Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

BRIGA DE CACIQUES

                                                                                         *Osny Araújo

O prefeito de Manaus Amazonino Mendes levou uma rasteira dos seus aliados na Câmara Municipal de Manaus e perdeu a eleição para a presidência com o seu candidato, vereador Homero de Miranda Leão, numa eleição que todas davam como certa, mas no final, Isaac Tayah, que corria por fora ficou com o ouro, o que deixou o alcaide da capital furioso.
Dizendo que Braga não tem compromisso com Manaus, Amazonino acusou o ex-governador e senador eleito da República pelo PMDB de ter articulado tudo, numa interferência indevida no Legislativo Municipal, com objetivo claro de atrapalhar a sua administração.
Segundo se comenta nos corredores da Câmara Municipal de Manaus, tudo parecia a favor da eleição do candidato do prefeito até que o vereador Massami Miki, que jogava no time de Mendes entrou em cena, agiu cm rapidez e arrancou três votos certos de Homero, levando para o lado de Tayah, logo, a participação taíra de Massami foi fundamental nesse processo de derrota política de Amazonino. Homero perdeu a eleição para presidente do Legislativo Municipal por dois votos. Foi um presente de grego em pleno Natal para o prefeito.
Deixando de lado a articulação de Massami Miki, defendendo os interesses políticos de Eduardo Braga, o certo é que tem uma bancada aliada como Amazonino tem na Câmara Municipal de Manaus, não precisa nem ter oposição. Os próprios aliados se encarregam de agir como tal.
A briga está formada entre os dois ex-amigos, ex-aliados, adversários e agora quase inimigos pessoais e posso afirmar que é uma briga de caciques, ou seja, de gente grande, com a participação de pequenos coadjuvantes como é o caso do vereador Massami Miki, sobejamente conhecido pelo seu comportamento político na Câmara Municipal de Manaus.
O fato mostra também, que o ex-governador Eduardo Braga, continua com muita bagagem política no Estado.
Tem gente apostando que Braga está de olho na prefeitura no ano da Copa do Mundo, o que não deixa de ser uma especulação das mais interessante. Braga, não teria nada a perder. Se vencer a eleição, será o prefeito da Copas, se perder volta para o seu posto no Senado e de lá retorna em seguida pra disputar o Governo do Estado, uma vez que Omar Aziz, já reeleito estará fora desse processo. Como se vê, o jogo político está ficando interessante e muita água ainda passará por debaixo dessa ponte política.
A coisa pode ficar boa, considerando que o prefeito Amazonino Mendes, com direito à reeleição, também poderá estar de olho na oportunidade de ser o prefeito da Copa, evento que não ocorre costumeiramente e servirá de currículo para quem estiver no cargo por ocasião da competição, governando uma capital que deverá, aí sim, ter ares de metrópole.
O fato é que o prefeito sai desgastado politicamente desse disputa de poder político na Câmara Municipal e o seu adversário fortalecido. Vamos ver o que acontecerá no futuro, se Amazonino volta a conquistar o terreno perdido ou se a participação de Braga no processo foi apenas para implicar com o adversário e mostrar que ele está aí e bem armado para os próximos embates de liderança política no Estado.
Visivelmente aborrecido com a derrota na CMM, o prefeito declarou que embora ainda filiado ao PTB não se considera mais um membro do Partido e deixou claro que o seu desembarque do barco petebista está próximo, considerando que não dá mais para continuar num Partido onde o próprio presidente regional, deputado Sabino Castelo Branco joga contra o prefeito para tumultuar a sua administração.
Político com a experiência de quem já foi três vezes governador do Estado, senador e que também já havia passado pela Prefeitura, Amazonino Mendes deixou claro que o fato ocorrido na Câmara Municipal de Manaus, não irá lhe tirar o sono e nem à vontade de trabalhar por Manaus, considerando que os desafios foram feitos para serem vencidos com determinação, inteligência e muito trabalho. Que assim seja.
Ao encerrar este artigo, desejo a todos um Natal de muita paz, amor e alegria, abençoado pelo G. `.A. `.D.`.U.`.(Com postagem simultanea nos sites Noticianahora, Tadeudesouza e Amazonianarede)

*Osny Araújo é jornalista e analista político.
E-mail: osnyaraujo@bol.com.br

Nenhum comentário: