Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de setembro de 2011


MALHAS VIÁRIAS DOS ASSENTAMENTOS CANOAS
E RIO PARDO ESTÃO SENDO RECUPERADAS

Dos 260 km da malha viária dos assentamentos de reforma agrária Canoas e Rio Pardo, 24 já estão inteiramente concluídos, trabalho que vem sendo realizada pela patrulha mecanizada que o INCRA através de um Termo de Cooperação Técnica repassou a Secretaria de Produção Rural do Estado, para trabalhar na recuperação das estradas e vicinais dos quatro assentamentos de reforma agrária (Canoas, Rio Pardo, Uatumã e PDS Morena) que o INCRA mantém no município de Presidente Figueiredo, beneficiando 1.150 famílias.

Os Trabalhos que começaram no dia 16 de agosto, foram retardados um pouco devido o impasse surgido com a Prefeitura de Presidente Figueiredo que não aceitou assinar o Termo de Cooperação com o INCRA para assumir a responsabilidade da patrulha, que em seguida foi repassada para a Sepror que assumiu essa condição através do acordo assinado com o INCRA.

A definição das áreas que estão sendo trabalhadas, foi feita pelo Conselho Gestor da Patrulha em Presidente Figueiredo, com a participação de representantes do INCRA, Sepror, Associação dos Assentados, Câmara Municipal, Sindicato Rural, Sepror e Conselho Sustentável Rural, de acordo com as prioridades apresentadas.

No início da semana a reportagem visitou os dois assentamentos para ver o desenvolvimento dos trabalhos e constatou que as obras estão sendo realizadas em ritmo acelerado, inclusive nos finais de semana, com as máquinas trabalhando em dias normais até por volta das 22 horas, com um consumo diário de mil litros diários de diesel, segundo anunciou o engenheiro Carlos Alberto Almeida, da Sepror, encarregado da obra.

O chefe da Unidade Avançada do INCRA em Presidente Figueiredo, Alfredo Lisboa, acompanha de perto as obras e dessa forma mantém a superintendente Maria do Socorro marques Feitosa inteiramente informada sobre os trabalhos, que de acordo com ele estão sendo feitos de acordo com as necessidades e em função das prioridades apresentadas pelos próprios assentados,, através do Conselho Gestor.

Devido a problemas burocráticos e administrativos, houve um certo atraso para a liberação do combustível, o que paralisou por alguns dias as obras, mas a UA de Figueiredo entrou em contato com a Prefeitura que repassou por empréstimo o combustível necessário para o prosseguimento dos trabalhos, considerando que essa situação, a partir das próximas horas estará definitivamente solucionada.

META

A meta para os dois projetos onde a patrulha mecanizada está trabalhando na recuperação dos ramais nos assentamentos Canoas e Rio Pardo, de acordo com o engenheiro Carlos Alberto Almeida, é recuperar 200 de uma malha viária de 260 km nos assentamentos até o fim de novembro.

Até o momento, 20 km já estão inteiramente recuperados, 4 em fase de conclusão e os trabalhos continuam nos vários ramais, incluindo a recuperação de pontes, bueiros e rebaixamento em alguns pontos das vicinais. Uma ponte no ramal São José já foi recuperada e agora os trabalhos estão sendo feitos na ponta do ramal Cristiano de Paulo, mas todas as demais deverão ser recuperadas durante essa operação.

DIVISOR DE ÁGUAS

Os assentados dos dois projetos que estão com suas estradas e vicinais sendo recuperadas , começam a experimentar em função dessa operação e garantem que de “agora em diante as cosias ficaram bem melhores e mais fáceis para nós, os assentados”.

O presidente da Associação dos Assentados, de Canoas, Flávio André Vieira, vê com muito otimismo essa ação e garante: “Esse fato para nós do assentamento Canoas representa um verdadeiro divisor de água na reforma agrária em Presidente Figueiredo. Isso muda completamente a nossa história e a partir de agora, com as estradas e vicinais recuperadas, os assentados em todos os assentamentos do município, certamente receberão grandes benefícios, até porque as máquinas mesmo após concluídos os trabalhos continuarão no município e esse fato, pode ser visto como uma grande vitória dos assentados da reforma agrária em Presidente Figueiredo”.

NA PORTA

A assentada Iamara Alves da Silva, que trabalha com o planti9o de banana, mandioca, cupuaçu, açaí e outras culturas, agradece a Deus pela recuperação das estradas e com um largo sorriso, garante que a partir de agora a sua vida e dos demais assentados, vai mudar e para melhor.

“Isso que está acontecendo no nosso assentamento é uma coisa muito boa, por isso, digo amém. Eu sabia que o INCRA não abandonar gente. Com a estrada boa, as cosias vão ficar mais fáceis por aqui i e poderemos trabalhar mais, plantar mais, com a certeza de que a nossa produção será vendida e ao invés de irmos para a cidade, poderemos entregar a nossa produção na porta do nosso lote. Isso é um grande benção” – afirmou.

Aos 60 anos de idade, a assentada Cacilda Silva Santos , elogia o trabalho do INCRA no assentamento Canoas e tem certeza de que agora a sua vida vai melhorar, pois haverá mais facilidade para escoar a sua produção. “Com a certeza de que teremos facilidade em vender os nossos produtos , iremos plantar mais” – garante.

“Estou muito feliz vendo as máquinas trabalhando no assentamento, consertando as nossas vicinais. Isso vai melhorar muito para nós aqui. Graças a Deus, a nossa vida vai mudar por aqui”. – finaliza.

PRODUÇÃO DIVERSIFICADA

A produção dos assentamentos de reforma agrária do INCRA em Presidente Figueiredo é considerada razoável e muito diversificada, segundo o chefe da UA Alfredo Lisboa

A produção é baseada em mandioca, macaxeira, côco, cupuaçu, banana, laranja, pimenta, cheiro-verde, aves e piscicultura e flores tropicais.

Semanalmente, caminhões da Prefeitura e da Secretaria de Produção Rural do Estado adentram os assentamentos recolhendo a produção dos assentados que é levada para o mercado de Presidente Figueiredo e para Manaus, especialmente para a feira do Produtor que a Sepror mantém todos os finais de semana numa das dependências do Parque de Exposição Eurípedes Lins, (Expoagro), na rodovia Torquato Tapajós.












Nenhum comentário: