Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

REPAGINANDO O GOVERNO

                                                                                                *Osny Araújo

Agora que chegou pela primeira vez ao Governo do Estado com os seus próprios votos, Omar Aziz, mesmo com poucas alterações de pessoas, uma vez que ainda mantém quase a integralidade da equipe passada, começa a mexer no Governo e a mostrar que quer governar com a sua cara e com o seu jeitão próprio der ser e de administrar, sem a pecha do vice que assumiu o lugar do titular.
Logo na primeira reunião feita com o secretariado, para dar um norte na administração que foi iniciada no dia primeiro de janeiro, o governador disse como deseja que a máquina administrativa do Estado trabalhe e foi mais além, quando determinou a contenção de gastos considerados supérfluos, tudo com objetivo de enxugar a administração e ver se sobram mais recursos para investimentos.
Num outro momento, nomeou quase mil policiais concursados, prometeu ações prioritárias para a Segurança Pública, anunciou um grande concurso público para a área de educação, criticou o Legislativo pelo aumento dos salários concedido aos deputados estaduais e não quis alterar o seu contra-cheque, o mesmo ocorrendo com os dos secretários, tentando com isso, dar um exemplo, mas ao que parece, não foi absorvido pelos parlamentares, mas, ainda assim foi uma posição que mereceu o aplauso da sociedade.
Omar que prometeu no seu discurso de posse no Teatro Amazonas um governo mais perto do povo, ou seja, popular, mas sem populismo. Sabe por outro lado que os desafios são muito grandes, principalmente em se tratando de um Estado que vai receber jogos da Copa do Mundo de 2014, por isso, grandes desafios aguardam a capacidade do Governo em real
Engenheiro civil e político experiente, uma vez que já foi vereador, deputado estadual, vice-prefeito de Manaus, vice-governador e agora reeleito para governar o Amazonas, ele certamente tem a consciência de que precisa trabalhar muito para consertar as mazelas que ainda insistem em permanecer no Estado, na educação, saúde, saneamento, segurança, aeroportos e portos no interior e tantos outros que deverão ser tocados com mais determinação. Pelo menos, é isso que se espera do governador, que promete também administrar o Estado com um grande olhar social e com fortes acenos para a sustentabilidade.
A Universidade do Amazonas deverá ser fortalecida e o Prosamim, deverá chegar ao interior e quando se fala nesse programa que vem sendo executado com sucesso na capital, embora com algumas falhas, fala-se em saneamento básico e melhoria de vida. Certamente que os interioranos estão esperando por essa novidade, especialmente por quem conhece de perto os bons resultados obtidos pelo programa na capital.
O fato é que em termos de idéias, algumas estão sendo plantadas e a esperança é que elas venham para melhorar a vida dos amazonenses e solidificar o Estado nos seus mais diferentes aspectos, para que a sociedade possa auferir novas conquistas e respirar ares mais puros e civilizados, com a segurança implantada nas ruas, a educação valorizada e qualificada, a saúde mais dinâmica, as crianças, a juventude e os idosos mais bem assistidos, o que só será possível através de um Governo sério, ético e realizador e é exatamente isso que Omar Aziz promete e todos torcemos para que aconteça de forma positiva em todos os sentidos.
Para que tudo isso aconteça, o governador precisará de importantes parcerias. Aliado, o governador deverá contar com o apoio do Governo Federal e na capital, durante a posse ele foi simpático com o prefeito Amazonino Mendes, quando o chamou de estadista, quando se referiu sobre a importância da Universidade do Amazonas criada por ele. Essa parceria será fundamental para que as obras da Copa na capital possam ser desenvolvidas com maior celeridade e de comum acordo. Com isso, todos sairemos ganhando. O Governo do Estado e a Prefeitura porque realizaram e a população pelos benefícios, daí a importância dessas parcerias na visão do novo Governo que começa a ser construído, tendo como ponto de partida uma repaginação nas idéias de como administrar.
Na Assembléia Legislativa do Estado, o Governo conta com maioria absoluta maioria para aprovar com tranqüilidade os projetos e as mensagens que possam dinamizar a administração, logo, o Governo tem tudo para dar certo, se as idéias lançadas forem realmente materializadas. Que assim seja.(Postagem simultanea nos sites Noticianahora, Tadeudesouza e blog Jornalismo Eclético)

*Osny Araújo é jornalista e analista político.
E-mail: osnyaraujo@bol.com.br





Nenhum comentário: