Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

VOCAÇÃO PARLAMENTAR

*Osny Araújo

Conheço o ex-senador Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto, desde o início da sua carreira política e como nossos pais eram amigos, (os saudosos Arthur Virgílio Filho e Clovis Araújo) a nossa amizade também flui e foi construída de uma forma sólida, quer persiste até hoje, embora um tanto quanto afastados pelas próprias circunstâncias da vida.
Ele começava a sua trajetória política e eu começava a publicar as minhas primeiras matérias como jornalista no centenário Jornal do Comércio, sempre na editoria de política, daí o acompanhamento mais de perto da trajetória desse político que acaba de receber uma justa homenagem prestada pela Câmara Municipal de Manaus, outorgando-lhe a Medalha de Ouro.
Aliás, foi logo após a homenagem, num contato que manteve com os jornalistas, que Arthur, um político de renome nacional e que vem sendo cortejado pelo seu Partido, o PSDB para disputar a Prefeitura de Manaus, anunciou que poderá até concorrer para o cargo que já exerceu certa vez, mas deixou claro nas entrelinhas que esse não é um sonho e se a candidatura acontecer, será meramente por questões políticas e não para tentar materializar um projeto.
Não é segredo pra ninguém que a vocação do ex-senador, que ao que me consta, também deverá ser homenageado pela Câmara Municipal de Parintins, não está focada no Executivo. A sua vocação natural é para o Legislativo, onde sempre se notabilizou quer como deputado federal ou no Senado, onde se tornou uma das lideranças nacionais mais influentes do “tucanato.”
Político hábil, inteligente e um catedrático na tribuna, Arthur chegou até enveredar pelo Executivo. Tentou uma vez a eleição para o Governo do Estado, sem sucesso e numa outra tentativa chegou a Prefeitura de Manaus e fez uma administração que, a bem da verdade, não chegou a ser do agrado da maioria da população, mas deixou duas marcas importantes. A expansão da rede de esgotos da capital, que não dá voto a ninguém e a limpeza do centro de Manaus dos incômodos “camelôs”, que retornaram aos seus locais de origem e até hoje enfeiam e infernizam o centro da capital amazonense.
Depois, Arthur Neto ainda participou do Executivo, no Governo Fernando Henrique Cardoso onde exerceu com muita competência a Chefia da Casa Civil, mas, comprovou mais uma vez, que, o Executivo não é a sua praia e mais uma vez retornou pro seu habitat natural, o Parlamento e para as tribunas.
Político brigão, onde as questões do seu Estado estão além das cores partidárias, Arthur perdeu uma eleição para o Senado de forma inexplicável e em todos os comentários que se faz sobre política, ninguém esconde a falta que ele está fazendo no Congresso Nacional, principalmente, quando a nossa voz política precisa se levantar em defesa dos interesses do Estado, como ocorre agora com a “guerra” inconstitucional que São Paulo abre contra a Zona Franca de Manaus e a nossa bancada não diz nada, deixando o governador Omar Aziz, praticamente sozinho nessa briga, que certamente venceremos na Justiça.
O fato chegou a chamar a atenção do diplomata Arthur Neto, que serve a Embaixada brasileira em Lisboa, de onde escreveu uma desaforada carta para o governador Alckmin, do seu Partido, ameaçando um rompimento caso insista com o golpe que tenta aplicar na Zona Franca de Manaus e conseqüentemente na economia amazonense.
Talvez, essa carta tenha tirado o Sr. Alckmin da homenagem recebida por Arthur na Câmara Municipal de Manaus onde várias lideranças do PSDB se fizeram presentes. Como conheço bem o Arthur, diante desse episódio, certamente essa presença não foi sentida.
As articulações políticas com vistas às eleições municipais estão apenas começando e vamos ver qual será finalmente o caminho a ser tomado pelo Arthur Neto, mas de uma coisa eu tenho certeza. Se ele sair candidato, será apenas por uma questão partidária e não para materializar um sonho ou um projeto político.
Como a sua vocação é o Parlamento, não tenho dúvidas que o seu sonho e projeto político, passa simplesmente pelo seu retorno ao Senado da República. (Com postagem simultânea nos Sites: Noticianahora, Amazonianarede, Tadeudesouza e Blog Jornalismo Eclético).
Postada no dia 30/07

 *Osny Araújo é jornalista e analista político.
E-Mail: osnyaraujo@bol.com.br

Nenhum comentário: