Pesquisar este blog

sábado, 15 de janeiro de 2011

O TRISTE ALERTA DA NATUREZA


                                                                                          *Osny Araújo

Vou me valer infelizmente da grande catástrofe natural que assola o sudeste brasileiro, especialmene a região serrana do Rio de Janeiro, para falar também de política partidária e de políticas públicas.
Não sou nenhum especialista no assunto, mas, o que está ocorrendo naquela bela região brasileira, não me parece alinhado ao chamado aquecimento global, desmatamento da Amazônia ou coisas parecidas e sim, pela falta de cuidados especiais por parte dos Governos (nos três níveis) e de políticas públicas, estas, de inteira responsabilidade dessas autoridades
.Claro, que essas políticas, de forma alguma irão impedir as ações da natureza, como chuvas, vendavais, deslizamentos, terras caídas, terremotos, maremotos, etc., mas, com o avanço da ciência e da tecnologia nos dias atuais, as grandes catástrofes, como a que infelizmente observamos na região serrana do Rio, poderão ser menos devastadores, ou seja, mais vidas poderão ser preservadas.
É comum nos tempos quentes das campanhas eleitorais, o surgimento de promessas e mais promessas dos políticos e muito se fala em saneamanento básico, por exemplo, mas na realidade pouco a nada se faz nesse campo, até porque, embora seja fundamental para a saúde e para a vida, não rende muitos votos. Para o político é melhor inaugurar uma praça, com belos discursos porque todo mundo está vendo, do que uma rede de esgoto que fica emcoberta pelo asfalto.Catástrofes como a que observamos no Rio, acontecem desde que o mundo é mundo, só que com menos repercussão.
 Existiam menos seres humanos e a comunicação demorava a chegar fatos que não ocorrem nos dias atuais, por isso o grande impacto que todos vivemos.Existem cidades no mundo, onde os alertas de fenômenos naturais fortes, as populações são avisadas com antecedência e a conseqüência, em termos da preservação da vida humana, tem bons resultados.
.No Brasil, apesar de já termos tecnologia para isso, segundo ouvi de vários especialistas através da cobertura jornalística que a mídia está realizando na região serrana do Rio, mesmo avisadas as prefeituras pouco ou nada fazem com antecedência, até porque, não existem locais que possam alojar essas pessoas que vivem em áreas de risco com segurança e tudo por falta de visão, comprometimento político e planejamento.
O Governo preisa traçar políticas públicas para oferecer a população condições de vida digna, proibindo a construção em áreas de risco, como encostas de morros e montanhas, nascentes de rios, áreas de áreas, especialmente na Amazônia onde existe o fenômeno da terra caída.Cabe ao Governo, dizer onde não podem ser construídas moradias e também onde podem ser construídas.
 Além disso, é necessário conscientizar a população para os cuidados com o meio-ambiente, para os ricos existentes em determinadas áreas de risco e da preparação adequada da Defesa Civil para agir com competência nos momentos do acontecimento.
 É isso que se quer e se espera dos Governos, neste caso, especialmente dos prefeitos brasileiros. As ações nesse sentido devem ser fortes, porem conscientes e solidárias.Na verdade, embora se fale muito em tempo de campanha política, o Governo investe pouco em termos de saneamento básico, mesmo sabendo que é melhor prevenir do que arremediar e dessa forma, também está trabalhando para a melhoria da saúde da população, com grande parte morando em áreas de risco e sem nenhum tipo de saneamento.
 Esse quadro precisa mudar e logo, para melhor.Não adianta apenas ficarmos culpando a natureza pelas respostas que de vez em quando dá às agressões que vem sofrendo ao longo dos séculos. É preciso que os políticos tenham a consciência, no caso das enchentes, por exemplo, que em determinados períodos os rios precisam crescer de volume e aí, correm para os locais que lhes estava reservado para esse crescimento, agora ocupado por moradias.
 A natureza está com a razão e os nossos políticos, errados porque pensam pouco na natureza e no povo e muito, nas próximas promessas a serem feitas na futura campanha. ( Publicação simultânea nos sites: Noticianahora, Amazonianarede, Tadeudesouza e Jornalismo Eclético)

*Osny Araújo é jornalista e analista político
.E-Mail: osnyaraujo@bol.com.br





Nenhum comentário: