebeu a comitiva da seguinte forma. “Podem entrar na minha casa” e a partir daí, as lágrimas começaram a brotar dos seus olhos e a invadir-lhe a face, mas mesmo assim, com a voz entrecortada pelo choro, falou emocionada daquele momento de felicidade, talvez o maior em toda a sua vida, segundo as suas próprias palavras.

Chorando ela agradeceu o superintendente Socorro Feitosa, ao prefeito Nonato Lopes, ao Governo Federal através o INCRA e quase não conseguiu mais dizer nada, preferindo dar um abraço de agradecimento na superintendente do INCRA.

Seu José Gomes do Nascimento, marido de D. Francisca e os quatro filhos, observaram a distância, mas com a alegria estampada nas faces aquele momento feliz que a sua família estava vivendo no PDS Nova Esperança, onde eles moram e vivem com o fruto do trabalho na agricultura familiar que o casal desenvolve no assentamento.”Vocês me deixaram muito feliz. Muito obrigado muito obrigado ao INCRA, muito obrigado meu Deus” e aumentou o choro de agradecimento e felicidade.

PARCERIA ENALTECIDADE

Nas duas ligeiras solenidades nos assentamentos Costa do Caldeirão e Nova Esperança, tanto a superintendente Socorro Feitosa, do INCRA, como o prefeito Nonato Lopes, falaram com entusiasmo da parceria estabelecida e de sucesso entre o INCRA e a Prefeitura, o que segundo os dois, está mudando para melhor os oito assentamentos de reforma agrária no município de Iranduba, todos na linha dos assentamentos sustentáveis.

Feitosa enalteceu o trabalho dos técnicos do INCRA, falou das dificuldades para o trabalho no campo face às peculiaridades regionais, da importância da união de esforços com os movimentos sociais, como a CPT, Fetagri, Sindicatos rurais e outros e da importância da parceria com as
Prefeituras e foi aí que fez elogios especiais à de Iranduba, considerando que perfeita integração do prefeito Nonato Lopes com as ações que o INCRA desenvolve no município.

O prefeito Nonato Lopes foi pela mesma linha de raciocínio e reconheceu a importância da parceria com o INCRA, prometendo aumentar esse leque e reconheceu o grande benefício que o INCRA está levando para o município com a chegada dos assentamentos, melhorando e fomentando ainda mais a produção, de uma das regiões mais produtivas no entorno de Manaus.

“Nós temos com o INCRA uma grande parceria – disse Nonato Lopes – deixando claro que essa união de esforços será fortalecida daqui pra frente, levando em conta os benefícios que o município, especialmente o campo, começa a receber do INCRA através da reforma agrária e do olhar atento da superintendente Socorro Feitosa, que, diga-se de passagem, sempre atendeu as reivindicações do município de Iranduba” finalizou Nonato Lopes. (Nas fotos, em primeiro plano a beneficiária Maria Ferreira Queirós e em segundo D. Francisca Marques Teixweira, com a superingtendente Socorro Feitosa, do INCRA, prefeito Nonato Lopes e outros).

Nenhum comentário: