Pesquisar este blog

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

A POLÍTICA E AS REDES SOCIAIS

                                                                                                                     Osny Araújo*

A Internet, esse fantástico e extraordinário processo de comunicação através das chamadas redes sociais, como o Facebook, Twiter, Orkut e outras, ganham cada vez mais adeptos entre os políticos que começam a utilizar maciçamente essas redes que se transformam em grandes aliadas eleitorais.

Nas eleições passadas, esse instrumento já foi muito utilizado pelos candidatos a presidência da República, especialmente por José Serra, do PSDB e Marina Silva, do PV, que através dessa moderna tecnologia de mídia eletrônico, mantinham os seus eleitores informados de todos os seus movimentos políticos.

Os dois candidatos não venceram as eleições, mas descobriram as vantagens e importância desse tipo de comunicação, hoje, largamente utilizada pelo mundo político, para manter contatos com os eleitores em tempo real. Coisas do século XXI.

Aqui no Amazonas, a coisa não é diferente e as redes sociais são muito utilizadas pelos políticos, especialmente os mais jovens que usam e buscam da facilidade de se comunicar com rapidez, por isso, ganham tantos adeptos.

Como essas redes de comunicação estão na moda e a cada dia ganhando mais seguidores, os políticos candidatos nas próximas eleições, estão de olho nesse mecanismo e não tenho dúvidas de que a propaganda, através desse processo, caso não seja impedida pela Justiça Eleitoral, ganhará muita força e será um forte aliado na próxima batalha eleitoral nas eleições municipais.

Com milhares de seguidores nas redes, os políticos, sempre conseguem arrumar um tempinho para “facebookar”,” twitar”,” orkutar” etc. O importante é se comunicar e isso, eles, os políticos estão fazendo muito bem. Essas redes, caíram como uma luva para os políticos que se bem trabalhadas, poderão ser um divisor de águas nas próximas eleições.

Na verdade, as eleições agora dependerão basicamente das Midas eletrônicas, como o radio e a televisão, nos horários gratuitos obrigatórios e agora mais as redes sociais.

Na verdade, os tradicionais comícios em praça pública que os políticos utilizavam para pronunciarem os seus discursos ficaram para traz e já fazem parte do passado. A moda agora é outra, é entrar nas redes sociais e se comunicar e quem sabe, conquistar votos, o objetivo único de cada político-candidato, para qualquer cargo eletivo.

Imagine se tivéssemos uma Internet que prestasse. Mesmo assim, como uma espécie de “internet jabuti”, tamanha é a sua vagarosidade, os políticos enfrentam com determinação a demora para o funcionamento da Internet e vão enviando as suas mensagens, propostas de trabalho, felicitações aos aniversariantes e outras coisas mais e com isso, os eleitores, os mais ingênuos naturalmente, se sente prestigiados e isso, pode pesar no balanço final das eleições.

Eu mesmo no meu “face” recebo diariamente uma grande quantidade de mensagens de políticos e esse procedimento certamente ocorre num universo muito grande e olha que ainda estamos longe das eleições que só ocorrerão no segundo semestre do próximo ano. Como tem o ditado popular que afirma que “quem madruga Deus ajuda”, essa turma já está atacando pelas redes sociais, objetivando a capitalização de votos.

As eleições municipais que se avizinham, serão sem nenhuma dúvida as eleições da Internet e das redes sociais. Quem viver verá. (Com postagem simultânea nos Sites: Noticianahora, Amazonianarede, Tadeudesouza e blog Jornalismo Eclético)



*Osny Araújo é jornalista e analista político.

E-mail: osnyaraujo@bol.com.br






Nenhum comentário: