Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Governador Omar Aziz
vistoria obras na capital

Manaus - O governador do Amazonas, Omar Aziz, visitou na manhã desta quarta-feira (2) as obras da Avenida Beira Rio, às margens do canal do Igarapé do 40, zona Centro Sul, e do Programa de Saneamento dos Igarapés de Manaus (Prosamim 2), no Centro de Manaus.
De acordo com o projeto, na área do igarapé do 40, serão construídas duas ruas. A ligação viária entre o igarapé, as avenidas Tefé, Beira Rio e Rodrigo Octávio deverá ser inaugurada em novembro deste ano.
Omar Aziz, concedeu entrevista e falou sobre o andamento das obras no Amazonas. Durante entrevista, o governador não deixou de alfinetar o senador Alfredo Nascimento, ex-ministro dos transportes e pré-candidato ao governo do Amazonas, ao dizer que "prometeram, prometeram a BR 319, mas não fizeram".
Confira os principais pontos da entrevista do governador:
Artérias
A partir de agora vamos interligar um bairro para outro. Antigamente você tinha dificuldade, quando vinha por uma grande avenida. Era preciso circundar a avenida para entrar nos bairros, não havia ligação. Com as obras do Prosamim, estamos fazendo essas artérias. Isso facilita a vida de quem tem que andar de carro. E Agora não tem mais família morando na beira do igarapé. Com esse tipo de trabalho é que vamos mudando a qualidade de vida na cidade de Manaus.
Viadutos
Temos que fazer o viaduto aqui na Rodrigo Otávio para ligar essa via que entra aqui ao lado no Studio 5.Temos que fazer o viaduto na Silves, para que nao tenha engarrafamenteo. Daqui da Rodrigo otávio haverá uma via para chegar ao porto. Vamos interligar essa área da zona sul até o centro da cidade. Vai ficar pronta até novembro.É uma via que não existia antigamente e está sendo feita por dentro dos bairros.
Prosamim
Estou fazendo essa vistoria no Prosamim. Temos etapa esse mês para entregar e mesmo depois do processo eleitoral, haverá inaugurações. Isso não depende da minha presença para inaugurar.
Avenida das Torres
No dia 6 vamos entregar o poste de alta tensão, houve um atraso. Até o dia 16 ou 17 deste mês entregamos a avenida das torres.
Obras da Copa
Hoje (ontem) de manha cedo tive uma reunião com a empresa que está fazendo a arena. Estamos esperando empréstimo do BNDS e vamos empenhar parte dos recursos do estado, para que a obra inicie em definitivo.
Monotrilho
O edital para a construção do monotrilho está na rua. Espero que no dia 18 de julho já tenhamos a empresa vencedora para começar a obra.
Aeroporto e BR 319
O aeroporto de Manaus é o pior aeroporto do País, tanto para passageiro como para carga. Somos muito dependentes do aeroporto no sentido de transporte de cargas. A única saída que teríamos ( A BR 319), foi prometida, prometida, mas não foi feita. Hoje dependemos exclusivamente do aeroporto e das águas fluvias.Na semana passada, estávamos com mais de 14 aviões atrasados no aeroporto. A produção do polo industrial está muito forte, tem gerado emprego, tem gerado renda e tem permitido que façamos grande investimentos. O aeroporto é prioridade. Espero que esteja sendo feito em janeiro de 2011, conforme prometido pela Infraero.
Transporte, aeroporto e novamente BR 319
Conversei com a Receita Federal, conversei com a Infraero. Eles estão fazendo um esforço danado para não ficar com mercadorias expostas. Hoje, 90% de nossa produção vai para o sul do país. E essa produção é principalmente de televisores LCD e LED. Nesse primeiro semestre a produção de televisores bateu todos os recordes, principalmente por causa da copa do mundo.Quem tinha televisão antiga está trocando por nova.Essa produção vai dar continuidade, pois há perspectiva de crescimento em todos os outros setores da economia.Outro setor que dá sinal de crescimento é o polo de duas rodas. Estávamos com problema, tanto é que Liberei pagamento de icms de energia para que eles pudessem ter competivividade. Precisamos repensar a estrutura aeroportuária. Não temos outra saída. Temos o aeroporto, que precisa ter condições para que haja agilidade na liberação de mercadorias, e precisamos dos portos funcionado bem porque, infelizmente, não podemos sair pela BR 319.
Prosamim no interior
Sobre o Prosamim: Maués pediu R$ 30 milhoes, Coari e Tefé também. Tefé já está trabalhando. Agora vamos fazer o levantamento. No restante de Manaus, estamos fechando o antiprojeto daquela área de Aparecida, São Raimundo, Glória. Vamos licitar para continuar esse grande programa. As coisas estão correndo normalmente, apesar da torcida contra de alguns.
Continuidade do Prosamim
O povo entende que sabemos fazer. Nós aprendemos a fazer. Não tenha dúvida de que se houvesse mudança de governo,o prosamim pararia. Primeiro, o pessoal ia querer aprender e nós já sabemos.Há uma diferença grande em querer aprender e quem sabe fazer.Nós já sabemos fazer.(Agecom)








Nenhum comentário: