Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

CAUTELA E CANJA DE GALINHA NÃO FAZEM MAL


                                                                                                                            *Osny Araújo


Com a aproximação da eleição para a nova Mesa Diretora da Assembléia Legislativa do Estado a ocorrer no dia 1º de Fevereiro, os ânimos começam a ficar acirrados dentro e fora do Legislativo, embora os parlamentares garantam que está tudo bem e na mais perfeita ordem. O fato é que essa situação é comum em disputas como essa. Nada de estranho.
Entre os vários postulantes ao honroso posto, que na hierarquia também funciona como o segundo vice-governador, assumindo o Executivo nas ausências do governador, vice, dois nomes deverão polarizar essa disputa no Legislativo estadual, com o agravante de ser uma legislatura nova e com vários deputados estreando no Parlamento.
Comandando o Legislativo amazonense por três vezes consecutivas (6 anos), o deputado Belarmino Lins (PMDB), conhecedor profundo de como fazer política, conhecendo inclusive os seus atalhos, já vem articulando a sua permanência no posto há algum tempo, até porque em política não se deve perder tempo e muito menos deixar para amanhã o que pode ser feito hoje. É assim que Belão trabalha.
Belão está tão familiarizado com o posto da confortável cadeira de presidente que alguns críticos pensam que ele não sabe mais se comportar com um deputado comum, passando a ocupar novamente um lugar no plenário ao invés da confortável cadeira no centro da Mesa que comando os trabalhos legislativos do Parlamento estadual, objeto de desejo de vários outros parlamentares. O negócio de é mesmo ser presidente.
Por tudo isso e mais o seu forte poder de articulação e jogo de cintura política, ele tem grande possibilidade de se manter no cargo por mais dois anos, por isso, as constantes conversas de pé-de-ouvido, especialmente com os novos parlamentares. Tudo é valido para conquistar o objetivo.
Outro nome bem articulado e experiente é o deputado Marcos Rota, (PMDB), profissional da Comunicação, amigo do governador Omar Aziz, com quem há alguns anos atrás projetou e colocou no ar um programa popular de televisão intitulado de Exija os seus direitos e que muito o ajudou na sua trajetória política.
A exemplo de Belão, Rotta tem reais possibilidades de chegar ao topo nessa disputa, cuja configuração de chapa ou chapas ainda não está fechada, considerando que outros nomes trabalhavam por fora com o mesmo objetivo.
Fala-se na possibilidade da formação de uma chapa de consenso, sinceramente não acredito. Acho que a coisa partirá mesmo para uma acirrada disputa no foto dentro do plenário Ruy Araújo e quem tiver mais bala na agulha levará a melhor.
Inteligente e cauteloso, o governador Omar Aziz, mesmo não negando a sua amizade com Rotta, sempre que é questionado pela mídia sobre o assunto, prefere não se manifestar a respeito e consegue dar respostas não comprometedoras, deixando claro que o assunto é do Legislativo e não do Executivo, coberto de razão. É como diziam os meus saudosos avós “ cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém”.
Algumas vezes o governador já afirmou com todas as letras, que nessa disputa política ele será apenas um expectador, por isso, deverá se manter a distância do processo, por entender que o assunto não lhe diz respeito, deixando toda a responsabilidade nos ombros dos senhores deputados, como deve ser.
Resta-nos aguardar e torcer para que o governador mantenha essa louvável posição e fique apenas de observador e torcendo para que vença a melhor opção para comandar os destinos do legislativo amazonense pelos próximos dois anos. (Postagem simultânea nos sites noticianahora, amazonianarede, tadeudesouza e jornalismo eclético)

*Osny Araújo é jornalista e analista político.
E-mail: osnyaraujo@bol.com.br

Nenhum comentário: