QUASE A METADE DA POPULAÇÃO
DE MANAUS ESTA A CIMA DO PESO
Mais de 45% da população adulta de Manaus está acima do peso, de acordo com pesquisa realizada pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) em 2009. A pesquisa revela ainda que 15% da população manauara adulta é obesa.
Das capitais do Norte do País, Manaus aparece entre as quatro primeiras com maior índice de população com excesso de peso e obesa. Em todo o País foram entrevistados 54 mil adultos.
Os índices de 2009 são maiores se comparados com os dados da pesquisa realizada pela Vigitel no ano anterior. Em 2008, 42% da população estava acima do peso e 13,8% era obesa.
Para a nutricionista e coordenadora da equipe técnica de alimentação e nutrição da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Danielle Belota, o sobrepeso e a obesidade são tendências mundiais. “Isso porque hoje as pessoas não têm o hábito de comer direito. O exemplo disso são os fast foods. Isso, já não é exclusividade apenas de estados americanos e sim de vários países”, afirmou.
O sedentarismo foi destacado pela nutricionista como fator número um para a grande quantidade de pessoas acima do peso. “A falta de atividades físicas contribui para isso. Associado ainda a alimentação errada, refrigerantes e salgadinhos artificiais que não contribuem em nada nutricionalmente”, afirmou.
Os índices de excesso de peso são calculados com base no Índice de Massa Corporal (IMC). O IMC pode ser calculado dividindo o peso por duas vezes a sua altura da pessoa (IMC=P/A2). Esse cálculo vale para quem tem de 20 a 60 anos.
Danielle Belota destacou que alimentação correta e a prática de exercício físico ajudam a pessoa a se prevenir de doenças como hipertensão e diabetes. “As mudanças são sempre difíceis, mas se conseguirmos teremos pessoas mais saudáveis”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário