Pesquisar este blog

sábado, 26 de junho de 2010

Rumo ao hexa
BRASIL ENCARA O CHILE NAS OITAVAS

Africa do Sul - A seleção chilena perdeu para a Espanha por 2 a 1 e vai enfrentar o Brasil na próxima segunda-feira (28) pelas oitavas de finais da Copa do Mundo da África do Sul.
Com um jogão no primeiro tempo e clima morno no segundo, a Fúria venceu o Chile por 2 a 1 nesta sexta-feira, em Pretória, e garantiu o primeiro lugar do Grupo H.
O resultado coloca a seleção chilena no caminho do time de Dunga nas oitavas de final. O atual campeão europeu foge dos pentacampeões mundiais, mas terá um clássico pela frente: o vizinho Portugal.
A equipe de Vicente del Bosque, que terminou a primeira fase com seis pontos e melhor saldo de gols que a de Marcelo Bielsa (2 a 1), vai enfrentar os portugueses na próxima terça, às 14h30m (de Manaus), na Cidade do Cabo. Já o Brasil encara o Chile na segunda, no mesmo horário, em Joanesburgo, no estádio Ellis Park.
Pelo cruzamento das chaves das oitavas de finais, Brasil e Espanha agora só podem se encontrar na decisão. Nas quartas, o vencedor do confronto entre o time de Dunga e o de Bielsa vai pegar Holanda ou Eslováquia. Na semifinal, o rival virá da chave que tem Uruguai x Coreia do Sul e EUA x Gana.
No outro lado da tabela, o vitorioso de Espanha x Portugal encara quem sair de Japão x Paraguai nas quartas. Na semifinal, o rival virá de Alemanha x Inglaterra ou Argentina x México.



Festival Folclórico de Parintins
Estratégias e segredos pesam na
decisão para vencer o Festival

Parintins, AM - O Festival Folclórico de Parintins nasce de uma lenda, história que move o duelo entre os bois Garantido e Caprichoso: Mãe Catirina quer comer a língua do boi, obrigando o marido, pai Francisco a matar o animal do dono da fazenda, justamente o preferido. Ao descobrir o feito, o fazendeiro prende Francisco e pede um pajé para que ressuscite o boi. Com o boi novamente vivo, faz-se uma grande festa, representada no festival, por meio de várias evoluções.
Da história nasce uma série de itens: Amo do Boi, Sinhazinha da Fazenda, Cunhã Poranga, Levantador de Toadas, Apresentador do Boi, Pajé, percussão (Marujada do Caprichoso) e (Batucada do Garantido), Porta-estandarte, Tripa do Boi, Rainha do Folclore.
Todos os itens são essenciais para a vitória, mas para ganhar na arena, o coletivo é essencial, já que nenhum talento individual ou apresentação ganham o festival sozinhos.
Os itens são responsáveis pela mesma quantidade de pontos e têm o mesmo peso, já que o regulamento de 2005 privilegia o destaque coletivo. Segundo o artigo 25, caso haja empate na pontuação geral , o desempate é feito pela soma dos pontos conquistados por meio dos itens coletivos. Somente se o impate persistir é que os itens individuais serão levados em conta.
Para levar o título, o boi Caprichoso aposta no retorno do levantador de toadas David Assayag já que anos anteriores o iten musical não era o forte do Boi. Segundo os organizadores, David vem para somar pontos.
Já o Garantido aposta no coletivo e considera que todos os itens sao importantes para vencer na arena.
A Estratégia é um ponto forte para vencer o festival. Cada boi segue com seus segredos, revelados nos momentos em que os bois entram na arena e desvendam o espetáculo.(P.Amazonia)





Campanha de vacinação
contra H1N1 termina em Manaus


Manaus – A campanha de vacinação contra H1N1 em Manaus, iniciada no dia 8 de março, terminou ontem. De acordo com balanço apresentado pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), a capital imunizou 86% da população dos nove grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS).
A meta estabelecida pelo MS era vacinar 80% da população. Os grupos prioritários foram definidos como: trabalhadores da saúde; indígenas aldeados; gestantes; doentes crônicos com menos de 60 anos; crianças de seis meses a menores de dois anos; jovens na faixa entre 20 e 29 anos de idade; população idosa com doenças crônicas; adultos entre 30 e 39 anos e crianças de dois a menores de cinco anos de idade.
As equipes de imunização da SEMSA atuaram unidades de saúde e em postos avançados, localizados em diversos pontos da cidade. Durante a vacinação, os servidores também trabalharam na vacinação dos idosos contra a Influenza sazonal (gripe comum) e na primeira etapa da campanha contra a Poliomielite.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato, a SEMSA imunizou 80.836 idosos contra a gripe comum e 167.293 crianças contra a Pólio, quando a meta era imunizar 158.927.
Balanço
A capital amazonense superou a meta de vacinação das crianças menores de dois anos, das gestantes, dos jovens entre 20 a 29 anos, dos indígenas e dos trabalhadores da Saúde.
No grupo de doentes crônicos, para o qual o MS não fixou meta operacional de vacinação, mais de 139.602 pessoas foram imunizadas, considerando os grupos prioritários formados por pacientes menores e maiores de 60 anos de idade.
Como no restante do País, em Manaus foi necessário ampliar o prazo de vacinação para os adultos entre 30 e 39 anos e para as crianças de dois a menores de cinco anos. No caso das crianças, parte dessa faixa etária foi imunizada no grupo dos doentes crônicos. A vacinação deste grupo foi de 46%.
Da mesma forma, em relação aos adultos entre 30 e 39 anos, muitos foram vacinados no grupo dos indígenas aldeados, trabalhadores de saúde, entre outros. Este grupo está com um porcentual de cobertura de 66%.
Segundo Deodato, a vacina continuará disponível para esses dois grupos populacionais nas unidades de saúde da rede municipal, até o fim do estoque de doses enviado pelo Ministério da Saúde O atendimento nas salas de vacinação acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.



Festival de Parintins
DUELO ENTRE CAPRICHOSO E
 GARANTIDO JÁ COMEÇOU

Parintins, AM - O duelo dos bumbás Garantido e Caprichoso  começou às 21h de ontem na Ilha de Parintins, a 235 quilômetros de Manaus. O 45º Festival Folclórico do município foi aberto pelo boi da baixa do São José, Garantido. A seguir virá o Caprichoso, que abrirá as duas outras noites seguidas.
A surpresa ficou por conta da apresentação da cantora baiana Daniela Mercury que deu início ao festival, cantando o hino nacional e do novo levantador de toadas do Garantido, Sebastião Júnior.
Nas apresentações desse ano, os dois bois estão na Arena da Ilha com novos levantadores de Toadas. No ano passado, David Assayag, que há 15 anos defendia as cores vermelho e branco do Garantido, anunciou a saída do vermelho para assumir o mesmo item no boi azul. Na última quarta-feira, Sebastião Junior, de Pará, assumiu a vaga deixada por David.
O Garantido entrou na arena do Bumbódrimo defendendo o tema “Paixão”. Nas três noites, a agremiação exaltará o sentimento dos torcedores vermelhos pelo boi bumbá Garantido. O fundador do boi, Lindolfo Monteverde, em forma de alegoria, entrou na arena . De seu coração saiu o Boi. Outros personagens do Boi também estavam presentes na “Celebração Folclórica”.
O carro deu passagem ao “Belezão”, um boi de mais de 10 metros de altura, que é figura típica do vermelho. A sinhazinha Ana Paula Lanuzzi, a vaqueirada e o tripa do boi, Danilo Piçanã, também evoluíram nas alegorias.
A alegoria “Figura Típica Regional”, mostrou a “Tecelã” – artesã que tece adereços de palha. A cantora Márcia Siqueira emprestou sua voz para a toada “Cabocla Tecelã”.







sexta-feira, 25 de junho de 2010

Monotrilho
Vetec Engenharia vence concorrência
para projeto do BRT em Manaus


Manaus- A empresa Vetec Engenharia Ltda venceu a proposta de licitação em concorrência pública para a realização do projeto do BRT, sistema de transporte a ser utilizado em Manaus.
Ontem, a Prefeitura de Manaus, por meio da comissão de licitação da secretaria municipal de Infraestrutura (Seminf) realizou a concorrência pública para a contratação de serviços especializados para a realização de estudos de planejamento, projeto funcional e projeto básico para o sistema estrutural de transporte público de passageiros do município de Manaus.
Dentre as cinco empresas que adquiriram o edital, apenas a Vetec Engenharia Ltda. participou da sessão e foi a vencedora com a proposta no valor R$ 11.948.601,83 inferior ao que foi orçado pela Administração Municipal, no montante de R$ 11.992.973,08.
De acordo com a assessoria da Prefeitura de Manaus, a homologação do contrato com a Vetec deve ocorrer nos próximos 20 dias e a empresa após a assinatura vai ter até seis meses para concluir os serviços contratados pela Prefeitura de Manaus.
Com a conclusão desse trabalho, a Prefeitura poderá abrir a licitação para a execução das obras do BRT.
O que é o BRT
Implantado com sucesso em cidades de países ricos e emergentes, como Londres (ING), Los Angeles (EUA), Nova Deli (IND), Beijing (CHI), Cidade do México (MEX), Bogotá (COL), Curitiba e, na Africa do Sul é o meio de transporte adotado na na Copa de 2010.
Os investimentos iniciais para a implantação do BRT são de aproximadamente de R$ 230 milhões.
O traçado do anel viário interligará as zonas Norte, Leste, Sul e parte da Centro-Oeste ao Centro de Manaus por meio de corredores exclusivos nos principais eixos viários de cada zona, entre elas estão as avenidas Camapuã, Max Teixeira, Torquato Tapajós, Constantino Nery, Avenida das Torres, Grande Circular, General Rodrigo Otávio e via Prosamim (igarapé do 40), vide imagem apresentação eletrônica.
De acordo com a Prefeitura de Manaus, as mudanças no sistema viário, decorrentes da implantação do BRT, estão aliadas a um grande projeto de melhoria no trânsito que irá beneficiar veículos leves e pesados com pavimentação de vias, criação de novas pistas, viadutos, passagens de nível e desnível e rotas alternativas de fluxo.
A proposta é tornar o BRT uma solução definitiva, através de um sistema amplo, ordenado e flexível, que acompanhe o crescimento urbano e populacional de Manaus.(Semcom)





  Serra e Dilma no Festival de Parintins

Parintins - O candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, esperado em Manaus nesta sexta-feira não assistirá ao jogo da Seleção Brasileira contra Portugal em Manaus. De acordo com a assessoria do senador Arthur Virgílio, lider do PSDB, José Serra seguirá direto de São Paulo para Parintins, a 325 quilômetros de Manaus, onde acontece o Festival Folclórico, com previsão de chegada às 18h.
Serra assistirá a disputa entre as agremiações Caprichoso e Garantido, no bumbódromo de Parintins, na companhia do senador Arthur Virgílio e de outros corregelionários de partido.
A candidata do governo a presidência da República, Dilma Roussef, embora ainda não exista uma conmfirmação, também deverá participar do Festival de Parintins, uma das maiores festas populares da Amazonia, conhecida em todo o mudndo,pela fama e espetáculosproduzidos pelos bumbás Caprichoso e Garantido.







ATERRO SANITÁRIO SOB INSPEÇÃO

Manaus - Representantes de sete órgãos ambientais e da Aeronáutica visitaram ontem, o aterro sanitário da capital para verificar as condições de uso do local. Entre os pontos discutidos durante a visita estavam o reaproveitamento do lixo para geração de energia e o problema com urubus, que põe em risco a segurança de voos no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes.
A ação foi realizada por uma comissão técnica criada a pedido da Justiça para elaborar um estudo das atuais condições do aterro sanitário. Há quatro anos a vara do meio ambiente determinou providências técnicas sobre o tempo útil do local. O Ministério Público também já encaminhou à Justiça um pedido à Prefeitura e empresas responsáveis pelo lixo, para uma nova destinação dos resíduos sólidos.
Entre as alternativas, está a ampliação da usina de biogás já existente no aterro. Cerca de 90 toneladas de lixo são depositadas todos os meses no aterro municipal. A avaliação final da comissão deve sair dentro de 30 dias.




,
É daqui a pouco
Brasil busca a liderança e o caminho
mais tranquilo contra Portugal

Durban, Africa do Sul - Um caminho mais tranquilo pela frente na Copa do Mundo, sem encontrar nenhuma das equipes poderosas (Argentina, Alemanha ou Inglaterra) até a final. É o que a seleção busca com o primeiro lugar no Grupo G. E um empate diante de Portugal, nesta sexta-feira, às 11h (de Brasília), no Estádio Moses Mabhida, em Durban, é o suficiente para manter a liderança. Com seis pontos, o Brasil já assegurou a vaga para as oitavas de final. Os portugueses estão quase lá também, com quatro. A classificação para a próxima fase só escapa em caso de uma derrota associada a uma vitória da Costa do Marfim sobre a Coreia do Norte e, se na combinação dos resultados, os africanos consiguirem tirar a grande diferença que existe no saldo de gols (7 de Portugal contra -2 da Costa do Marfim).
Com a definição dos outros grupos é possível fazer projeções. Apenas o adversário da seleção nas oitavas de final segue um mistério: Suíça, Espanha ou Chile brigam pelas duas vagas do Grupo H. Um dos três será o rival do Brasil. Se terminar em primeiro no Grupo G, a seleção vai encontrar uma chave, teoricamente, bem mais calma até a final. O adversário nas quartas de final sairia do confronto entre Holanda e Eslováquia. Já na semifinal, o Brasil encontraria Uruguai, Coreia do Sul, Estados Unidos ou Gana.
Com uma derrota para Portugal e o segundo lugar no Grupo G, o cruzamento ficaria mais complicado até a final. Nas quartas, a seleção encararia o vencedor do duelo entre Paraguai e Japão. Já na semifinal, o Brasil poderia esbarrar com forças como Argentina, Alemanha, Inglaterra ou México.
Além disso, o primeiro lugar no grupo G faz a seleção se desgastar menos nos deslocamentos até a final da Copa do Mundo. O jogo das oitavas de final seria em Joanesburgo, no estádio Ellis Park. Depois, a partida das quartas de final seria em Port Elizabeth. De lá, a seleção viajaria direto para jogar a semifinal na Cidade do Cabo. E a decisão seria no Estádio Soccer City, em Joanesburgo. Já com o segundo lugar, o Brasil jogaria as oitavas de final na Cidade do Cabo. Depois, a seleção voltaria para Joanesburgo para disputar as quartas de final. A semifinal seria em Durban. E para a final nova viagem para Joanesburgo.
Desde o dia 4 de dezembro, quando foram sorteados os grupos da Copa do Mundo, o duelo entre Brasil e Portugal vem sendo apontado como o jogo mais esperado da primeira fase. As duas seleções vêm de grandes vitórias. A seleção bateu a Costa do Marfim por 3 a 1. E os portugueses simplesmente atropelaram a Coreia do Norte: 7 a 0.
A fase dos dois países não poderia ser melhor. O Brasil vem de oito vitórias consecutivas. Enquando Portugal sustenta 18 partidas de invencibilidade – desde que perdeu justamente para o Brasil por 6 a 2, no dia 19 de novembro de 2008, no Distrito Federal.
O duelo, porém, vai ter ausências importantes. O Brasil não vai ter a principal estrela: Kaká. O camisa 10 foi expulso no fim da partida contra a Costa do Marfim e precisa cumprir a suspensão. Além disso, Elano também não joga por causa de uma pancada no tornozelo direito. Julio Baptista e Daniel Alves entram no time titular. Pelo lado português, a grande ausência é meia Deco, que se recupera de uma lesão. Mas Cristiano Ronaldo vai estar em campo.
- O Cristiano Ronaldo é um grande jogador, mas não pretendemos fazer marcação individual, porque todos eles merecem atenção. É mais uma partida complicada para o Brasil, como todas de Copa do Mundo. Nossa intenção é seguir crescendo jogo após jogo, como aconteceu em 2002. Tecnicamente, Portugal tem um talento comparável ao do Brasil - disse o capitão Lúcio.
Esquecer o passado e pensar no futuro
Faz um ano e meio. A seleção portuguesa, em momento de renovação, foi ao Brasil para ver do que era capaz, para perceber qual era seu verdadeiro status. E levou 6 a 2. Da goleada sofrida no Distrito Federal naquele 19 de novembro de 2008 à decisão de vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo, nesta sexta-feira, muita coisa mudou para Portugal.
E para melhor. Invicta desde então, a seleção portuguesa tenta dar o troco agora, no jogo que realmente importa. A meta, ao pisar no gramado de Durban, é esquecer o passado e pensar no futuro.
- Aquele jogo teve circunstâncias especiais para a equipe portuguesa. Com o passado, construímos o futuro, mas não temos que pensar nisso. Passou muito tempo. Nesse momento, o conhecimento entre todos é completamente diferente do início do trabalho. Quando jogamos contra o Brasil, tínhamos nove ou dez dias de treino. Nesse momento, fizemos 25 jogos. É substancialmente diferente. Uma das diferenças marcantes é que Portugal, em 25 jogos, sofreu gols em apenas quatro. Isso é o resultado de um maior conhecimento dos jogadores, de um equilíbrio mais sólido. Agora, vai ser diferente. É um jogo de Copa do Mundo.
Deco não enfrenta o Brasil. O meio-campista, com dores lombares, está sendo preparado para as oitavas de final, caso Portugal avance. A equipe que massacrou a Coreia do Norte (7 a 0) pode ter mudanças para o duelo desta sexta-feira. Queiroz disse que são adversários muito diferentes. Na prática, ele estuda montar uma estrutura um pouco mais defensiva.
Por mais que só uma tragédia impensável elimine Portugal da Copa do Mundo (tem que perder o jogo e ver a Costa do Marfim tirar um saldo de nove gols para cair fora), a seleção lusa prefere ainda não se considerar dentro das oitavas de final. Por isso, Carlos Queiroz descartou preservar titulares com risco de suspensão, caso do astro Cristiano Ronaldo.
- Não temos que ter nenhuma recomendação ao Cristiano. Nenhuma. Ele tem que jogar como quando levou o cartão amarelo – afirmou o treinador.(Rede Globo)



quinta-feira, 24 de junho de 2010

Astros preveem jogo tenso
entre Brasil e Portugal,amanhã

S.Paulo - Se depender dos astros o jogo de sexta-feira, às 11h, entre Brasil e Portugal será muito tenso. Segundo a astróloga Helayne Biscaro, os jogadores terão de tomar cuidado para o jogo não descambar para a violência.
- A Lua, em aspecto mais rápido e breve, fará aspecto desarmônico com Mercúrio. Os jogadores poderão ficar um pouco mais exigentes querendo ganhar no grito - analisou Helayne.
Mesmo assim, outros fatores astrológicos podem ajudar a reduzir um pouco os ânimos dos jogadores mais exaltados.
- O lado bom é que, com Mercúrio ingressando no signo de Câncer, a comunicação se torna mais confiável, favorecendo a cautela, atitude mais recomendada para todo o decorrer da partida - tranquilizou.
Teoricamente, a partida de sexta não deveria exaltar tanto os ânimos dos jogadores. Com o Brasil já classificado para as oitavas de final e Portugal podendo até perder para chegar à segunda fase (isso se a Costa do Marfim não aplicar uma goleada histórica sobre a Coreia do Norte), a previsão seria de uma partida tranquila.
Mas, dependendo das circunstâncias da partida. O jogo pode pegar fogo. Um exemplo é o que aconteceu no jogo entre Brasil e Costa do Marfim. Inicialmente a partida parecia tranquila para a Seleção, mas, após o terceiro gol e a goleada construída, os jogadores africanos começaram a apelar para a violência e as brigas acabaram levando à expulsão de Kaká.
Ainda segundo a análise astrológica Helayne, Robinho, Luis Fabiano, Juan, Ramires e Gomes são os jogadores que estarão em maior sintonia com os astros e deverão ter atuações acima da média.
Julio Baptista, que deve substituir Kaká na partida de sexta, também conta com ótimas vibrações, mas só conseguirá mostrar seu melhor futebol se esforçando muito. Já Daniel Alves, que deverá entrar no lugar de Elano, jogará com muita confiança.
Helayne também disse que Maicon e Michel Bastos, laterais titulares da Seleção, devem tomar cuidado, pois o risco de sofrerem uma lesão na partida contra portugal é alto.
- Os leoninos, vão querer levar tudo a ferro e fogo, mas Urano requer cuidado com acidentes - alertou.
Se o jogo acabar mesmo ficando tenso, Dunga terá que tomar cuidado com Gilberto Silva e Felipe Melo, que estarão com os nervos à flor da pele. Os volantes podem acabar arrumando confusão e sendo expulsos.
Agora é só aguardar a partida e torcer para que as estrelas tenham escrito um destino de sucesso para o Brasil nessa Copa do Mundo.
Manaus
Em Manaus, a torcida brasileira promete muita festa para antes e depois do jogo, confiante numa vitória sobre Portugal.
Por causa do jogo, as repartições públicas não funcionarão e os bancos terão horário diferenciado, funcionando as 8 às 9 horas e a partir das 14 horas.
A frota de onibus, a exemplo dos outros jogos do Brasil, deverá ser reduzida na hora do jogo em aproximadamente 50 por cento, voltando à normalidade após o jogo.



Lula sobrevoa áreas atingidas por
enchentes em Pernambucoe Alagoas


Pernambuco - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou ao Recife na manhã desta quinta-feira (24) para verificar os danos provocados pelas enchentes. Lula foi recebido na Base Aérea pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). Em seguida, os dois embarcaram em um helicóptero para sobrevoar as áreas mais afetadas pelas chuvas.
Chuva danificou mais de 11 mil casas em Pernambuco, diz Defesa Civil 'Força da água ainda impressiona', diz morador de cidade destruída Também acompanham o presidente os ministros da Casa Civil, Erenice Guerra, do Planejamento, Paulo Bernardo, da Educação, Fernando Haddad, da Saúde, José Gomes Temporão, das Cidades, Márcio Fortes e o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Jorge Felix.
Após o sobrevoo, Lula se reúne em Palmares (PE) com Eduardo Campos para discutir as possibilidades de auxílio do governo federal ao estado. Já foi anunciada a liberação de R$ 100 milhões em caráter emergencial para Alagoas e Pernambuco. Cada um dos estados já recebeu R$ 25 milhões. Os outros R$ 50 milhões serão transferidos quando os governos estaduais enviarem ao Ministério da Integração Nacional relatórios com detalhes dos estragos provocados pela tragédia.
Na noite desta quarta (23), Lula reuniu no Centro Cultura Banco do Brasil (CCBB), sede provisória do governo, dez ministros e a presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Coelho, para decidir a estrutura que será disponibilizada pelo governo aos dois estados.
Após a visita a Pernambuco, o presidente se desloca de helicóptero para o município de Rio Largo, em Alagoas, onde visita as regiões mais atingidas pelas enchentes. Em seguida, Lula embarca para Maceió e se reúne com o governador Teotônio Vilela Junior (PSDB).
A previsão é de que o presidente retorne a Brasília às 14h30. Além dos R$ 100 milhões em recursos financeiros, o governo anunciou o envio de 75 mil cestas básicas e dezenas de “kits enchentes”, com cobertores, barracas e medicamentos. A expectativa é disponibilizar mais verba e estrutura, além de um efetivo da Força Nacional e homens do Exército.
O presidene trambém sobrevoo algumas áreas atingidas pelas águas no Estado de Alagoas, onde a exemplo de Pernambuco várias cidades foram atingidas e destruídas pela enchente.



STF recebe primeira ação contra ficha limpa


Brasilia - O ex-presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, que teve seu mandato cassado, José Carlos Gratz (PSL) entrou com a primeira ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contestando a lei da ficha limpa. A norma torna inelegíveis já no pleito deste ano políticos condenados em decisão colegiada, mesmo antes da vigência da lei. Gratz teve seu mandato cassado em 2002.
Em mandado de segurança, Gratz pede que seja reconhecido “seu direito líquido e certo de participar de convenções partidárias e de ter seu pedido de registro de candidatura deferido” e que seja concedida liminar para suspender os efeitos do entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em relação à aplicação da lei da ficha limpa nestas eleições.
O relator da ação no STF, ministro Dias Toffoli, já encaminhou o processo ao TSE, com base em súmula, que afirma não ser de competência do Supremo julgar mandado de segurança contra ato de outros tribunais. A defesa do ex-parlamentar afirma que a lei da ficha limpa afronta entendimento do STF, na qual os ministros da Corte decidiram que somente condenações definitivas podem gerar inelegibilidade de candidatos.
Gratz é uma das maiores lideranças políticas do estado e o maior representante da oposição ao poder absoluto do governador Paulo Hartung, que por este motivo é vítima de perseguição política que se arrasta desde 2002 e resultou no ajuizamento de mais de 200 ações civis e penais públicas, sem que tenha uma única condenação transitada em julgado", alegou o ex-parlamentar.
Gratz teve seu mandato cassado pelo TRE-ES em 2002, em abril do ano seguinte, o Tribunal Superior Eleitoraln (TSE) negou pedido de liminar do ex-presidente da Assembleia Legislativa do estado contra a decisão que impediu sua diplomação e posse no cargo de deputado estadual.
Este foi o terceiro recurso que Gratz levou ao TSE contra a condenação que lhe foi imposta por abuso de poder econômico e político na campanha. Na última terça-feira (22), o TSE definiu que a lei da ficha limpa vale para condenações anteriores à vigência da norma. O presidente do tribunal, Ricardo Lewandowski, no entanto, afirmou que ficará a cargos dos juízes eleitorais decidir sobre casos nos quais o político tenha sido condenado pela justiça eleitoral e que não haja mais prazo para recursos.





Avião faz 'manobra evasiva para 'vitar colisão

S.Paulo - A assessoria de imprensa da TAM confirmou, por meio de nota, que a aeronave que cumpria o voo JJ3717, que faz o trajeto Brasília-São Paulo, teve de "realizar uma manobra evasiva em razão de os equipamentos de bordo terem detectado a presença de outra aeronave na mesma rota".
A manobra foi feita no início da noite desta quinta-feira (24) durante o procedimento de aproximação ao Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, segundo a assessoria.
O comandante seguiu os procedimentos de segurança prescritos para essas circunstâncias e informou os passageiros do ocorrido, de acordo com a TAM. O aparelho pousou, em seguida, sem consequências, às 18h52. "Os 171 passageiros desembarcaram em seguida", completou a nota. De acordo com o site da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o voo 3717 saiu de Natal, fez escala em Brasília e pousou em Congonhas.
Uma passageira que estava na aeronave relatou ao G1 que o comandante já havia anunciado o início dos procedimentos de descida quando ocorreu a queda brusca. Mesmo usando o cinto de segurança, ela sentiu que levantou “uns dois palmos” da poltrona. Segundo ela, o comandante afirmou que precisou realizar a manobra por causa do tráfego aéreo. Os passageiros ficaram assustados e houve gritos e choros no voo. A assessoria de imprensa da TAM disse que não houve necessidade de atendimento de passageiros após o pouso.
Senador a bordo
O senador Romeu Tuma (PTB-SP) estava a bordo e contou ao G1 como foi. "Entendi mais ou menos que foi uma manobra para evitar colisão. O comandante falou que teve de fazer uma manobra ríspida. Eu fiquei preocupado com a gritaria, mas achei que fosse aquelas quedas que dão naturalmente no voo. A aeromoça caiu no colo de alguém. Foi muito rápido", diz ele.
Tuma, que estava sentado na fila 12, disse que o avião estava próximo de São Paulo e fez uma manobra como uma descida brusca. "Ele afundou em direção ao chão e deu uma balançada."
Tuma disse que a série de incidentes na aviação civil o preocupam. "Foi lá (no Senado) a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) outro dia depor para nomear novo dirigente e houve preocupação com a provável falta de assistência técnica com maior intensidade junto às companhias áereas. Acho que a Anac e o departamento subordinado à Aeronáutica devem manter vigilância bastante intensa", afirmou.(G-1)




Lula vai visitar cidades atingidas
por enchentes no Nordeste


Brasilia - O presidente Lula deverá visitar na quinta-feira (24) pelo menos duas cidades em Alagoas e outras duas em Pernambuco afetadas pelas enchentes neste último fim de semana. A viagem foi agendada em uma reunião com dez ministros para organizar a ajuda do governo aos Estados. O presidente deve sair de Brasília com destino à Recife às 20h desta quarta-feira (23).
Lula foi na terça-feira (22) à Altamira e a Marabá, no Pará, e voltaria para Brasília à noite. Em Alagoas e Pernambuco, ele estará acompanhado dos ministros Nelson Jobim (Defesa), João Santana (Integração Nacional) e Paulo Sérgio Passos (Transportes), que já embarcaram para o Nordeste. A primeira medida é avaliar a extensão dos danos para planejar as ações de reconstrução. Para emergências, o governo já anunciou a liberação de R$ 100 milhões.
A ministra da Casa Civil informou ainda que o governo disponibilizou 400 homens da Força de Segurança Nacional para apoio às ações de emergência.
Estragos causados pela chuva em Palmares (PE). A população local enfrentou mais uma noite sem água
- Eles já estão aquartelados e aguardando que sejam chamados pelos Estados, que deverão apresentar suas demandas.
Eles devem atuar principalmente na logística de distribuição de alimentos e ajuda médica, além de fazer a segurança nas cidades para evitar saques e atos de vandalismo.
A partir desta terça-feira, integrantes do Gabinete de Segurança Institucional e do Ministério da Integração farão reuniões diárias para planejar a ajuda. O grupo, chamado de Gabinete de Crise, é semelhante ao que foi montado após os terremotos no Haiti. Se concentrará em organizar como os ministérios prestarão assistência aos Estados e irá organizar como serão feitas doações para as cidades atingidas. Fonte: Renan Ramalho, do R7, em Brasília

INCRA investirá mais de R$ 2,5 milhões em
habitação da reforma agrária em Tapauá

Manaus - Mais de dois milhões e meio de reais serão investidos pela superintendência regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária do Amazonas, em habitação em dois projetos de reforma agrária no município de Tapauá, no rio Purus.
Ontem a Comissão de Credito do INCRA, composta pelos servidores Regino Brito e Jorge Assunção, acompanharam a abertura da tomada de preço realizada no Salão Paroquial daquele município, com a participação dos representantes das Associações dos Projetos de Desenvolvimento Sustentáveis (PDS) Primavera e Samauma, além do coordenador dos assentamentos Francisco Melo Filho, empresários e beneficiários da reforma agrária que acompanharam todo o transcorrer do processo de tomada de preço. Antes da abertura dos envelopes das quatro empresas participantes do processo, Francisco Filho, abriu a reunião para falar dos grandes benefícios que o INCRA tem levado para o município de Tapauá, através os dois projetos Primavera e Sauama, reconhecidos pelo INCRA como de reforma agrária sustentável.Antes da abertura das propostas, o coordenador Francisco Filho, enalteceu o trabalho do INCRA no município de Tapauá, lembrando a recente liberação do Crédito Inicial ( Alimento e fomento), no valor de unitário de R$ 3.200,00 e agora com o Crédito Habitação, no valor de R$ 15 mil por família, envolvendo 173 beneficiários da reforma agrária nos dois assentamentos.” Isso demonstra – disse o popular Chicão, que o INCRA chegou a Tapauá para ficar”
Na abertura das propostas, a empresa vencedora foi a N.J. Construção, Navegação e Comércio Ltda, com uma proposta global de R$ 2.580.713,66, para a construção de 173 casas, sendo 115 no PDS Samauma e 58 no PDS Primavera, totalizando 173 habitações, com o valor unitário de R$ 14.917,42.
A empresa, com sede em Manaus, após a assinatura dos contratos com as associações interessadas, terá 180 dias para a conclusão dos trabalhos.
As casas, que serão construídas todas em terra firme, terão 45 m², sala, cozinha, dois quartos, banheiro interno fibrado, fossa artesiana, kit pro - chuva e com janelas teladas para prevenir contra a malária.
Toda a madeira empregada na construção será certificada, portadora de Documento de Origem Florestal (DOF), oriunda de projeto de manejo florestal, de acordo com o que determina a Lei e como especifica o edital.
Na foto a cima, a Comissão analisando as propostas e em baixo, uma planta das casas.(Ascom, INCRA-AM)





DILMA ULTRAPASSA
SERRA NAS PESQUISAS


Brasilia -  Pesquisa Ibope divulgada  em Brasília mostra a candidata do PT, Dilma Rousseff, com 40% das intenções de voto e o candidato do PSDB, José Serra, com 35% na corrida eleitoral pela Presidência da República. Marina Silva (PV) tem 9%, segundo o levantamento, encomendado ao instituto pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
O cenário da pesquisa que apresentou esses resultados é o que inclui somente Dilma, Serra e Marina. No cenário que reúne 12 candidatos, Dilma soma 38,2%, Serra, 32,3% e Marina, 7%.
É a primeira vez que Dilma aparece à frente de Serra numa pesquisa de intenção de voto para presidente. No início de junho, em outro levantamento do Ibope, divulgado no último dia 5 e feito por encomenda da TV Globo e do jornal “O Estado de S.Paulo”, Dilma e Serra apareciam empatados com 37% das intenções de voto. Marina Silva acumulava 9%.
A margem de erro do levantamento divulgado nesta quarta é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Portanto, Dilma pode ter entre 38% e 42%; Serra, entre 33% e 37%; e Marina, entre 7% e 11%.
Disseram que votarão em branco ou nulo 6% dos entrevistados. Os que responderam que ainda não sabem em quem votar são 10%, segundo o Ibope.
A pesquisa é a primeira realizada após a oficialização das candidaturas de Dilma, Serra e Marina pelas convenções partidárias.
O Ibope entrevistou 2.002 eleitores entre os dias 19 e 21 em 140 cidades. A pesquisa está registrada no TSE sob o número 16292/2010.



Projeto acaba cartão corporativo na CMM

Manaus – Um projeto deliberado ontem pela Câmara Municipal de Manaus (CMM), estabeleceu o fim do cartão corporativo entre os vereadores da capital. A proposta foi uma das 27 deliberadas hoje, último dia antes do recesso da Casa.
Pelo novo projeto, os vereadores perdem o cartão, mas continuam recebendo a verba de R$ 8 mil por mês. A exigência será a apresentação de notas fiscais que comprovem os gastos correspondentes ao benefício.
Diretrizes orçamentárias
Os vereadores apresentaram ainda nesta quarta-feira outras 58 emendas, que foram rejeitadas pela Comissão de Constituição de Justiça. Apenas 22 tiveram o parecer favorável da CCJ, mas foram barradas pela Comissão de Finanças, Economia e Orçamento.(CMM)
NA 1ª PESQUISA IBOPE
AZIZ LARGA NA FRENTE

Manaus - Pesquisa divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública (Ibope), mostra que o governador do Amazonas, Omaz Aziz (PMN), lidera a corrida para o governo do Estado com 51% das intenções de voto. O senador Alfredo Nascimento (PR) aparece em segundo lugar, com 36% das intenções, seguido de Herbert Amazonas (PSTU) e Luiz Navarro (PCB), que registraram 1% das intenções, cada um.
Confira o resultado:
Intenção Estimulada
Omar Aziz............. 51%
Alfredo Nascimento.. 36%
Herbert Amazonas.... 1%
Luiz Navarro.......... 1%
Brancos e Nulos....... 5%
Indecisos............. 6%
Intenção Espontânea
O Ibope Inteligência também perguntou em quem os entrevistados votariam para governador espontaneamente, ou seja, sem a apresentação de nomes de candidatos. Nesta situação, as posições dos pré-candidatos não se alteram: Omar Aziz é a opção de 38% dos entrevistados enquanto Alfredo Nascimento é indicado por 24% dos eleitores.
Neste cenário, o índice de indecisos sobe (30% declararam ainda não saber em quem votarão nas próximas eleições para o cargo de governador).
Segundo Turno
Na simulação de segundo turno, considerando a disputa entre Alfredo Nascimento e Omar Aziz, o governador Omar Aziz conquista 51% das intenções de voto contra 38% do candidato do PR.
Expectativa de vitória
Para metade (50%) dos eleitores amazonenses, Omar Aziz será o próximo governador do Estado. Outros 38% dos entrevistados declaram que o governador será Alfredo Nascimento e 10% dizem não saber quem será o próximo governador do Amazonas.
Eduardo Braga lidera pesquisa para Senado Federal
Dois senadores serão eleitos em cada Estado. Na sondagem espontânea, quando os nomes não são apresentados, o ex-governador Eduardo Braga (PMDB) é citado por 55% dos entrevistados, enquanto 27% escolhem o atual senador amazonense Arthur Virgilio Neto (PSDB).
A deputada federal Vanessa Grazziottin (PC do B) atinge 18% das intenções de voto. Já o senador Jefferson Praia (PDT) e Marilene Correa (PT) apresentam 6% e 3% das intenções de voto, respectivamente.
Já na pergunta estimulada, na qual os nomes dos pré-candidatos são apresentados, Eduardo Braga lidera isoladamente, com a intenção de voto de 84% dos eleitores. Em segundo lugar, aparece Artur Neto, que obtém a intenção de voto de 47% dos entrevistados. Vanessa Grazziotin é mencionada por 28% dos eleitores, enquanto Jefferson Praia e Marilene Correa são indicados igualmente por 7% dos entrevistados.
Confira:
Eduardo Braga........... 55%
Arthur Virgílio......... 27%
Vanessa Grazziotin..... 18%
Jefferson Praia........ 6%
Marilene Corrêa........ 3%
Dilma Roussef lidera inteção para Presidência da República
A petista Dilma Rousseff lidera a disputa presidencial no Amazonas com ampla vantagem sobre o tucano José Serra. Dilma registra 66% das assinalações e Serra, 18%. A candidata do PV, Marina Silva, conquista 10% do eleitorado amazonense.
Em um segundo turno, a candidata petista venceria com 72% das intenções de voto contra 21% das menções a José Serra.
Confira:
Dilma Roussef........... 66%
José Serra................. 18%Marina Silva............... 10%
Omar Aziz recebe 73% de aprovação para o governo
A pesquisa Ibope investigou ainda a aprovação da administração do atual governador Omar Aziz: 73% dos eleitores a consideram ótima ou boa, 17% a classificam como regular e 3% a avaliam negativamente (ruim ou péssima). A maneira como o governador administra o Estado é aprovada por 80% contra 9% que a desaprovam.
A pesquisa foi realizada entre os dias 12 a 17 de junho de 2010. Foram entrevistados 812 eleitores, com margem de erro de 3 pontos percentuais para dois ou para menos.
A pesquisa foi encomendada pela Federação das Indústrias do Amazonas (FIEAM), Federação do Comércio do Amazonas (Fecomércio) Federação da Agricultura do Amazonas e Centro da Indústria do Amazonas.





quarta-feira, 23 de junho de 2010

Crianças se divertem brincando
de bois mirins em Parintins

Parintins,AM -  A tradição da brincadeira do boi bumbá se aprende desde pequeno em Parintins. No município a cultura do boi de pano é passada de geração a geração As apresentações dos bois mirins é a primeira experiência.
As crianças são incentivadas pelos pais a participarem da brincadeira, algumas ficam tímidas com o publico , outras defendem as cores dos boizinhos com muita garra.
Três bois mirins disputam o titulo de campeão neste ano, os pais artistas , principais patrocinadores dos bois mirins permanecem quase sempre ao lado dos pequenos que tem idade máxima de doze anos.
A apresentação dos bois mirins representa mais que uma festa para as crianças significa a manutenção das festas folclóricas, na ilha à continuidade de garantido e caprichoso.
- Se não existir o boizinho futuramente os bois não vão ter um alicerce bom, enfatizou o artista do boi Edson Azevedo.
Criatividade
Os bois mirins assim como os oficiais apresentam vinte e um itens a serem julgados. Criatividades ,surpresas e muita emoção.
- É muito importante essa brincadeira para o desenvolvimento social das crianças pra humanidade pra cidadania deles. Preparada pelos pais, pelos sócios e por todo mundo que gosta do nosso boizinho , preparado da primeira lança do cavalinho até a última roupa dos nossos itens, então isso é que é importante a produção do boizinho, destacou a professora Irlany Ramos.
A disputa é acirrada , depois de tanto esforço os componentes das pequenas agremiações falam que o titulo é certo.
- O boi é multicampeão e sem dúvida nenhuma vai levar mais um troféu porque o estrelinha merece, o verde da minha infância, disse o apresentador de boi mirim, Leandro Batista.
Independente do campeão , todos que ajudam na sustentação da cultura folclórica podem ser considerados vitoriosos.

TRE abre inscrições para aagente cívico

Manaus - O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE), em parceria com Universidade do Estado do Amazonas (UEA), abriu inscrições para os projetos de agente cívico e técnico de transmissão de dados da capital. Os projetos existem desde 2002, e servem para suprir as necessidades de recursos humanos do TRE em eleições no Amazonas.
As vagas são para universitários e são três mil para agente cívico e 150 para técnico de transmissão. O agente cívico, atuará como mesário no pleito deste ano em Manaus, e mais doze municípios do interior do Estado.
As inscrições para agente cívico e técnico de transmissão, serão feitas internet no site: www.uea.edu.br, para acessar o link do TRE. Os candidatos também devem observar nos requisitos necessários para participar dos projetos. (TRE)



terça-feira, 22 de junho de 2010

Mensalão do DEM
Deputada do dinheiro na bolsa
tem o mandato cassado no DF

A Câmara Legislativa do Distrito Federal cassou nesta terça-feira (22) o mandato da deputada distrital Eurides Brito (PMDB), flagrada colocando dinheiro na bolsa durante a Operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal. Eurides, que conseguiu na Justiça uma liminar para que a votação fosse secreta, não compareceu à Câmara Legislativa.
A peemedebista teve o mandato cassado por 16 votos a favor, 3 contra e 3 abstenções. Apenas um dos 24 parlamentares da Câmara Distrital não compareceu à sessão – o deputado Benício Tavares (PMDB) está afastado por motivos de saúde. Antes da votação, a maioria dos deputados presentes usou a tribuna para manifestar sua posição sobre o processo de cassação.
Eurides era processada por quebra de decoro parlamentar. Ela foi a primeira cassada entre os oito parlamentares investigados de participação no esquema de corrupção chamado de mensação do DEM. Júnior Brunelli (PSC), que ficou conhecido como o deputado da 'oração da propina' e Leonardo Prudente (DEM), que foi flagrado colocando dinheiro nas meias, renunciaram ao mandato parlamentar para fugir do processo de cassação.
O advogado de Eurides, Jackson Domênico, disse acreditar ser possível recuperar o mandato da parlamentar pela via judicial, mas afirmou que a decisão cabe à deputada cassada. “Recorrer ou não recorrer é uma decisão da parlamentar. Tenho convicção plena de que ela pode recuperar o mandato na Justiça.”
O advogado não quis comentar a origem do dinheiro que a deputada foi flagrada colocando na bolsa. Eurides foi filmada pelo ex-secretário de Relações Institucionais do governo do Distrito Federal Durval Barbosa recebendo maços de dinheiro. “Não quero entrar nesses pormenores”, disse ele, sobre o dinheiro. Na defesa da parlamentar, feita em plenário antes do começo da votação, o advogado alegou que os fatos aconteceram antes de ela assumir o cargo.
Recorrer ou não recorrer é uma decisão da parlamentar. Tenho convicção plena de que ela pode recuperar o mandato na Justiça"Jackson Domênico, advogado de Eurides Brito“Os fatos acontecerem antes de 2007, quando ela assumiu o mandato, portanto não poderiam fazer parte do processo.”
O caso
Durval Barbosa foi o delator do suposto esquema de corrupção no governo do Distrito Federal que levou o então governador, José Roberto Arruda, à prisão e à perda do mandato. O escândalo ficou conhecido como mensalão do DEM.
Apesar de ter sido gravada recebendo dinheiro, a deputada Eurides Brito sempre alegou inocência. Em maio, a deputada disse que não havia provas contra ela. “Eu quero ganhar e vou ganhar por falta de provas. Eu vou ganhar por falta de provas”, disse Eurides em entrevista coletiva para falar sobre o caso.
Em sua defesa apresentada à Comissão de Ética, a peemedebista alegou que os maços de dinheiro mostrados no vídeo seriam do ex-governador do DF Joaquim Roriz, para pagar encontros em que Eurides teria pedido votos para ambos, em 2006. Roriz negou a versão da deputada.
Desde o dia 30 de abril, ela estava com os bens bloqueados por determinação do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios a pedido do Ministério Público.
Deputada que guardou dinheiro na bolsa diz que não há prova contra ela Justiça bloqueia bens de envolvidos no mensalão do DEM Justiça bloqueia bens de ex-deputado que guardou dinheiro na meia Prudente fala em depoimento que dinheiro era de campanha, diz advogado Deputado da meia pede desfiliação do Democratas Processo de cassação
A determinação para que o voto fosse secreto causou indignação em boa parte dos parlamentares. Érica Kokay (PT), relatora do processo de cassação na Câmara Legislativa, criticou o voto secreto e ainda aproveitou para dizer que "crime de formação de quadrilha é crime de natureza continuada".
Segunda a petista, a deputada flagrada colocando dinheiro na bolsa teve assegurado o livre direito de defesa durante todo o processo. A parlamentar também lembrou do afastamento de Eurides determinado pela Justiça, bem como o bloqueio dos bens da parlamentar.
"Quando se transforma os bens da deputada em indisponíveis, se reconhece o dano ao erário público. Espero que a votação secreta não se cubra com o manto da vergonha", afirmou a relatora.
A bancada petista, formada por quatro parlamentares, anunciou antecipadamente que votaria a favor da cassação. A votação secreta começou por volta das 16h. O deputado Roberto Lucena (PR), suplente de Eurides, absteve-se de votar, por ser parte interessada no caso. Mesmo assim, afirmou que votaria pela perda do mandato deputada. "Se eu votasse, votaria pela cassação."
Os parlamentares depositaram os votos em uma caixa branca, colocada em cima da tribuna. A votação foi coordenada pelo presidente da Casa, Wilson Lima (PR). A votação foi por ordem alfabética.(G-1)





PONTO DE CONVERGÊNCIA

                                                             *Osny Araújo

O presidente Lula bem que tentou, mas apesar do seu grande carisma e liderança, não conseguiu colocar os seus aliados no Amazonas num só palanque, em defesa das candidaturas do ex-ministro e atual senador Alfredo Nascimento (PR) como candidato ao Governo do Estado e da ex-ministra Dilma Roussef (PT), para a presidência da República.
Menos mal para o presidente, que conseguiu integral apoio para Dilma Roussef, mesmo com os aliados rachados, inclusive o seu partido, o PT, dividido entre as duas candidaturas ao Governo.
Tudo isso, porque o governador Omar Aziz, após analisar a sua performance eleitoral, resolveu enfrentar a reeleição, com o apoio do ex-governador Eduardo Braga (PMDB), candidato ao Senado, contrariando um acordo que teria sido firmado com o presidente Lula em favor da candidatura de Nascimento.
Isso significa dizer, que no Amazonas, onde os aliados estarão em palanques diferentes, à campanha será em tom de “fogo amigo” para a sucessão estadual, uma vez que para a presidência da República a candidata governista ficará como ponto convergente, onde em todos os palanques serão pedidos votos em seu nome.
Na recente visita a Manaus, onde se encontrou com o presidente peruano Alan Garcia, Lula, sabendo da delicada posição política dos aliados no Amazonas e sem querer perder nenhum, foi diplomata a comparou a situação a um fenômeno natural. Valeu-se da natureza para tentar uma explicação, garantindo que “política é como uma nuvem, a gente olha para um lado está com um formato, daqui a pouco agente dá uma outra olhada e encontra um outro formato. Assim é a política”.
O presidente lembrou o acordo político que tem co o seu ex-ministro, mas, no momento resolveu ficar em cima do muro, por isso, ainda não anunciou quem será o seu candidato, ou melhor, em quem votaria caso fosse eleitor do Amazonas e prometeu num futuro próximo, anunciar com todas as letras o nome do candidato que ele Lula, apoiará nas eleições para o Governo do Amazonas. Vamos aguardar.
Enquanto esse dia não chega, vamos ver como se comportam os aliados por aqui. O certo é que as trocas de farpas já começaram e isso, pode ser visto diariamente na mídia, mas, felizmente essa troca de “gentilezas” ainda pode ser considerada de bom nível, até porque, ontem estavam no mesmo barco.
Com a definição dos dois palanques em favor de Dilma Roussef no Estado, os dois principais candidatos ao Governo, Aziz e Nascimento, começam a colocar em campo as suas estratégias de campanha, com o interior do Estado sendo o grande foco.
Ainda não tive acesso a nenhuma pesquisa, mas, com base nas informações da mídia, vejo o governador Aziz, com apoio maciço dos prefeitos do interior e de quebra o da capital, agora com o renascimento da ação conjunto para a realização de obras em Manaus e de outros políticos como mandatos na Assembléia Legislativa e na Câmara Federal, com mais munição eleitoral e ainda não dá para mensurar a força de Nascimento, a não ser o propalado apoio do presidente Lula, agora ainda não oficial e do ex-prefeito de Manaus, Serafim Correia, candidato à vice.
Não sei qual o coelho que o senador Alfredo Nascimento tem guardado na cartola, mas, como o próprio presidente Lula afirma que política é como uma nuvem, que uma hora está de um jeito e na outra, muda de posição, vamos aguardar mais um pouco, para ver os guerreiros de Nascimento, já que a tropa de Aziz já é sobejamente conhecida de todos.
O ex-governador Eduardo Braga que fez grandes obras na capital e no interior tem forte peso político no Estado e trabalha pela eleição de Aziz, já Nascimento, tem como ponto forte às obras que conseguiu realizar no Estado como ministro dos Transportes e a simpatia do presidente Lula, que ainda não oficializou nenhum apoio, considerando que a sua candidata à presidência da República conta com o trabalho político dos dois aliados.

*Osny Araújo é jornalista e analista político.
E-mail: osnyaraujo@bol.com.br

Justiça determina redução da
tarifa de ônibus para R$ 2,10


Manaus - O valor da tarifa de ônibus do sistema de transporte coletivo de Manaus voltará a ser reduzido de R$2,50 para R$ 2,10. A determinação é da juíza da 1ª Vara da Fazenda Pública Municipal, Maria Costa de Andrade, que concedeu liminar em Ação Civil Pública do Ministério Público do Estado (MPE), suspendendo o aumento, até que seja cumprida, em 72 horas, a cláusula segunda do Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em 2005 com o MPE. O reajuste foi determinado pelo prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, no último dia 10 de junho.
O Termo de Ajustamento de Conduta diz que o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) deveria apresentar em seis meses estudo para a definição do preço da passagem, com conhecimento prévio do Conselho Municipal de Transportes (CMT). O resultado da pesquisa, segundo o TAC, deveria ser apresentado em audiência pública. O valor final do preço público majorado seria divulgado com antecedência mínima de 30 dias para início da vigência.
De acordo com determinação da juíza, a redução da tarifa deve ser cumprida no prazo de "72 horas, sob pena de multa no valor de R$ 1.000,00 ao dia, até o limite de 90 dias-multa".
O IMTT tem o prazo de dez dias para apresentar dos documentos exigidos no Termo de Compromisso. Entre as exigências está a apresentação de dados que embasam a revisão da tarifa ocorrida no dia 26 de fevereiro de 2010; demonstrativo dos dados utilizados nas planilhas de 2008 e 2009.
A Secretaria Municipal de Comunicação informou que ainda não foi notificada, por isso não irá se pronunciar sobre o assunto.
Confira algumas das argumentações da juíza Maria Costa de Andrade:
“Vale mencionar o que foi veiculado no endereço eletrônico da Prefeitura Municipal de Manaus, através do acesso que o Ministério Público obteve em 10 de junho de 2010, à ocasião em que o Chefe da Municipalidade teria destacado “que está concedendo o aumento com pesar, pois uma tarifa de R$ 2,25 é um valor elevado para o serviço oferecido.” “Esse aumento não vai melhorar nem piorar o sistema. Vai evitar o caos”, explicou”, afirmativa que bem espelha a falta de planejamento prévio para o aumento concedido, mais ainda que implica no reconhecimento inequívoco do Chefe do Executivo quanto à deficiência do serviço”.
“Já não é de agora que, no Município de Manaus, múltiplas são as notícias sobre a elevação e diminuição da tarifa do transporte urbano coletivo, sob as mais variadas e inacreditáveis justificativas lacônicas que longe de reforçar o dever da Administração Pública de velar pela prestação fidedigna, qualitativa e quantitativa dos serviços a cargo das empresas que o realizam, assim como pelo respeito à dignidade dos usuários, garantindo-lhes a ida e o retorno aos seus lares dentro dos parâmetros de segurança e conforto, se conforma com a oscilação tarifária que gera insegurança, desassossego e descrença por entre todos os usuários” (P.Amazonia)





QUASE A METADE DA POPULAÇÃO 
DE MANAUS ESTA A CIMA DO PESO

Mais de 45% da população adulta de Manaus está acima do peso, de acordo com pesquisa realizada pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) em 2009. A pesquisa revela ainda que 15% da população manauara adulta é obesa.
Das capitais do Norte do País, Manaus aparece entre as quatro primeiras com maior índice de população com excesso de peso e obesa. Em todo o País foram entrevistados 54 mil adultos.
Os índices de 2009 são maiores se comparados com os dados da pesquisa realizada pela Vigitel no ano anterior. Em 2008, 42% da população estava acima do peso e 13,8% era obesa.
Para a nutricionista e coordenadora da equipe técnica de alimentação e nutrição da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Danielle Belota, o sobrepeso e a obesidade são tendências mundiais. “Isso porque hoje as pessoas não têm o hábito de comer direito. O exemplo disso são os fast foods. Isso, já não é exclusividade apenas de estados americanos e sim de vários países”, afirmou.
O sedentarismo foi destacado pela nutricionista como fator número um para a grande quantidade de pessoas acima do peso. “A falta de atividades físicas contribui para isso. Associado ainda a alimentação errada, refrigerantes e salgadinhos artificiais que não contribuem em nada nutricionalmente”, afirmou.
Os índices de excesso de peso são calculados com base no Índice de Massa Corporal (IMC). O IMC pode ser calculado dividindo o peso por duas vezes a sua altura da pessoa (IMC=P/A2). Esse cálculo vale para quem tem de 20 a 60 anos.
Danielle Belota destacou que alimentação correta e a prática de exercício físico ajudam a pessoa a se prevenir de doenças como hipertensão e diabetes. “As mudanças são sempre difíceis, mas se conseguirmos teremos pessoas mais saudáveis”.
Trote maldoso
Ameaça de bomba no TRTdo Amazonas

Manaus - O prédio do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 11ª região, por onde transitam cerca de 1,5 mil pessoas entre servidores e visitantes, foi isolado por conta de uma ameaça de bomba informada via ligação anônima realizada por volta de 8h30 da manhã desta terça-feira (22), para a juíza Luíza Maria de Pompeu Falabela Veiga, da 5ª vara, que funciona no órgão.
No momento, a área interna do prédio até o pátio permanecem com cinturão de isolamento feito pela Polícia Militar e agentes do serviço antibombas do Batalhão de Resposta Rápida, Apoio e Intervenção Operacional (Raio), que estão fazendo varredura em busca dos artefatos explosivos. O laudo da varredura no prédio deve ser informado por volta de meio-dia.
O órgão, situado na Avenida Djalma Batista, ao lado do Plaza Shopping, tem quatro andares e abriga 19 varas, onde são realizadas de 15 a 20 audiências por dia. De acordo com o diretor do TRT, Aldarir Matos Lopes, é a primeira vez que o órgão registra este tipo de incidente.
O assistente-chefe de segurança, Antônio Diniz, informou que o espaço conta com serviço de segurança como detector de metais e vistoria individual o que, segundo ele, já identificou várias tentativas de entrada de visitantes com objetos perfurantes, como facas, terçados e chaves de fenda. Até mesmo armas de fogo já foram interceptadas ainda na entrada.
Ameaça durante greve
A denúncia anônima aconteceu justamente no momento em que servidores de greve faziam manifestação no pátio do prédio, mas os representantes dos grevistas negam qualquer envolvimento no incidente. “Trata-se de uma infeliz coincidência. Nossa organização é coesa e todas as ações são discutidas”, afirma Alan Farias, vice presidente do Sindicato dos Servidores da Justiça do Trabalho (Sitraam).
Os grevistas pedem reajuste salarial que, segundo eles, não acontece desde 2006. Atualmente, servidores dos tribunais do Trabalho de 24 Estados estão paralisados.
Prédio em mau estado
Em março de 2009, parte do teto do primeiro andar, revestida de gesso, desabou. Na ocasião, o Tribunal já funcionava no local há cerca de dois anos e, desde a inauguração, os funcionários reclamavam da estrutura do prédio, segundo a então diretora Ruth Barbosa Sampaio. O local é alugado pelo Tribunal. Em 2009, o preço era de R$ 70 mil ao mês.
“Em 2008, na 1ª e 6ª varas do tribunal, os funcionários também já haviam informado que a parede estava rachando. Todos ficaram muito abalados com esse desabamento agora”, afirmou Sampaio, na ocasião.
Na mesma época, um laudo realizado pelo Corpo de Bombeiros atestou que o prédio não possui saída de emergência, mangueiras e água suficiente para conter eventuais incêndios. Ainda de acordo com Ruth Barbosa, na ocasão, o prédio também não tinha exaustores e os três elevadores apresentavam problemas com freqüência, chegando a ficar travados com juízes e visitantes do tribunal dentro por alguns minutos.
“Os dois laudos condenaram a estrutura do prédio e disseram que não era seguro trabalhar aqui”, apontou. A diretora do Tribunal informou que, três semanas antes, funcionários da 7ª Vara de Justiça reclamaram que eles estavam ouvindo ruídos de uma das paredes do local. Ela chegou a receber um e-mail com as reclamações. Os engenheiros do Tribunal detectaram que eram barulhos do prédio ao lado.
Histórico ruim
Um incêndio, em setembro de 2008, destruiu parte do quarto andar do Tribunal Regional do Trabalho do Amazonas (TRT/AM), na rua Visconde de Porto Alegre, bairro Praça 14 de Janeiro, zona Centro-Sul, onde funciona a segunda instância. O laudo apontou um curto-circuito como causa do incêndio.
Na época, a presidente do TRT, Rita de Alencar Alburquerque, informou que o quarto andar, atingido pelo fogo, era onde ficavam o centro de processamento de dados, a administração, o setor de material, patrimônio e serviços gerais. Na ocasião, foram perdidos apenas documentos de processos administrativos internos como prestação de serviço e contas de água e luz.(d24am)