Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

BOCA DE SIRÍ
Osny Araújo*
Nem mesmo a absurda posição assumida pelo Governo “tucano” de José Alckmim, em São Paulo, decretando vantagens fiscais para incentivar a ida de indústrias de tablets para o seu Estado, está mexendo com o brio  das bancadas do Amazonas no Senado da República e na Câmara dos Deputados. Todos estão mudos as respeito da questão e por isso, praticam a famosa “boca de siri”ou de comedores de abiu  e não falam nada a respeito. É lamentável  que os nossos representantes em Brasília tenham esse comportamento.

Aplausos para o governador Omar Aziz, que atento aos interesses do Amazonas e do seu povo, está entrando como uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIM) contra o Governo paulista e não tenho dúvidas de que o Amazonas sairá vitorioso dos tribunais, considerando que segundo renomados juristas, o decreto Alckmim é “absolutamente inconstitucional” e desobedece uma determinação oriunda do próprio Supremo Tribunal Federal.

Apesar da grave ameaça, os nossos deputados e senadores parecem que estão alheios a tudo isso, achando que tudo se resolverá num passe de magia ou com alguns tapinhas nas costas. Nada disso, precisamos agir com garra, determinação e inteligência. A briga é com o poderoso Estado de São Paulo, de pujante economia e grandes lideranças políticas.

As nossas bancadas nas duas casas do Congresso Nacional precisam agir e já e porque não dizer, procurar apoio das bancadas dos estados amazônicos, considerando que os benefícios da Zona Franca de Manaus, se espalham por toda a região no lado ocidental.

Não é a primeira vez que São Paulo investe contra a Zona Franca de Manaus e o Amazonas, mas isso não nos acovarda e o governador Omar Aziz já está no front e através de uma ação bem elaborada, certamente sustentará os benefícios fiscais para o Amazonas e  a Justiça deverá  se pronunciar  pela inconstitucionalidade do decreto do governo paulista, que é antes de tudo, uma grande afronta ao próprio judiciário brasileiro.

Ontem, reunido com alguns amigos num barzinho do D. Pedro,( O Pedágio, do amigo Zequinha) saboreando um jaraqui frito, vários comentários sobre a falta que começa a fazer no Congresso o ex-senador Arthur Virgílio Neto, que mesmo à distância, em Portugal onde serve a diplomacia brasileira, na qualidade de diplomata, escreveu uma ameaçadora carta( postada no site amazonianarede) ao governador Alckmim de cortar relações caso insista com essa afronta covarde contra o Amazonas. Acho que concordo com esse pensamento.

Mas a “boca de siri” em relação ao assunto parece não ser privilégio dos nossos políticos em Brasília. Por aqui, tanto na Assembléia Legislativa do Estado como na câmara Municipal de Manaus, o assunto não teve a repercussão que merecia e ninguém ou quase ninguém falou nada. Ou comeram muito abriu ou estão com o mal da ‘boca de siri’, por isso, não falam nada.

Não tenho dúvida de que o Amazonas, através da ADIM impetrada pelo Governo do Estado contra essa ação covarde e inconstitucional do governo paulista, sairá vitorioso dos tribunais e a partir daí, certamente veremos na mídia, várias manifestações de políticos dizendo que fizeram isso e aquilo em defesa da Zona Franca de Manaus, como se não estivéssemos acompanhando com muito interesse os acontecimentos.

A “guerra” está apenas começando, logo ainda a tempo para uma mudança de comportamento das nossas bancadas em Brasília e partir para o front, com a certeza de que estarão defendendo o cumprimento do que diz a Constituição e mais que isso, defendendo os interesses do Estado e do seu povo, que tem nesse modelo de desenvolvimento a sua grande fonte econômica, além de ajudar na sustentabilidade, fazendo com que o Amazonas seja um dos estados que menos desmata na Amazônia.

À hora, senhores deputados e senadores é colocar a boca no megafone  e esbravejar, falar, gritar e mostrar em números, com dados concretos o acerto do modelo ZFM, demonstrando com riqueza de detalhes que por sermos um Estado dentro de uma região a diferente, precisamos e devemos ser tratados como diferentes.(postagem simultânea nos sites Noticianahora, Amazonianarede, Tadeudesouza e blog Jornalismo Eclético)
Postado em 23/07

*Osny Araújo é jornalista e analista político.

E-mail: osnyaraujo@bol.com.br

Nenhum comentário: