Pesquisar este blog

sábado, 6 de agosto de 2011

A CONCESSÃO DAS FEIRAS

                                                                                                              
                                                                                                                                  *Osny Araújo

Está em tramitação e discussão na Câmara Municipal de Manaus Projeto de Lei de autoria do Executivo, que vem causando certa polêmica na cidade, pois diz respeito privatização, ou melhor, a concessão dos mercados e feiras do município para a iniciativa privada pelo prazo de trinta anos.

A tentativa do prefeito Amazonino Mendes ao encaminhar esse projeto de Lei à edilidade, é sem nenhuma dúvida a melhoria dos importantes serviços prestados por esse importante seguimento na área da alimentação, melhorando as condições dos feirantes e freqüentadores desses locais públicos de muita afluência, onde impera uma visível falta de higiene, o que certamente é prejudicial à Saúde.

Como o estado brasileiro é historicamente um mau gerente, o prefeito Amazonino Mendes pensa em resolver o problema que é antigo com essa medida, que pode parecer antipática, mas, que também poderá dar certo. É o que espero.

Claro que mudanças radicais com essa proposta pelo Executivo, causam certas preocupações e nesse em particular, especialmente onde muitos ganham o sustento de suas famílias trabalhando nas feiras e mercados da cidade.

Apesar de entender perfeitamente a preocupação desses trabalhadores, é bom que se diga que do jeito que a coisa está funcionando não dá mais para continuar. O sistema é uma verdadeira esculhambação e certamente é necessário fazer alguma coisa, como por exemplo, mudar para pelo menos tentar melhorar. Do jeito que está é que não da para continuar. O prefeito Amazonino Mendes está tendo a coragem de procurar essa mudança. É melhor tentar fazer do que ser omisso.

Não estou aqui defendendo o prefeito Amazonino Mendes e muito menos atacando os feirantes envolvidos em várias manifestações públicas, atos certamente arquitetados e apoiados por políticos já com o olhar nas eleições do próximo e quem sabe, essas pessoas trabalhadoras, humildes e preocupadas com o futuro, estejam apenas servindo de massa de manobra para maus políticos. É preciso tomar cuidado para não entrar em barco furado.

Como não sou técnico no assunto, não posso afirmar se a proposta do Executivo é boa ou má para os feirantes e para a cidade. O certo, é que a proposta, que precisa ainda ser mais discutida com a participação da Prefeitura e dos interessados, talvez para aprimorá-la, se for o caso, representa uma sinalização de mudança e aí, se recomenda rodadas de negociações em alto nível, para que realmente o problema seja resolvido e fique melhor para todos.

É necessário que os feirantes e permissionários dos mercados fiquem mais atentos para não servirem de pode expiatório ou de joguete nas mãos de maus políticos num ano pré-eleitoral e a cidade, os trabalhadores e o povo que se danem.

Semana passada, centenas de feirantes se aglomeram numa manifestação em frente à Câmara Municipal de Manaus, com faixas, carros de sons e palavras de ordem e devido a isso, o povo foi prejudicado com o fechamento de cinco feiras.

Até aí, tudo bem, até porque, graças a Deus vivemos num País sob a bandeira da democracia, onde as manifestações são livres, como devem ser mesmo.

A pergunta que se faz, é como uma categoria sofrida e com um Sindicato sem recursos promove uma manifestação como a que foi feita próximo a Câmara, se não tiver dedo de um ou mais políticos que querem tirar proveito eleitoral da situação e do estado de desespero em que vivem os feirantes, aparecendo como salvadores da pátria. Quem será que banca essas festas e manifestações?

Não sei se a idéia do prefeito em abrir a concessão dos mercados e feiras da cidade para o setor privado será a melhor solução, mas, certamente é um caminho que o Executivo está procurando trilhar para resolver um velho e angustiante problema da cidade, por isso, tenta dessa forma solucionar a questão que não condiz com a nossa Manaus, uma metrópole no meio da selva e a capital internacional da Amazônia que em 2014 estará também sendo palco de um dos mais importantes e badalados eventos do planeta, a Copa do Mundo. Por tudo isso, entendo que a proposta do prefeito Amazonino Mendes, não tem o objetivo de prejudicar uma categoria de trabalhadores e milhares de famílias, mas, de melhorar a cidade para o bem de todos nós. (Com postagens simultâneas nos Sites Noticianahora, Amazonianarede, Tadeudesouza e blog Jornalismo Eclético).

*Osny Araújo é jornalista e analista político.
E-mail: osnaraujo@bol.com.br

Nenhum comentário: