Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

BELÃO VERSUS ROTTA


                                                                                                                   * Osny Araújo

Político guerreiro e muito articulado, o deputado Belarmino Lins, (PMDB) o popular Belão, parece mesmo que deseja se perpetuar como presidente da Assembléia Legislativa do Estado, tanto é a sua sede insaciável de Poder.
Presidindo a Casa por três vezes consecutivas, Belão, um exímio jogador político que consegue o escanteio, bate, corre e no rebote do goleiro converte o gol de bico, a muito que vem se articulando para permanecer no cargo, conversando com antigos e novos deputados, tentando contabilizar votos para derrotar um forte adversário, o deputado Marcos Rotta, também do PMDB, tem como maior cabo eleitoral o governador reeleito Omar Aziz, do PMM.
Marcando a distância no ataque, chegando forte no meio e duro na grande área, Belão, sabe jogar o jogo do Poder e sabendo das dificuldades que terá para bater Rotta, utilizará toda a sua malandragem política para conquistar os votos, especialmente dos deputados novatos, que poderão ser engolidos pela grande experiência do atual presidente da Assembléia, que deseja mais do que nunca continuar no posto. Tem gente que aposta que ele não sabe mais ser um deputado comum, de tão acostumado que está em sentar na cadeira de presidente.
Belão conseguiu impôs a sua marca na Assembléia, de forma muito singular. Ora com muita autoridade, noutras com brincadeiras e ironias e assim leva o barco e com a sua forma de ser e agir, no final, parece mesmo que consegue agradar a gregos e troianos e os comuns terminam na maioria das vezes concordando com os seus posicionamentos. Coisas de política.
Belão está em campanha mesmo antes do pleito e desta feita, terá pela frente um adversário duro na queda, que é Marcos Rotta, o parlamentar da Defesa do Consumidor e do Exija os Seus Direitos, na Televisão, programa criado há alguns anos pelo governador Omar Aziz e por ele, que terminou sendo o seu comandante programa esse que o ajudou muitos nas suas eleições para o Legislativo.
Bem relacionado com os antigos parlamentares e com facilidade de fazer amizade, onde entram os novos eleitos, Rotta tem a seu favor a forte amizade que existe entre ele e o governador Omar Aziz, além de representar uma grande mudança na maneira de administrar o Poder Legislativo. Isso são enormes vantagens que poderão desta vez, tirar o tape vermelho dos pés de Berlarmino Lins, que a exemplo de Ronaldinho, do Corinthinas, não está mais com aquela bola toda, a não ser que arrumem um pênalti ao 44 minutos do segundo tempo. Aí, poderá dar Belão novamente.
Nessa disputa para a presidência da Assembléia Legislativa na próxima legislatura, ou seja, a partir de 2011, poderão até surgir novos postulantes ao cargo, mas se isso ocorrer, deverão funcionar apenas como candidaturas de ensaio, abrindo em seguida a disputa para Belão e Rotta, que Alias, já contam já com fortes cabos eleitorais, como os deputados Vicente Lopes, e Sinésio Campos, fazendo as imagens de Rotta e Belão – respectivamente.
Político menos experiente que Belamino Lins, porém com mais juventude, Marcos Rotta, surge como um candidato forte e que tem amplas possibilidades de vencer essa disputa e caso o governador Aziz resolva mesmo a meter a mão em cumbuca, no que acredito em favor do amigo Rotta, Belão terá que se contentar novamente a sentar em outra cadeira que não seja a de presidente do Poder. Vai ser duto ele se acostumar, caso essa situação seja materializada.
O atual presidente do Legislativo estadual, ainda tem nas mangas um bom trunfo para jogar esse jogo. Trata-se do seu irmão, o deputado federal Átila Lins, que também foi presidente do Legislativo e ainda tem na Casa fiéis companheiros. Átila, bem mais político e articulado que o irmão, faz política diferente de Belão, procurando ser mais gentil, fidalgo e mantendo-se fiéis aos velhos amigos, a ponto de não esquecer nomes de eleitores antigos e isso, marca um político, não se sei, se valerá pa para os deputados, que serão os eleitores dessa próxima eleição no Parlamento estadual.
No momento, tudo não passa de especulação uma vez que as candidaturas ainda não foram oficializadas, mas como os dois nomes aqui citados estão em plena campanha, estamos dando a nossa opinião e aguardar de camarote o resultado das negociações que certamente ocorrerão em função dessa interessante disputa pela presidência da Assembléia Legislativa do Estado, cujo presidente de acordo com a hierarquia funciona como o terceiro vice-governador do Estado, assumindo o posto nas ausências do governador, do vice e do presidente do Poder Judiciário. É sem nenhuma dúvida um cargo de peso e prestígio. Belão versus Rotta, façam as apostas senhoras e senhores.(Postagens simultâneas nos sites noticianahora, tadeudesouza, amazonianarede e blog Jornalismo Eclético)

*Osny Araújo é jornalista e analista político
E-mail: osnyaraujo@bol.com.br – osnyaraujo@amazonianarede.com.br

Nenhum comentário: