Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de setembro de 2011


MAIS DE VINTE MIL TURISTAS PASSARAM O “FERIADÃO” EM PRES.
FIGUEIREDO E A CORREDEIRA DO URUBUÍ FOI O GRANDE POINT
Amazonianarede/Osny Araújo
Manaus - Além das belezas naturais com suas cachoeiras e corredeiras que tornam a cidade de presidente Figueiredo, distante 107 km da capital e interligada pela BR-174, talvez o Festival de Verão, com várias atrações locais e a bom desempenho da BR um movimento turístico espetacular, levaram uma verdadeira multidão neste “feriadão”, o que provocou um grande vai e vem de carros, ônibus de excursões e com isso, os restaurantes e cafés regionais aumentaram os seus faturamentos, isso sem falar nas pousadas turísticas e hotéis da cidade, que estavam lotados.
Na cidade de Presidente Figueiredo, na sua área urbana, o “point” do turismo, alias o único, assim pode ser considerado é a famosa e bela corredeira do Urubuí, onde estão localizados os bons restaurantes da cidade e uma boa estrutura para receber os turistas que matam o forte calor nas frias águas da famosa corredeira.

Os municípios de Rio Preto da Eva, que realizava a tradicional Festa da Laranja e o famoso Festival da Canção de Itacoatiara (Fecani,) foram capazes de tirar a grande afluência do público para Figueiredo, que continua fazendo muito sucesso com as suas cachoeiras e o seu turismo ecológico.
De acordo com as autoridades, calcula-se que mais de vinte mil turistas e milhares de carros passaram pela cidade no “feriadão”.
Na cidade, além da Corredeira do Urubuí, os turistas têm ainda como opção uma visita a Ao Parque Galo da Serra, onde com um pouco de sorte, poderão ser encontradas algumas espécies da ave que é o símbolo maior da cidade, depois das cachoeiras.
TURISMO ECO0LÓGICO
Quem gosta de praticar um turismo mais de aventura, ou melhor, o chamado turismo ecológico, refugiou-se nos sítios ou nas cachoeiras, como a cachoeira da Suframa, do Santuário, Porteira, Caverna do Maruaga, dos Pássaros e tantas outras.
Para visitar as cachoeiras, quase todas consideradas particulares, a entrada é paga e algumas têm razoáveis estruturas turísticas, além das suas trilhas, pois na grande maioria as cachoeiras só são alcançadas através de caminhas por bem elaboradas e seguras trilhas.
DE VOLTA AO URUBUÍ
Nesta matéria queremos situar o turismo urbano em Presidente Figueiredo, por isso, voltamos a falar da Corredeira do Urubuí, na área central da cidade.
Com uma bem montada estrutura, a Corredeira que neste “feriadão' recebeu por dia entre 6 a 8 mil visitantes, que se banham em suas frias e ainda límpidas águas, com o forte calor amazônico convidando sempre para um mergulho.
No complexo, na pequena praia da orla da Corredeira, existe um conjunto de barracas de praia que servem de tudo, menos bebidas em garrafas e copos de vidro, para evitar acidentes com os banhistas que estão nas corredeiras ou nas barracas ao longo da pequena praia.
Além de um bom palco, onde se apresentaram os artistas que foram para o Festival de Verão, os amantes da bola ou do vôlei, tem campos e quadras, tudo fora do alcance dos banhistas que estão nas barracas.
As lixeiras estão espalhadas vontade, placas de sinalização e de orientação dizem o que os visitantes podem ou não fazer, considerando que a área é de conservação ambiental, por isso, os agentes do meio-ambiente ficam atentos a todos os movimentos dos visitantes, o mesmo ocorrendo com a polícia e ainda com os salva-vidas da corredeira.
Para os turistas mais afoitos, corajosos ou aventureiros, o Urubuí, oferece uma boa opção, atravessar as corredeiras em tirolesa, ou seja, um passeio aéreo sobre as corredeiras deslizando em cordas a uma altura razoável até o encontro suave com as frias águas. Dizem os praticantes que a adrenalina é espetacular.
NAS SOMBRAS DAS ÁRVORES
Como o Parque é público, os visitantes poderão levar as suas bebidas (isopor), marmitas, refrigerantes etc., desde que o lixo seja jogado nas lixeiras que são muitas espalhadas no local.
Tem a turma que leva tudo isso para a outra margem e se refugia nas sombras das árvores, mas nem pensar em fazer algum tipo de fogo qualquer, que a turma do meio-ambiente, em nome da proteção da natureza chega à cima.
Tem também a turma que gosta de levar cadeiras de balanço e redes e sob as arvores assistir de longe os movimentos. Para esse tipo de turismo, tem gente que possui quase cadeira cativa.

Nenhum comentário: