Pesquisar este blog

domingo, 27 de dezembro de 2009

Famílias apreensivas em Barreirinha

Barreirinha AM - As famílias que foram notificadas pelo Ibama a deixar uma área onde cultivavam Mandioca, Abacaxi e outras culturas estão apreensivas com a possibilidade de perderem suas produções e investimentos.
Para alguns observadores e conhecedores da área, as lacas colocadas poderão não ser do Ibama,mas isso, certamente caberá uma inmvestigaçãopor parte das autoridades competrentes.
O fato é que os produtores do oocal estão apreensivos com a situação e não sabem dizer como seráo futuro.Confira as imagens da áreas feitas pelo repórter José de Oliveira.(Site Tadeu de Souza)
,



 

 

,



,

Mais seis fitoterápicos na lista do SUS

Brasilia - Mais seis medicamentos fitoterápicos passarão a ser oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a partir de 2010. No total, o SUS contará com oito remédios desse tipo.
Serão incluídos na relação oferecida à população remédios feitos com alcachofra, aroeira, cáscara sagrada, garra do diabo, insoflavona da soja e unha de gato. Desde 2006, medicamentos produzidos com guaco e espinheira santa estavam disponíveis.
Porém, o diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, José Miguel do Nascimento Junior, ressalta que nem todos esses medicamentos estarão nos postos de saúde.
Segundo ele, cabe ao gestor do SUS de cada localidade definir quais remédios comprar com a verba destinada pelo Ministério da Saúde, pelos estados e municípios.
 “A inclusão dos fitoterápicos no SUS significa que o administrador poderá comprar antibiótico, produto para asma e escolher também um xarope de guaco. Será levado em conta o costume do uso dessas plantas pela população. São seis novas opções terapêuticas que o gestor do SUS está autorizado a comprar para os pacientes, caso ele entenda que é interessante”, disse Nascimento Junior ao G1.

Receita médica

Apesar da distribuição pelo SUS ajudar a popularizar os fitoterápicos, especialistas alertam que esses medicamentos só podem ser consumidos com orientação médica.
“Os medicamentos têm origem em plantas, mas isso não significa que podem ser tomados sem receita médica. Aquela ideia de que o que vem da terra não faz mal, não é verdade”, diz Ricardo Tabach, doutor em psicobiologia e pesquisador do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
De acordo com Tabach, tomar fitoterápicos junto com remédios tradicionais não é apenas desnecessário, mas também perigoso. O ato pode acarretar em uma interação medicamentosa com efeitos colaterais e reações adversas. Mesmo produtos naturais são perigosos. “Um paciente em tratamento com um remédio tradicional pode começar a tomar um chá para ajudar. Quando ocorrem efeitos colaterais, o médico acha que é o remédio, sem saber que o motivo foi a combinação com o chá”, diz.
Número de ambulâncias do Samu deve dobrar até 2010, diz ministério 60 mil esperam por cirurgias no SUS em Belo Horizonte Pacientes esperam quase um ano por consultas com especialistas em MG Atividades pelo país marcam Dia Mundial da Psoríase Médicos de MG fazem alerta sobre casos de catapora Distribuição gratuita de camisinhas bate recorde no Brasil
A médica Ceci Mendes Carvalho Lopes, presidente da Associação Médica Brasileira de Fitomedicina (Sobrafito), acredita que a medida pode diminuir o preconceito dos próprios médicos em relação aos fitoterápicos. “Existe um preconceito imenso que, na realidade, não tem sentido, mas está baseado no fato de muitas faculdades não terem fitoterapia no currículo. O médico tem receio de se comprometer com uma coisa que ele não conhece”, disse.
Para a médica, se o medicamento existe e tem efeito comprovado, não há motivos para não usá-lo. “Não pode acreditar só na tradição popular. Desde que exista o respaldo científico, o fitoterápico é uma opção para o médico conforme cada caso”, afirma Ceci.

Registro

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que os oito medicamentos têm registro. Segundo a Anvisa, há 512 medicamentos fitoterápicos registrados, que são fabricados por 119 empresas.
Segundo Nascimento Junior, os oito fitoterápicos disponíveis no SUS foram determinados a partir de alguns critérios, como ser originário de plantas nativas do Brasil ou exóticas adaptadas, estar representado nas cinco regiões do Brasil e ter indicação para uso em doenças da atenção básica.
A expectativa do governo é que os medicamentos sejam usados em todos os estados. “É um processo de crescimento para romper barreiras, preconceitos e ganhar o status como o de outros medicamentos”, afirma Nascimento Junior. (Anvisa-G-1))





MORTE E ESPANCAMENTO DE BRASILEIROS NO SURINAME


Suriname - A violência entre quilombolas de Albina, no Suriname, e brasileiros e chineses que vivem no local, foi maior do que divulgado inicialmente pelas autoridades, segundo o padre brasileiro José Vergílio, que visitou a cidade no último sabadio, dia 26. 
O número total de mortos, segundo o missionário, ainda não está claro, mas pelo menos sete pessoas morreram.
Tudo começou em uma festa na noite do dia 24. Um brasileiro teria discutido e esfaqueado um "marrom", como são conhecidos os surinameses quilombolas, descendentes de escravos. O brasileiro está foragido. Após a briga, um grupo de surinameses atacou o local em retaliação.
Brasileiros foram agredidos com paus e facões, segundo os relatos. Vinte mulheres brasileiras ainda teriam sido vítimas de violência sexual.
Testemunhas dizem que há mais vítimas de conflito no Suriname 'Foi uma noite de terror', diz brasileira que sobreviveu a ataque no Suriname Missão da FAB deve ir ao Suriname para prestar auxílio a brasileiros TV mostra imagens de cidade em que brasileiros foram atacados no Suriname Polícia busca brasileiro acusado de dar início a conflito no Suriname 'Eles chegaram batendo em todo mundo', diz brasileiro atacado no Suriname Ataque contra 80 brasileiros no Suriname deixa 14 feridos, sete em estado grave
Além de brasileiros, chineses, colombianos e peruanos que moram na vila que abrigava os estrangeiros, também foram atacados.
"Os números são contraditórios. O número não foi confirmado, mas já passa de sete mortos. A senhora que perdeu o bebê foi cortada, o bebê tirado da barriga e veio a falecer nesta tarde do dia 26. Encontramos um corpo na água e foi motivo de muito choque para todos", relatou o missionário.
Inicialmente, o embaixador tinha dito ao G1 que uma grávida havia morrido. Depois, corrigiu a informação e afirmou que tinha sobrevivido, mas perdido o bebê. Não há informações de que trata-se da mesma mulher citada pelo padre.
Segundo Vergílio, que é responsável pela mídia católica no Suriname e mora no país há oito anos, até este sábado (26) pessoas brancas que circulassem pelas ruas de Albina poderiam ser vítima de represálias da população negra local.
"A situação está sob controle militar nesse instante. A polícia local e o exército cercaram a área. Nenhuma pessoa branca pode permanecer na área e foram para capital ou para Guiana Francesa. Até índios nativos estão sendo confundidos com brasileiros", disse Vergílio.(G-1)

PRAZOS PARA TROCAR PRESENTES NAS LOJAS


Brasília - Passado o Natal, os consumidores devem ficar atentos aos prazos para a troca dos presentes. O direito de reclamar com o fornecedor de defeitos aparentes ou de fácil constatação nos produtos duráveis (eletrodomésticos, carros, por exemplo) tem prazo de 90 dias. Quando se trata de fornecimento de serviços e de produtos não-duráveis, como alimentos, por exemplo, o prazo é de 30 dias.
Esses prazos estão no Código de Defesa do Consumidor e começam a valer a partir da entrega efetiva do produto ou do término da execução dos serviços. O Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo (Ibedec) chama a atenção dos consumidores quanto aos prazos, por considerar que são curtos para que se possa “pleitear o conserto ou reparação dos danos sofridos em virtude de produtos e serviços defeituosos”.
No caso de defeito oculto, o prazo começa no momento em que isso ficar evidenciado. Segundo o Ibedec, um exemplo disso é o ar condicionado de veículo novo cujo gás vaza por defeito em mangueira de pois de um ano de uso.
O Ibedec lembra que se os produtos e serviços causarem danos físicos ou patrimoniais ao consumidor, ou seja, não contenham meros defeitos que precisam ser consertados, o prazo para reclamar a reparação dos danos é de 5 anos.
Outra coisa importante, lembra o Ibedec, é que se o produto não tiver defeito a troca não é obrigatória, a menos que o vendedor tenha prometido verbalmente ou por escrito, em anexo à nota fiscal.
Nos casos de compra em estandes promocionais ou pela internet, o consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial.
Diz o código que se o consumidor exercitar o direito de arrependimento previsto , os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados.
O Ibedec chama a atenção dos consumidores também quanto ao registro das reclamações pois de acordo com o instituto a “reclamação feita ao fornecedor suspende os prazos acima. Assim, é necessário que o consumidor, ao reclamar o conserto ou reparação do dano, procure registrar em algum documento a reclamação”.Fonte: Agência Brasil

sábado, 26 de dezembro de 2009

PASCARELLI ASSUME TEMPORIAMENTE O TJAM



Manaus – O desembargador Flávio Pascarelli (foto) ficará na presidência do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) por 15 dias, tempo estimado pelos médicos para o tratamento do desembargador Domingos Chalub, afastado do cargo devido a um acidente de trânsito ocorrido na manhã de ontem (25). As informações são do Blog do Holanda.
 Segundo o empresário e irmão, Jorge Chalub, o desembargador foi submetido a uma intervenção cirúrgica - que terminou no final da tarde de ontem. O procedimento foi um sucesso. "Conversamos e ele está tranquilo. Correu tudo bem", acrescentou.
De acordo com o site do Tribunal de Justiça do Amazonas, o desembargador estava saindo do carro, por volta das 8h, para tomar café no hotel, quando foi atropelado por um veículo Citroen, dirigido por Nelsinho Ruiz, filho da deputada estadual, Therezinha Ruiz.
Ainda de acordo com o site, o Citroen vinha descontrolado e em alta velocidade atingindo o carro do desembargador no momento em que Chalub abria a porta do veículo.Segundo informações do TJAM, o desembargador sofreu um corte na cabeça e uma fratura no braço esquerdo, bem próximo ao ombro.
Chalub foi levado ao Pronto Socorro 28 de Agosto onde recebeu os primeiros atendimentos. Depois, foi transferido para uma clínica particular. No local, Domingos Chalub passou por novos exames e por cirurgia ortopédica.O presidente do TJAM tem 59 anos e está há três meses no comando do órgão.(Fonte: Blog do Holanda)

CONCERTO DE NATAL NO LARGO EMOCIONOU O PÚBLICO

Manaus – Atravessando a sua sétima edição,  o tradicional Concerto de Natal de Manaus, realizado no centro da capital amazonas, mais oprecisamente no famoso Largo de São Sebastião, tendo como pano de fundo o majestoso Teatro Amazonas, um dos cartões postais mais famosos da cidade, certamente já pode ser considerado como um dos maiores espetáculos natalinos do Psaís, pelo menos, na opinião dos turistas.
A edição de ontem, com um grande público, foi marcada por muiitas inovações durante os 120 minutos de espetáculo.
A peça contou o nascimento de Jesus Cristo, que foi representado por uma imagem gigantesca, suspensa sob a cúpula do Teatro Amazonas. A apresentação começou, às 19h com fogos de artifício anunciando o início da peça.
A cada cena o público era surpreendido, como no momento em que 30 atores foram içados por um guindaste e, sobre os espectadores, realizaram acrobacias. Mais de 40 mil pessoas acompanharam o concerto de Natal, organizado pela Secretaria Estadual de Cultura, no Largo São Sebastião.
Para garantir total segurança do público no evento foram acionados o Corpo de Bombeiro, a Polícia Militar, o Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT), a Secretaria Municipal de Planejamento e Administração (Sempad), a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) e a Amazonas Energia.
Os números impressiona. Segundo a Polícia Militar do Estado, aproximadamente 40 mil  pessoas assistiram ao grandioso evento, que teve quase quatro horas de duração e a participação indireta de mais de 2.500 éssoas trabalhando direta ou indiretamenhte para a realização do mega espetáculo que foi visto por um grande número de turistas nacionais e internacionais.

PRESIDENTE DO TJAM SOFRE ACIDENTE E CIRURGIA



Manaus - O desembargador Domingos Jorge Chalubh, sofreu ontem pela manhã um acidente de trânsito próximo a um hotel no bairro de Adrianópoles. Ele foi operado, passa bem e deverá ficar sem trabaklhar pelo menos por 15 dias. De acordo com o site do Tribunal de Justiça do Amazonas, o desembargador estava saindo do carro, por volta das 8h, para tomar café no hotel, quando foi atropelado por um veículo Citroen, dirigido por Nelsinho Ruiz, filho da deputada estadual, Therezinha Ruiz.
Ainda de acordo com o site, o Citroen vinha descontrolado e em alta velocidade atingindo o carro do desembargador no momento em que Chalub abria a porta do veículo.Segundo informações do TJAM, o desembargador sofreu um corte na cabeça e uma fratura no braço esquerdo, bem próximo ao ombro.
Chalub foi levado ao Pronto Socorro 28 de Agosto onde recebeu os primeiros atendimentos. Depois, foi transferido para uma clínica particular. No local, Domingos Chalub passou por novos exames e por cirurgia ortopédica.
O presidente do TJAM tem 59 anos e está há três meses no comando do órgão.
Se não tiver condições de voltar ao trabalho na próxima segunda-feira (28), quem deve assumir a presidência do Tribunal de Justiça do Amazonas, é o desembargador Flávio Pascarelli, que foi um dos primeiros a visitar Chalub ontem a tarde. (Comunicação TJAM)

Florestas poderão entrar no mercado de créditos de carbono


São Paulo - Cinco fundações de países amazônicos e uma universidade americana se uniram para formar uma inciativa que promova a inclusão da conservação de florestas no mercado formal de créditos de carbono. O tema foi um dos pontos principais de discussão na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 15) em Copenhague, no início deste mês.
Segundo informações da Universidade de Columbia, de Nova York, uma das participantes do projeto, a instituição vai se aliar ao Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), à Fundação de Proteção e Uso Sustentável do Meio Ambiente, da Bolívia, ao Fundo para Ação Ambiental e a Infância, da Colômbia, ao Fundo Ambiental Nacional, do Equador, e ao Fundo de Promoção para as Áreas Naturais Protegidas, do Peru, para trazer o mecanismo de REDD (redução de emissões por desmatamento e degradação) ao mercado de créditos de carbono, o que permitiria que países ricos paguem pela conservação de florestas e abatam esse investimento do saldo de suas emissões de carbono para a atmosfera.
Na COP 15, o Brasil, que antes se opunha à inclusão do REDD no mercado de carbono regulado pelo Protocolo de Kyoto, passou a aceitar que os países desenvolvidos possam compensar 3% das suas metas de redução por esse tipo de mecanismo de conservação. No entanto, no fim da conferência, a questão não foi acertada de forma concreta pelos países participantes.
Uma das críticas que se faz ao uso das florestas para compensar emissões de carbono é a falta controle sobre a migração do desmatamento de um lugar ao outro. Ou seja, quando se protege uma área ameaçada pelo desmatamento, nada garante que os exploradores que estavam ali não foram a outra área de floresta, causando a mesma quantidade de emissões de carbono que provocariam se nada tivesse sido feito.
Uma das medidas a serem tomadas pela nova AFCP - Amazon Forest Carbon Partnership (algo como "parceria para o carbono da floresta amazônica") é o desenvolvimento de um padrão de monitoramento de florestas para certificar que um determinado desmatamento evitado possa ser contabilizado como crédito de carbono.
A iniciativa deve ter um plano de ação estabelecido até meados de 2010 , que deve ser completado no ano seguinte. Suas atividades foram viabilizadas, segundo a Universidade de Columbia, por uma doação de US$ 3 milhões de uma multinacional do setor de alimentos.
Estima-se que o desmatamento seja responsável por quase 20% do total das emissões globais dos gases causadores do efeito estufa. O volume das emissões deste tipo seria comparável às emissões de todos os países da União Europeia, superando, por exemplo, o total emitido globalmente pelo setor de transporte (incluindo carros, caminhões, aviões, navios e trens em todo o mundo).G.Amazonia.

MULHER QUE ATACOU O PAPA É "INSTÁVEL"

Cidade do Vaticano - A mulher (foto) que se atirou sobre o papa Bento XVI e o derrubou no chão no início da missa de Natal se encontrava "psicologicamente instável" e não estava armada, afirmou na sexta-feira (25) fonte oficial do Vaticano.
Em sua primeira declaração formal sobre o episódio de quinta à noite, o Vaticano identificou a mulher como Susanna Maiolo, de 25 anos, que tem dupla cidadania da Itália e da Suíça.
O Vaticano disse que ela foi detida e transportada para um centro médico para que recebesse o "tratamento necessário".
O incidente não modificará o cronograma de Natal do papa. O comunicado disse que Susanna Maiolo conseguiu agarrar as vestimentas do papa e que ele "perdeu o equilíbrio e escorregou para o chão".
Susanna Maiolo, que vestia um blusão vermelho com capuz, saltou sobre uma barricada e se jogou sobre Bento XVI no começo da missa de Natal na Basílica de São Pedro, provocando uma gritaria entre os integrantes da congregação.

Tentativa

O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, disse que ela era a mesma pessoa que havia tentado saltar sobre uma barricada e alcançar o papa na missa de Natal do ano passado.
O cardeal francês Roger Etchegaray, de 87 anos de idade e saúde frágil, caiu "na confusão" e foi transportado em cadeira de rodas. Ele sofreu uma fratura no fêmur e deverá ser operado, mas seu estado não é grave.
O Papa, vestido de branco e dourado, foi socorrido por seguranças e depois de alguns segundos continuou a procissão para celebrar a missa. Bento XVI parecia calmo durante o resto da cerimônia.

Segurança

Durante o pontificado de Bento XVI, que começou em 2005, houve relativamente poucos incidentes de segurança. Em 2007, um alemão saltou sobre uma barricada na Praça de São Pedro quando o veículo do papa estava passando durante uma audiência geral, abordando Bento XVI.
O ataque mais grave contra um papa no Vaticano foi em 1981, quando o turco Mehmet Ali Agca disparou contra João Paulo 2º e quase o matou.
O incidente desta quinta deixou os seguranças do Vaticano visivelmente alterados e bispos espantados. O acontecimento voltou a provocar a discussão sobre a vulnerabilidade do papa se ele deseja manter o contato com o público.(Ag. Interrnacionais)







sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

MAÇONARIA ENTREGOU RANCHOS NO NATAL

Manaus - Criado há 42 anos pela maçonaria, a através da Grande e Benemérita Loja Simbólica Esperança e Provir Nº 1, da Grande Loja do Amazonas, o Natal da Criança Pobre, que começou com a distribuição de poucas dezenas de cestas básicas, vem mantendo a tradição e hoje (25), em mais uma distribuição dos ranchos, aproximadamente cinco mil pessoas carentes receberam as suas cestas, num gesto que envolve grande parte da comunidade maçônica amazonense.

Ao longo do ano maçônico, em todas as reuniões da Esperança e Porvir, sempre as quartas-feiras, os maçons colaboram com a bolsa para o Natal da Criança Pobre, além da participação de empresários maçons que fazem doações para engordar um pouco o mais o número de famílias beneficiadas pela solidariedade maçônica através  do Natal da Criança, Pobre que culmina com a distribuição dos ranchos, que ocorre anualmente na manhã do dia de Natal, seguindo de um almoço de confraternização para os maçons e seus familiares no interior da própria Loja.

Para que não haja tumulto na distribuição dos ranchos, em novembro os maçons recebem da Loja um determinado número de cartões que são por eles distribuídos a pessoas carentes e necessitadas. Dessa forma, a entrega é organizada e evita tumulto, considerando que todas as pessoas portadoras dos cartões serão presenteadas com uma cesta básica.

A distribuição, que começa logo as primeiras horas da manhã e se encerra por volta de meio dia, é feita pelos maçons e a participação dos seus familiares. Para os membros da Loja que realiza o Natal da Criança Pobre há quase meio século, o “rancho não resolve o problema de todos, mas ajuda a que as pessoas carentes que recebem as cestas possam ter uma mesa farta no Natal, como aliás, deveria ocorrer em todos os lares”.

Boeing da TAF continua no aeroporto de Parintins


Parintins AM - O Boeing 727-200 da empresa Transportes Aéreo Fortaleza (TAF) que fez um pouso de emergência em Parintins na tarde de quinta-feira, 17, permanece na Ilha e durante todo o final de semana recebeu reparos e vistorias técnicas.
 O avião pousou no aeroporto da cidade depois que um forte temporal impediu seu pouso em Manaus. O cargueiro vinha de Salvador, Bahia, com quatro tripulantes a bordo, trazendo um carregamento dos Correios.
Na sexta-feira, 18, um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) esteve em Parintins para fazer o abastecimento da aeronave. Depois do primeiro atendimento feito pelo Corpo de Bombeiros de Parintins, foi a primeira ação de reparo no boeing que encontrava-se taxiado no mesmo local desde o pouso forçado.
Na noite de sábado, 19, uma equipe de funcionários da empresa chegou a Parintins em uma aeronave da companhia. Segundo informações extra-oficiais a equipe veio para executar o trabalho de manutenção da aeronave.
Na manhã de domingo, 20, outra equipe formada por quatro oficiais do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão subordinado à Força Aérea Brasileira (FAB) veio a Parintins para vistoriar a aeronave.
O trabalho da equipe é avaliar os danos causados em aeronaves em casos de acidentes como o que ocorreu com o avião da TAF que bateu em árvores após tentar várias vezes pousar em Manaus. De acordo com um dos oficiais do Cenipa, o trabalho do órgão se restringe apenas à investigação sobre as causas do acidente.
Ao Cenipa cabe emitir um relatório de ação inicial (RAI) para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), único órgão que pode certificar se a aeronave está em condições de seguir vigem. O relatório tem prazo máximo de 30 dias para ficar pronto. ( Site Tadeu de Souza -texto: Tereza Almeida – foto: Ataíde Tenório)









,

,

AÉCIO NEVES É O GOVERNADOR MAIS POPULAR DO PAÍS



São Paulo - O governador mineiro Aécio Neves (PSDB) que desistiu de brigar pela sua candidatura a presidência da República abrindo caminho para o governador paulista José Serra, caminhar livremente pelos caminhos tucanos para viabilizar a sua candidatrura a sucessão do predsidenteLuiz Inácio Lula da Silva, foi listado como o mais popular em um ranking de governadores, segundo pesquisa realizada pela Datafolha divulgada nesta sexta-feira (25) pelo jornal 'Folha de S Paulo'.
A sondagem do instituto avalia apenas administradores de dez estados. De acordo com a pesquisa, realizada entre 14 e 18 de dezembro, o mineiro conquistou média 7,5.
A pesquisa ouviu moradores de um dos 10 estados escolhidos para traçar a avaliação dos políticos. Entre os mineiros, Aécio Neves teve seu governo considerado como ótimo ou bom por 73% dos entrevistados, enquanto 19% apontaram como regular e 6% julgaram péssimo ou ruim.
O governador Eduardo Campos (PSB), de Pernambuco, obteve a mesma pontuação de Aécio. Entretanto, ocupa o segundo lugar na lista: como critério de desempate, o instituto utilizou o índice de popularidade.
O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), é o quinto no ranking, com nota 6,6.
O governador do Amazonas, apesar de ter apaqrecido muito na mídia nacional e internacional pelas posições que vem assumindo em defesa do mkeio-ambiente, não ficou relacionado entre os dez primeiros.
As piores avaliações tiveram José Roberto Arruda e Yeda Crusius (PSDB-RS), respectivamente em nono e décimo lugar.(Ag. Folhas)

PAPA SOFRE EMPURRÃO, CAI, MAS CELEBRA A MISSA DO GALO



Cidade do Vaticano - O papa Bento XVI celebrou normalmente a Missa do Galo depois que uma mulher saltou a barreira de proteção e tentou atacá-lo quando este se dirigia para iniciar a missa no Vaticano, na noite desta quinta-feira (24).
 Segundo o reverendo Ciro Benedettini, porta-voz do Vaticano, o Papa caiu rapidamente, mas foi auxiliado e se levantou logo em seguida.
Bento XVI não teve ferimentos sérios e continuou a celebração após o susto. Sua agenda não mudará em função do incidente.
De acordo com um informe oficial do Vaticano, a mulher foi identificada como Susanna Maiolo, de 25 anos, de origem italiana-suíça. Ela estava desarmada, foi presa e levada a uma instituição médica para realização de exames.
O cardeal Roger Echegaray também caiu e foi levado a um hospital para exame.
No ano passado, uma mulher furou as barreiras de segurança após a Missa do Galo, mas foi detida antes de conseguir chegar ao papa. Não está claro se a pessoa é a mesma do incidente deste ano.

Missa

Falando para mais de 10 mil pessoas, o papa contou a história do nascimento de Cristo e pediu que os católicos coloquem de lado as dificuldades do cotidiano para redescobrir o caminho de Deus.
"Em todas as formas de caminhos, Deus tem de orgulhar-nos e chegar a nós de novo e de novo, assim que possamos escapar da turbidez de nossos pensamentos e atividades, e descobrir o caminho", disse.
Papa é ajudado ao sentar-se para celebrar a Missa do Galo nesta quinta-feira (24), após o incidente em que caiu.(Ag. Internacionais) 

,

Passagem de nível será inaugurada dia 30


Manaus - As obras viárias no cruzamento das avenidas Umberto Calderaro Filho e Ephigênio Salles (foto)estão praticamente concluídas. A inauguração  está marcada para o próximo dia 30 pelo prefeito Amazonino Mendes.
Na avenida Ephigênio Salles o trânsito flui normalmente nos dois sentidos. Na Umberto Calderaro Filho, antiga Rua Paraíba, os trabalhadores estão concentrados no acabamento e na limpeza. A obra está praticamente concluída mas apenas na semana que vem será inaugurada.
O trânsito só vai ser liberado no próximo dia 30, porque a última laje da obra foi finalizada no dia 18 deste mês e é preciso um tempo de espera para a chamada "cura" do concreto.
A passagem em desnível, que recebe o nome do empresário Antonio Simões, ficou pronta em seis meses e faz parte do complexo viário composto pelos viadutos da Avenida Mário Ipiranga Monteiro e do Coroado, de acordo com o secretário Municipal de Infraestrutura, Américo Gorayeb. (Semcom)

MANAUS TERÁ MAIS DOIS VIADUTOS


Manaus - Mais dois viadutos devem ser construídos em Manaus a partir do primeiro semestre de 2010. O primeiro será construído entre as Avenidas Djalma Batista, Constantino Nery e Desembargador João Machado, na zona Centro-Sul da cidade, e o outro na Bola do São José, na zona Leste.
 O anúncio foi feito pelo prefeito Amazonino Mendes (PTB), durante entrevista a rádio CBN.
De acordo com o prefeito, a obras fazem parte da série de medidas para desafogar o trânsito nas áreas de maior concentração de veículos em Manaus. Ele explicou que o edital de licitação do viaduto da Avenida Djalma Batista deve ser aberto nos primeiros meses de 2010.
A obra, segundo ele, escoará o fluxo de veículos das vias adjacentes e acabará com o congestionamento área. Amazonino não revelou a previsão para a licitação do viaduto da Bola do São José, mas disse que a obra deve ser iniciada no segundo semestre de 2010.
O viaduto da Bola do São José compreenderá as Avenidas Cosme Ferreira, Grande Circular e Estrada do Aleixo.





,

EM VIGOR POLÍTICA PARA POPULAÇÃO DA RUA



Brasília - Está em vigor desde ontgem, véspera de Natal, com a publicação no Diário Oficial da União, a Política Nacional para População em Situação de Rua, que pretende assegurar aos moradores de rua o acesso às políticas públicas de saúde, de educação, de previdência social, de assistência social, de trabalho, de renda, de moradia, de cultura, de esporte e de lazer. O decreto, assinado no dia 23 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia em São Paulo, determina a formação e a capacitação permanente de profissionais e gestores para o desenvolvimento de políticas públicas. Cria ainda canais de comunicação para o recebimento de denúncias de violência contra essas pessoas.
O decreto estabelece a produção, a sistematização e a disseminação de dados e indicadores sociais, econômicos e culturais e o incentivo à pesquisa, produção e divulgação de conhecimentos sobre a população de rua.
A Política Nacional para População em Situação de Rua pretende ainda proporcionar acesso aos benefícios previdenciários e assistenciais e aos programas de transferência de renda, como o Bolsa Família.
Foi criado o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional para População em Situação de Rua, com nove representantes, entre titulares e suplentes, sendo cinco de organizações nacionais da população de rua e quatro de entidades que tenham como finalidade o trabalho com moradores de rua.
São responsáveis pela política a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República e os ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Justiça, da Saúde, da Educação, das Cidades, do Trabalho e Emprego, do Esporte e da Cultura. Fonte: Agência Brasil

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

A LENDA DE PAPAI NOEL



Papai Noel é uma figura lendária que, em muitas culturas ocidentais, traz presentes aos lares de crianças bem-comportadas na noite da Véspera de Natal, o dia 24 de dezembro, ou no Dia de São Nicolau (6 de dezembro). A lenda pode ter se baseado em parte em contos hagiográficos sobre a figura histórica de São Nicolau. Uma história quase idêntica é atribuída no folclore grego e bizantino a Basílio de Cesareia. O Dia de São Basílio, 1º de janeiro, é considerado a época de troca de presentes na Grécia.
Enquanto São Nicolau era originalmente retratado com trajes de bispo, atualmente Papai Noel é geralmente retratado como um homem rechonchudo, alegre e de barba branca trajando um casaco vermelho com gola e punho de manga brancos, calças vermelhas de bainha branca, e cinto e botas de couro preto. Essa imagem se tornou popular nos EUA e Canadá no século XIX devido à influência do caricaturista e cartunista político Thomas Nast. Essa imagem tem se mantido e reforçado por meio da música, rádio, televisão e filmes.
Reza uma lenda que Papai Noel mora no extremo norte, numa terra de neve eterna. Na versão americana, ele mora em sua casa no Polo Norte, enquanto na versão britânica frequentemente se diz que ele reside nas montanhas de Korvatunturi na Lapônia, Finlândia. Papai Noel vive com sua esposa Mamãe Noel, incontáveis elfos mágicos e oito ou nove renas voadoras. Outra lenda popular diz que ele faz uma lista de crianças ao redor do mundo, classificando-as de acordo com seu comportamento, e que entrega presentes, como brinquedos ou doces, a todos os garotos e garotas bem-comportados no mundo, e às vezes carvão às crianças malcomportadas, na noite da véspera de Natal. Papai Noel consegue esse feito anual com o auxílio de elfos, que fazem os brinquedos na oficina, e das renas que puxam o trenó.
O personagem foi inspirado em São Nicolau Taumaturgo, arcebispo de Mira na Turquia, no século IV. Nicolau costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras. Colocava o saco com moedas de ouro a ser ofertado na chaminé das casas. Foi declarado santo depois que muitos milagres lhe foram atribuídos. Sua transformação em símbolo natalino aconteceu na Alemanha e daí correu o mundo inteiro.
Há bastante tempo existe certa oposição a que se ensine crianças a acreditar em Papai Noel. Alguns cristãos dizem que a tradição de Papai Noel desvia das origens religiosas e do propósito verdadeiro do Natal. Outros críticos sentem que Papai Noel é uma mentira elaborada e que é eticamente incorreto que os pais ensinem os filhos a crer em sua existência. Ainda outros se opõem a Papai Noel como um símbolo da comercialização do Natal, ou como uma intrusão em suas próprias tradições nacionais. Outros apontam a tradição de Noel como um bom exemplo de como as crianças podem aprender que podem ser deliberadamente enganadas pelos mais velhos, o que ajudaria a ensiná-las a ser cuidadosas em aceitar qualquer outra superstição ou crença infundada.(Wikipédia)

PAI GANHA NA JUSTIÇA E SEAN VIAJOU PARA OS ESTADOS UNIDOS

Rio  -“Meu coração está vazio e partido porque está faltando o nosso amor”, disse Silvana Bianchi, a avó materna do menino Sean Goldman, de 9 anos, após o embarque do neto com o pai biológico, o americano David Goldman, para os Estados Unidos nesta quinta-feira (24).
Silvana disse que este vai ser o pior Natal que a família vai passar e que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) foi uma "covardia".
“Levar a criança no dia de Natal é um crime hediondo. Ele foi separado da irmã (Chiara, de 1 ano e 3 meses), isso é uma covardia”, criticou a avó de Sean.
Segundo ela, o menino ficou apavorado com o assédio da imprensa ao chegar esta manhã ao Consulado Americano, no Centro do Rio. A avó disse que temeu que Sean fosse pisoteado.
O governo americano, por outro lado, criticou a superexposição do garoto pela família brasileira na chegada ao consulado no Rio. “A avó, o advogado, a família, o padrasto e outros parentes de Sean tiveram total acesso ao consulado pela garagem, mas recusaram. O doutor [Sérgio] Tostes [advogado da família], quando falamos que não precisava aquilo, disse que eles eram livres para fazer o que quisessem”, afirmou Orna Blum, porta-voz da Embaixada dos EUA.
David Goldman e o filho Sean embarcam para os Estados Unidos (Foto: Marcelo Carnaval / Agência O Globo)
Sean passou a tarde de quarta-feira (23), seu último dia no Brasil, brincando com seis amigos no apartamento da família brasileira, de acordo com Silvana.
“Ele está muito triste de ir embora e ficou muito assustado com toda aquela confusão. Ele estava muito nervoso. Teve febre de 38,5 graus à noite e vomitou quando chegamos ao Consulado. Ele está realmente muito abalado”, relatou a avó.
Dizendo-se "descrente" e "com vergonha" da Justiça do país, ela disse mais uma vez que, a seu ver, os direitos de Sean foram trocados por interesses econômicos e comerciais do Brasil. Ela diz que já está ansiosa para voltar ver o neto.
Sean deixa o consulado americano acompanhado do pai Sean chega ao consulado americano Sean viaja para os EUA em avião fretado com o pai nesta quarta, diz advogado Pai biológico de Sean chega ao consulado americano Consulado dos EUA emite comunicado oficial sobre caso Sean Goldman Imprensa americana discute vitória judicial do pai de Sean Goldman Estou chocada, triste, decepcionada e envergonhada, diz avó de Sean Goldman
“Estamos providenciando tudo para visitá-lo o mais rapidamente possível. Não tenho condições de morar nos Estados Unidos. Não posso largar família e tudo para trás, mas sempre que possível irei lá ver meu neto.” Depois, voltou a criticar a decisão que determinou a partida de Sean. “Que Deus tenha piedade da alma d Gilmar Mendes”.
O presidente do STF, Gilmar Mendes, decidiu na terça-feira (22), que o Supremo não tinha competência para julgar o caso e suspendeu a liminar que garantia permanência do garoto Sean no Brasil.
Em suas reclamações, a avó de Sean se refere a uma reportagem publicada pela BBC Brasil, que disse que o “Senado americano aprovou por unanimidade a extensão do programa de isenção tarifária que beneficia as exportações brasileiras e de mais 131 países, depois que o STF determinou a entrega do menino Sean ao seu pai”.
'Lutamos o quanto pudemos', disse advogado da família materna
Durante coletiva concedida na manhã desta quinta, o advogado da família materna do menino Sean, Sérgio Tostes, informou que foi feito de tudo para que a transição para o pai americano dele, David Goldman, fosse a mais suave possível. No entanto, ainda segundo advogado, Sean estava nervoso e teve febre durante a madrugada.
“Lutamos o quanto pudemos, mas não conseguimos mantê-lo com a família. Tentamos que a avó acompanhasse Sean aos Estados Unidos, mas as autoridades americanas negaram esse direito”, contou ele, se referindo a Silvana Bianchi.
O advogado negou que o consulado americano tenha oferecido à família que entrasse com o carro na garagem do prédio, para evitar a exposição de Sean.
Ainda segundo Tostes, a avó entregou a David Goldman um documento com características e peculiaridades sobre o menino. De acordo com o advogado, o único contato que Silvana e David tiveram foram poucos momentos antes de entregar o garoto.
“Silvana pediu que David tomasse conta do neto dela. O pai foi extremamente
atencioso com Sean”, afirmou.
Tostes disse que Sean se despediu da irmã dizendo que voltaria em breve.
De acordo com o advogado, as autoridades americanas não quiseram discutir a possibilidade de visitas da família materna a Sean nos Estados Unidos. Por isso, a avó deve permanecer no Brasil e aguardar “que a situação fique mais clara”, para embarcar para os EUA.
Segundo Tostes, a família vai contratar um advogado americano para que o caso continue sendo acompanhado. “Vamos contratar alguém que acompanhe o caso de perto. Espero reciprocidade do governo americano, assim como a Justiça brasileira fez”, disse.
Ao fim da entrevista, Tostes afirmou que fez vários contatos com o governo brasileiro, mas que não recebeu nenhuma resposta objetiva. Ele fez um apelo para que o presidente Lula se manifeste sobre o caso. (G-1)

FISCALIZAÇÃO INTENSIFICADA NOS PORTOS, AEROPORTOS E RODOVIAS




Manaus  - Muita gente chega e sai de Manaus nesta época do ano, por isso, as autoridades intensificam os serviços de segurança nas rodovias, nos portoas de baqlsas na capityal e no interior, especialmente no São Iaimundo, CCacau Pirera, Ceasa e Careiro, aeroportos e rodoviárias, onde muitos ônibus extras estão programadas para sair com vários destinos dentro e fora do estado.
Nos portos de Manaus é intensa. É quando aumentam os riscos de acidentes com embarcações.
Movimento intenso na orla da Manaus Moderna. Os destinos mais procurados nas vésperas do Natal são as cidades paraenses e alguns municípios do Amazonas. Entre eles Coari, Codajás, Tabatinga e Tefé.
Viajar de barco tem sido a opção mais em conta para quem pretende sair da capital. Além das promoções, as embarcações oferecem diversos pacotes, alguns incluem alimentação.
Os barcos partem de Manaus lotados de cargas e passageiros, mas muitos não percebem os perigos que a viagem pode esconder. Embarcações irregulares e sem equipamentos de segurança podem interromper as férias e as festas de fim de ano.
Em ocasiões festivas como a que vivemos no momento, todos os cuidados com a segurança devem ser observados, por isso, a fiscalização é intensificada, objetivando com isso, que os viajantes possam se deslocar em segurança.
Em novembro, a Marinha do Brasil deu início à Operação Verão. Além de intensificar as fiscalizações nos barcos, a capitania orienta os passageiros. O disque denúncia da capitania é o 0800-280-7200.

AMAZONINO NÃO SERÁ CANDIDATO

Manaus - Em uma longa entrevista prestada ao jornal A Crítica edição de hoje (24), o prefeito Amazonino Mendes, (PTB), resolveu falar pela primeira vez publicamente no polêmico caso político-policial envolvendo o ex-prefeito de Manaus Carlos Souza.
Com tranqüilidade, Amazonino Mendes disse não entender a vinculação do seu nome no rumu8roso caso policial, onde está envolvido o ex-prefeito e diz ainda, que “não acredito na culpa e nem na inocência do vice-prefeito”.
Amazonino Mendes garantiu ainda com todas as letras que não será candidato nas eleições do próximo ano e que continuará governando o município de Manaus até o final do seu mandato, o que segundo ele, lhe permitirá realizar na cidade uma administração revolucionária e com muitas mudanças.
Sobre a polêmica taxa do lixo, ele disse que não criou nada de novo, considerando que a taxa estava embutida no IPTU e afirmou que a cobrança, após levantamentos e estudos, só será cobrada a partir de 2011.
Alias, nas eleições do próximo ano, o prefeito com muita antecedência já declarou o seu apoio ao senador-ministro Alfredo Nascimento, (PR), candidato ao Governo do Amazonas que também,com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.(Fonte: Extraído do Jornal A Crítica)

GOVERNADOR OTIMISTA COM 2010

Manaus - Falando a uma emissora de televisão do Amazonas, o governador Eduardo Braga (PMDB), demonstrou muito otimismo em relação ao próximo ano.
Ele falou com entusiasmo das boas perspectivas para a sócia-economia do Estado, garantindo que o ano será de um excelente crescimento em todos os sentidos, o que tornará o Amazonas um Estado ainda mais pujante.
Eduardo Braga salientou que com a chegada do gasoduto, o que transformará a matriz energética da cidade e das obras públicas e privadas por conta da preparação da cidade para os jos da Copa do Mundo de 2014, o crescimento de Manaus e do Estado, como um todo será muito grande.
“Não tenho nenhuma dúvida de que teremos um ano excelente em 2010, com obras, faturamento garantido no Pólo Industrial de Manaus, especialmente em função do pólo de duas rodas e tantas outras coisas boas que aportarão por aqui em termos de investimentos. Por tudo isso, afirmo sem medo de errar que teremos um ano excelente para o Amazonas e seu povo” concluiu o governador.

Manifestação contra Arruda



Brasilia  - Manifestante da Central Única dos Trabalhadores (CUT)acendeu velas no gramado em frente ao Congresso, em protesto contra o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido). Arruda é investigado por supostamente comandar um esquema de distribuição de propina, o que ele nega. O DEM decide nesta quarta se expulsa o presidente licenciado da Câmara do DF, Leonardo Prudente, que foi gravado guardando dinheiro de suposta propina nas meias. (AL)

APROVADOS REAJUSTES PARA TJAM E MPE

A Assembléia Legislativa do Estado aprovou ontem, reajuste salarial de 8,88% para desembargadores, juízes, procuradores e procuradores de Justiça.

O reajuste é uma adequação ao sistema federativo de vencimentos da magistratura.
De acordo com a tabela salarial que acompanhou o projeto aprovado pelos deputados, o Procurador Geral de Justiça, que atualmente ganha R$ 23.260 e passará para R$ 24.117,62 e a menor remuneração ficará para o promotor substituto que será de R$ 15.232,57 a partir de fevereiro do próximo ano.
“Justificando “o reajuste, o procurador geral de Justiça Otávio Gomes foi lacônico:” O nosso parâmetro obedece aos dos ministros do Supremo”.

POLICIAIS

Na mesma sessão, a Assembléia Legislativa aprovou projeto de Lei oriundo do Executivo, criando o 14º e 15ºsalários para os policiais civis e militares.
De acordo com o projeto, o benefício é um prêmio de incentivo ao cumprimento de metas da segurança pública e a premiação será oferecida de acordo com indicadores de produtividade.

LEI DO LIXO SERÁ ANALISADA PELA PGE

Manaus - A Procuradoria Geral de Justiça do Amazonas vai aguardar a sansão e publicação da Lei que criou a taxa do lixo na cidade de Manaus, de autoria do Executivo e aprovada recentemente às pressas pela Câmara Municipal, para analisar e se for o caso, propor uma possível ação de inconstitucionalidade contra a medida no Tribunal de Justiça do Estado, segundo anunciou o procurador geral de Justiça do Estado, Otávio Gomes.


Tão logo a lei foi aprovada, a população nos seus vários seguimentos se manifestou contra a mais essa taxa que será paga pela população, que será acoplada a água, luz, telefone e IPTU.

O prefeito Amazonino Mendes se defende e disse que a taxa que teria sido extinta na administração Serafim Correa, foi sim embutida no IPTU e disse que embora a lei tenha sido aprovada, a taxa do lixo só deverá ser cobrada a partir de 2011, garantindo que a Prefeitura fará um estudo completo da situação e garantiu que muita gente será isenta dessa cobrança.

“Nós vamos estudar e planejar essa cobrança e certamente muitos não irão pagar a taxa do lixo que só começará a ser cobrada a partir der 2011” disse o prefeito Amazonino Mendes, que considerou justa a lei.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

SALÁRIO MÍNIMO SERÁ DE R$ 510



Brasilia  - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou na manhã desta quarta-feira (23) as medidas provisórias que aumentam o salário mínimo para R$ 510,00 e dão um reajuste de 6,14% para aposentados que ganham mais que o mínimo. Atualmente, o salário mínimo é de R$ 465,00. Os novos valores entram em vigor a partir de janeiro. Com isso, quem recebe pelo mínimo terá o valor reajustado no salário pago em fevereiro, referente ao primeiro mês do ano.
Pelo texto, em 2011, o reajuste das aposentadorias será vinculado ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e ao Produto Interno Bruto (PIB).

Orçamento

O plenário do Congresso aprovou na noite desta terça-feira (22) o Orçamento do próximo ano. O projeto segue agora para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Um acordo de última hora entre governo e oposição permitiu a votação.O relator, Magela (PT-DF), aceitou retirar emendas que tinha apresentado para investimentos e repassá-las para que as bancadas regionais alocassem os recursos.
Foi mudada ainda a permissão para o remanejamento de recursos pelo governo dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O texto original dava margem para mexer em até 30% sem critérios estabelecidos. O relatório aprovado determina que se pode mudar o destino de até 25% do valor de cada obra.
O relatório reservou recursos para um reajuste do salário mínimo dos atuais R$ 465,00 para R$ 510,00 a partir de 1° de janeiro de 2010.

Aposentados

Nesta manhã, Lula já havia dito que o governo não pode conceder aos aposentados que ganham mais de um salário mínimo um reajuste maior do que a Previdência Social suporta.
- No meu governo os aposentados não tiveram um centavo de prejuízo, nós repusemos aos aposentados brasileiros aquilo que foi a inflação. E aqueles que ganham o salário mínimo tiveram um aumento substancial. O ideal seria dar tudo que as pessoas pedem a todos momento, porque é um discurso mais fácil, simples e tranqüilo. Ora, todo mundo sabe que a Previdência tem um limite, a Previdência tem uma arrecadação e a gente não pode pagar o que você não tem.Vocês pensam que tem algum brasileiro que gosta mais do trabalhador do que eu? Não existe. Não posso passar do limite do bom senso, para o bem deles, porque se a Previdência quebrar será mal para todos os brasileiros. O que tiver ao alcance da Previdência nós vamos fazer, mas sem nervosismo-, disse Lula.

O celular e o canto da sereia - *Ronaldo Pereira Santos



Quantos celulares você já usou? É provável, muito provável, que a resposta seja “vários”. Uma pessoa mais comedida, ou com menos poder de compra, diria alguns. Mas, em média, todos os usuários de celulares no Brasil já teve mais de um aparelho. Basta olharmos os números. Atualmente temos, aproximadamente,170 milhões de usuários de celular (dados da Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações); este número é quase o da população brasileira que beira os 190 milhões (leve em conta, claro que tem usuário com dois, três até quatro aparelhos).
Esta imensidão no número é fruto, entre outras coisas, da força de marketing. Impressiona o poder de persuasão que possui a propaganda; uma avalanche de sedução que inunda ruas, revistas, jornais, televisores, rádio. A propaganda tem um objetivo único: vender a idéia de que precisamos – a todo custo – de algo que depende da velha troca do dinheiro pelo produto. Não importa qual seja este produto.
É o que chamamos de canto da sereia: som, voz e música que chega por muitos canais, mas também pelos celulares. O canto que nos faz querer comprar o mais novo, o mais avançado, o mais bonito e, o mais caro. O canto que sega, inebria, conquista, apaixona...

Grande problema ambiental

Mas, como toda boa paixão, também ficamos cegos aos seus efeitos colaterais. Com o ritmo que se trocam os aparelhos enfrentamos um dos grandes efeitos que tem repercussão ambiental: onde colocar o lixo eletrônico dos celulares? O “x” ou problema da questão está nas baterias que alimentam estes aparelhos. Trata de lixo químico doméstico altamente perigoso, já que são produzidas com produtos que causam problemas sérios.
A nossa legislação concebe que quem gera o problema é também responsável por sua solução – o principio do poluidor-pagador. Em tese, significa que quem deve recolher as baterias são as empresas que as produz. Mas funciona?
Para o usuário bastaria depositar as pilhas usadas dos celulares em postos de coletas. Mas, onde estão estes postos? Deveriam estar em locais acessíveis disponibilizados pelas empresas que vendem os celulares. Em Manaus, difícil encontrar um destes postos de coleta, embora eles existam.
Uma pesquisa rápida nos sites da internet das empresas que produzem estes aparelhos nos levam as dicas de como se fazer o descarte. O problema é que este serviço deveria ser mais claro. Geralmente, indicam que qualquer assistência técnica autorizada que podem receber o material. Já é alguma coisa. Mas seria interessante haver locais de recebimento em shoppings ou outros locais mais fácies, afinal, ninguém sai por ai procurando uma assistência para fazer o descarte.

O consumo responsável com os celulares

Se já é difícil sair por ai procurando onde descartar sua bateria usada, imagina pensar na possibilidade de “gastar energia” procurando produtos socioambientalmtente corretos. Ter noção do que se compra e as suas conseqüências não é uma coisa fácil diante do canto e encantos que os produtos possuem e entoam. Isso é bem verdade. Não apenas os celulares, mas qualquer produto da modernidade.
Diante dos problemas que o uso exagerado de celulares pode trazer, há opções e idéias novas que surgem e, a mais forte, é o consumo responsável. Trata-se de pensar duas vezes antes de comprar qualquer produto e, se de fato, precisamos dele; finalmente, o que fazer caso não o utilizemos.
Em média, assume-se razoável trocar de celular a cada dois anos, seria suficiente. Parece difícil diante do canto inebriante do marketing, certo? Sim, mas vale a pena começa a pensar em ouvir outras músicas que cada vez mais se toca por ai.

Esse artigo é de responsabilidade do autor. Não reflete a opinião do Portal Amazônia ou do grupo Rede Amazônica. Opiniões devem ser envidas a ronaldo.santos@mns.incra.gov.br

SÓ EM JANEIRO RECEITA SABERÁ SE O PAÍS ZEROU PERDAS NA ARRECADAÇÃO



Brasília - Embora a recuperação da atividade econômica já reflita na arrecadação, só em janeiro a Receita Federal saberá se zerou as perdas provocadas pela crise econômica que afetou o crescimento do país em 2009. Os números das vendas de Natal, aquecidas pelas medidas adotadas pelo governo, por exemplo, e seus impactos na arrecadação serão conhecidos apenas no mês que vem, mas a Receita Federal avalia que os números passaram a ser positivos neste mês.
“Esses números, além das ações da Receita Federal para fechar as brechas para a sonegação, representam a recuperação da atividade econômica”, disse Raimundo Eloy, coordenador-geral de Estudos, Previsão e Análise da Receita Federal.
Outro efeito esperado na arrecadação em dezembro, que deve não deve contar mais com depósitos judicias significativos, é do recolhimento do Imposto de Renda calculado sobre a segunda parcela do décimo terceiro salário e sobre o rendimento de capital (aplicações financeiras), como fundos de renda fixa, acumulados em seis meses, que no último caso deve chegar a R$ 3 bilhões.
Em novembro, os principais tributos com impacto na arrecadação foram o Imposto de Renda Pessoa Jurídica e Contribuição Sobre o Lucro Líquido (IRPJ/CSLL) com R$ 11,175 bilhões, R$ 3,145 bilhões a mais do que no mesmo período do ano passado; a receita previdenciária, com R$ 18,690 bilhões, ou R$ 3,004 bilhões a mais do que no mesmo período de 2009 e Cofins/PIS-PASEP, com R$ 15,372 bilhões. ou acréscimo de R$ 1,377 bilhões na mesma comparação.Fonte: Agência Brasil - Daniel Lima

MENSAGEM DE NATAL E ANO NOVO



No momento em que nos aproximamos das festas universais do nascimento do Menino Jesus e da passagem para um novo Ano, formulo aos amigos aos amaiagos internautas, leitores, seguidores e colaboradores, votos de um FELIZ NATAL E VENTUROSO ANO NOVO, COM grandes realizações e muitos sonhos.

Que as bençãos do Deus Menino, caiam sobre todos nós, terráqueos, para que possamos trabalhar em paz e viver com a alegria dos justos, de acordo com os princíopios moral, ético e cristão.
Que o Natal, festejando o nascimento de Jesus, seja repleto de saúde, amor,alegria e fartura nas mesas de todos os lares, especialmente no Amazonas e no Brasil, terra, certamente abernçoada por Deus.
Que Ele, o G.`.A.`.D.`.U.`. e Senhor de todos os mundo, nos guie sempre pelos caminhos dos bons costumes.
Que o simbolismo natalino, nos leve a grandes reflexões e possamos nos transformar em pessoas melhores, levando uma vida justa, onde prevaleça o respeito, a compreensão, a solidariedade e amor.
Torcemos para o ano que se avizinha, seja próspero em todos os sentidos e a paz possa reinar plenamente em nossos corações e que a mãe natureza não nos castigue tanto.
Que ela seja mais compreenmsiva com os nossos erros e nos permita, viver num mundo melhor, com um clima verdadeiramente saudável.
Ao formular estes votos, esperamos que as nossas autoridades constituídas, especialmente os nossos governantes, sejam iluminados pela luz Divina, para que administrem a coisa pública com bom senso, responsabilidade, ética e sabedoria, colocando sempre em primeiro lugar o bem comum.
Rogamos o todo Poderoso que derrame suas bençãos e nos proporcione forças para grandes realizações, profissionais e pessoais e quqe sejamos guiados por Deus na nossa sublime e honrada missão de produzir um jornaolismocomp0romissadocom a verdade, ético, sério, transparente, atuializado e dionâmico. Que possamos continuar informando e formando a opinião púbblica dentro desses princíopios, agora utilizando este meio maravilhoso de comunicaçãoo-line via internet.
Esta mensagem, é também de agradecimento pelo apoio, compreensão de todos que tem prestigiado este Blog, que procura sempre ser um instrumento informativo e ético, fazendo um jornalismo com responsabilidade , transparência e liberdad, esperando contimuarmos juntos ao longo do próximo ano, noticiando coisas boas e importanters para todos nós.
Festas ricas em simbolismo, que as confraternizações, onde predominan a participação da família e dos amigos, sejam também grandes e sublimes momentos, ondes possamos ser contagiados e envolvidos pela ternura e pelo amor, fazendo brotar em nossos corações os sentimentos simples, porém nobres e muitas vezes esquecidos, como o amor ao próximo, a solidariedade e o perdão.
Que o Natal, que iremos comemorar e a passagem do Ano, dia da Confraternização Universal, não sejam apenas festas de presentes materiais e comidas diferentes e reqeuintadas.
Que sejam também, festas do espírito e da alma, onde os sentimentos nobres possam falar mais alto e dirijam todos os nossos passos e ações até o próximo aniversário de Jesus. FELIZ NATAL E UM VENTUROSO E PRÓSPERO ANO NOVO.
Que o ano de 2010 seja melhor que 2009, porém, pior que 2011. Boas Festas, com muita paz, amor, amizade, saúde e dinheiro. Se dirigir, não beba.



,

CARLOS SOUZA SE LIVRA DE MAIS UM PEDIDO DE IMPEACHMENT

Manaus - Os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) arquivaram, na tarde de hoje (22), mais um pedido de impeachment do vice-prefeito de Manaus, Carlos Souza (PP). Durante expediente conturbado às vésperas do recesso parlamentar, sete parlamentares votaram a favor do recebimento do processo e 25 votaram contra o afastamento do irmão de Wallace Souza da Prefeitura.
O pedido de impeachment votado nesta terça-feira pelos vereadores foi o único recebido pela Procuradoria Geral do Poder Legislativo da CMM. Os parlamentares Marcelo Ramos (PSB), Elias Emanuel (PSB), Joaquim Lucena (PSB), José Ricardo (PT), Ademar Bandeira (PT), Mario Frota (PDT), Hissa Abraão (PPS) votaram a favor do recebimento do pedido de impeachmente de Carlos na CMM.

Durante a votação, houve seis abstenções, dos vereadores Gilmar Nascimento (PSB), Marise Mendes (PTB), Gloria Carrate (PMN), Mario Bastos (PRP), Leonel Feitoza (PSDB) e o vereador Fausto Souza (PRTB) que foi impedido de votar. O parlamentar também possui um pedido de cassação protocolado na CMM.
Dois pedidos de impeachment do vice-prefeito foram arquivados pela Procuradoria da Câmara na manhã desta segunda-feira (21). De acordo com a Procuradoria da Casa, os documentos não faziam exposição de fatos e não indicava provas de crimes atribuídos ao vice-prefeito, além de não apresentar identificação documental do autor do pedido. Após avaliação, a mesa diretora acatou a recomendação de arquivamento da Procuradoria.
As informações para os pedidos de impeachment foram fornecidas por membros da força-tarefa do Ministério Público do Estado (MPE) que investigam uma suposta organização criminosa liderada pelo ex-deputado Wallace Souza em Manaus.
A força-tarefa do MPE alega que a denúncia contra Carlos e Fausto Souza, de participação na organização criminosa supostamente liderada por Wallace, são fartas. A força-tarefa informou ao Portal Amazônia que não há impedimento de reavaliação da matéria, com o desenrrolar do caso.
O Ministério Público denunciou os irmãos por tráfico de drogas na época do extinto programa de TV "Canal Livre", apresentado por Wallace, Carlos e Fausto Souza. (VB)

AMAZONINO CRIA TAXA E AUMENTA IMPOSTOS


Manaus - As vésperas das festas de Natal e Ano Novo e do recesso parlamentar, a Câmara Municipal de Manaus aprovou ontem um pacote de medidas encaminhadas pelo prefeito Amazonino Mendes (PTB), objetivando aumentar a arrecadação do município, tendo como desculpa uma melhor preparação da cidade já visando os jogos pela Copa do Mundo.

Dessa forma, a bancada governista na Câmara Municipal atropelou sem piedade a oposição e aprovou com toque de caixa, a revisão da base de cálculo do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e ainda de quebra ofereceu outro presente de grego à população, aprovando a taxa do lixo, que deverá variar entre R$ 120 a 1.800,00 anualmente.
Com esse pacote, o prefeito Amazonino Mendes, espera engordar os cofres municipais em pelo menos%a já a partir do próximo ano.
Para que os impostos pudessem valer já em 2010, a Câmara teria que aprovar o pacote ainda este ano, o que ocorreu.

Wallce indiciado acusado de abusar de adolescente


Manaus - A Polícia Civil indiciou na tarde de ontem (22) O  ex-deputado Wallace Souza  foi inciciado ontgem pela Polícia Civil pelo crime de posse sexual, mediante fraude, na forma tentada; e por corrupção de menores. Ele foi indiciado no Hospital Beneficente Portuguesa, onde se encontra hospitalizado, e manteve-se em silêncio, por orientação de seu advogado, afirmando que só falará em juízo.
Ele foi indiciado pela delegada Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Deapca), Linda Gláucia, na presença do Ministério Público Estadual (MPE), por meio da promotora Tereza Cristina Coelho.
O crime de posse sexual ocorre quando um adulto usa de artifícios para manter relações sexuais com menores de idade; já a corrupção de menores é o crime praticado por adultos em que, por meio de um relacionamento, há mudança de comportamento dessa criança ou desse adolescente, resultando no seu desenvolvimento precoce.
De acordo com a delegada, o ex-deputado Wallace manteve relacionamento sexual em 2009 com uma adolescente de 15 anos por cerca de três meses, e o seu rompimento se deu logo após a denúncia de envolvimento dele nesses tipos de crimes, durante operação deflagrada pela força-tarefa.
- No caso dessa garota, ele dava presentes, como chocolates e levava para jantar em restaurantes caros, além de a ter presenteado com uma aliança, em que ela o chamava de meu noivo - informa Linda Gláucia, esclarecendo que não houve conjunção carnal (prática do ato sexual), mas sim prática de atos libidinosos (carícias em partes íntimas, beijo na boca).
O inquérito foi concluído ontem e segue para a Justiça. Até ser cassado pela Assembleia Legislativa do Estado (ALE), Wallace Souza presidia a Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente. (Fonte: Secretaria de Segurança))

Avião sai da pista ao pousar na Jamaica


Jamaica - Um Boeing 737 da American Airlines saiu da pista na noite desta quarta-feira (23) ao pousar no Aeroporto Internacional de Kingston, na Jamaica, danificando a aeronave e deixando feridos. Segundo a Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos, a aeronave havia decolado de Miami, em um voo originário de Washington DC.
De acordo com o ministro de Informação jamaicano, Daryl Vaz, em declarações ao jornal Jamaica Observer, 40 pessoas se feriram, mas não há mortos. “Os feridos foram levados ao Hospital Público de Kingston”, disse o ministro. Segundo ele, a maioria dos viajantes eram jamaicanos que voltavam para casa para o Natal.
O voo AA 331 enfrentou forte chuva ao aterrissar por volta das 22h (horário local) e parou na areia da praia. Segundo a rede americana Fox News, citando relatos de moradores, o avião se dividiu em duas partes no acidente.
Passageira: 'Vi o avião se partir na minha frente'
O coordenador de operações do aeroporto, Omar Lawrence, declarou à CNN que havia 145 passageiros e sete tripulantes a bordo. Já segundo a agência de notícias Associated Press (AP), a aeronave levava 48 passageiros e seis tripulantes.
Segundo a passageira Pilar Abaurrea, em entrevista à AP, o voo teve muita turbulência e obrigou a tripulação a suspender o serviço de bordo três vezes. De acordo com ela, antes do pouso, o piloto alertou sobre mais turbulência, mas disse que não seria pior do que a já enfrentada.
O aeroporto está fechado para pousos e decolagens. A empresa não fez especulações sobre as causas do acidente e prometeu divulgar uma nota mais completa na quarta-feira.(Ag. France Presse)

EM ANO ELEITORAL PAC GANHA MAIS RECURSOS NO ORÇAMENTO


Brasilia  - O plenário do Congresso aprovou na noite desta terça-feira (22) o Orçamento do próximo ano. O projeto segue agora para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A partir da zero hora desta quarta-feira (23) começa o recesso no Legislativo federal.
Um acordo de última hora entre governo e oposição permitiu a votação. O relator, Magela (PT-DF), aceitou retirar emendas que tinha apresentado para investimentos e repassá-las para que as bancadas regionais alocassem os recursos. Foi mudada ainda a permissão para o remanejamento de recursos pelo governo dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O texto original dava margem para mexer em até 30% sem critérios estabelecidos. O relatório aprovado determina que se pode mudar o destino de até 25% do valor de cada obra.
O relatório reservou recursos para um reajuste do salário mínimo dos atuais R$ 465,00 para R$ 510,00 a partir de 1° de janeiro de 2010. Para que o mínimo tenha este valor, no entanto, é preciso que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva edite uma MP sobre o tema.
Comissão diz ter nova estimativa de Orçamento, com mais R$ 3,8 bi de receita Comissão de Orçamento aprova bloqueio de repasses para 24 obras federais Governo e oposição anunciam acordo para aprovar Orçamento nesta terça-feira Comissão encerra sessão sem conseguir votar Orçamento
Magela também reservou dinheiro para dar um aumento real para os aposentados e pensionistas. Segundo o relator, existe R$ 3,5 milhões para isso. A expectativa é também que Lula edite uma MP sobre o tema nesta semana concedendo um aumento real de 2,5% para este segmento.
Os investimentos previstos no texto-base serão de R$ 151,9 bilhões. A maior parte deste montante vem de empresas estatais: R$ 94,4 bilhões. O Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) do governo federal vai consumir em 2010, segundo o relatório, R$ 29,9 bilhões.
A despesa com servidores públicos ativos e inativos está prevista em R$ 183,7 bilhões. Em 2009, o Orçamento previa R$ 169,1 bilhões para esta rubrica. O próprio relator ajudou a ampliar os gastos com esta rubrica ao dobrar o valor destinado ao pagamento de vale-alimentação dos servidores federais.
O relator reservou ainda R$ 12,5 milhões para cada parlamentar apresentar de emendas individuais. A previsão inicial era de R$ 10 milhões para cada deputado e senador. Além disso, as bancadas tiveram direito a R$ 9 bilhões de emendas. Foi introduzido ainda um dispositivo para impedir que a União cancele mais de 50% das emendas durante a execução do Orçamento de 2010.
Para realizar ajustes e permitir a votação, o ministério do Planejamento enviou à comissão nesta terça-feira um ajuste elevando as receitas previstas para 2010 em R$ 3,8 bilhões. O Orçamento total da União será de cerca de R$ 1,8 trilhão.
Para concordar com a votação, a oposição conseguiu do governo ainda a inclusão no texto final de três demandas: mais R$ 2 bilhões em recursos para a saúde, outros R$ 3,9 bilhões para a compensação a estados por incentivos a exportações e R$ 1,7 bilhões para a garantia de preço mínimo a alguns produtos agrícolas.

Obras com irregularidades

Como só conseguiu garantir a votação já no final do prazo regimental, o governo acabou não conseguindo reverter uma derrota sofrida na segunda-feira (21) e retirar da lista de obras que terão os repasses bloqueados quatro empreendimentos da Petrobras. Ao todo, serão 24 empreendimentos federais que tem contratos para o qual está vedado o repasse de recursos no início do próximo ano. As obras só poderão sair da lista após negociação e explicações junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) e a comissão de Orçamento.
O governo desistiu de tentar mudar em plenário a questão da Petrobras. Por acordo, ficou acertado que somente em fevereiro os casos serão analisados novamente. O deputado Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) chegou a ameaçar pedir verificação nominal, o que poderia impedir a votação, mas desistiu.(Ag. Câmara)