Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Com informações da Ascom, Incra, AM

Manaus - Tida como uma das regiões de maiores conflitos agrários no país, o sul do município de Lábrea, no Amazonas, recebeu ações do Incra. As atividades objetivaram apoiar as famílias beneficiadas pelo programa de reforma agrária, consolidar a presença da instituição na região e inibir os ilícitos como venda de lotes.

Os três assentamentos rurais visitados pelos técnicos Fo Incra foram o PAF Curuquetê – criado para a exploração sustentável de madeira -, e dois Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS), o Gedeão e o João Bento. Um total de 200 familias são beneficiadas.

A superintendente do Incra no Amazonas, Maria do Socorro Feitosa, (foto), informou que durante toda semana seis técnicos da Superinitendencia Regional percorreram vicinais, visitaram os pequenos lotes e reuniram-se com os assentados. “Temos um desafio em oferecer apoio a famílias em uma área difícil para atuação do Incra, pois estamos longe e o acesso é complicado; mesmo assim, temos nos empenhado e conseguido levar as políticas publicas”, completa Feitosa.

No PDS Gedeao, o Incra efetivou a notificação de posseiros irregulares. “São pessoas que não fazem parte da seleção de famílias feitas pelo órgão; é importante garantir a terra para aquelas que de fato necessitam e cumprem as normas”, disse a coordenadora desta ação, a servidora do Incra Adriana Lima.

No PAF Curuquetê, criado há dois meses, o Incra foi ouvir a reivindicação das famílias que já moram na área. Tambem, deu continuidade ao trabalho de cadastro daquelas que tem interesse em atuar com o manejo florestal comunitário. Os trabalhos foram conduzidos pela Divisao de Obtencao de Terras.

O PDS Joao Bento está em fase final de criação dependendo de licença no órgão ambiental e do procedimento de arrecadação da gleba. “São 42 familias que vivem de pecuária de baixo impacto e outras culturas anuais em pequenas áreas. O Incra tem total interesse em garantir os programas oficiais de acesso a terra e de credito”, completou Ronaldo Santos, Engenheiro Agrônomo do Incra Amazonas.

Nenhum comentário: