Pesquisar este blog

sábado, 29 de janeiro de 2011

SINTONIA AFINADA

                                                                                     *Osny Araújo

Na primeira visita que fez ao Amazonas, na qualidade de ministro da Ciência e da Tecnologia, com menos de um mês posto, Aloísio Mercadante, (PT-SP), além de ter deixado uma boa impressão, deixou também muitas esperanças no futuro em função das promessas feitas publicamente no campo da Ciência e da Tecnologia.
Foram dois dias visitando órgãos estratégicos e conversando com autoridades ligadas ao setor e o que se observou durante a maratona de trabalho, foi um forte entusiasmo do visitante pelas riquezas naturais do Amazonas e pelo que poderá ser feito no futuro, para que o Estado cresça na área do conhecimento científico e tecnológico, fato que deixou o governador Omar Aziz, satisfeito e esperançoso na formação de interessantes parcerias para o Estado.
O ministro que é economista, com liderança política no Estado de São Paulo, reconheceu as grandes potencialidades do Amazonas e a certeza que o Estado precisa de mais investimentos para crescer no campo científico e tecnológico, até pela importância do Estado para produzir interessantes pesquisas para o país.
Prometeu apoio para a criação da Cidade Universitária, subordinada a Universidade do Estado do Amazonas, a organização da cadeia produtiva de piscicultores e a necessidade de se investir muito na formação de doutores no Amazonas e maior apoio ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e a Universidade Federal do Amazonas.
O encontro que manteve com o governador Omar Aziz, foi dos mais produtivos para o Estado no que se refere à Ciência e Tecnologia, recebendo sempre do ministro a atenção para os pleitos amazonenses e a demonstração de um grande interesse em participar dessa parceria, que segundo o próprio ministro será bom para o Amazonas e para o Brasil, com o que concordamos plenamente.
O ministro tem razão quando disse para os jornalistas que cobriam a visita que o Estado precisa urgentemente de mais investimentos no setor, por isso, o acerto nas cobranças feitas pelo governador Omar Aziz reivindicando ao ministro mais recursos para que o Amazonas para desenvolver programas de ponta em pesquisa e tecnologia através da UEA, UFAM, IMPA e da FAPEAM, instituições capazes de desenvolver grandes trabalhos, especialmente na descoberta de achados científicos, através de várias pesquisas que mesmo com poucos recursos vem sendo feitas, aproveitando a grande riqueza da nossa biodiversidade.
Poucas vezes vi uma visita ministerial tão interessante para o Estado, porque tudo o que foi conversado, pelas informações solicitadas e repassadas ao ministro, pelas cobranças feitas pelo governador e mais, pelos compromissos assumidos pelo visitante em formar parcerias para desenvolver os estudos científicos e a inovação tecnológica no Estado. Ficou uma grande expectativa de minha parte.
Tenho absoluta certeza, que o Sr. Aloísio Mercadante, não muito familiarizada fisicamente com a Amazônia, retornou a Brasília bem impressionado com tudo o que viu e ouviu por estas bandas e o governador Omar Aziz esperançoso de que o entusiasmo do ministro pelo nosso Estado seja real e que as promessas em desenvolver a Ciência e Tecnologia no Amazonas possam se tornar realidade dentro de pouco tempo e a partir daí, possamos ser visto como um grande centro de referência Científico e Tecnológico, para que a região possa ter um desenvolvimento socioeconômico com mais qualidade, especialmente no que diz respeito às questões próprias e naturais do Amazonas e da Amazônia.
No balanço final da interessante visita do ministro Mercadante ao Amazonas, ficou claro que existe uma sintonia fina entre os pensamentos do governador amazonense e do ministro da Ciência e da Tecnologia e quem sabe, as ações no setor, que tem tudo a ver com um grande capital intelectual, possam ganhar alguma prioridade na esfera federal. (Publicação simultânea nos sites noticianahora, tadeudesouza, amazonianarede e blog jornalismo eclético)

*Osny Araújo é jornalista e analista político.
E-mail: osnyaraujo@bol.com.br



Nenhum comentário: