Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

TAMANHO DA FONTE  A- A+
INCRA INICIA PARCERIAS PARA MANEJO
 FLORESTAL NO PAF CURUQUETÊ
A Superintendente do INCRA no Amazonas, Maria do Socorro Feitosa,(foto) ressaltou, finalmente,o esforço da autarquia neste processo começa a produzir bons resultados, trabalhando a reforma agrária no Estado sem prejudicar a natureza, fato que considera fundamental.

Fonte: Ascom, Incra,AM
Lábrea, AM - O recém criado Projeto de assentamento florestal (PAF) Curuquetê, no Sul de Lábrea, AM, iniciou seu marco institucional para a concretização do plano de manejo florestal. Em reunião no dia 19 de Setembro na sede do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) em Porto Velho-RO, definiu-se os primeiros passos. Trata-se de continuidade para viabilizar o PAF, de acordo com a agenda do INCRA Amazonas. 

Além de técnicos do INCRA e do SFB, participaram técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Amazonas (IDAM), do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBIO), da Secretaria Estadual de Produção Rural do Amazonas (SEPROR), além de representantes dos assentados. Também compuseram a reunião técnicos da assessoria ambiental e jurídica dos assentados do PAF.

De acordo com Ronaldo Santos, Engenheiro Agrônomo do INCRA do Amazonas, a iniciativa serviu para estreitar as cooperações: “O PAF contempla uma área com enorme potencial florestal e agropecuário, mas também com desafios enormes. O INCRA entende que num cenário como o do Sul de Lábrea, é crucial a parceria com outras instituições”, destacou.

Para o Chefe do SFB/Rondônia, Mauricio Sacramento, é necessária uma nova forma de pensar um assentamento florestal: “O Serviço Florestal acredita no modelo PAF. Mas, a organização social dos assentados precisa estar capacitada em todos os elos; os estudos técnicos e o inventário florestal darão o norte para qualquer ação no PAF”, conclui Sacramento. Neste sentido, o SFB/Rondônia colocou-se à disposição para iniciar um curso de capacitação de negocio florestal para os assentados, aguardando a estruturação da associação do PAF.

Além do manejo florestal a reunião apontou caminhos para a infraestrutura dos assentados. A SEPROR e o IDAM já sinalizaram com a recuperação do ramal. “O Estado vai recuperar o ramal do PAF Curuquetê e vamos iniciar ainda este ano”, como pontua o servidor da SEPROR Carlos Alberto. Já o técnico João Paulo deu a boa notícia da construção de 20 casas no PAF.

INCRA, SFB, IDAM e SEPROR incluirão em seus planejamentos um diagnóstico em forma de zoneamento das potencialidades do assentamento, ao passo que iniciarão os estudos para o inventário florestal. Até lá, os assentados poderão continuar com as suas atividades de produção agropecuária, além de decidir o formato de direção da associação.

Neste sentido o representante dos assentados na reunião, Domingos dos Santos, lembrou que a associação vai ser organizar para não depender somente do poder público: “Temos consciência da das limitações do governo; iremos reorganizar nossa nova diretoria e correr atrás das parcerias”.

A Superintendente do INCRA no Amazonas, Maria do Socorro Feitosa, ressaltou, finalmente,o esforço da autarquia neste processo começa a produzir bons resultados, trabalhando a reforma agrária no Estado sem prejudicar a natureza, fato que considera fundamental.
“Apesar das dificuldades administrativas e orçamentárias, damos mostras que o Amazonas quer tornar possível um assentamento florestal dar certo. A região do Sul de Lábrea tem espaço para todos, médios, grandes e pequenos. Avançaremos ainda mais”- concluiu. 

Nenhum comentário: