Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

OLHAR SOCIAL E POLÍTICO


                                                                                                              *Osny Araújo

Na segunda visita ao Amazonas, embora tenha sido tipo visita de médico, passando apenas algumas horas na capital, a presidente Dilma Roussef mais uma vez demonstrou um carinho especial pela região Norte e em especial pelo Amazonas, local escolhido pelo Governo para fazer o lançamento regional do Programa Brasil Sem Miséria, onde está incluído a Bolsa Verde, com a participação de governadores e lideranças políticas dos estados amazônicos.

Dilma, que mais uma vez trouxe a região o olhar social e político do Governo, aceitou o convite formulado pelo governador Omar Aziz e garantiu presença na inauguração da ponte sobre o rio Negro, dia 24 de outubro, aniversário de Manaus e de quebra prometeu informalmente que vai decretar a prorrogação da Zona Franca de Manaus por mais 50 anos, além de outros benefícios para o Amazonas.

Talvez, esse comportamento da presidente, tenha algo a ver com a grande votação que tanto o ex-presidente Lula quanto ela tiveram no Estado, por isso, citou alguns nomes de políticos não petistas, além do governador Omar Aziz, (PSD), falou em Amazonino Mendes 9pdt0 E Eduardo Braga (PMDB), alias muito aplaudidos pela platéia quando tiveram os seus nomes citados pela presidente.

Além do lançamento do Programa Brasil Sem Miséria, incluindo a Bolsa Verde, a presidente anunciou aceleração na regularização fundiária, objetivando beneficiar especialmente os caboclos que vivem na floresta sem, destruí-la.

Com os governadores da Amazônia, ela assinou um termo de compromisso para a erradicação da pobreza, a fim de que possa haver uma distribuição de renda mais justa, levando mais cidadania e dignidade aos povos tradicionais, trabalho esse que passará obrigatoriamente pelo escoamento da produção, que de acordo com medidas que estão sendo articuladas pelo Governo deverão chegar aos supermercados e outros estabelecimentos comerciais.

Além desse olhar social, Dilma Roussef não esqueceu do olhar político e fez questão de afirmar que a Bolsa Verde foi inspirada na Bolsa Floresta criado e colocado em prática pelo governador do Amazonas, Eduardo Braga, hoje senador, para incentivar aos pequenos produtores que vivem nas florestas e regiões ribeirinhas e continuarem a produzir sem destruir a natureza.

Ao prometer vir a Manaus para a inauguração da Ponte sobre o Negro, a presidente deixou uma interrogação no ar e muita expectativa. Disse que nessa visita, já marcada, pretendente trazer um presente para o Amazonas, mas não anunciou o que, talvez para não estragar a surpresa. O governador Omar Aziz espera que seja a prorrogação da Zona Franca de Manaus, um modelo de desenvolvimento regional, que ao longo de sua história sobrevive enfrentando ameaças enfrentando várias barreiras e até perseguições políticas por parte dos estados com maior projeção eleitoral e política, especialmente das regiões Sul e Sudeste.

Além da visita da presidente da República ao Amazonas, outro fato político importante ocorrido, foi à aprovação por parte do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) da criação do PDS, partido idealizado pelo prefeito de São Paulo Gilberto Kassab e que conta com vários governadores, entre os quais Omar Aziz, do Amazonas, uma bancada de mais de 50 deputados federais e vários senadores, dando condições ao Partido de participar com destaque das próximas eleições.

No Amazonas, se tem a informação de que vários políticos estão arrumando as malas para mudar de partido, o que deverão fazer até o próximo dia 7, caso tenham interesse em participar como candidatos das próximas eleições. Ao que parece, o PDS nasce com certa robustez. (Com postagem simultânea nos sites: Noticianahora, Amazonianarede, Tadeudesouza e blog Jornalismo Eclético)

*Osny Araújo é jornalista e analista político.
E-mail: osnyaraujo@bol.com.br

Nenhum comentário: