Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de setembro de 2011


TACADA DE MESTRE

                                                                     Osny Araújo*

O prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, que pela falta de apoio político chegou a perder a eleição para a presidência da Câmara Municipal, mais uma vez, demonstra carisma e experiência política e vira de forma espetacular o jogo a seu favor.
Ele que  no começo tinha dificuldade em aprovar matérias do interesse do Executivo no Legislativo, pois contava com vinte vereadores de oposição e apenas 14 na ala governista, anuncia a sua passagem do PTB para o PDT e com isso, amplia a sua base de apoio na Câmara, passa a contar com a maioria o que significa dizer, que as matérias do Governo terão todas as condições de serem aprovadas e sem retoques pelo Legislativo.
Na recente convenção do PDT, Amazonino Mendes chegou ao hotel Da Vince sob aplausos e protestos, nada que tirasse o seu bom humor e as metas traçadas no pronunciamento político que faria  durante o encontro.
Democraticamente, ouviu os aplausos, abraçou futuros correligionários e respeitou os protestos, coisas que segundo ele devem ser encaradas com naturalidade em política, até porque o fato, não deverá produzir nenhum racha no partido, que agasalha um dos seus maiores desafetos políticos no Amazonas, o vereador José Mario frota.
Com a sua filiação aprovada pelo Diretório Regional e com o aval da Executiva Nacional do PDT, liderado pelo ministro do Trabalho Carlos Lupi, Amazonino que não perdeu o dom da oratória e nem o sacudir da cabeça quando fala, o que para muitos é uma espécie de hipnose, não demonstrou nenhuma preocupação com os desafetos e fez um discurso de conciliação e de promessas de um PDT no Estado mais coeso , de um partido mais atuante e fortalecido já com o olhar nas próximas eleições.
De improviso, como gosta de falar, Amazonino fez um discurso de aproximadamente oito minutos e foi ouvido com atenção pelos pedetistas que queriam saber o pensamento do novo correligionário.
Dominador de tribuna e sabendo como um político deve se portar nessas horas, ele falou o que todos ali parece  que queriam ouvir, prometendo ajudar na formação de um partido mais dinâmico, com novos valores de pessoas interessadas no desenvolvimento do Estado e no seu fortalecimento universo amazonense, considerando que o Partido também deverá ser fortalecido no interior, onde segundo ele as articulações nesse sentido já foram iniciadas de forma objetiva, porem silenciosa.
Sem se fazer de rogado, orador bateu no peito anunciando que chegava ao partido com a sua inteligência, vocação política, coragem e sobre tudo a sua marca, deixando claro, que chega com força e prestígio ao novo partido, apesar de alguns contrários a sua filiação, o que certamente não interferiu e nem interferirá no processo, considerando que as costuras foram bem alinhavadas.
E as divergências? Bem, divergências em política são coisas naturais e se formos buscar a cultura política brasileira, em termos partidários, onde a ideologia é pouco praticada, com raras exceções, entendo que o prefeito de Manaus, mesmo enfrentando alguns opositores dentro da nova agremiação, chega com força e prestígio.
Esta na cara, que o partido poderá até correr o risco de perder alguns filiados, como o vereador Mário frota que demonstrou vontade de abandonar o barco, mas certamente o PDT prefere perder esses a ficar sem o atual prefeito de Manaus, a “capital Estado”, que aplaudido por uns e criticado por outros, é sim um dos “caciques” da política amazonense e o PDT com essa certeza, preferiu apostar  nessa tacada para favorecer o crescimento do partido, já com algumas  pitadinhas de idéias do “cacique Amazonino”.
(Com postagem simultânea nos sites: Noticianahora, Amazonianarede, Tadeudesouza e blog Jornalismo Eclético).
*Osny Araújo é jornalista e analista político.

E-mail: osnyaraujo@bol.com.br

Nenhum comentário: