Pesquisar este blog

sábado, 15 de janeiro de 2011

BANCADA DO NORTE É A MAIS FALTOSA NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

Fonte: Transparência Brasil
Brasilia - A bancada nortista no Congresso Nacional, especialmente na Câmara dos Deputados ´parece não ter nenhum compromisso com a assiduídade e com o povo que o elegeu, por isso os deputados faltam à vontade e a região foi campeã de ausência nas reuniões plenária da Casa e também nas Comissões Técnica. Isso é o que consta no levantamento feita pela ONG Transparência Brasil.
Do Estado do Amazonas, os dweptuados federais Silas Câmara, ameaçado de cassação e Rebeca Garcia, foram os mais faltosos
Dos 633 deputados que exerceram mandato na Câmara Federal nos últimos quatro anos, apenas três parlamentares da Região Norte figuram a lista dos mais assíduos no Congresso Nacional. Apenas um deputado participou de todas as sessões reservadas a votação. Carlos Manato (PDT-ES) não teve nenhuma falta nos 422 dias em reuniões no plenário da Câmara. As informações são do portal Congresso em Foco.
Os deputados federais Beto Faro (PT/PA), Mauro Nazif (PSB/RO), e Lázaro Botelho (PP/TO), que exercem mandato pelos estados da Região Norte, também receberam destaque no levantamento. Eles aparecem no grupo dos 32 deputados que registraram mais de 400 presenças no período entre 6 de fevereiro de 2007 e 21 de dezembro de 2010. Os congressistas tiveram assiduidade igual ou superior a 95%.
Das 422 sessões deliberativas do Congresso, o deputado federal pelo Pará, Beto Faro, esteve presente em 403 sessões e registrou um percentual de assiduidade de 95,5%. Mauro Nazif, eleito em Rondônia, participou de 412, 97,6% de presença. Eleito em Tocantins, Lázaro Botelho, compareceu a 407 sessões e obteve assiduidade de 96,4%.
A bancada dos mais assíduos na Câmara reúne representantes de 14 partidos políticos, de 16 estados e do Distrito Federal. O PT e o PP, com cinco nomes cada, são as legendas com mais parlamentares entre os mais presentes. PMDB e PSDB, com quatro, vêm em seguida. Na lista dos campeões de assiduidade, São Paulo e Goiás são os estados com mais parlamentares: quatro cada. Na sequência, aparecem Distrito Federal, Ceará e Paraná, com três.
Presença
Único deputado a comparecer a todas as sessões, Manato atribui a assiduidade a uma determinação pessoal. “É um compromisso que tenho comigo mesmo, em primeiro lugar, com meus eleitores. Eu me considero um ‘caxias’”, declarou. Ele conta que recusou convite para acompanhar a comitiva do presidente Lula no ano passado ao Espírito Santo porque a visita coincidia com votações no Congresso. Para elaborar a lista dos 32 mais assíduos, o Congresso em Foco levou em consideração os parlamentares que participaram do maior número possível de sessões deliberativas em toda a legislatura.
Faltas
Em setembro do ano passado, a Organização Não Governamental Transparência Brasil enumerou os deputados federais brasileiros que faltaram a mais de 25% das sessões da Câmara Federal em Brasília. Os deputados Silas Câmara (PSC) e Rebecca Garcia (PP) apareceram no ranking nacional.
O deputado federal Silas Câmara faltou a 34% das reuniões plenárias e a 51% das reuniões das comissões. Rebecca faltou a 27% das reuniões plenárias e a 51% das reuniões das comissões. Segundo o levantamento, a bancada do Amazonas liderava o ranking com faltas excessivas.
O Regimento Interno da Câmara dos Deputados estabelece em um terço, o limite de faltas não justificadas para as sessões. Não há punição para ausência de parlamentares a reuniões das comissões da Casa Legislativa. Na foto a deputada Rebeca Garcia.

Nenhum comentário: