Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

CABO-DE-GUERRA INFELIZ
                                                                                                                                Osny Araújo*

Não sei se insuflados por algumas lideranças, a verdade é que os feirantes de Manaus resolveram abrir guerra contra a salutar idéia do prefeito Amazonino Mendes, de melhorar em todos os sentidos os aspectos das feiras de Manaus e resolveram praticar o que pudemos chamar de “cabo-de-guerra” contra essa ação Da Prefeitura, providência que alias a cidade reclama há muito tempo.

Talvez, por falta de mais informações a respeito do projeto que o prefeito resolveu altar, em que não privatizava as feiras, mas apenas abria uma concessão com prazo determinado para o setor privado, os feirantes saíram às ruas e sem um amplo conhecimento do projeto protestaram e bradaram contra a idéia que certamente iria melhorar as feiras de Manaus, mesmo com o prefeito garantindo que os atuais permissionários legais, não seriam prejudicados, ainda assim, o movimento cresceu e muitos políticos, aqueles que torcem pelo “quanto pior melhor” estavam pegando carona para praticar politicagem e não política.

Político experiente, o prefeito Amazonino Mendes tratou de desarmar o “palanque” dos seus opositores ou aproveitadores políticos e começa a pensar numa outra maneira de resolver o problema e com isso, dar uma nova feição as feiras de Manaus, que são importantes para a população, especialmente como centros de comercialização de alimentos regionais, mas que precisam ser mais bem cuidadas e aparelhas.

Do Jeitão que estão não podem e nem devem continuar a funcionar, colocando em risco a saúde da população pela desorganização e especialmente pela falta de higiene nesses locais.

Entendo essa retirada desse item do projeto que tramita na Câmara Municipal de Manaus, foi sábia e o recuo certamente estratégico para apaziguar os ânimos, evitar desgaste político e desarmar o palanque dos opositores, aqueles que costumam afirmar que como oposição tem que votar contra todos os projetos do Governo, mesmo que estes sejam para beneficiar a sociedade. Coisas de políticos sem compromissos. “Äi gobierno, soi contra”.

Certamente o prefeito, juntamente com os seus assessores da área, já estudam outras maneiras de solucionar o problema, para que Manaus possa num futuro próximo ser dotada de feiras modernas, limpas e higiênicas e não essas bagunças que continuam a funcionar sem e menor condição.

O certo é que o Executivo está demonstrando vontade de melhorar o setor e está encarando o problema com responsabilidade e determinação, mesmo sabendo que essa postura desagrada alguns seguimentos da sociedade, aqueles que não desejam ver uma Manaus melhor, moderna, higiênica, organizada e acolhedora. (Com postam simultânea nos Sites: Noticianahora, Amazonianarede, Tadeudesouza e blog Jornalismo Eclético)

*Osny Araújo é jornalista e analista político.
E-Mail: osnyaraujo@bol.com.br



Nenhum comentário: