Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de setembro de 2011


CORRER CONTRA O
TEMPO OU MAQUIAR?

                                                                              Osny Araújo*

Faltam menos de mil dias para a Copa do Mundo de 2014. Quando o nosso País foi anunciado pela poderosa FIFA com sede do grande evento do planeta, foi uma festa só de Norte a Sul do Brasil, passando pelo Nordeste, Leste e Centro-Oeste e mais tarde, quando as capitais onde serão disputados os jogos, incluindo Manaus, a capital da Amazônia, foram conhecidas, as festas voltaram a acontecer nessas cidades e muitas outras ficaram revoltadas por terem ficado de fora. Hoje, quem sabe, estão dando graças a Deus.
O certo, é que o tempo corre rumo 2014 e as obras em nível de Brasil caminham a passos de cágado e desse jeito, vai perder e feio essa porfia contra o tempo. O tempo e inexorável voa e não espera ninguém, mas parece que as nossas autoridades dos três níveis de Governo, encarregados dessas obras, a maior parte de infraestrutura, parece que não sabem disso.

Vamos deixar um pouco o problema dos outros de lado e ver como andam as coisas em Manaus, uma das cidades-sedes da Copa.
Ao que parece a olhos nus, é que a única coisa que realmente esta caminhando razoavelmente bem por aqui, é a Arena da Amazônia. No Porto de Manaus, que será importante para evento, nada ainda foi feito e não sei nem se já existe algum projeto a respeito. O Sistema moderno de transporte de massa, agora que começa a se falar nele com mais intensidade, e se a turma da história e do meio ambiente e ainda os tribunais não atrapalharem, dentro de pouco tempo parece que teremos o edital publicado.

Ah! Ia me esquecendo. Outra importante obra para a Copa já começou por aqui. Já retiram alguns peixes e quelônios das piscinas frontais ao Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. É ou não é um começo.
Enquanto isso, o nosso trânsito continua sufocado, o centro da cidade, infelizmente permanece repleto dos incômodos camelôs e isso por culpa da turma do patrimônio que impediu o “camelódromo” numa das áreas do Porto de Manaus.  O tempo vai passando e a Copa fica cada vez mais perto e as obras, ao que parece, que cada vez mais distantes.

Já está no Congresso Nacional um projeto de Lei do Governo para tentar agilizar as obras da Copa, com algumas regalias e outras coisas mais, que não dá para entender direito. Porque só agora, quando o tempo corre depressa, essa afobação? Porque essas providências não foram pensadas antes?

Hoje se lê nos jornais nacionais, que uma autoridade influente do Governo, garante que as coisas se ajeitarão numa boa e uma das soluções, segundo a ministra será decretar feriado nos dias de jogos do Brasil. Que bela solução. Ao invés de se buscar resolver os problemas antes Copa, já se pensa em fazer uma grande maquiagem. Parece brincadeira.
Leio na internet, uma surpreendente matéria jornalística com o marreto deputado federal Romário, ex-craque do Vasco da Gama e da Seleção Brasileira, onde tece severas críticas a Copa no Brasil, exatamente pela morosidade nas obras e desperdícios de dinheiro público, especialmente na construção de várias Arenas e a demolição de praças esportivas históricas como o Maracanã, no Rio de Janeiro e o Estado Vivaldo Lima, em Manaus, quando uma boa reforma resolveria o problema e custaria bem mais barato.

Como culturalmente o brasileiro deixa tudo para a última hora, torço para que tudo dê certo e em 2012 o Brasil esteja nos trilhos para receber o maior evento esportivo do planeta. Mesmo sem acreditar muito, estou nessa torcida. (Com postagem simultânea nos sites: Noticianahora, Amazonianarede, Tadeudesouza e blog Jornalismo Eclético)

*Osny Araújo é jornalista e analista político.
E-mail: osnyaraujo@bol.com.br

Nenhum comentário: